Motor fervendo, o que pode ser?
Motor fervendo, o que pode ser?
Boas
Situação: moto parada a um mês, ao ligar motor começa a ferver e livrar água pelo respiro do vaso de expansão.
Água completada, verificação de bolhas no sistema feita e ainda sim ferve.
Qual a dica para verificar? Lembro que é feriado nacional até dia 23 e o dono da moto quer curtir a mesma.
Tks
[]'s
fui
Situação: moto parada a um mês, ao ligar motor começa a ferver e livrar água pelo respiro do vaso de expansão.
Qual a dica para verificar? Lembro que é feriado nacional até dia 23 e o dono da moto quer curtir a mesma.
Tks
[]'s
fui
Verum Ipsum Factum
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
- Rodrigo Paula
- Motoqueiro
- Saurus
- Mito
Re: Motor fervendo, o que pode ser?
Tive um carro com o mesmo tipo de problema. A solução foi a troca do vaso de expansão com tampinha e tudo + troca do fluido (água + etilenoglicol). Parou de jogar água fora.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Vamos começar pelo mais fácil, será que a tampa não está mal encaixada ou sem pressão (mola ou borracha desgastadas)?Swaizer escreveu:Boas
Tks
[]'s
fui
Tem válvula termostática?
Mexeu em algo no sistema de arrefecimento ou simplesmente ficou parada a motoca e agora tá fervendo?
Feriado Nacional???
Boas
Então: meu primeiro diagnóstico foi bolha de ar no sistema. Por isso o teste de apertar as mangueiras. Depois foi valvula termostatica travada, pedi pro Panga bater com o cabo da chave de fenda nela, não sei se ele fez.
Falta de pressão na tampa, não pensei nisso. Vou sugerir a verificação.
Sim, a moto ficou simplesmente parada, nenhuma intervenção durante um mês, mais ou menos.
Sim, feriado nacional. A moto não esta no Brasil ;). E é um mês de feriado.
Valeu galera, tks por enquanto.
[]'s
fui
Então: meu primeiro diagnóstico foi bolha de ar no sistema. Por isso o teste de apertar as mangueiras. Depois foi valvula termostatica travada, pedi pro Panga bater com o cabo da chave de fenda nela, não sei se ele fez.
Falta de pressão na tampa, não pensei nisso. Vou sugerir a verificação.
Sim, a moto ficou simplesmente parada, nenhuma intervenção durante um mês, mais ou menos.
Sim, feriado nacional. A moto não esta no Brasil ;). E é um mês de feriado.
Valeu galera, tks por enquanto.
[]'s
fui
Verum Ipsum Factum
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
- Tio Frei
- Mito
Se fosse termostática travada não esquentaria a água que passa pelo radiador nem no vaso de expansão.
Se ela trava aberta aconteceria o contrário, o motor trabalharia frio.
Tenta sangrar tudo e por fluido novo, completando por baixo se possível.
Se ela trava aberta aconteceria o contrário, o motor trabalharia frio.
Tenta sangrar tudo e por fluido novo, completando por baixo se possível.
Boas
Me ocorreu agora: bomba d'agua judiada. Mas ai, ela apressentaria um som caracteristico? Som de algo quebrado? Ou não, nenhum som? Lembro a vcs: é a primeira moto do Panga, não conhece muito de mecânica e não tem oficina pra socorrer ele ;)
A válvula termostatica limita a circulação da água ao radiador enquanto do motor frio, correto? Se ela travou fechada a água não circula, esquenta e vai pro vaso de expansão, correto?
Valeu mais uma vez.
[]'s
fui
Me ocorreu agora: bomba d'agua judiada. Mas ai, ela apressentaria um som caracteristico? Som de algo quebrado? Ou não, nenhum som? Lembro a vcs: é a primeira moto do Panga, não conhece muito de mecânica e não tem oficina pra socorrer ele ;)
A válvula termostatica limita a circulação da água ao radiador enquanto do motor frio, correto? Se ela travou fechada a água não circula, esquenta e vai pro vaso de expansão, correto?
Valeu mais uma vez.
[]'s
fui
Verum Ipsum Factum
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
Rodrigo Paula escreveu:Pode ser válvula termostática.
Válvula travada.. aposto nisso.
RX 125 79, DT 180 83, RD 350 89, RD 350 91, ZX6 95, RD 350 91, FZR 600 93, RD 350 91, Lander SM 08, XT660R 05 PT, MT-03 08, RD 350 87/88 preta, atuais Ténéré 88 Branca desmontada e XJ6N Branca.
A cb aconteceu isso no dia que comprei.
Era defeito na tampa do radiador.
Somente isso.
Somente isso.
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
Duplicado.
Editado pela última vez por Anzolim em 16 Ago 2010, 11:47, em um total de 1 vez.
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
minha elbosa tinha mania disso até que eu fiz um rad-flush nervoso nela (larguei dum dia pro outro e deixei ligada umas 3x por uns 40 minutos e depois lavei tudo e botei radiex e água destilada).
[]x
[]x
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Swaizer escreveu: A válvula termostatica limita a circulação da água ao radiador enquanto do motor frio, correto? Se ela travou fechada a água não circula, esquenta e vai pro vaso de expansão, correto?
Correto.
A minha teve este problema. Atualmente está sem válvula, em fase de testes.
Ventoinha funciona normalmente?
Se a água circula normalmente no sistema não deviria haver problemas. A não ser que o radiador esteja com algum problema.
Está realmente esquentando? Ja verificou se não é problema no sensor?
Se não circlua:
1. Falta água. Mesmo completando pode ter um vazamento em algum lugar.
2. Bolha de ar: lembra da Pegaso na ida pra ctba?
3. Valvula emperrada no fechado. Tenta arrancar fora e testa pra ver.
4. Sujeira no sistema.
Márcio
Escapa pelo respiro por motivo de excesso de pressão - temperatura alta demais. O trocador de calor não está sendo eficiente: radiador sem o correto fluxo de água.Swaizer escreveu:Boas
Está completando o volume d'água... qual a cor do refrigerante? Se já estiver com a água enferrujada pode fazer a limpeza que o radiador ou mangueiras não circulam água corretamente.Swaizer escreveu:Boas
O refrigerante ainda está na cor original desde a compra da moto... precisa fazer os testes para verificar se a vazão d'água está correta: do motor para o radiador e vice-versa - é raro neste caso o sistema estar entupido.
A válvula termostática trancada atrapalha e muito a circulação correta do refrigerante. Geralmente tranca por motivo do refrigerante já estar contaminado - água na cor ferrugem.
Abraços Swaizer.
Continuo apostando em tampa ruim também!Anzolim escreveu:A cb aconteceu isso no dia que comprei.
Somente isso.
Passe numa oficina e peça para testar a pressão de abertura da tampa do radiador - serviço prático e rápido utilizando uma ferramenta própria para esta finalidade.Gelous escreveu:Continuo apostando em tampa ruim também!Anzolim escreveu:A cb aconteceu isso no dia que comprei.
Somente isso.
Abs
Boas...
Srs. tks pelas dicas.
Passei um e-mail pro Panga, com as dicas e alguns docs (Biba, tks).
O cara não vai conseguir um mecânico: é feriado nacional até dia 23/8. Até lá, tudo fechado... Mas, creio que algumas coisas ele pode fazer sozinho, em casa.
Valeu mesmo.
Depois volto com mais informações.
TKS mais uma vez.
[]`s
FUI
Srs. tks pelas dicas.
Passei um e-mail pro Panga, com as dicas e alguns docs (Biba, tks).
O cara não vai conseguir um mecânico: é feriado nacional até dia 23/8. Até lá, tudo fechado... Mas, creio que algumas coisas ele pode fazer sozinho, em casa.
Valeu mesmo.
Depois volto com mais informações.
TKS mais uma vez.
[]`s
FUI
Verum Ipsum Factum
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
Boas...
Meu amigo conseguiu resolver o problema de aquecimento, segue e-mail dele contando o acontecido:
Ja na segunda feira passada peguei a moto na concessionária BMW, tudo na garantia. Porque aqui na Itália as concessionárias são obrigadas a dar a garantia não somente do motor e do cambio por três meses como no Brasil, mas devem dar a garantia de tudo.
O problema do super aquecimento da moto foi porque não passava o liquido do radiador ao motor, isto era mais do que certo.
Tem um sensor que regula o quanto deve abrir a mola da válvula que é fixa com 4 tipos de "ganchos" que conforme o sensor verifica a temperatura do motor libera os 4 ganchos aumentando ou diminuindo a abertura da válvula/mola.
O que aconteceu é que um destes 4 ganchos quebrou, uma parte se liberou e foi para dentro do motor a válvula/mola bloquearam a entrada da agua e o sensor também não funcionava mais.
Os mecânicos trocaram tudo e me falaram que não teria como ser um problema de ma manutenção porque é uma parte do motor que trabalha independente, aonde um normal motociclista não tem a mínima condição de tocar.
E nulla!!! =D Eu vi que o custo da moto substitutiva é de € 25 o dia, vc pode pegar um puta motão com 25 pilas... show! =D
Espero que tenha sido útil este mail. Se vc tiver qualquer dúvida, let me know! =D
Boas... esta ai o problema e a solução do problema: válvula termostática travada.
Qual a moto??? Uma F650GS 2008.
[]`s
FUI
Meu amigo conseguiu resolver o problema de aquecimento, segue e-mail dele contando o acontecido:
Ja na segunda feira passada peguei a moto na concessionária BMW, tudo na garantia. Porque aqui na Itália as concessionárias são obrigadas a dar a garantia não somente do motor e do cambio por três meses como no Brasil, mas devem dar a garantia de tudo.
O problema do super aquecimento da moto foi porque não passava o liquido do radiador ao motor, isto era mais do que certo.
Tem um sensor que regula o quanto deve abrir a mola da válvula que é fixa com 4 tipos de "ganchos" que conforme o sensor verifica a temperatura do motor libera os 4 ganchos aumentando ou diminuindo a abertura da válvula/mola.
O que aconteceu é que um destes 4 ganchos quebrou, uma parte se liberou e foi para dentro do motor a válvula/mola bloquearam a entrada da agua e o sensor também não funcionava mais.
Os mecânicos trocaram tudo e me falaram que não teria como ser um problema de ma manutenção porque é uma parte do motor que trabalha independente, aonde um normal motociclista não tem a mínima condição de tocar.
E nulla!!! =D Eu vi que o custo da moto substitutiva é de € 25 o dia, vc pode pegar um puta motão com 25 pilas... show! =D
Espero que tenha sido útil este mail. Se vc tiver qualquer dúvida, let me know! =D
Boas... esta ai o problema e a solução do problema: válvula termostática travada.
Qual a moto??? Uma F650GS 2008.
[]`s
FUI
Verum Ipsum Factum
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
- Saurus
- Mito
Vulgo "válvula termostática". Pode até ser uma válvula cheia de mherda, mas nada mais é do que uma "válvula tremostática".
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.