Tutorial - Pinca de freio
Tutorial - Pinca de freio
Tutorial - Trocando o reparo da pinca de freio.
Moto: XT600E 97.
Sintomas iniciais: Freio fraco, moto "presa" (o freio nao soltava de imediato e segurava a moto), Disco azulado.
Ferramentas necessarias:
Sargento com abertura de 3"
Uma chave Hexagonal 12mm (no meu caso, e eu usei soquetes com cabo de forca e nao chave de boca);
Chave allen 5 (novamente, no meu caso)
Chave de fenda fina
Chave Phillips Media
Fluido de freio (Dot 5.1 ou melhor)
Pastilhas de freio novas
O rings ("kit reparo")
borrachas do suporte da pinca.
Querosene, sabao e pincel para limpeza.
Procedimento:
Pinca de duplo pistao

Comece soltando os parafusos allen. Eles na verdade sao eixos que sustentam as pastilhas. Somente solte, NAO REMOVA AINDA.

Solte os dois parafusos que fixam o suporte da pinca, no meu caso, dois hexagonais 12mm. Eu ia trocar por dois allen em inox (estou padronizando a moto com allen) mas na hora nao tive paciancia de ir a loja de parafusos, hehehe.
Quando soltar o suporte, verao que tem duas borrachas na pinca, que vedam os eixos do suporte que seguram a pinca. Eu troquei as duas, custam muito barato. Para trocar, e so tirar uma e colocar a outra.

Puxe a pinca. Se o seu freio estiver bom (precisando somente trocar as pastilhas) ela vai sair facil, no meu caso, precisei alavancar com uma chave de fenda grande.

Estado interno da pinca... zoado... rs.

Lave tudo com querosene e sabao... com o pincel mesmo e agua.

Ja ficou bem melhor. Nao gosto de trabalhar nem com pressa e nem com coisas sujas. Ja basta a sujeira do fluido de freio.

Eu cortei essa garrafa, pois na hora da remocao dos pistoes, cai MUITO fluido e como a maioria sabe, fluido de freio + pintura = " Vai dar merda capitao"

Percebam o defeito. Somente um dos pistoes esta indo para frente. Ou seja, menos forca na frenagem. E os pistoes nao estavam retornando.

Agora, va ate o reservatorio do cilindro mestre, la junto com o manete do freio:

Aqui, solte os dois phillips, remova a tampa e a borracha que veda ela. Bombeie o freio, devagar. Os pistoes comecarao a sair.
No meu caso somente um deles comecou a sair, entao, travei ele com o sargento, e continuei bombando o freio para soltar o outro pistao, que estava completamente travado. Ate que esse pistao comecou a ficar torto. Ai com um puxao na mao mesmo ele saiu. O outro saiu na mao mesmo tambem (ja estava quase no fim do curso).

Quando estiver bombeando o freio para os pistoes sairem, o fluido vai acabar no reservatorio e ai ja era. portanto, mantenha o nivel de fluido constante. Eu usei fluido DOT 5.1. Proteja as laterais do reservatorio com um pano.
Vai cair muito fluido, portanto faca isso DENTRO DA GARRAFA.
O resultado e esse:

Com uma chave de fenda fina, removi essas cascas que se formaram, acredito que devido ao fluido. Remova tambem os "orings" que vedam os pistoes.

Kit do reparo. Essa merdinha custou um absurdo Original. Guardei os antigos e vou levar numa motopecas pra tentar achar algum semelhante.

Depois do desmonte completo e limpeza, e hora de montar. ai e facil, nem tirei fotos.
Coloque primeiro os orings... so colocar nao tem segredo nenhum.
Depois coloque os pistoes na posicao. Com um pano para protejer a parte externa, encaixe o sargento com a parte movel no pistao.
Ao fechar o sargento o pistao vai centralizar sozinho e encaixar. Leve o pistao ate o fim, para facilitar a entrada da pastilha.
Feito isso nos dois pistoes, colocar as pastilhas novas e passar os eixos, pode rosquear ja.
Abra as pastilhas e encaixe a pinca no disco, coloque os dois parafusos 12mm e fixe o suporte da pinca. De um torque final nos eixos das pastilhas.
Apos isso e hora de sangrar.
Eu tinha soltado o flexivel tambem, mas nao e necessario. Entao o fixei tambem.
Para sangrar, mantenha a tampa do reservatorio aberta.
Eu usei um pedaco de mangueira de combustivel (R$3,60 o m) e uma garrafa PET com um furo na tampa: garantia de nao acontecer nada com a pintura, rs.

complete o reservatorio de freio, e bombeie ate sair um pouco de fluido na garrafa. O ideal era uma mangueira transparente para poder ver as bolhas, mas eu nao tinha disponivel.
Deixei sair uns 200ml de fluido na garrafa.
Depois, feche o sangrador (SEM TIRAR A MANGUEIRA), bombeie o freio ate ficar duro e MANTENHA. NAO SOLTE O MANETE. Abra o sangrador e feche quando o manete encostar no guidao. Faca esse procedimento quantas vezes achar necessario. eu fiz umas 4 vezes.
Feche o sangrador, coloque a borracha no reservatorio e a tampa, com cuidado. Feche e aperte os parafusos.
Se as suas pastilhas forem novas, o freio no comeco e bem estranho. Mas em alguns km fica normal e BEM MELHOR que antes.
Tempo de servico: Aproximadamente 1h, isso pq tive que sair algumas vezes... hehehe.
Esse servico custa entre 30 e 60R$ nos meXanicos da vida.
EDIT.:
Dica pra quem for trocar o Cilindro Mestre (= burrinho de freio):
Quando for trocar o cil mestre, primeiro encha o reservatorio. Som o dedo, tampe a saida do cilindro mestre e comece a bombar.
So solte o dedo quando estiver saindo fluido com pressao.
SE nao for realizado este procedimento, vais passar 4h bombando o freio sem sair fluido nenhum do outro lado... como eu fiz hoje... huahauha. Boa sorte e qualquer pergunta tamos ai.
Moto: XT600E 97.
Sintomas iniciais: Freio fraco, moto "presa" (o freio nao soltava de imediato e segurava a moto), Disco azulado.
Ferramentas necessarias:
Sargento com abertura de 3"
Uma chave Hexagonal 12mm (no meu caso, e eu usei soquetes com cabo de forca e nao chave de boca);
Chave allen 5 (novamente, no meu caso)
Chave de fenda fina
Chave Phillips Media
Fluido de freio (Dot 5.1 ou melhor)
Pastilhas de freio novas
O rings ("kit reparo")
borrachas do suporte da pinca.
Querosene, sabao e pincel para limpeza.
Procedimento:
Pinca de duplo pistao

Comece soltando os parafusos allen. Eles na verdade sao eixos que sustentam as pastilhas. Somente solte, NAO REMOVA AINDA.

Solte os dois parafusos que fixam o suporte da pinca, no meu caso, dois hexagonais 12mm. Eu ia trocar por dois allen em inox (estou padronizando a moto com allen) mas na hora nao tive paciancia de ir a loja de parafusos, hehehe.
Quando soltar o suporte, verao que tem duas borrachas na pinca, que vedam os eixos do suporte que seguram a pinca. Eu troquei as duas, custam muito barato. Para trocar, e so tirar uma e colocar a outra.

Puxe a pinca. Se o seu freio estiver bom (precisando somente trocar as pastilhas) ela vai sair facil, no meu caso, precisei alavancar com uma chave de fenda grande.

Estado interno da pinca... zoado... rs.

Lave tudo com querosene e sabao... com o pincel mesmo e agua.

Ja ficou bem melhor. Nao gosto de trabalhar nem com pressa e nem com coisas sujas. Ja basta a sujeira do fluido de freio.

Eu cortei essa garrafa, pois na hora da remocao dos pistoes, cai MUITO fluido e como a maioria sabe, fluido de freio + pintura = " Vai dar merda capitao"

Percebam o defeito. Somente um dos pistoes esta indo para frente. Ou seja, menos forca na frenagem. E os pistoes nao estavam retornando.

Agora, va ate o reservatorio do cilindro mestre, la junto com o manete do freio:

Aqui, solte os dois phillips, remova a tampa e a borracha que veda ela. Bombeie o freio, devagar. Os pistoes comecarao a sair.
No meu caso somente um deles comecou a sair, entao, travei ele com o sargento, e continuei bombando o freio para soltar o outro pistao, que estava completamente travado. Ate que esse pistao comecou a ficar torto. Ai com um puxao na mao mesmo ele saiu. O outro saiu na mao mesmo tambem (ja estava quase no fim do curso).

Quando estiver bombeando o freio para os pistoes sairem, o fluido vai acabar no reservatorio e ai ja era. portanto, mantenha o nivel de fluido constante. Eu usei fluido DOT 5.1. Proteja as laterais do reservatorio com um pano.
Vai cair muito fluido, portanto faca isso DENTRO DA GARRAFA.
O resultado e esse:

Com uma chave de fenda fina, removi essas cascas que se formaram, acredito que devido ao fluido. Remova tambem os "orings" que vedam os pistoes.

Kit do reparo. Essa merdinha custou um absurdo Original. Guardei os antigos e vou levar numa motopecas pra tentar achar algum semelhante.

Depois do desmonte completo e limpeza, e hora de montar. ai e facil, nem tirei fotos.
Coloque primeiro os orings... so colocar nao tem segredo nenhum.
Depois coloque os pistoes na posicao. Com um pano para protejer a parte externa, encaixe o sargento com a parte movel no pistao.
Ao fechar o sargento o pistao vai centralizar sozinho e encaixar. Leve o pistao ate o fim, para facilitar a entrada da pastilha.
Feito isso nos dois pistoes, colocar as pastilhas novas e passar os eixos, pode rosquear ja.
Abra as pastilhas e encaixe a pinca no disco, coloque os dois parafusos 12mm e fixe o suporte da pinca. De um torque final nos eixos das pastilhas.
Apos isso e hora de sangrar.
Eu tinha soltado o flexivel tambem, mas nao e necessario. Entao o fixei tambem.
Para sangrar, mantenha a tampa do reservatorio aberta.
Eu usei um pedaco de mangueira de combustivel (R$3,60 o m) e uma garrafa PET com um furo na tampa: garantia de nao acontecer nada com a pintura, rs.

complete o reservatorio de freio, e bombeie ate sair um pouco de fluido na garrafa. O ideal era uma mangueira transparente para poder ver as bolhas, mas eu nao tinha disponivel.
Deixei sair uns 200ml de fluido na garrafa.
Depois, feche o sangrador (SEM TIRAR A MANGUEIRA), bombeie o freio ate ficar duro e MANTENHA. NAO SOLTE O MANETE. Abra o sangrador e feche quando o manete encostar no guidao. Faca esse procedimento quantas vezes achar necessario. eu fiz umas 4 vezes.
Feche o sangrador, coloque a borracha no reservatorio e a tampa, com cuidado. Feche e aperte os parafusos.
Se as suas pastilhas forem novas, o freio no comeco e bem estranho. Mas em alguns km fica normal e BEM MELHOR que antes.
Tempo de servico: Aproximadamente 1h, isso pq tive que sair algumas vezes... hehehe.
Esse servico custa entre 30 e 60R$ nos meXanicos da vida.
EDIT.:
Quando for trocar o cil mestre, primeiro encha o reservatorio. Som o dedo, tampe a saida do cilindro mestre e comece a bombar.
SE nao for realizado este procedimento, vais passar 4h bombando o freio sem sair fluido nenhum do outro lado... como eu fiz hoje... huahauha. Boa sorte e qualquer pergunta tamos ai.
Editado pela última vez por RAlves em 28 Ago 2010, 19:51, em um total de 1 vez.
Re: Tutorial - Pinca de freio
Ralvez, mandou bem no Tuto.
Já brinquei disso algumas vezes na minha saudosa XT600E 98.
Esse tuto é válido para quase todas a motos com freio a disco.
É só seguir o tuto que não tem erro.
Parabéns!!!
Já brinquei disso algumas vezes na minha saudosa XT600E 98.
Esse tuto é válido para quase todas a motos com freio a disco.
É só seguir o tuto que não tem erro.
Parabéns!!!

Beat the machine that works in your head...
-
Gaucho
nota 10
Valeu. Ninguem mexe com tanto carinho nas nossas motos quanto nos mesmos. Eu prometi a mim mesmo nunca mais jogar dinheiro fora com mexanico. Raca do caralho.
-
speedtouchbr
- Roda Presa
Show! 
Intruder 250 (98)
Virago 535 (99)
XTZ 125 (04)
NX4 Falcon (07)
NX4 Falcon (08)
XTZ 250X (08)
DL650 VStrom (09)
Virago 535 (99)
XTZ 125 (04)
NX4 Falcon (07)
NX4 Falcon (08)
XTZ 250X (08)
DL650 VStrom (09)
Excelente tópico, é que está faltando por aqui. Parabéns pela iniciativa e pela paciência! 

- Tio Frei
- Mito
Tá aí uma coisa que anda faltando no M@D, uma seção de tutoriais.
Abraço
Abraço
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Show o tutorial! Me animou de trocar os reparos da minha, eu so tenho sangrado o freio 1x ao ano...
Mas que ferramenta é essa que voce chama de "Sargento" ??
Um abraço!
Um abraço!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
marquinho escreveu:Show o tutorial! Me animou de trocar os reparos da minha, eu so tenho sangrado o freio 1x ao ano...
Um abraço!

E isso aqui , rsrsrs.
Qualquer duvida tamos ai.
hahahha Valeu RAlves!!!! vou comprar um desse! obrigado.RAlves escreveu:marquinho escreveu:Show o tutorial! Me animou de trocar os reparos da minha, eu so tenho sangrado o freio 1x ao ano...
Um abraço!
E isso aqui , rsrsrs.
Qualquer duvida tamos ai.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Acrescentado uma dica no primeiro post.
EDIT.:
EDIT.:
- numero_41
- Motociclista
RAlves, parabéns pelo tópico. O M@d sempre lucra com tópicos de cunho técnico.
Se achar necessário adicionar, há uma forma também de sangrar uma pinça sem ser pelo sangrador, que é um desenvolvimento da sua técnica pra trocar o burrinho de freio.
PROCEDIMENTO:
Quando o sangrador infelizmente tiver quebrado (algumas pinças minhas tão com esse problema, e não acho um torneiro decente pra resolver isso), pra "emular" a função dele, deve-se completar o nível do fluído no burrinho E no furo da pinça onde vai o parafuso, nesta última até que o fluído esteja na borda do furo, e então, usando um alicate, segurar o fim do mangote do flexível de maneira a fechá-lo e poder criar pressão.
Então, o manete/alavanca de freio deve ser pressionado até onde a pressão (se houver alguma) permitir, a pressão no alicate deve ser relaxada um pouco, de maneira que a pressão possa sair. Daí é deixar o manete/alavanca seguir até o fim de seu curso, e uma vez atingindo-se esse ponto, deve-se voltar a apertar o alicate Sem Soltar O Manete/alavanca, só soltando esses quando o alicate estiver novamente pressionando o mangote e impedindo que ar entre nele. Repetir o procedimento.
De início não sai nada, depois começam a sair bolhas com fluído de freio, e depois começa a sair aquele espirro de fluído. Quando parar de sair ar e estiver apenas espirrando fluído, sem soltar o alicate e mantendo pressão, enroscar o parafuso do flexível de freio na pinça até que ele esteja devidamente preso e não possa mais entrar ar no sistema. Fim.
Alternativamente, procure um torneiro, e siga o tutorial acima deste. hehe. :/
Se achar necessário adicionar, há uma forma também de sangrar uma pinça sem ser pelo sangrador, que é um desenvolvimento da sua técnica pra trocar o burrinho de freio.
PROCEDIMENTO:
Quando o sangrador infelizmente tiver quebrado (algumas pinças minhas tão com esse problema, e não acho um torneiro decente pra resolver isso), pra "emular" a função dele, deve-se completar o nível do fluído no burrinho E no furo da pinça onde vai o parafuso, nesta última até que o fluído esteja na borda do furo, e então, usando um alicate, segurar o fim do mangote do flexível de maneira a fechá-lo e poder criar pressão.
Então, o manete/alavanca de freio deve ser pressionado até onde a pressão (se houver alguma) permitir, a pressão no alicate deve ser relaxada um pouco, de maneira que a pressão possa sair. Daí é deixar o manete/alavanca seguir até o fim de seu curso, e uma vez atingindo-se esse ponto, deve-se voltar a apertar o alicate Sem Soltar O Manete/alavanca, só soltando esses quando o alicate estiver novamente pressionando o mangote e impedindo que ar entre nele. Repetir o procedimento.
De início não sai nada, depois começam a sair bolhas com fluído de freio, e depois começa a sair aquele espirro de fluído. Quando parar de sair ar e estiver apenas espirrando fluído, sem soltar o alicate e mantendo pressão, enroscar o parafuso do flexível de freio na pinça até que ele esteja devidamente preso e não possa mais entrar ar no sistema. Fim.
Alternativamente, procure um torneiro, e siga o tutorial acima deste. hehe. :/
Po 41, paguei d'eiz real e esperei 15 min pro torneiro tirar o sangrador quebrado da pinca traseira!!! huahuha.
Melhor que ter esse puta trampo.
hehehe.
Melhor que ter esse puta trampo.
hehehe.
- bidu_moraes
- Novato
dica simples!!
após trocar o reparo da pinça e tudo mais,na hora de recolocar o fluido,pegue uma seringa grande e injete o fluido pelo sangrador da pinça,quando ele chegar no nivel maximo do reservatorio reaperte o sangrador e pronto,o mesmo procedimento vale quando vai sangrar o freio valeu?
após trocar o reparo da pinça e tudo mais,na hora de recolocar o fluido,pegue uma seringa grande e injete o fluido pelo sangrador da pinça,quando ele chegar no nivel maximo do reservatorio reaperte o sangrador e pronto,o mesmo procedimento vale quando vai sangrar o freio valeu?
você acha que é esperto?
lagartixa é muito mais,ela sobe na parede,coisa que você não faz!!
lagartixa é muito mais,ela sobe na parede,coisa que você não faz!!
Boas dicas!!!!
Abraços
Abraços
GSX 650 F (2010) - Atual
RALVEZ chegou a verificar a existencia dos o'rings paralelos ?
A XTE tá com a pinça meio travada, e já penso em trocar se achar paralelo
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
o Reparo nada mais é do que um O´ring, e sempre vai custar muito mais caro em uma motopeças.
Se comprar em uma casa que venda rolamentos e retentores, que trabalhe com peças de hidraulicos (macacos, etc) isso aí vai custar na faixa máxima de 5 reais, ou nem isso.
O´ring, se leva um pra amostra e com certeza, vai achar um igual.
T+
Se comprar em uma casa que venda rolamentos e retentores, que trabalhe com peças de hidraulicos (macacos, etc) isso aí vai custar na faixa máxima de 5 reais, ou nem isso.
O´ring, se leva um pra amostra e com certeza, vai achar um igual.
T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
Luigi,Luigi escreveu:RALVEZ chegou a verificar a existencia dos o'rings paralelos ?
Eu nao vi se tinha paralelo. Fiquei meio cabrero pq freio e freio ne.
Paguei R$120,00
guardei os originais pra ver se achava um equivalente mas nao me dei ao trabalho.
O da pinca traseira comprei paralelo R$15 mas nao dura nada... qualidade muito ruim. nao lembro amarca.
Cara, faz essa limpeza, e coloca as pastilhas fischer semi metalica. Nao vai se arrepender! o freio fica FODA!
Ah, pra limpar a crosta dos pistoes usei uma scotch brite...
NERO, o oring nao e do tipo que eu tava acustumado a ver... e um oring de secao quadrada... nao sei se e tao comum assim.
Não sei o estado do oring, mas sei que a pinça deve estar totalmente encracada, porque não está retornando legal não.
Sinto a moto "pesada" para empurrar (manobras)
Tenho que trocar o fluido também. Mas de pensar que vou mandar a bruta para a revisão em janeiro, passa a vontade de fazer o serviço eu mesmo rs
Sinto a moto "pesada" para empurrar (manobras)
Tenho que trocar o fluido também. Mas de pensar que vou mandar a bruta para a revisão em janeiro, passa a vontade de fazer o serviço eu mesmo rs
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS