Crash/Drop Test de Equipamentos - Ajudem postando fotos!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Seba
Motociclista

Crash/Drop Test de Equipamentos - Ajudem postando fotos!

Mensagem por Seba »

A idéia é de postar fotos de como ficaram os equipamentos após uma queda e fazer um pequeno relato sobre o que ocorreu.

Como foi o impacto na queda?

Qual velocidade?

Quantos metros ralou no asfalto?

O que você machucou?

Quais equipamentos estava usando? definindo marca e modelo.

Preferêncialmente, e se possível, anexe fotos de como ficaram e/ou de uma breve descrição dos danos a eles, quais você recomenda e quais não recomenda?

Peço que não postem fotos do seu corpo (quebrados, machucados ou da recuperação), o tópico é pra dar segurança ao pessoal, que conheçam melhor seus equipamentos e pra que se equipem. E não pra que alguém fique com receio de andar.
Editado pela última vez por Seba em 31 Jul 2010, 23:03, em um total de 8 vezes.
Seba
Motociclista

Re: Crash/Drop Test de Equipamentos - Ajudem postando fotos!

Mensagem por Seba »

Bem... minha experiência é completamente ridícula pro post mas foi o que desencadeou minha busca e pesquisa por equipamentos de proteção.

Começou a chover de leve, em vez de esperar limpar eu acelerei pra passar a chuva. Em uma parte o asfalto estava irregular e com areia.

Eu cai a uns 70/80 km/h, o impacto foi leve. A moto praticamente não bateu na perna pois o tanque, guidão e pedaleiras seguraram o peso.

Arrastei por uns 7 metros, passando por cima dos tachões que dividiam as faixas e a moto por uns 15 metros até se chocar, já em baixa velocidade, com um carro que vinha no sentido contrário que já tinha avistado e estava freiando.

Meu tênis não estragou, mas também não protegeu... era de perfil baixo e por 1 cm não segurou o impacto do tachão no tornozelo, foi o que me imobilizou por uns 15 dias :-?

Não quebrei nada mas o que me machucou mesmo foram os tachões, pois atravessei para o sentido contrário da pista. No arrasto causaram um corte profundo por impacto no tornozelo e uma pancada na canela.

Usei o cotovelo e joelho para levantar o corpo, poder ver, controlar a direção e parada... então deu uma ralada, o joelho foi pior.

Imagem

Isso serviu pra mim trocar a jaqueta que tava meio grande por uma de couro justa no meu tamanho, protetor de coluna, botas, calças, luvas e equipamentos pra namorada.

Nem sempre uso tudo... então quando to sem equipamento vou bem mais devagar e não saio na chuva.
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Equipamento é igual plano de saúde. A gente compra pensando em nunca usar. Fiz um crash test com o macacão da shift. Foi aprovado.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Zeidan
Mito

Mensagem por Zeidan »

Seba escreveu:Imagem
Inicialmente achei que essa camisa aí fosse uma cueca. :lol:

.
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

Eu andeo sempre com:

Um bom capacete (é obvio)
Par de luvas
Jaqueta de cordura (tenho 2 uma de verão outra de inverno).
Calça Jeans.
Botas (nem sempre, mas no mínimo um tenis).

O pior pra mim é proteger as pernas. Calça de cordura impossivel, alem de ser desconfortável para se trabalahr com ela o dia inteiro, esquenta muito.
Joelheiras tambem é complicado, alem do tira e bota cada vez que descesse ou subisse na moto, ia ser complicado guarda-las quando parasse no centro.

Eu queria usar tambem um protetor de coluna na cidade, mas é outra coisa que fica complicado carregar/guardas quando se para.

No mais cada vez mais redobro a atenção e não faço coisas idiotas para ganhar 3 segundos bestas.
Imagem
FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
Seba
Motociclista

Mensagem por Seba »

Baeta escreveu:Equipamento é igual plano de saúde. A gente compra pensando em nunca usar. Fiz um crash test com o macacão da shift. Foi aprovado.
Tem fotos? qual o modelo? como foi a queda?
Complicado de achar pelo título nas buscas.

Poxa... comprei uma bota que foi o mesmo preço dessa só que a proteção em cima do pé é muito fraca... me arrependi quando vi a tuas fotos. Acho até que vou botar pra venda e comprar uma igual.

Sobre a calça, bah essa tira elástica tem em todas... vou até dar uma olhada na minha se não tem nada embaixo, fiquei encucado agora...

Sobre o mesh eu já tinha lido sobre isso, mas é sempre bom ver as fotos pra "gravar" bem o resultado :-?

Mas o problema que eu vi foi que pelas fotos do teu corpo o pessoal ficou emotivo e virou o tópico da TUA queda, ai depois entraram orçamentos de peças pra moto (que foge do assunto). Em seguida virou uma discução do que é melhor de usar.

Minha proposta é focada nas fotos, modelos dos equipamentos e um pequeno relato.

Emoções e recomendações não dianta... eu tinha muito disso e andava de tênis, hoje tenho meus equipamentos mais não sei em que ponto que o bicho pega na queda e quais materiais são, realmente, melhores.

Tu não me da uma ajuda a focar esse tópico no assunto? botando as fotos da tua queda e me ajudando a focar no assunto com o pessoal?
Zeidan escreveu: Inicialmente achei que essa camisa aí fosse uma cueca. :lol:
Não, não a cueca saiu inteirinha, não quebrei os ovos! Recomendo! (uahuhahuahua)
Filipe escreveu:Eu andeo sempre com:

Par de luvas
Calça Jeans.

O pior pra mim é proteger as pernas. Calça de cordura impossivel, alem de ser desconfortável para se trabalahr com ela o dia inteiro, esquenta muito.
Joelheiras tambem é complicado, alem do tira e bota cada vez que descesse ou subisse na moto, ia ser complicado guarda-las quando parasse no centro.

Eu queria usar tambem um protetor de coluna na cidade, mas é outra coisa que fica complicado carregar/guardas quando se para.

No mais cada vez mais redobro a atenção e não faço coisas idiotas para ganhar 3 segundos bestas.
Mas ja caiu? tem fotos? (tri urubuzão uhahuauha)

Abraço pessoal!
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

Seba escreveu:
Baeta escreveu:Equipamento é igual plano de saúde. A gente compra pensando em nunca usar. Fiz um crash test com o macacão da shift. Foi aprovado.
Tem fotos? qual o modelo? como foi a queda?
Complicado de achar pelo título nas buscas.

Poxa... comprei uma bota que foi o mesmo preço dessa só que a proteção em cima do pé é muito fraca... me arrependi quando vi a tuas fotos. Acho até que vou botar pra venda e comprar uma igual.

Sobre a calça, bah essa tira elástica tem em todas... vou até dar uma olhada na minha se não tem nada embaixo, fiquei encucado agora...

Sobre o mesh eu já tinha lido sobre isso, mas é sempre bom ver as fotos pra "gravar" bem o resultado :-?

Mas o problema que eu vi foi que pelas fotos do teu corpo o pessoal ficou emotivo e virou o tópico da TUA queda, ai depois entraram orçamentos de peças pra moto (que foge do assunto). Em seguida virou uma discução do que é melhor de usar.

Minha proposta é focada nas fotos, modelos dos equipamentos e um pequeno relato.

Emoções e recomendações não dianta... eu tinha muito disso e andava de tênis, hoje tenho meus equipamentos mais não sei em que ponto que o bicho pega na queda e quais materiais são, realmente, melhores.

Tu não me da uma ajuda a focar esse tópico no assunto? botando as fotos da tua queda e me ajudando a focar no assunto com o pessoal?
Zeidan escreveu: Inicialmente achei que essa camisa aí fosse uma cueca. :lol:
Não, não a cueca saiu inteirinha, não quebrei os ovos! Recomendo! (uahuhahuahua)
Filipe escreveu:Eu andeo sempre com:

Par de luvas
Calça Jeans.

Mas ja caiu? tem fotos? (tri urubuzão uhahuauha)

Abraço pessoal!
Quando cai eu trabalhava de roupa social, tava de sapato (aguentou o tranco legal por incrivel que pareça, ficou marcado mais nao machucou meu pé). AI a calça social ou pelado dá no mesmo, ragou toda huaahuaha Ainda tava sem luva, mas como era baixa velocidade nao aconteceu nada, sequer encostei o capacete no chão. Cai em uma poça de oleo :pqp:
Imagem
FILIPE
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Obrigado .
Seba
Motociclista

Mensagem por Seba »

De roupa social realmente como se tivesse sem nada, de jeans já não faz nenhuma diferença... só segura (não se rasga todo) num tombo parado.
AlvaroMoto
Novato

Mensagem por AlvaroMoto »

boa a idéia do tópico

me acidentei em 2008, uma senhora dirigindo seu veículo (gol 2001) não parou e avançou o sinal de PARE, mesmo olhando em minha direção ela alegou que "não me viu". Como eu estava a apenas 60 km/h (no máximo) cai ao lado da moto (e não voei). Graças a Deus nenhuma fratura nem mesmo queimaduras ou escoriações (dei sorte que a bandit 1200s não caiu sobre mim) apenas dores no corpo todo e alguns pequenos ralados imperceptíveis. Estava usando apenas calça jeans, camisa de manga longa, sapato comum. Algumas peças da roupa rasgadas. Aprendi três coisas:

1) não confio mais em vias preferenciais (para mim não existe mais preferencial, procuro parar (ou pelo menos diminuir e segurar no freio pronto para alicatar) em toda esquina) e nem em sinal verde (reduzo e passo com cuidado olhando se não tem nenhum doido que vai furar o sinal)

2) depois do acidente eu procuro, além do capacete, pelo menos usar luvas (no hospital tinha outro motociclista que não tinha nenhum ralado ou dor pelo corpo APENAS um dedo esmagado, ele estava sem luva quando um veículo bateu de lado na moto pegou apenas no dedo dele!) e jaqueta mesmo em passeios curtos (banco, supermercado, etc). Já uso o equipo completo (botas, luvas, jaqueta, protetor lombar, calças e capacete) em passeios longos

3) passei a usar o farol alto durante o dia na cidade, sei lá parece que chama mais a atenção do motorista, a moto fica mais visível, talvez seja apenas impressão minha (no dia do acidente eu estava de farol baixo aceso e eu vi a motorista olhando na minha direção, mas parece que ela olhava ao longe e não me viu!)

Eu já tinha o costume de usar escapamento esportivo (mais barulhento) para que os outros motoristas percebessem minha aproximação (escutando o ronco da moto), depois do acidente deixei a moto um pouquinho mais barulhenta! :)

Lamento mas não tenho fotos dos ralados na roupa... mas deixo aqui esse meu relato do acidente.

abraços e ótimas pilotagens a todos
kinder
Roda Presa

Mensagem por kinder »

Zeidan escreveu:
Seba escreveu:Imagem
Inicialmente achei que essa camisa aí fosse uma cueca. :lol:

.
Eu jurava que era uma balaclava! :frt:
Kinder
Honda CBX 200 Strada 95 - 2006 / 2014
MSM
"Quem teme perder já está vencido"
Seba
Motociclista

Mensagem por Seba »

Hehehe não...

A botei a foto das roupas só pra zuar mesmo... pois não tava usando nada ai não adianta. Daqui a pouco aparece alguém postando fotos do equipamento.

Esse negócio do farol alto e baixo durante o dia, pode tirar foto de longe da moto que tu vai ver. Com o farol baixo ele fica meio amarelado quase que apagado, com o farol alto ilumina o globo ótico inteiro fica bem mais visivel, eu sempre ando com farol alto de dia!
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Seba escreveu:Complicado de achar pelo título nas buscas. (...) Mas o problema que eu vi foi que pelas fotos do teu corpo o pessoal ficou emotivo e virou o tópico da TUA queda (...) Minha proposta é focada nas fotos, modelos dos equipamentos e um pequeno relato. (...) Tu não me da uma ajuda a focar esse tópico no assunto? botando as fotos da tua queda e me ajudando a focar no assunto com o pessoal?
Opa, não linkei meu tombo com o intuito de dizer "ô cabeção, já tem tópico disso!" eheh... Lá era só pra contar do meu tombo mesmo. Fique à vontade pra pegar as fotos, descrições e o que mais quiseres de lá e trazer pra cá pra dar o direcionamento que achas correto aqui! ;-)
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Seba
Motociclista

Mensagem por Seba »

Beleza então por autorização do mamm2 que me deixou fazer o que eu quiser com o que ele postou :lol: e pela chuva que cai lá fora e não me resta nada pra fazer no momento :fuck: :

"Antes um mea culpa: assumo 100% da responsabilidade por perder a roda da frente numa curva (que, felizmente, era para a esquerda), o que me fez parar no meio do mato, além de uma pequena vala de drenagem, depois de um infeliz contato imediato de 3º grau com uns 5m de asfalto.

Capacete: Zeus 810, top da Zeus, casco ABS com viseira escura interna.
Imagem
Imagem
Pelo jeito, o contato cabeça->solo foi pequeno, pois o único dano foi este aí. Não sei como não bati mais a cabeça no chão, pois as roupas estão raladas na frente, atrás e dos dois lados (provavelmente rolei no esfalto). De qualquer maneira, capacete Zeus 810 aprovado.

Botas: Joe Rocket Super Street, muito rígidas, calcanhar e raspador de metal bem grosso
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Acho que quando eu "lowsided" a moto caiu em cima do pé esquerdo, pois mesmo sem fraturas o pé está com uma pequena ferida (tinha sangue na meia quando tirei a bota) e bem maior que o outro pé.

Luvas: Joe Rocket Sonic, couro grosso multi-camadas, punho longo, com proteção rígida na parte externa
Imagem
Imagem
Imagem
Pelo jeito (também não sei como) as mãos não arrastaram no chão, pois os únicos danos foram estes. Aparentemente houve uma pancada bem na proteção rígida, o que provavelmente distribuiu a força do impacto. Apesar de não haver fratura, a mão direita (a da pancada) está com o dobro do tamanho da mão esquerda. De qualque maneira, luvas Joe Rocket Sonic aprovadas.

Protetor de coluna: Alpine Bionic Back Protector
Imagem
Serviu como última linha de proteção e evitou uma pancada bem na base da coluna quando eu atravessei a vala de drenagem. As paredes laterais da vala de drenagem (de concreto, em formato de U, com uns 50cm de largura) eram pintadas de branco, que é de onde provém esta mancha branca no protetor. Importante notar que esta região do corpo onde seria o impacto não era coberta pelo protetor CE embutido na jaqueta, que acaba bem acima, na base das costas. O protetor da Alpine "desce" mais e cobre até o cóccix, o que acabou sendo fundamental nesta batida, como prova a mancha no protetor. Protetor de coluna Alpine Bionic Back Protector aprovado.

Calça: Joe Rocket Phoenix 2.0, de verão (polyester no quadril e bunda + mesh no resto), proteções CE nos joelhos e quadris
Imagem
Imagem
Imagem
As proteções fizeram a parte delas, não quebrei os joelhos nem o quadril. O polyester aguentou o asfalto, tudo certo. O mesh derreteu e abriu em vários lugares. Além da porcaria do mesh (que compõe 75% da calça), outro ponto fraco da calça é uma pequena tira elástica acima dos joelho, presente ali creio que para dar mais conforto ao dobrar a perna:
Imagem
Este elástico aí deve ter durado 0,1s no asfalto. A combinação porca do mesh com o elástico me deixou um belo carimbo no joelho esquerdo.

Veredito: calça Joe Rocket Phoenix 2.0 FAIL.

Jaqueta: Richa Deep Summer, de verão (mesh nas costas e parte interna dos braços, polyester no resto, proteções CE nos ombros, cotovelos e costas
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
De novo, as proteções fizeram a parte delas. De novo, o polyester fez a parte dele. De novo, o mesh falhou.

Veredito: jaqueta Richa Deep Summer FAIL.

Principal conclusão que tirei sobre equipos deste embróglio todo: não confiar em mesh."

Post original: http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... =1&t=16689
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

Eu tenhoi uma jaqueta de verao da Alpinestar, a Royal, ela tambem tem um tecido furadinho, mas a Alpine chaam de poliester 600D será que é a mesma porcaria? Eu fiquei meio assim quando comprei essas jaquetas de verao, mas por ser alpine confiei. Tambem de duas uma, ou ando com essa jaqueta no verão ou ando sem proteção, por que como calor que faz aqui é impossivel andar com a minha IXON de cordura.
Imagem
FILIPE
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Obrigado .
Fabio_hornet
Motociclista

Mensagem por Fabio_hornet »

Como foi o impacto na queda?

Não sei.

Qual velocidade?

Dizem que por volta de 150km/h

Não sei.

O que você machucou?

Quebrei o braço esquerdo, base do polegar esquerdo (fragmentou), ligamento pulso-mão, perna esquerda em 7 partes (fêmur, tíbia, fíbula) das quais 3 fragmentadas, 3 fraturas expostas e patela.

Quais equipamentos estava usando (definindo marca e modelo) e evidente anexando fotos de como eles ficaram.

Capacete Shoei X-11, Macacão Arlen Ness ( não lembro o modelo, mas era um duas peças, sem cupim) , botas alpinetars supertech, luvas alpinestars gp tech e protetor de coluna alpinestars tech back.
GSXR 1000
XTZ 150 Crosser
A moto é um veículo desequilibrado para pessoas equilibradas.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Depois que eu me acidentei, pra mim ficou evidente, equipamento de proteção pra rua, pouco ajuda, ou melhor, só ajuda em tombo que não se bate em nada, pq se bate pouco ajuda, e na rua, é difícil um tombo sem bater em algo

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
Seba
Motociclista

Mensagem por Seba »

Filipe escreveu:Eu tenhoi uma jaqueta de verao da Alpinestar, a Royal, ela tambem tem um tecido furadinho, mas a Alpine chaam de poliester 600D será que é a mesma porcaria?
Aqui você tem informações sobre a cordura em relação com outros materiais, inclusive o poliester:

http://www.stanzi.com.br/conteudo.asp?IDMenu=5

Só tem um grande erro ai... a cordura só porque tem o nome registrado não deixa de ser nylon, que é exatamente o mesmo material... se comparar uma jaqueta de Cordura 600D com outra de nylon (de qualquer nome) 600D (produzido para jaquetas de moto) vai ser praticamente a mesma coisa.

Assim como o Kevlar é aramida, o material é o mesmo mas o nome Kevlar é registrado pela DuPont. Daqui a pouco a DuPont pode aparecer dizendo que o Kevlar é 3x mais forte que aramida...

A cordura(nylon) é superior aos outros tecidos. Uma jaqueta de densidade 600D é mais resistente que uma jaqueta de couro de +-1,1mm (a maioria das jaquetas). Mais forte só uma jaqueta de couro de 1,3mm ou de canguru. A BMW vende as jaquetas de cordura 800D.

Fora os paineis pra aumentar a resistência em areas críticas que os fabricantes usam entre 1000D e 1600D (isso é importante na escolha da jaqueta).

O poliester é um tipo de plástico, é um dos menos resistentes :-? mas depende da densidade também. Quer dizer, tu não vai correr em uma pista com essa jaqueta... mas pra um tombo na rua ta mais que bom.

Eu confio na Alpinestars, acredito que se eles vendem é bom. Mas tem que ver certinho a proposta da jaqueta.

Mesh é uma "rede" sobreposta de varias telas feitas de um tecido específico. Geralmente usam o nylon pela resistência.

Mas mesh é uma BOSTA, eu não tenho dados específicos mas poderiar chutar que um tecido de mesh feito de nylon seria tão útil em uma queda quanto jeans.

Pensa assim: o mesh é legal pro calor, pois passa muito vento e refresca. Mas quando você cair ele vai se desintegrar.

Mas fazem mesh de aramida, ai é outra coisa... e outro preço... usam pra ventilação em painéis ou interno pra reforçar outro material em area critica de equipamentos de alto desempenho .

Se for comprar uma jaqueta pro calor o legal é ter apenas painéis de mesh, então tu imagina que naquele lugar não tem proteção nenhuma... se acha que pode ralar em uma queda então é furada (literalmente :crazy:).

Abraço!
Seba
Motociclista

Mensagem por Seba »

Fabio_hornet escreveu: Como foi o impacto na queda?

Não sei.

Qual velocidade?

Não sei.

O que você machucou?

Quebrei o braço esquerdo, base do polegar esquerdo (fragmentou), ligamento pulso-mão, perna esquerda em 7 partes (fêmur, tíbia, fíbula) das quais 3 fragmentadas, 3 fraturas expostas e patela.

Quais equipamentos estava usando (definindo marca e modelo) e evidente anexando fotos de como eles ficaram.

Capacete Shoei X-11, Macacão Arlen Ness ( não lembro o modelo, mas era um duas peças, sem cupim) , botas alpinetars supertech, luvas alpinestars gp tech e protetor de coluna alpinestars tech back.
Caramba :o

Ta mas não tem fotos dos equipamentos?

Ou então como ficaram os equipamentos? o que você recomenda? o que não te ajudou?

Abraço!
Fabio_hornet
Motociclista

Mensagem por Fabio_hornet »

Seba escreveu:
Fabio_hornet escreveu: Como foi o impacto na queda?

Não sei.

Qual velocidade?

Não sei.

O que você machucou?

Caramba :o

Ta mas não tem fotos dos equipamentos?

Ou então como ficaram os equipamentos? o que você recomenda? o que não te ajudou?

Abraço!

Cara não tenho fotos, o macacão foi todo cortado pelos bombeiros, bota estragou bastante, luva fiquei com uma só a outra se perdeu.... Eu recomendo o equipamento completo, salvou minha vida, mas a bota foi fodástica :-D não tive uma fratura no pé e pelo estado dela, valeu oq paguei.
GSXR 1000
XTZ 150 Crosser
A moto é um veículo desequilibrado para pessoas equilibradas.
Responder