Susto numa XT 660

Grupo de discussão geral sobre motos.
Luiz Almeida
Mito

Susto numa XT 660

Mensagem por Luiz Almeida »

Vejam o susto que um amigo meu passou e descreve abaixo:

"Pois é meu brother, estive no evento de Caicó, segui para João Pessoa e em seguida, no mesmo dia estava indo para o aniversário de Geraldo e do Motoclube Denises, ao chegar próximo a entrada da praia Ponta de Pedra, a corrente simplesmente quebrou, ao mesmo tempo partiu ao meio, engalhando nos parafusos da coroa, jogando o pedaço na parte de baixo, afetando e danificando diversas peças, entre elas, a balança, o cubo, o protetor de corrente, rabeta, os dois canos de escape, e mais algumas coizinhas por baixo. Sorte que a corrente quebrou, e não engalhou no pião, não houve possibilidade de cair, simplesmente quebrou e eu diminui e parei. Nessa hora eu fiquei feliz em ter transferido o seguro da XT600 para ela. Meu seguro é franquia reduzida, dar toda cobertura e atendimento 24 horas. Paguei 1.500,00 de seguro... Minha moto ainda está na yamaha, esperando as peças, que acredito deva está vindo do Japão, porque a demora é grande. O prejuizo ficou em torno de 5 mil reais, sendo tudo substituido por peças nova a franquia é reduzida e eu vou pagar somente 800 reais. Menos mal, pode demorar um pouco mais estou tranquilo porque estarei com uma moto nova novamente. Grande abraço..... "

Segundo me consta, a transmissão era a original de fábrica.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fred GS500
Roda Presa

Re: Susto numa XT 660

Mensagem por Fred GS500 »

Vixe. Foi com o Vavá? Graças que não aconteceu nada.
rodmaia
Novato

Mensagem por rodmaia »

Não era para a Yamaha assumir isso?
rodmaia / RE Meteor 350
Luiz Almeida
Mito

Ele mesmo, o nosso amigão Vavá, do Tigres do Asfalto. Gente muito boa e grande estradeiro.

Cadê a segurança que precisamos para rodar com tranquilidade a 120km/h?

Estou tendo muitas notícias de problemas na corrente da 660.

Dona Yamaha????????????????????????
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Quantos km rodados? Xing-ling é foda!!
Raphael
Motoqueiro

Mensagem por Raphael »

Luiz...eu ainda acho que tem galho nessa corrente que a Yamaha elegeu para as 660..eu acho que acaba prematuramente..a minhha até que durou bem..em torno de 20k..(partucularmente acho pouco) mas como a suspensão dela trabalha demais e o motor é muito torcudo..pode ser aceitável até por que a a XTR dá muita porrada na transmissão.

No Forum XT 600 eu ví que a galera andou comentando das especificações desta dizendo exatamente que era menos durável e que o fabricante poderia ter elegido uma de maior calibre....tudo bem que seja menos durável, mas que pusessem uma guia de corrente pelo menos para evitar este tipo de travamento no cubo e / ou pinhão.
*** Que Bons Ventos Aqui Soprem**

Imagem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Gelous escreveu:Quantos km rodados? Xing-ling é foda!!
Mardade sua, fíu! :lol:

Falando sério agora, a relação (coroa/pinhão/corrente) estava gasta? Ou foi coisa inesperada mesmo?

Qual a corrente que a XT660 usa (original de fábrica)? A XT600 usa a DID 520VD106 ou a 520VC106?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Rômulo
Motoqueiro

Mensagem por Rômulo »

Luiz, confesso que só pelo título do seu post, suspeitei que a corrente
estaria envolvida no caso. :x :x

Dos males o menor que bom que seu amigo ficou apenas com a cueca melada. }:)

Realmente esse componente me deixa um pouco estressado às vezes.

Semana passada parei numa oficina para uma avaliação criteriosa da mesma.

Ela está com 23k, pinhão está como novo, corrente sem desgastes acentuados
e coroa já com os dentes meio arrepiados, o mecanico disse que não havia
necessidade ainda de substituição. Por enquanto vou ficando tranquilo e sempre de olho.

Isso mesmo colocando quantidades mínimas (ou quase nada) de óleo.
Abs,
Toda Sorte!
------------------------------------------------------------------------------------
.
Raphael
Motoqueiro

Mensagem por Raphael »

Opa Romulo...essa é a kilometragem crítica da relação da 660...pinhão arrepiado e uma viagem um pouco mais longa ele fica banguela de vez mesmo! é o primeiro que vai pro saco.

Apesar da corrente não demonstrar..com certeza ele já está estressada..não apresenta visualmente nenhum problema mas o material já está com certeza com uma baita fadiga..assim ela arrebenta " do nada"..fica de olho ok!

Imagem
Luiz Almeida
Mito

Acabei de enviar o relato (resumido) do Vavá para a Yamaha. Perguntei o que eles têm a dizer a respeito do assunto.

Sou criterioso com a manutenção da corrente, mesmo com minhas andanças praianas, minha XT está com seis mil km rodados e sequer pediu ajuste na corrente.

A Falcon, que comprei zero, vendi com 30 mil km e corrente original em perfeito estado.

Inté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

Raphael
Motoqueiro

Mensagem por Raphael »

Resposta Padrão irá receber apenas Luiz...

No máximo vão pedir para levar a uma autorizada para verificar o caso

Infelizmente é isso :(

Imagem
Luiz Almeida
Mito

Raphael escreveu:Resposta Padrão irá receber apenas Luiz...

No máximo vão pedir para levar a uma autorizada para verificar o caso

Infelizmente é isso :(
É, infelizmente...

Mas vou insistir e citar o Clube XT 600.

Mas, não me iludo, a resposta será do robô.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

Locke
Motoqueiro

Mensagem por Locke »

Eu sempre achei que a XT fosse a "moto perfeita", sendo um dos modelos que eu estou de olho para futuro up.

Falando em corrente, eu li que a Lander tb possui corrente mais fina que a Tornado e foi um dos problemas apontados pelo site Motonline.
Adelson_AL
Roda Presa

Mensagem por Adelson_AL »

Esse problema quanto a quebra de corrente vem desde as Ténérés, Xt's e afins.

Nunca confiei em passar dos 15mil km com a mesma relação, pois como foi citado acima a relação em mtos trail sofre demais com o sobe e desce da suspensão.

Já ouvi muitos relatos desse tipo e isso não é só "caracteristica" das 660 não, é de toda a linha trail 600 da yamaha.

Agora que Vava deve ter se melado isso sem dúvidas!!!kkkkkkkkkk
Um abração,
Adelson...
"O motociclista não precisa procurar pela felicidade: ele a encontra no caminho...".

Imagem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Adelson_AL escreveu:Esse problema quanto a quebra de corrente vem desde as Ténérés, Xt's e afins...Já ouvi muitos relatos desse tipo e isso não é só "caracteristica" das 660 não, é de toda a linha trail 600 da yamaha...
Essa é uma dúvida que tenho. Mas mesmo depois de pesquisar no Club XT600 não foi sanada.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

Adelson_AL escreveu:
Já ouvi muitos relatos desse tipo e isso não é só "caracteristica" das 660 não, é de toda a linha trail 600 da yamaha.
tive 5 XTs 600 zero e 2 usadas,......fui mecânico de motos na época das Tenerés e nunca ví isso
Rômulo
Motoqueiro

Mensagem por Rômulo »

Raphael escreveu:Opa Romulo...essa é a kilometragem crítica da relação da 660...pinhão arrepiado e uma viagem um pouco mais longa ele fica banguela de vez mesmo! é o primeiro que vai pro saco.

Apesar da corrente não demonstrar..com certeza ele já está estressada..não apresenta visualmente nenhum problema mas o material já está com certeza com uma baita fadiga..assim ela arrebenta " do nada"..fica de olho ok!
Valeu Rafael,

Mas por incrível que pareça, a maioria reclama da durabilidade do pinhão, que no caso da minha moto, está perfeito segundo
o mecânico e o que pude também constatar visualmente. Sei que a relação com 23k está na fase crítica, mas dado esse desgaste mínimo
do pinhão sigo rodando pela cidade sempre de olho em qualquer aviso. (se é que haverá). :-?
Gaucho escreveu:
Adelson_AL escreveu:
(...) nunca ví isso
Dois...
Abs,
Toda Sorte!
------------------------------------------------------------------------------------
.
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Estranho, nunca ouvi falar disso, fiquei no mínimo surpreso para não dizer descontente já que sempre fui fã das Trails da Yamaha, motos conhecidas pela robustez.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
João Marcelo - JM
Roda Presa

Mensagem por João Marcelo - JM »

Luiz Almeida escreveu:Vejam o susto que um amigo meu passou e descreve abaixo:

"Pois é meu brother, estive no evento de Caicó, segui para João Pessoa e em seguida, no mesmo dia estava indo para o aniversário de Geraldo e do Motoclube Denises, ao chegar próximo a entrada da praia Ponta de Pedra, a corrente simplesmente quebrou, ao mesmo tempo partiu ao meio, engalhando nos parafusos da coroa, jogando o pedaço na parte de baixo, afetando e danificando diversas peças, entre elas, a balança, o cubo, o protetor de corrente, rabeta, os dois canos de escape, e mais algumas coizinhas por baixo. Sorte que a corrente quebrou, e não engalhou no pião, não houve possibilidade de cair, simplesmente quebrou e eu diminui e parei. Nessa hora eu fiquei feliz em ter transferido o seguro da XT600 para ela. Meu seguro é franquia reduzida, dar toda cobertura e atendimento 24 horas. Paguei 1.500,00 de seguro... Minha moto ainda está na yamaha, esperando as peças, que acredito deva está vindo do Japão, porque a demora é grande. O prejuizo ficou em torno de 5 mil reais, sendo tudo substituido por peças nova a franquia é reduzida e eu vou pagar somente 800 reais. Menos mal, pode demorar um pouco mais estou tranquilo porque estarei com uma moto nova novamente. Grande abraço..... "

Segundo me consta, a transmissão era a original de fábrica.
Grande Luizão!!!

Rapaz, este já é o quinto caso que ouço de corrente partindo e destruindo as "partes baixas"...

O próprio Everson do MOTOTOUR passou por isso e teve de brigar com a Yamaha para poder ter seu cubo (Da moto, rsrsrsrs) substituído, pois, quando foram trocar a coroa, acabaram por estourar o mesmo, coisas de autorizada...

Sorte do Vavá que está inteiro e tinha seguro!!

Abração!!
João Marcelo - JM
Sorocaba/SP
Luiz Almeida
Mito

Gelous escreveu:Quantos km rodados? Xing-ling é foda!!
Informação que Vavá acabou de me passar:

Conjunto de transmissão original de fábrica;
Moto com 18 mil km rodados, a maioria em estradas.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

Responder