Bolhas para V-Strom

Grupo de discussão geral sobre motos.
Juliano Assimila
Motoqueiro

Bolhas para V-Strom

Mensagem por Juliano Assimila »

Dae!

Comprei a minha. Sábado 16, fui a Boituva-SP buscar. 2010, R$30 mil.

Voltei 500km até Curitiba, uns 350 km embaixo de chuva. Uma belezura.

Tenho 1,79. Quando peguei estava com a bolha na posição média. Dava um massacre no capacete, tremia tudo. Parecia que o motor estava ligado direto no capacete. Tava quase dando dor de cabeça. Parei num posto e mudei pra posição alta. Melhorou muto, mas ainda tem um tremelique no capacete. De viseira aberta, ela treme de um jeito que dá até medo. Parece que a viseira vai se estilhaçar. Esse tremelique não vai me impedir de viajar ou de andar rápido (mesmo porque a 120 ele já ocorre) mas se pudesse eliminá-lo, seria ótimo.

Queria saber se alguém já experimentou essas coisas e tem uma opinião de se resolve ou não o problema. Não apenas onde vende, mas opinião mesmo... se ajuda ou não.

Rapidamente achei no google estes modelos:
Bolha Givi - 18cm mais alta - R$452 - Adão metais http://www.adaometais.com.br/detalhes.a ... roduto=288
Bolha sem marca - altura extra indefinida - R$390 - Loja do Site VStrombrasil http://www.vstrombrasil.com.br/vstrom/l ... ucts_id=46
Bolha Puig - 12cm a mais - R$730 - Rigon http://rigonshop.com.br/produto/bolha-p ... 005-a-2009

Ouvi falar do suporte madstad... Mas não sei não. Por algum motivo não fui com a cara dele.

Pela altura que fica a bolha, se eu comprar outra uns 15cm mais alta, acho que poderá entrar na minha linha de visão. Isso não pode ser um problema? Tipo na chuva, com a bolha molhada, não vou ver mais nada?

A bolha original desta moto está meio arranhada, de leve. Acho que é este tipo de acrílico, que arranha fácil, se passar um pano ou a mão. Pretendo polir com massa de polir no.2 (ou cera), a não ser que alguém desrecomende... Já poli visor de acrílico de painel de moto assim. Dá bons resultados.

Sobre a moto, se quiserem saber minha opinião:
Adorei. Pela primeira vez tenho uma moto onde eu não tenho que "brigar" contra a ergonomia ou contra o vento. Tenho que me preocupar apenas com a estrada. Isso é fantástico. A moto tem uma suspensão boa, mas não é molenga, o banco é amplo... A mais confortável que já tive, com certeza. Dá pra andar a 140 sem cansar. 120, 160, dá na mesma. Um tesão!
Em retrospecto, não sei porque fiquei tanto tempo dando murro em ponta de faca tentando viajar com motos naked. Não sei não se algum dia volto para as nakeds.
O motor é bom, empurra bem. Não esperava muito, pois muitos me alertaram que era uma moto lenta. Realmente está longe de ser um "foguetão" mas achei que ele é plenamente suficiente para chegar rápido a 150, manter 150, mesmo partir da imobilidade. Não testei muito acima disso. Acho que essa potência menor é um preço baixo a pagar pela autonomia (fiz 330 km com um tanque e ia mais, 18 km/l).
O freio dianteiro, porém, parece meio borrachudo. Talvez seja hábito, já que estava acostumado com a NH6 que tem um freio excelente. São minhas impressões superficiais, pois rodei 500km, mas foi só um dia.

Sábado 10:40 Boituva-SP
Imagem
Imagem
Imagem

Sábado 17:30 em Curitiba
Imagem
Imagem
Editado pela última vez por Juliano Assimila em 20 Jul 2010, 09:03, em um total de 1 vez.
Tio Frei
Mito

Re: Bolhas para V-Strom

Mensagem por Tio Frei »

Legal!!

Parabéns velho!

Essa eu acho que será minha próxima moto. To vidrado na Vstruminha branca que andam vendendo por aí. Mas ainda tenho muito o que curtir a bandida.

Abraço
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Juliano, parabéns e seja feliz sempre.

Juliano, andei vários kms com a XT e bolha original, comprei uma da Motovisor que ajuda a diminuir muito o vento no peito, mas joga o vento no capacete, aumentou o barulho e dependendo do capacete a viseira treme mesmo com o impacto do vento. Hoje nem sei qual o pior, o barulho do capacete ou o vento no peito, por enquanto vou ficando com a bolha mesmo, mas acredito que pelas suas impressões acho que essa bolha 18cm mais alta vai ajudar sim.
Editado pela última vez por Medeiros Neto em 20 Jul 2010, 13:09, em um total de 1 vez.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Fender
Motociclista

Mensagem por Fender »

Muito bom Juliano, estar de máquina nova!
Mas como é costume aqui no forum, parabéns só com foto.
Muitas alegrias com essa nova moto que é o sonho de muita gente, inclusive o meu.
Vc pegou num preço muito bom!
Juliano Assimila
Motoqueiro

Valeu!

Hoje mesmo devo pôr as fotos.

Sentado, sinto o tremelique no capacete. Se levanto (e nela é facinho) o vento passa suavemente através do capacete; Sinto o vento empurrando pra trás, mas não tem turbulência, como numa naked. Mas tem o VUUUUUUSSSHHHHHHHHH altíssimo que o vento faz... Me pergunto se viajei sempre com esse barulhão todo de vento, ehehe !! Agora a 100km/h consigo até ouvir o som do motor! ehehehe...
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Juliano Assimila escreveu:Valeu!

Hoje mesmo devo pôr as fotos.

Sentado, sinto o tremelique no capacete. Se levanto (e nela é facinho) o vento passa suavemente através do capacete; Sinto o vento empurrando pra trás, mas não tem turbulência, como numa naked. Mas tem o VUUUUUUSSSHHHHHHHHH altíssimo que o vento faz... Me pergunto se viajei sempre com esse barulhão todo de vento, ehehe !! Agora a 100km/h consigo até ouvir o som do motor! ehehehe...

A bolha que eu tinha na fracon me permitia andar a 120 com a viseira aberta, sem sentir nada. Na moto, ela ficava na altura do queixo do capacete quando sentado.

Procura o tal de vario-spoiler
http://www.bikehps.com/mra/variotouringscreens.html

acho que pode ser uma boa, por poder regular
dexpert
Roda Presa

Mensagem por dexpert »

O parabrisa da MotoBan (do fórum Vstrom Brasil), pela foto é o GIVI D260ST. É o mesmo do Adão, só que o preço está melhor.
A givi tem o modelo D250ST que é mais alto mas é estreito como o Puig.

Eu prefiro o GIVI. Por 390 está um bom preço. Eu não compraria outro parabrisa que não fosse o GIVI. O material do parabrisa é crítico. Se for acrílico estilhaça ou trinca.

As opções são:

-MADSTAD ou o suporte da http://www.trailmotoparts.com.br/page1.html que é o similar nacional, com o parabrisa original.
-Parabrisa GIVI 260 com o suporte original.

A combinação do GIVI 206 com MADSTAD/TRAILMOTOPARTS, acho que é exagero.
"Every time I start thinking the world is all bad, then I start seein' some people out there having a good time on motorcycles, it makes me take another look." - Steve McQueen, 1970
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Juliano Assimila escreveu:Se levanto (e nela é facinho) o vento passa suavemente através do capacete; Sinto o vento empurrando pra trás, mas não tem turbulência, como numa naked.
Então antes de comprar qualquer coisa tente a posição mais baixa. A bolha é pra tirar o vento do peito, não do capacete.
Juliano Assimila escreveu:Mas tem o VUUUUUUSSSHHHHHHHHH altíssimo que o vento faz... Me pergunto se viajei sempre com esse barulhão todo de vento, ehehe !!
Viajou sempre com o barulhão sim! eheh... Solução BB que eu uso:
Imagem
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

P problema pelo que entendi não é tanto o barulho , mas o chacoalhar.

A bandit tem uma posição da bolha que acontece justamente isso, aí das duas uma, ou eu me curvo um pouquinho só e faço o vento passar por cima, ou eu me estico um pouco e faço ele passar por baixo. No meu caso, testando com a mão de spoiler, acho que um aparatinho daqueles que postei ali pra cima resolve, vou fazer um por conta, se ficar feio ficou.

O Ruido mesmo, quando o cara tá com um capacete bom, tende a ficar muito pior com bolha.

Quanto a tirar o vento apenas do peito, pergunta pra quem tem uma RT se é assim...hehe

Eu acho que se fizer passar por cima é o ideal, tem regulagem que vc consegue conversar a 120 por hora. Na falcon eu tinha conseguido isso com a minha, e de primeira. Na bandida nunca consegui. Gosto muito da posição de pilotagem e do motor da bandit, mas ou vou para uma S ou para uma dl650 daqui uns 2 anos.

Abraço
speedtouchbr
Roda Presa

Mensagem por speedtouchbr »

Tenho 1,82 e a posição da minha está no mais alto, no meu caso fica somente uma pequena turbulência, nada que incomode. Quem sabe não seja o capacete, isto pode ocorrer!
Para mim o único porém das bolhas mais altas é que quando voce trafegar em chuva a bolha começa a ficar suja atrapalhando a visão, já vi relatos de outros proprietários em relação a isso. No restante a moto é uma maravilha como descrito pro voce!
Outra suguestão que vi em terras gringas é este modelo da Givi e até cogitei comprar!
Givi AF260

http://www.givi.it/Screens--spoilers/AIRFLOW/AF260
Imagem

Na próxima passa em Sorocaba para tomarmos um café! ;-)

Abraços
Intruder 250 (98)
Virago 535 (99)
XTZ 125 (04)
NX4 Falcon (07)
NX4 Falcon (08)
XTZ 250X (08)
DL650 VStrom (09)
speedtouchbr
Roda Presa

Mensagem por speedtouchbr »

Dá uma olhada aqui, uma comparação das duas givis

http://www.stromtrooper.com/showthread. ... 305&page=2
Intruder 250 (98)
Virago 535 (99)
XTZ 125 (04)
NX4 Falcon (07)
NX4 Falcon (08)
XTZ 250X (08)
DL650 VStrom (09)
NERO
Dinossauro

Mensagem por NERO »

Esse vario screen fiz em casa mesmo .
Dá uma olhada lá no suzukionline.

http://www.suzukionline.org/acessorios- ... -t9998.htm

Outra coisa:
Recomendo MUITO colocar os protetores de mão. Com eles, tu simplesmente vai reduzir em 50% a necessidade de uma luva fodástica pro frio.

T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Tio Frei escreveu:Quanto a tirar o vento apenas do peito, pergunta pra quem tem uma RT se é assim...hehe
Quem anda de RT na verdade já parou de andar de motoca faz tempo, só não passou pro carro de vez pros amigos não chamarem de coxinha eheh...

Mas falando sério, nos fóruns gringos (principalmente no ADVRider) esta reclamação é recorrente na Strom ("buffeting", como os gringos chamam). Todo mundo fala que "é a touring perfeita, não fosse o buffeting..."

E acho que não é pelo tamanho da bolha não, outras motocas têm bolhas maiores que não causam isto, como também têm bolhas menores que não causam isto. Acho que o problema é o desenho mesmo (aquela "voltinha" pra frente no topo da bolha).
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
NERO
Dinossauro

Mensagem por NERO »

Só uma pergunta...
Embaixo da bolha original da strom, existe alguma fresta para passar ar?
o "buffeting" sujege um turbilhonamento forte do ar...coisa que pode ser devido ao vácuo atrás da bolha, pois ela é muito chata...não tem curvatura.
pode abservar na maioria das esportivas, na parte de baixo da bolha existe uma entrada de ar, justamente para "alimentar" a zona de baixa pressão com ar e minimizar ou talvez eliminar o "buffeting"
Ou então a bolha está "em pé" demais...o ideal é inclinar mais pra trás.
Exemplificando o que quero dizer....observe na parte de baixo da bolha:

Imagem

T+
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Juliano Assimila
Motoqueiro

Acho que tenho as seguintes opções...

A bolha Puig é muito cara.

Givi mod. D260ST (57 x 48 cm (H x W))
Imagem
Esse tem uma desvantagem de que parece que tem uma borda preta ao redor dele, e um cara disse que atrapalha.

O Givi D255ST parece que é para a VStrom até 2004.

O Givi AF260 parece meio demais, e não sei se vou achar no Brasil.
Imagem

Esse MRA EXTENDED VARIO TOURING MOTORCYCLE SCREEN parece bom, mas pra mandar da Inglaterra pra cá custa caro, mesmo antes do imposto.
UK£ 243.96 = 666.117855 Brazil reais
http://www.bikehps.com/acatalog/Vario_T ... uzuki.html
Imagem

E esse esquema que você fez, Nero? Caraca... Não sou de puxar saco dos outros, mas pqp, vc mandou bem nessa. Até conseguiria fazer um destes, mas sei lá, é tanta coisa que não tenho ou não sei onde arranjar... Pensei em fazer tb o bauleto de alumínio, mas mesma coisa, muita coisa não tenho, não sei onde arranjar, ferramenta que não tenho...
Esses suportes metálicos que vc usou pra fazer esse esquema de "spoiler", que grudou com fita dupla-face, vc comprou prontos? Teve que modificá-los?

E ainda por cima, neste aerofólio caseiro, vc pode botar um adesivo chique e dizer que é um acessório caríssimo comprado no exterior... ia valorizar a moto.

Vc já pensou em fazer este baú de alumínio?
http://sites.google.com/site/rtwxtz660/alluboxes

A moto tem sim um vão entre a bolha e a carenagem do farol. A turbulência é causada pelo ar de cima, pois se abro a viseira do capacete um pouco, não vem vento e turbulência nos olhos. Se abro tudo, vem.

Talvez uma solução ideal seja o madstad + a bolha alta Givi. O madstad vai permitir baixar a bolha em dias de chuva para ter boa visão, e também nos dias muito quentes. Já sofri por anos a fio viajando de naked sem nada. Agora estou disposto a gastar mais pra ter o conforto que nunca tive. Pode ser uma boa comprar o madstad primeiro, ver como fica, e ver quais acessórios, se algum, ainda são necessários. Ele nem é tão caro mesmo.
Swaizer
Motociclista

Mensagem por Swaizer »

Boas

Parabéns pela motoca, divirta-se com ela.

Sobre a bolha: usei uma bolha Givi durante dois dias, voltei na loja e troquei por uma Puig uns 8 cm mais baixa, porém com o formato da original.

A Givi gerava uma turbulência absurda no capacete, chegava a doer a cabeça.
A Puig, mesmo mais baixa, cumpre seu objetivo: desvia o vento do peito e da cabeça.

Logo, lhe digo: a bolha mais alta nem sempre é a melhor. Experimente as alternativas, caso possível.

[]'s
fui
Verum Ipsum Factum

... über die Straße

Ignorantia Felicitas
NERO
Dinossauro

Mensagem por NERO »

Esse "madstad" é um suporte que permite "bascular" a bolha original? Se sim, pode ser um boa...
Me lembro que quando tive a CB500 e usava uma givi a-600 nela, cheguei à conclusão que a proteção máxima para o vento, contrariando a lógica, era com a bolha numa posição mais baixa, mais aerodinâmica.
Cheguei a isso num dia que tava lavando a moto na firma, com máquina de alta pressão. O chuvisco a alta velocidade funcionava como um túnel de vento tabajara.

Com relação ao "Nero-screen" (pronto...tá batizado...só mandar fazer o adesivo) os suportes metálicos nada mais são do que cantoneiras de alumínio (compra em metro, sai muito barato...precisa no máximo de 12 cm) que apenas dei uma entortada pra se adaptar à bolha.
A outra parte da dobradiça e feita de....tubo de PVC de 300mm (tem aproximadamente 2mm de espessura). Dá um corte num pedaço de tubo, coloca no forno, deixa ele abrir e quando estiver bem mole, coloca numa superfície bem plana. Aí tu vai ter uma chapa. Com a chapa, tu corta o formato que quiser. Com um soprador térmico, faz praticamente qualquer peça.
Essa dobradiça originalmente eu fiz de acrílico, mas ao dobrar os 90º e esfriar, ficou muito quebradiça. O PVC é mais maleável e resistente. Essas peças depois eu só pintei com spray preto.

Já que tamo falando nisso, vou aproveitar e postar aqui...uns dois já me perguntaram , mas mandei as fotos por MP.

(agora não consigo acessar o SOL...depois posto o resto)

T+
Joao Neis
Motociclista

Mensagem por Joao Neis »

Parabéns pela moto Assimila. Muito bom essa de sentar na moto e encaixar ;-)
En realidad, prefiero la ciencia a la religión. Si me dan a escoger entre Dios y el aire acondicionado, me quedo con el aire.
Woody Allen
NERO
Dinossauro

Mensagem por NERO »

Taí:

DIY and enjoy

Aproveitando que outro colega de outro fórum me pediu informações, e fiz upload das fotos pra mostrar como fiz, vou postar por aqui também.

Com relação ao defletor, depois de muito estudar um acessório chamado "vario screen", fabricado pela alemã MRA , resolvi que não podia ser muito difícil de fazer...
Pode achar mentira...mas eu fiz em casa mesmo. o resultado ficou muito bom. Não gasta muito pra fazer um...só tem que ter um pouco de habilidade e paciência.
Comprei 3 pedaços de acrílico já cortados, de 4mm de espessura, por 10 pila cada um. Comprei 3 porque já previa que ia inutilizar um ou dois até aprender a lidar com eles.
Fiz o acessório no forno da cozinha...kkk
Antes de mais nada, seguem algumas fotos do MRA:

Imagem

Imagem

Imagem

Bom...navegando por aí, fui coletando fotos e mais fotos de tudo que é moto, montagem pra ver se conseguia fazer uma engenharia reversa. (Consegui...só não consegui fazer do sistema pantográfico pra bascular o spoiler...
Num fórum texano, vi isso aqui, que me inspirou a fazer em casa (lá fora esse acessório custa 110 libras)

Imagem

Imagem

Agora, as fotos são na minha oficina...fazendo em casa.

Estado bruto do acrílico. Pra trabalhar com ele não remova as películas....só na hora de ir ao forno.
Imagem

Faça o molde num formato que case com o final da bolha original da moto
Imagem

Pronto pra cortar com serra tico-tico. Faça bem devagar pra não ficar torto.
Imagem

Minha serra tico-tico eu montei embaixo de uma mesa...virou quase uma serra fita. muito melhor pra trabalhar.
Imagem

Recotado e pronta pra cozinhar:
Imagem

Outro detalhe pra levar ao forno...Deixar numa superfície BEM plana, pra não criar distorções. Deixar até ficar bem mole...tem que ficar cuidando...se esquentar demais começa a largar cheiro de plástico queimado.
Quando ficar bem mole, tire as proteções do acrílico pra ele dobrar por gravidade.
Eu fiz uma espécie de gabarito da curva da bolha, pra deixar o acrílico depois que sair do forno. Até pensei em deixar ele no forno, mas acho que o eucatex iria deformar e ficar torto. Acho que foi a decisão mais correta. Deixar pra curvar o acrílico depois que sair do forno.
Imagem

Imagem

Resultado final, versão de teste:
Imagem

Versão que foi pra moto...acabamento final nas bordas: muita lixa grossa, depois média, depois fina, depois massa pra polir e depois cera comun...fica sem nenhum arranhão. Olhe o detale da ferragem de fixação, como eu não consegui copiar da MRA:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O detalhe é que a fixação, depois de matutar muito e ficar com medo de furar e quebrar a bolha original, optei por fazer um teste com....fita dupla-face. Pode acreditar...um pedaço mínimo foi suficiente...já botei 200 por hora e nem se mexe...ficou bem firme.
Mas como toda cola, convém sempre conferir antes e sair com a moto, e deixar um pedaço embaixo do banco pra emergencia.
Se precisar tirar, é só esquentar com secador de cabelo e puxar.
Melhoras observadas: Notei que o ar passa mais por cima sim...mas ainda pega um pouco no capacete. Mas melhora...o que mais notei, foi que antes, o vento pegava e ficava empurrando os meus ombros...e agora parece que tirou essa pressão, além de livrar um pouco o capacete.
Valeu pois não foi difícil de fazer e foi barato.

Com relação aos protetores de mão: São da DL650 Vstrom...peguei a idéia nesse fórum texano também. É praticamente plug&play na bandit...só precisa fazer um pequeno corte na esquerda, pois a V-strom a embreagem é com cabo...e a bandit é hidráulica.
Uma das melhores coisas que já coloquei na moto nos últimos tempos...recomendo muito. Resolve o teu problema de luva no inverno em 50%...como é o ar que gela a tua mão, se não tiver vento pegando nela, já é melhor.
O problema: Até onde sei, esse acessório é difícil de achar por aqui e caro (acho que uns 350 pila). No meu caso, a minha irmão trouxe pra mim do reino unido, depois de conseguir fazer ela achar uma loja de motos...lá fora é barato...uns 50 dolares no máximo.

T+
Responder