Tutorial afastador de alforge caseiro para NH6-fotos

Grupo de discussão geral sobre motos.
Cleber
Roda Presa

Tutorial afastador de alforge caseiro para NH6-fotos

Mensagem por Cleber »

Como alguns já sabem recentemente adquiri uma NH6. Eu e a patroa gostamos de viajar de moto e nós já estamos nos preparando para próxima viagem. Eu estava interessado em um afastador de alforge, mas os preços que eu pesquisei achei um absurdo o valor de dois pedacinhos de ferro, então, resolvi tentar fazer um e para minha surpresa ficou melhor que eu imaginei, se eu soubesse que ia ficar assim eu teria feito um passo-a-passo melhor. Adaptei no bagageira da roncar.
Eu sei que alguns vão falar que matei a moto, bauleto é feio e coisa e tal, mas eu uso para viagens e uma viagem com duas pessoas esses acessórios são essenciais. Para viagens eu não ligo para beleza e sim para praticidade, se bem que eu achei que ficou bem legal. O melhor de tudo que o custo para mim ficou zero pq eu já tinha tudo em casa, mas eu acho que não passa de 30 reais.
Então vamos para as fotos.

Mateiral utilizado, tubo com 1,20m repartir em dois pedaços de 60 cm esse tubo dá para conseguir com qualquer serralheiro para não ter que comprar um peça inteira, um pedaço de vergalhão para dá mais sustentação nos afastadores talvez não precisa, mas para dá mais reforço resolvi colocar, esse vergalhão encontra um pedaço em qualquer construção, são aqueles ferros para fazer coluna, spray preto fosco aproximadamente 12 reais, se possível um toco :lol: para apoiar e bater se tiver tbm pode usar um morça, marreta e um arco e cerra, não tem na foto mas usei uma furadeira para fazer os furos e um esmeril para arrendondar as pontas.
Imagem

Usar o pedaço de tubo de 60cm com a marreta e usando algo para apoiar amassar a ponta do tubo aproximadamente 3cm, sempre bater no mesmo lado, não ficar batendo de um lado e do outro, para o amassado fica de um lado e do outro reto, na ponta amassada entortar um pouco para afastar da carenagem.
Imagem

Medir 4,5cm do final da parte amassa e entortar no mesmo sentido, é para medir apartir do final do amassado e não no começo.
Imagem

Medir 9cm e entortar para trás, sentido da garupa.
Imagem
Agora basta amassar a ponta que vai na parte de trás e medir os furos e furar.

Olha o resultado sem o acabamento.
Imagem

Imagem

Fiz dois furos para colocar um reforço, para colocar enfia um lado antes de colocar o espaçador depois coloca o outro espaçador com o reforço no lugar
Imagem

Imagem

Agora vamos para o acabamento.
spray automotivo preto fosco
Imagem

Usei o primeiro parafuso do bagageiro e o furo no final que já vem nele, comprei dois parafusos com arruela, porca e arruela de presão nas casa dos parafuso por R$0,60
Imagem

Pintado
Imagem

Imagem

Resultado final
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não atrapalhou retirar o banco.
Imagem

Imagem

agora com todo equipamento.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

É isso aí, minha explicação foi mais com fotos pq como eu disse eu não sabia que ia dá certo.

Eu tbm vou usar uma bolha, mas pelo visto vou usar a que eu usava na twister pq 500 contos numa para hornet tb acho complicado, e como é somente para viagens não ligo se vai ficar bonito, depois posto fotos com a moto preparada para viagem, inclusive com a bolha. ;-) ;-) ;-)
Editado pela última vez por Cleber em 03 Jul 2010, 16:45, em um total de 1 vez.
O consorcio da minha hornet está me matando de ansiedade
Minha ansiedade acabou fui contemplado dia 26/05/2010 uuuuuuuuuuuuup
victorinox
Roda Presa

Re: Tutorial afastador de alforge caseiro para NH6-fotos

Mensagem por victorinox »

Visualmente ficou muito bom Cleber, agora em termos de segurança só o uso vai dizer.
Só fico meio preocupado se dobrar na base da marretada não compromete a estrutura do tudo.

Depois poste as impressões sobre o "kit de suporte" pra gente ;-)

Abraço
-----------------------------------------------------
homo sum et nihil humani a me alienum

STX 200cc Trail
28.000 km e contando
------------------------------------------------------
crique_aqui
Motoqueiro

Mensagem por crique_aqui »

Eu gosto assim, bom e barato. :lol:

Só ficaria preocupado com uma possível sobrecarga do sub-chassi.

Não seria o caso colocar um reforço vindo do bagageiro até as pedaleiras do garupa?

É só uma sugestão.
Cleber
Roda Presa

Mensagem por Cleber »

victorinox escreveu:Visualmente ficou muito bom Cleber, agora em termos de segurança só o uso vai dizer.
Só fico meio preocupado se dobrar na base da marretada não compromete a estrutura do tudo.

Depois poste as impressões sobre o "kit de suporte" pra gente ;-)

Abraço
Eu fiz alguns testes e é muito resistente, aguenta muito bem a força lateral. Eu acho que para ficar melhor basta substituir o vergalhão por um tubo fino pq é mais difícil entortar, mas depois que eu usar vou postar a impressão ;-)
Cleber
Roda Presa

Mensagem por Cleber »

crique_aqui escreveu:Eu gosto assim, bom e barato. :lol:

Só ficaria preocupado com uma possível sobrecarga do sub-chassi.

Não seria o caso colocar um reforço vindo do bagageiro até as pedaleiras do garupa?

É só uma sugestão.
Muito obrigado é uma ótima sugestão, eu acho que incluir um tubo resistente encaixado no segundo furo atrás do bagageiro até a pedaleira vai ficar bom, agora tem que ser um tubo com uma chapa mais grossa. Vor tentar fazer. ;-)
Eu tbm verifiquei a capacidade da moto é de 188kg e juntando o meu peso, da minha esposa e da bagagem não vai passar. Eu já considerei uma diferença para maior pq o bauleto fica mais atrás então força mais, mesmo assim não vai passar da capacidade da moto
Editado pela última vez por Cleber em 03 Jul 2010, 17:41, em um total de 1 vez.
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

mas pq precisava do afastador? achei que só motos com escape em cima que precisavam ter isso. na minha moto uso alforge sem afastador mesmo.
crique_aqui
Motoqueiro

É bom ficar claro que esse tipo de projeto não deve ser feito aleatoriamente e exige alguma noção de engenharia.

Cuidado para não transferir energia para pontos da estrutura que não foram projetados para suportar tal esforço. Certa feita, uma rosca do escapamento da minha antiga Sahara espanou e não fiz o reparo. O resultado foi a quebra do quadro numa região que eu nem sonhava que poderia ser afetada.

Se ligue, o barato pode sair caro. ;-)
Cleber
Roda Presa

Mensagem por Cleber »

zulay escreveu:mas pq precisava do afastador? achei que só motos com escape em cima que precisavam ter isso. na minha moto uso alforge sem afastador mesmo.
Sem afastador o alforge fica pra dentro e raspando na carenagem e arranhando e pode escorregar e entrar na roda, então, para evitar isso é bom amarrar o alforge no afastador. ;-)
Editado pela última vez por Cleber em 03 Jul 2010, 17:12, em um total de 1 vez.
crique_aqui
Motoqueiro

zulay escreveu:mas pq precisava do afastador? achei que só motos com escape em cima que precisavam ter isso. na minha moto uso alforge sem afastador mesmo.
Eu uso na minha tb, mas arranhou a bosta da rabeta.

E no caso da NH6, a área onde o alforge fica apoiado é estreita, podendo o bicho escorregar e entrar em contato com a roda, como aconteceu com o deco.
Cleber
Roda Presa

Mensagem por Cleber »

crique_aqui escreveu:É bom ficar claro que esse tipo de projeto não deve ser feito aleatoriamente e exige alguma noção de engenharia.

Cuidado para não transferir energia para pontos da estrutura que não foram projetados para suportar tal esforço. Certa feita, uma rosca do escapamento da minha antiga Sahara espanou e não fiz o reparo. O resultado foi a quebra do quadro numa região que eu nem sonhava que poderia ser afetada.

Se ligue, o barato pode sair caro. ;-)
Fiz me embasando no modelo da give, eu não vejo problemas pq não vai peso, nessa caso o peso maior está nas cintas que vão em cima do banco, então, é somente para afastar o alforge e para esse fim com certeza suporta, não server para prender baú lateral. ;-)
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

crique_aqui escreveu:
Eu uso na minha tb, mas arranhou a bosta da rabeta.

E no caso da NH6, a área onde o alforge fica apoiado é estreita, podendo o bicho escorregar e entrar em contato com a roda, como aconteceu com o deco.
entendi. ;-)

na bandit o banco é bem largo, e encho de contact tb toda a vez que vou usar o alforge e amarro bem na pedaleira dai não tem galho, mas realmente o afastador é uma segurança a mais. ;-)
crique_aqui
Motoqueiro

Cleber escreveu:
Fiz me embasando no modelo da give, eu não vejo problemas pq não vai peso, nessa caso o peso maior está nas cintas que vão em cima do banco, então, é somente para afastar o alforge e para esse fim com certeza suporta, não server para prender baú lateral. ;-)
Eu estava me referindo ao reforço que sugeri. Se vc fizer muito rígido pode tranferir a vibração do bagageiro para o bacalhau, então ele pode não suportar e trincar. E se não colocar nada, pode trincar o quadro da moto. Posso até estar dizendo bobagem, mas é bom vc pesquisar sobre isso.

Veja que o afastador da Givi tem o apoio nas pedaleiras, porém as barras do rack parecem ser mais longas, o que distribui melhor o peso.

Imagem
Cleber
Roda Presa

Mensagem por Cleber »

crique_aqui escreveu:
Cleber escreveu:
Eu estava me referindo ao reforço que sugeri. Se vc fizer muito rígido pode tranferir a vibração do bagageiro para o bacalhau, então ele pode não suportar e trincar. E se não colocar nada, pode trincar o quadro da moto. Posso até estar dizendo bobagem, mas é bom vc pesquisar sobre isso.

Veja que o afastador da Givi tem o apoio nas pedaleiras, porém as barras do rack parecem ser mais longas, o que distribui melhor o peso.

Imagem
Valeu pela observação ;-) mas e justamente isso que estou falando a diferença é que o da givi também serve para prender baúleto lateral o meu não, eu tbm estou observando a capacidade da moto que é de 188kg e de acordo com meus cálculos ainda não passei dessa capacidade incluindo meu peso, da minha esposa e da bagagem, mas sua sugestão e bem vinda ainda mais que esse é meu primeiro projeto e apartir de observações como a sua é que posso melhorar o próximo, então toda abservação é bem vinda. Pretendo fazer um suporte para baú lateral, mas aí vou usar outros tubos e solda tbm. ;-) ;-) ;-) ;-)
crique_aqui
Motoqueiro

Então manda brasa e depois mostra o resultado pra gente. ;-)
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Parabéns MESMO! Tmb sou como ti, prefiro eu mesmo meter a mão na massa. E tmb sempre fico um tempão estudando o assunto, pra naum fazer besteira.

Se naum me engano, tem um tutorial em algum lugar porae de como fazer uma máquina de entortar canos, assim naum teria q dobrar.
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Cleber
Roda Presa

Mensagem por Cleber »

dbsmsx escreveu:Parabéns MESMO! Tmb sou como ti, prefiro eu mesmo meter a mão na massa. E tmb sempre fico um tempão estudando o assunto, pra naum fazer besteira.

Se naum me engano, tem um tutorial em algum lugar porae de como fazer uma máquina de entortar canos, assim naum teria q dobrar.
Eu acho que também vi esse tutoria, se não me engando era feito com roldanas.Vc me lembrou bem a respeito do curvador de tubo, eu pesquisei e achei um interessante no ML o preço tbm achei bom, uma máquina dessa é bem útil. Eu gosto de inventar, eu tenho policorte, máquina de solda e outras coisinhas, não trabalho com isso, mas como eu disse gosto de tentar. Se tiver mais alguma idéia fique a vontade para postar ;-)

link do curvador: [URL= http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 6-e-38-_JM[/URL]
Cezar
Novato

Mensagem por Cezar »

Vou fazer um destes para minha H6, estava mesmo pensando em comprar um.
Vlw pela dica
r_ito84
Roda Presa

Mensagem por r_ito84 »

Parabéns! Aprovadíssimo!
Roberto Ito
GS 500E 08/09
vinimotta
Novato

Mensagem por vinimotta »

Parabéns pelo invento.
Quanto ao comentário de rachar quadro, maior fixação, tb acho quase que impossível acontecer, uma vez realmente o peso parece ficar sobre o banco, e não sobre o "afastador" de alforge.
Sugiro a colocação de alças de velcro no alforge (duas de cada lado) para segurá-lo no afastador e não ficar balançando em pisos irregulares (pouco comuns no país).
Simples, barato, bonito e útil. Agora só falta registrar a patente...hehehe

Abraço
ViniMotta
FFRibeiro
Motociclista

Mensagem por FFRibeiro »

Ficou ótimo: Simples e discreto.
Demo escreveu:se tudo na vida tu for fazer conta pra fazer, nunca irá fazer nada e ainda assim não terá economizado nenhum dinheiro!!!

Se te faz feliz, pega o carro, vá ver a peça, jante fora e volte pra casa rindo. As contas terá que pagar do mesmo jeito.
Responder