Trails "de verdade" pra usar na rua (Husq 510/610 e GasGas)
Re: Trails "de verdade" pra usar na rua (Husq 510/610 e GasGas)
Vindo de vc , espero que seja um elogio, Saurus, (malditos emoticons!), pois em que pesem as nossas divergências, considero muito algumas de suas opiniões.Saurus escreveu:pretti, tu é uma figuraça!!!! Antológica!!!![]()
Bom saber, GaúchoGaucho escreveu:os aros DID "japoneses" são de ferro...........os originais da XT 600 96/97 em diante, são Eninco (nacionais de alumínio)Marcus DT escreveu:!! Não troco minha XT com motor japonês, aros DID, etc por uma nacional nem a pau.
Tive 6 XTs 600 nacionais e te digo................a moto é nota 10
e SNME o motor e os carburadores vem direto do Japão
Vamos voltar ao assunto do tópico, ehehe
!!!
Quem aí já fez trilha com essas gringas 4T com mais de 500cc? Lógico que não deve chegar nem perto de uma CR/KX 500 2T (não se fazem mais motos moto antigamente
), mas já dá pra sentir uma pressãozinha também? São motos que dá pra tocar na boa, ou é difícil ficar em cima?
Faz tempo que não sinto a emoção que senti pela primeira vez que subi numa 2T... espero sentir isso quando andar numa SRAD1000 pelo menos
!!
Abs,
Marcus DT
Quem aí já fez trilha com essas gringas 4T com mais de 500cc? Lógico que não deve chegar nem perto de uma CR/KX 500 2T (não se fazem mais motos moto antigamente
Faz tempo que não sinto a emoção que senti pela primeira vez que subi numa 2T... espero sentir isso quando andar numa SRAD1000 pelo menos
Abs,
Marcus DT
Marcus, já andei em TE570 e TE510. Ambas as motos são fortes, mas tem tanta baixa que te permitem uma tocada de tiozão como te permitem botar pra lascar.Marcus DT escreveu:Vamos voltar ao assunto do tópico, ehehe!!!
Quem aí já fez trilha com essas gringas 4T com mais de 500cc? Lógico que não deve chegar nem perto de uma CR/KX 500 2T (não se fazem mais motos moto antigamente), mas já dá pra sentir uma pressãozinha também? São motos que dá pra tocar na boa, ou é difícil ficar em cima?
Faz tempo que não sinto a emoção que senti pela primeira vez que subi numa 2T... espero sentir isso quando andar numa SRAD1000 pelo menos!!
Abs,
Marcus DT
Aliás, qualquer moto 4T será assim. Mesmo as 450 de mx são assim. Elas andam o que a sua vontade e disposição permitem. Se vc anda pouco, a moto vai andar pouco e tranquila. Se vc é um monstro no acelerador, pode acelerar que elas tem saúde e disposição para satisfazer a mão pesada.
Esquece esse negócio de que é "indomável". É indomável se vc quiser andar como piloto pró sendo piloto roia!
- Saurus
- Mito
É o meu caso.Gelous escreveu:Marcus, já andei em TE570 e TE510. Ambas as motos são fortes, mas tem tanta baixa que te permitem uma tocada de tiozão como te permitem botar pra lascar.Marcus DT escreveu:Vamos voltar ao assunto do tópico, ehehe!!!
Quem aí já fez trilha com essas gringas 4T com mais de 500cc? Lógico que não deve chegar nem perto de uma CR/KX 500 2T (não se fazem mais motos moto antigamente), mas já dá pra sentir uma pressãozinha também? São motos que dá pra tocar na boa, ou é difícil ficar em cima?
Faz tempo que não sinto a emoção que senti pela primeira vez que subi numa 2T... espero sentir isso quando andar numa SRAD1000 pelo menos!!
Abs,
Marcus DT![]()
Aliás, qualquer moto 4T será assim. Mesmo as 450 de mx são assim. Elas andam o que a sua vontade e disposição permitem. Se vc anda pouco, a moto vai andar pouco e tranquila. Se vc é um monstro no acelerador, pode acelerar que elas tem saúde e disposição para satisfazer a mão pesada.
Esquece esse negócio de que é "indomável". É indomável se vc quiser andar como piloto pró sendo piloto roia!
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
-
Jota
Pretti, olha pro fundo da vstrom. Tá vendo ali o filtro de óleo?
Tá vendo também o radiador de óleo?
Aí vc diz que sua vstrom saiu "inteirassa" das trilhas.
Foi alguma coisa além de PURA SORTE?
Ou vc tem como desviar as pedras com a força do pensamento?
Olhe de novo as fotos antes de falar a bobagem que vstrom, xt e super estão no mesmo saco.
Uma moto apropriada pra andar na terra tem essa configuração do cárter? Filtro de óleo e radiador de óleo naquela posição?
Esqueça por um momento que vc é o mestre e me apresente um argumento razoável pra andar na terra com essa configuração de motor, coletor, filtro e radiador.
Tô esperando.
Olhe bem a parte de baixo do motor, ok?

Ou vc tem como desviar as pedras com a força do pensamento?
Olhe de novo as fotos antes de falar a bobagem que vstrom, xt e super estão no mesmo saco.
Uma moto apropriada pra andar na terra tem essa configuração do cárter? Filtro de óleo e radiador de óleo naquela posição?
Esqueça por um momento que vc é o mestre e me apresente um argumento razoável pra andar na terra com essa configuração de motor, coletor, filtro e radiador.
Tô esperando.

Gelous, deixa eu completar, embora sua experiência recente com as 4T seja maior. Também pilotei a TE 570 e por um certo xiitismo saudosista, torci um pouco o nariz com saudades das "minhas" 250 2T.Gelous escreveu:Marcus, já andei em TE570 e TE510. Ambas as motos são fortes, mas tem tanta baixa que te permitem uma tocada de tiozão como te permitem botar pra lascar.Marcus DT escreveu:Vamos voltar ao assunto do tópico, ehehe!!!
Abs,
Marcus DT![]()
Acho que a tocada na 4T ficou muito fácil pra quem quer despejar até média potência. Fácil de corrijir, tirar e por acelerador, sem aquela coisa lôca de concentração total das 2T brutas.
Só me lembro de uma 4T mais indigesta pra novatos que era a Yamaha WR450, que deixava meus colegas enervados em trilha de sufôco pela combinação peso-dificuldade de re-partida-dificuldade de controle de arrancada.
No mais, como disse o Gelous é só sossego.
Bobagem ter medo das brutas! É como não subir numa Srad 1000 achando que na primeira curva ao abrir ao acelerador (ainda que de forma dócil) vai te jogar no chão.
Isso se chama TALENTO.Jota escreveu:Pretti, olha pro fundo da vstrom. Tá vendo ali o filtro de óleo?
Ou vc tem como desviar as pedras com a força do pensamento?![]()
E a vstrom a que se refere é provavelmente a 650, sem proteções.
A V-Strom não é apropriada, a princípio; já discutimos isso dois ou três anos atrás quando comprei a minha e comparei-a a uma KTM950 na qual eu havia andando (do Rômulo-MotoStreet). Mas, veja bem, bastam algumas cautelas e protetores em alumínio que qualquer treieiro com um ano de experiência saberia improvisar ou colocar nos locais vulneráveis se o propósito for esse. Aliás, não é a toa que vários conhecidos meus foram para o Ushuaia e Atacama tomando as devidas cautelas e instalando os acessórios necessários - normal para uma aventura dar certo ao final.Jota escreveu: Olhe de novo as fotos antes de falar a bobagem que vstrom, xt e super estão no mesmo saco.
Tô esperando.
Seguindo nessa mesma toada, reafirmo que também a Super não irá muito mais longe numa empreitada séria dentro do mato. Não adianta ela apresentar melhores rodas, raios, escape com proteção, cárter protegido, etc. se tudo isso resulta numa moto de mais de 200 kg em movimento. Isso no off-road é um denominador comum, quer dizer nivela todas elas por baixo. Eu fiquei uma hora exatamente pra levantar minha V-Strom do chão naquela trilha do Cristo! A Super tem 195 kg a seco, mais aquele big tanque dela vai pra uns 230 kg. Isso é uma excrescência no trail!
Portanto, dito de outra forma, nenhuma delas sairá do outro lado do córgo e subirá a ribanceira enlameada a não ser pelo fator que será o grande diferencial: O PILOTO.
Veja a proteção em plástico na VStrom 1000 para o cárter e escape. Essa da sua foto deve ser uma 650...

-
Jota
Tá bom, Pretti, a proteção DE PLÁSTICO ali vai proteger o filtro.pretti escreveu:Veja a proteção em plástico na VStrom 1000 para o cárter e escape. Essa da sua foto deve ser uma 650...
Tudo bem.
Mas vc tá vendo um radiador de óleo EXATAMENTE no rumo de todas as pedras que a roda da frente vai jogar?
E vc reparou também a distância do chão, igual à de uma naked? Isso vai fazer que o coletor, SEM PROTEÇÃO, esteja sempre batendo no fundo, principalmente pq a distância entre-eixos é enorme, ao contrário de qualquer moto com proposta on-off.
Depois reclama quando digo que vc é teimoso!
Mas afinal, Jota, qual o seu ponto?
Vc quer desqualificar a Strom como uma moto viável - eventualmente - no off-road?
Vc quer desqualificar a Strom em relação a Super, subentendendo-se aí que esta última seria a moto adequada.
Vc quer dizer que a Super é uma moto pronta para o off-road que resolveria o problema do Marcus, sem maiores problemas e gastos adicionais?
Estou vendo insistência em demasia da sua parte num tema que é simples demais, em vista da quantidade de experiências que tive nessas motos.
Quer me dar uma Super para fazer trail?
Vc quer desqualificar a Strom como uma moto viável - eventualmente - no off-road?
Vc quer desqualificar a Strom em relação a Super, subentendendo-se aí que esta última seria a moto adequada.
Vc quer dizer que a Super é uma moto pronta para o off-road que resolveria o problema do Marcus, sem maiores problemas e gastos adicionais?
Estou vendo insistência em demasia da sua parte num tema que é simples demais, em vista da quantidade de experiências que tive nessas motos.
Quer me dar uma Super para fazer trail?
-
Jota
Tive as duas motos e te digo que strom e super não tem nada a ver.pretti escreveu: Vc quer desqualificar a Strom em relação a Super, subentendendo-se aí que esta última seria a moto adequada.
Esse é o ponto, não dá pra embalar as duas no mesmo saco.
Uma é uma moto on-off, versátil.
A outra, vstrom, é moto pra asfalto ou estradas de terra.
XT600, teneré e super fazem parte de um gênero de moto.
Vstrom, tdm, nova tiger fazem parte de outro gênero.
Tem gente que anda na terra até de r1, mas não é o uso apropriado.
Marcus quer andar eventualmente em lama, areia, trilhas leves e cascalho.
Pra isso o razoável é esquecer de pronto a vstrom.
Esse é ponto.
Agora sim.Jota escreveu:Tive as duas motos e te digo que strom e super não tem nada a ver.pretti escreveu: Vc quer desqualificar a Strom em relação a Super, subentendendo-se aí que esta última seria a moto adequada.
Esse é o ponto, não dá pra embalar as duas no mesmo saco.
Uma é uma moto on-off, versátil.
A outra, vstrom, é moto pra asfalto ou estradas de terra.
XT600, teneré e super fazem parte de um gênero de moto.
Vstrom, tdm, nova tiger fazem parte de outro gênero.
Tem gente que anda na terra até de r1, mas não é o uso apropriado.
Marcus quer andar eventualmente em lama, areia, trilhas leves e cascalho.
Pra isso o razoável é esquecer de pronto a vstrom.
Esse é ponto.
Talvez deixando me levar pelo meu grau de experiência tratei de colocá-las em pé de igualdade, mas numa análise mais racional e detalhista e ou ainda considerando o mesmo piloto para ambas as motos, você tem um bom argumento a seu favor.
Mas eu supunha que o Marcus tivesse experiência suficiente pra encarar umas maluquices, tal qual eu fiz. Lembro-me de ele ter feito relatos de umas aventuras bem ousadas, anos atrás aqui no m@d .
Ademais, o que eu não poderia deixar prevalecer era a consequência extraída em seu raciocínio, ou seja a noção de que V-Strom = CB500/Bandit andando na terra ou trilhinhas leves, colocando-as no mesmo saco. Isso sim seria um sacrilégio!
Jsamuel, o assunto se perdeu pelos demais POST... mas procede o fato do escalonamento de marchas da XT66 influenciar na trepidação do sistema de transmissão - motos com menores cc (mono) também o fazem em baixa marcha rotação alta. Precisa somar outras características, esta é uma delas.jsamuel escreveu:Pois é mas tirando isso que é notório nessas motos MONO, no restante, manutenção, conforto, posição de pilotagem, estilo ON/OFF ou um ou outro, e demais "penduricalhos", digo isso porque vi uma aqui antes de ontem e fiquei curioso.
Andei de XT 660R pela primeira vez semana passada, realmente o que falaram é vero, a moto vibra um bocado é como se tivesse numa Tornado com MOTORZÃO, porém, achei a suspa macia, e achei confortavel a posição de pilotagem, e super tranquila pra pilotar na cidade, maneavel, etc, outra coisa que senti falta foi de proteção aerodinamica.
Agora, uma coisa ruim mesmo é o escalonamento das marchas, putz, tem que reduzir sempre em baixa velocidade senão a moto fica dando "soquinho".
Some na XT66 alguns limites de gerenciamento da injeção... algo a ser aprendido caso a HUSQ 610ie transmita alguma característica semelhante pela proposta de uso - seriam dois motores a serem comparados para saber qual roda mais linear.
A G650GS roda melhor mas a moto tem outra proposta e isto influencia no quesito lisura do motor - alem do sistema de gerenciamento da injeção.
A bem da verdade já rodo há 47000 km com a XT66... o comentário sobre o buraco da injeção serve para aprendizado, pois a moto é bastante pratica para o ON (viagem) e o OFF (leve) - moto tipo pato (faz nada direiro, mas faz quase tudo).
Abs
Eu ainda desconfio que não é escalonamento, mas um "bug" do sistema de gerenciamento da V-Strom que causa essa hesitação entre a marcha lenta e 2.000 giros. No caso da XT660 não saberia dizer.Barah escreveu:Jsamuel, o assunto se perdeu pelos demais POST... mas procede o fato do escalonamento de marchas da XT66 influenciar na trepidação do sistema de transmissão - motos com menores cc (mono) também o fazem em baixa marcha rotação alta. Precisa somar outras características, esta é uma delas.jsamuel escreveu:Pois é mas tirando isso que é notório nessas motos MONO, no restante, manutenção, conforto, posição de pilotagem, estilo ON/OFF ou um ou outro, e demais "penduricalhos", digo isso porque vi uma aqui antes de ontem e fiquei curioso.
Andei de XT 660R pela primeira vez semana passada, realmente o que falaram é vero, a moto vibra um bocado é como se tivesse numa Tornado com MOTORZÃO, porém, achei a suspa macia, e achei confortavel a posição de pilotagem, e super tranquila pra pilotar na cidade, maneavel, etc, outra coisa que senti falta foi de proteção aerodinamica.
Agora, uma coisa ruim mesmo é o escalonamento das marchas, putz, tem que reduzir sempre em baixa velocidade senão a moto fica dando "soquinho".
Some na XT66 alguns limites de gerenciamento da injeção... algo a ser aprendido caso a HUSQ 610ie transmita alguma característica semelhante pela proposta de uso - seriam dois motores a serem comparados para saber qual roda mais linear.
A G650GS roda melhor mas a moto tem outra proposta e isto influencia no quesito lisura do motor - alem do sistema de gerenciamento da injeção.
Pretti, depende da interpretação... a DL1000 é projeto velho - a dúvida seria sanada se e quando for lançado o novo motor de 1 litro. A DL650 é motor menor e tem dispositivos ausentes na 1 litro - pra começar uma borboleta motorizada.pretti escreveu:Barah escreveu:jsamuel escreveu:Pois é mas tirando isso que é notório nessas motos
Eu ainda desconfio que não é escalonamento, mas um "bug" do sistema de gerenciamento da V-Strom que causa essa hesitação entre a marcha lenta e 2.000 giros. No caso da XT660 não saberia dizer.
A XT66 também é limitada no montante de dispositivos utilizados para controlar o motor.
Abração
-
Jota
boa descrição da xt660Barah escreveu: moto tipo pato (faz nada direiro, mas faz quase tudo).
Abs
Até hoje, a mais perfeita descrição que já vi da XT660!Jota escreveu:boa descrição da xt660Barah escreveu: moto tipo pato (faz nada direiro, mas faz quase tudo).
Abs
Embora todos os proprietários queiram nos fazer crer que ela é ótima em tudo.
Bom Jota não ter atirado uma pedra... pois moto mesmo e a XT600 nehJota escreveu:boa descrição da xt660Barah escreveu: moto tipo pato (faz nada direiro, mas faz quase tudo).
Abs
Se lançarem a Ténéré 66 já deixaria muitos clientes supridos com o que falta na XTR... mas aqui descamba para uma estória longa e foge ao tópico. Até o fim o ano a yamaha se define com a novela.
[media][/media]
Dá-lhe tecnologia embarcada...
Abração
Dá pra explicar melhor, Barah? Não entendi o tal "depende da interpretação".Barah escreveu:Pretti, depende da interpretação... a DL1000 é projeto velho - a dúvida seria sanada se e quando for lançado o novo motor de 1 litro. A DL650 é motor menor e tem dispositivos ausentes na 1 litro - pra começar uma borboleta motorizada.pretti escreveu:Barah escreveu:jsamuel escreveu:Pois é mas tirando isso que é notório nessas motos
Eu ainda desconfio que não é escalonamento, mas um "bug" do sistema de gerenciamento da V-Strom que causa essa hesitação entre a marcha lenta e 2.000 giros. No caso da XT660 não saberia dizer.
Pretti, sou bastante cauteloso em comentários, mesmo sendo na net, onde todos escrevem com total liberdade.
Principalmente se a crítica for sobre motocicletas, autos... pois com o passar do tempo e pesquisas se aprende o real motivos das coisas serem assim.
Depende da interpretação... algumas "faltas" em máquinas podem ser características: pode ser tratado como "BUG" se assim achar melhor.
Abs
Principalmente se a crítica for sobre motocicletas, autos... pois com o passar do tempo e pesquisas se aprende o real motivos das coisas serem assim.
Depende da interpretação... algumas "faltas" em máquinas podem ser características: pode ser tratado como "BUG" se assim achar melhor.
Abs