Com que periodicidade você lava sua moto?

Grupo de discussão geral sobre motos.
RAlves
Motoqueiro

Re: Com que periodicidade você lava sua moto?

Mensagem por RAlves »

Moro em AP e nao confio em lavagem de motos em lava rapidos, resumo, lavo quando da... ultima vez quea XT viu agua foi em janeiro... hehe.

Mas se tivesse espaco e tempo, lavaria toda semana :)

Gosto de cuidar bem das minhas coisas. E desmonto a moto toda pra lavar peca a peca... pena que nao tenho como fazer isso em casa mais.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Eu lavo a moto sempre Kameraden...

As motokas são o meu principal meio de transporte. Uso-as praticamente todo dia, para visitar cllientes, para ir lecionar.
Moto suja = motoqueiro sujo, não adianta... por mais que você cuide, sempre acabará manchando uma calça, sujando um paletó, etc...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
blaugusto
Roda Presa
Contato:

Mensagem por blaugusto »

Quando chove eu ando de moto pra lavar ela!!
Imagem
"EH MACUUUUUMBA, OH CAPEEEEEEEEEEETA"
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d »

seu gato branco da africa tambem so come restos quando sobra e so toma agua quando chove!
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

Lavar?? o que é isso? }:) }:) }:)
Imagem
Barah
Roda Presa

Mensagem por Barah »

Moro em apto e começa a dificuldade: onde lavar a moto sem aplicar detergentes em excesso?

Gasto com revisões para lubrificar as articulações da moto para mais tarde tirar os lubrificantes com as lavações... em dois anos foi lavada 4 x.

Quanto aos demais itens de manutenção e inspeção procuro não ser negligente.

Sou dono de XT66 e a corrente de transmissão é uma criança merecedora de todo o cuidado. Meu caso, nunca lavo a corrente e somente lubrifico... pelo estilo de tocada e a durabilidade está de bom tamanho: 30000 km.

Abs
petrorroupe
Motociclista

Mensagem por petrorroupe »

Maggiolo escreveu:Eu lavo a cada duas semanas.

Moto nao gosta de água Imagem

Mas também ficar andando com a moto suja é phoda...por isso acho que de duas em duas semanas tá de bom tamanho.

Só que tem suas desvantagens...

Ficar molhando as pastilhas...detergente, shampoo etc nas pastilhas e discos é flórida...

Quem vive em cidade litorânea vive naquele dilema...lavar evita ferrugem mas por outro lado você acaba molhando partes que nao dá pra secar...aí a ferrugem se instala naqueles buracos...

Qual é a periodicidade ideal?
Eu acho que o mais correto é quando você achar necessario, não importando o tempo que leve entre um lavagem e outra, só não podemos deixa de lado a manutenção periodica principalmente com relação a corrente para que se mantenha sua vida util. ;-)
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon." 😎 👻🏍️💨✊🏻
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Eu lavo as minhas motos sempre, todos os dias....

Que chove. E muito. A moto fica limpinha. :lol:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Anzolim
Dinossauro

Mensagem por Anzolim »

Quando a muié proíbe de entrar com a moto ou o carro na garagem, é porque tá na hora de mandar lavar...:-D :ft:
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
Maggiolo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Maggiolo »

O Dexpert disse é fundamental...e é a regra mesmo. Normalmente a galera só lubrifica a corrente quando lava...por isso, em regra, é bom lavar a moto.

O que o Tio Russo disse também é importante - moto suja...suja a roupa...e quem trabalha de terno gasta um dim-dim na lavanderia...

Mas também tem o outro lado da moeda...quando o cara que lava a motoca exagera nos óleos e cremes de embelezamento...aí a moto fica toda melecada...
Imagem
LIBERDADE É PASSAR A MÃO NA BUNDA DO GUARDA...
blaugusto
Roda Presa
Contato:

Mensagem por blaugusto »

williampk3d escreveu:seu gato branco da africa tambem so come restos quando sobra e so toma agua quando chove!
uhahauhuahahuahuahuhahua... mais ou menos isso...
A comida tá lá...

Mas ela é budista ou sei lá o quê... vive de luz do sol!
Imagem
Alvaro
Novato

Mensagem por Alvaro »

Bahh tomei um cagaço ao começar a ler o topico, todo mundo dizendo que não se deve lavar a moto com frequencia.

Vou falar, eu lavo o carro e a moto. O carro hoje em dia mando mais em lava-rapido (que de rapido hoje nao tem mais, 2h em média) pois cansei um pouco de cuidar pessoalmente do carro como eu fazia antes.

Quanto a moto, eu lavo 1 ou 2 vezes por semana em época de chuva e senão é uma vez por semana, as vezes relaxo e chega a uns 10 dias ou 15 dias sem lavar, mas é dificil.

Bom ,mas vou explicar minha lavagem, não estou metendo a mangueira nela não, só lavo quando ela esta fria , geralmente antes de sair. E dizer que lavar é para que não gosta de moto, no meu caso não confere eu estou de carro novo na garagem, minha moto é muito desconfortavel para o dia a dia e mesmo assim gosto de ir trabalhar com ela só para curtir o caminho mesmo numa cidade como são paulo, só sinto mais prazer de curtir ela limpinha e do modo que gostei quando vi ela na loja, brilhando. Mesmo que a previsao do dia seja chuva. Eu alterno nos tipos de lavagens , de modo a não ter que meter jato d'agua nela em todas as lavagens. Em geral ela esta limpa mas para tirar a poeira que acumula em questao de 12h numa cidade como São Paulo, eu uso uma esponja especial molhada e tiro a poeira (de modo que nao risque a pintura) depois outra esponja com o produto que limpa e desengordura neutro e diluido em agua, ai depois seco com um pano decente que não risca. E depende do dia um auto brilho da 3M. E uma vez a cada 30 ou 40 dias mando numa loja especializada em lavagem, com agua quente etc.. estes cuidam da lubrificaçao da corrente também e das borrachas ,tubos ,fios etc... caprichado mesmo. Ou no MB pimenta aqui no alto da lapa ou no Frances ali em perdizes. Fora que nessas minhas lavagens faço a inspeçao dos nives de fluido e oleo e lubrificaçao das partes, já levo completar o tanque e calibrar os pneus, pois a moto bébe bem viu então estou sempre no posto completando pelo caminho.
Predator
Motoqueiro

Mensagem por Predator »

EduLeitão escreveu:"the expert", nao lavo a moto com tanta frequencia porque nao tem como, mas isto nao me impede de checar lubrificacao, estado das pastilhas, oleo e afins toda semana, e ate mesmo lubrificar depois de uma chuva maior ou algo do tipo... cada caso um caso... sua moto nao eh descartavel como acho que praticamente de ninguem aqui deve ser, afinal se é pra rasgar dinheiro a formas melhores do que simplesmente torrar numa moto....
x2 ;-)
Imagem
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Eu lavo so quando vou vender ela.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Eita que esse assunto rende pano pra manga... Bem, tudo na vida em excesso faz mal, não poderia ser diferente com a lavagem de motos. Deve-se ter em mete qual o uso e ambiente que uma moto está engajada, isso numa situação ideal. Infelizmente nem todos podem cuidar de sua moto como deseja (mora em apto por exemplo). Cada pessoa também tem seus conceitos e seus vícios, a exemplo do que se usar pra lubrificar corrente, óleo ou graxa? pimba, deixa pra lá... hehehe..

Então, como moro a 50m do mar, sou obrigado a manter uma frequencia nas lavagens, visto que a maresia não perdoa. Evito o máximo de água possível, primeiro pelo fato da consciência, segundo pelos prejuizos que água em excesso causa. Uma coisa interessante é fazer frequentemente limpeza e não lavagem. Estopa, pano, WD40, cera e por ai vai. Sou muito chato com aquelas sujeiras que grudam nos cantinhos das manetes, no farol, no painel... eu sou do tipo que limpo todas as arestas destas partes... O que adianta voce meter jato forte na moto e quando for olhar os detalhes ta toda cagada...
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Sou coxinha e jaspion, então ja viu, mais importante que saber andar, saber fazer curvas etc é ter a moto limpa e equipamentos que combinam com a moto etc, por isso, depois do role de hoje (role poser) eu lavei a moto e lavo religiosamente apos cada role, ou seja, andou lavou.
Não se preocupe, se souber lavar vc pode lavar sempre.
Alias, hj ate encerei as rodas da minha Suzi, rsrsrs
B-King Of The Urban Jungle
blaugusto
Roda Presa
Contato:

Mensagem por blaugusto »

dexpert escreveu:Lavar a moto não é só uma preocupação cosmética.
Quem não lava a moto, provavelmente não cuida da lubrificação da corrente e relação (a cada 500 a 800 KM no mínimo) . não se preocupa com o estado e/ou manutenção dos freios (os dutos tem vida útil e o fluido de freio também, alem de ser higrotópico).
Minha moto tá suja!!

Mas a mecanica está perfeita.
Corrente sempre esticada e lubrificada, filtro sempre verificado, olho daqui e dali atras de ponto de ferrugem, pneus calibrados...
Faço todo sábado de manhã sem falhas!!

E, pelo pouco que conheço o forum, quase todos os que dizem não lavar a moto com periodicidade cuidam bem da mecanica da motoca como eu!

Isso foi uma generalização muito da grosseira!! (pra não dizer uma grande besteira)
Imagem
dexpert
Roda Presa

Mensagem por dexpert »

blaugusto escreveu:
dexpert escreveu:Lavar a moto não é só uma preocupação cosmética.
Quem não lava a moto, provavelmente não cuida da lubrificação da corrente e relação (a cada 500 a 800 KM no mínimo) . não se preocupa com o estado e/ou manutenção dos freios (os dutos tem vida útil e o fluido de freio também, alem de ser higrotópico).
Minha moto tá suja!!

Mas a mecanica está perfeita.
Corrente sempre esticada e lubrificada, filtro sempre verificado, olho daqui e dali atras de ponto de ferrugem, pneus calibrados...
Faço todo sábado de manhã sem falhas!!

E, pelo pouco que conheço o forum, quase todos os que dizem não lavar a moto com periodicidade cuidam bem da mecanica da motoca como eu!

Isso foi uma generalização muito da grosseira!! (pra não dizer uma grande besteira)
Isso foi uma generalização muito da grosseira!! (pra não dizer uma grande besteira).

...
"Every time I start thinking the world is all bad, then I start seein' some people out there having a good time on motorcycles, it makes me take another look." - Steve McQueen, 1970
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

quanta merda junto de todos os lados....

Mimimigiollo,

Começa o post falando que não lava tanto e depois fala que lava 2x por mês?
Vai andar de moto caraidiasa!
NC750x

-- no donut for you! --
Maggiolo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Maggiolo »

mantabodyboarder escreveu:quanta merda junto de todos os lados....

Mimimigiollo,

Começa o post falando que não lava tanto e depois fala que lava 2x por mês?
Vai andar de moto caraidiasa!
Manta, tá doidao?
O que foi que você tomou?

Olha o que eu disse no primeiro post:
Maggiolo escreveu:Eu lavo a cada duas semanas.

Moto nao gosta de água Imagem

Mas também ficar andando com a moto suja é phoda...por isso acho que de duas em duas semanas tá de bom tamanho.

Só que tem suas desvantagens...

Ficar molhando as pastilhas...detergente, shampoo etc nas pastilhas e discos é flórida...

Quem vive em cidade litorânea vive naquele dilema...lavar evita ferrugem mas por outro lado você acaba molhando partes que nao dá pra secar...aí a ferrugem se instala naqueles buracos...

Qual é a periodicidade ideal?
E olha o que eu disse no segundo:
Maggiolo escreveu:
Nando Abreu escreveu:Bom, depende muito do clima e a sujeira.
Em tempo seco, lavo de 2 em 2 ou de 3 em 3 semanas, dependendo de quanto rodo com ela.
Lava-lava demais estraga prematuramente a pintura, os cromados e a lubrificação.
Mas em tempo chuvoso lavo toda semana, mas sempre que saio e pego chova e a moto volta toda enlamaçada, ai lavo na hora mesmo.
Eu sou exatamente assim. ;-)

Onde que tá a contradicao, Manta?

Lavo de duas em duas ou três em três semanas...depende do uso...da chuva...da sujeira...

Eu heim...é cada uma...

O cara acordou revoltado - "quanta merda junto de todos os lados...."

Ou entao tomou Santo Daime...
Imagem
LIBERDADE É PASSAR A MÃO NA BUNDA DO GUARDA...
Responder