Trails "de verdade" pra usar na rua (Husq 510/610 e GasGas)

Grupo de discussão geral sobre motos.
Gelous
Mito

Re: Trails "de verdade" pra usar na rua (Husq 510/610 e GasGas)

Mensagem por Gelous »

Saurus escreveu:
Gelous escreveu:A DRZ, certamente, é a melhor opção!

Dia-a-dia: OK! Dá pra usar tranquilamente, será tão confortável quanto uma trail qualquer. Banco fino, mas suspas excelentes, motor espertíssimo, para andar na cidade é show!

Trilhas de qualquer nível: OK! Faz qualquer trilha com desenvoltura.

Viagens: +-. Original deve ser um parto. Mas, para viagens rola de deixar um banco "preparado" só pra esse fim. Quando for viajar, taca o banco, até mesmo uma bolha, e mete bronca.

Em 12 meses do ano, creio que não viajará mais que um mês. Então, "na média" tá passando de bom.
Em 12 meses do ano, creio que não fará 2 dias de trilha. Então, "na média", tá comprando um negócio que praticamente não vai usar para a finalidade principal da moto. :lol:

Melhor mesmo ainda acho que é uma boa moto para o dia-a-dia e uma lacraia para trilhar, sem dó, sem pena, sem choro, sem vela. Moto que vai em trilha acaba ficando com aquela cara de moto de trilha (toda arranhada, descascada, plásticos lanhados, ralados, fora os entranhados de lama e barro no escapamento e demais entranhas da moto). E botar uma TE610, por exemplo, numa coisa dessas é coisa para quem tem grana sobrando e/ou o preço da motoca representa quase nada em seu orçamento. Tu vai andar no dia-a-dia numa moto com aquele aspecto de quem não lava a trocentos anos, surrada, amarrotada, desbotada, parecendo que você não cuida da moto.

Esse papo de que carro/moto coberto de lama é bonito é para quando o carro ou moto está na trilha. Se estiver rodando em cidade fica feio bagarai e um monte de piá fica escrevendo com o dedo na carroceria "lave-me", "ama-me ou deixe-me" e coisas assim.
Saurus, o ideal, como eu já concordei com vc, é realmente uma moto pro dia-a-dia e viagens e outra só pra trilha.

NO entanto, pelo que vejo o Marcus gosta de trilha, então, com uma boa moto (DRZ, por exemplo) certamente fará muito mais do que 2-3 trilhas no ano. ;-)

No mais, concordo novamente: se for usar em trilhas, não tenha dúvida que moto nenhuma ficará impecável. Terá que se acostumar a andar com moto aparentando ser destruída rsrsrs, mesmo que de mecânica seja perfeita.
Jota

Mensagem por Jota »

pretti escreveu: Jota, se a aerodinâmica não ajuda e incomoda o piloto é outra história. No que depender do motor/vibrações o piloto deve ter uma viagem mais agradável.

Mas se a DRZ for consideravelmente mais leve mudaria de idéia.
Se não me falha a memória, a DRZ vibra MENOS que a XR650. O que não deixa de ser esperado, devido ao trambolho que é um pistão de 650cc de um projeto mais que antigo. Do mesmo modo, uma CG nova vibra menos que a DRZ. Por isso não procede a questão da vibração.

Sobre a diferença de peso, essa é covardia, a DRZ pesa 119kg.

Pretti, não dá nem pra comparar, moto pro uso que o Marcus vai fazer, em custo-benefício, é DRZ. Facilidade de peças, leveza, motor muito forte (49hp), refr. líquida, excelente no off-road, robusta, mecânico à vontade pra um motor pra lá de conhecido, suspensões dianteira e traseira totalmente reguláveis, finíssima e levíssima pro trânsito urbano, etc. É muuuuita vantagem pra ser ignorada. Pensar em outra é capricho, custo-benefício não tem outra.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Jota escreveu:
pretti escreveu: Jota, se a aerodinâmica não ajuda e incomoda o piloto é outra história. No que depender do motor/vibrações o piloto deve ter uma viagem mais agradável.

Mas se a DRZ for consideravelmente mais leve mudaria de idéia.
Se não me falha a memória, a DRZ vibra MENOS que a XR650. O que não deixa de ser esperado, devido ao trambolho que é um pistão de 650cc de um projeto mais que antigo. Do mesmo modo, uma CG nova vibra menos que a DRZ. Por isso não procede a questão da vibração.

Sobre a diferença de peso, essa é covardia, a DRZ pesa 119kg.

Pretti, não dá nem pra comparar, moto pro uso que o Marcus vai fazer, em custo-benefício, é DRZ. Facilidade de peças, leveza, motor muito forte (49hp), refr. líquida, excelente no off-road, robusta, mecânico à vontade pra um motor pra lá de conhecido, suspensões dianteira e traseira totalmente reguláveis, finíssima e levíssima pro trânsito urbano, etc. É muuuuita vantagem pra ser ignorada. Pensar em outra é capricho, custo-benefício não tem outra.
Tendo em vista tudo que foi colocado a DRZ seria melhor escolha.
Parece que nem existe XR L à venda no mercado de semi-novas...

Não entendi a comparação lógica motor de CG x motor de XL x motor de DRZ.
Jota

Mensagem por Jota »

pretti escreveu:Não entendi a comparação lógica motor de CG x motor de XL x motor de DRZ.
Quando maior o cilindrão (e são motos de curso longo) mais provável de vibrar mais.

Assim, uma DR800 tende a vibrar mais que uma XT600 que vibra mais que uma falcon que vibra mais que uma XRE300 que vibra mais que uma CG. Isso imaginando-se apenas o tamanho do pistão (mantendo a proporção entre curso e diâmetro) como variável, sem colocar na parada tecnologias de compensação de vibração.

Baseado nisso acho que faz sentido pensar que o Xiselão bombado vibre mais que a DRZ. Pq confiar apenas em minha memória é algo precário e subjetivo em demasia.

Sobre o conforto, nenhuma on-off monocilíndrica será confortável pra longas distâncias a mais de 120km/h devido à situação: vento+vibração+ausência de proteção aerodinâmica+pára-lamas alto+pneus mistos+banco fino+posição ereta com braços abertos.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

O que acham da DR 800?
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Jota escreveu:
pretti escreveu:Não entendi a comparação lógica motor de CG x motor de XL x motor de DRZ.
Quando maior o cilindrão (e são motos de curso longo) mais provável de vibrar mais.

Assim, uma DR800 tende a vibrar mais que uma XT600 que vibra mais que uma falcon que vibra mais que uma XRE300 que vibra mais que uma CG. Isso imaginando-se apenas o tamanho do pistão (mantendo a proporção entre curso e diâmetro) como variável, sem colocar na parada tecnologias de compensação de vibração.

Baseado nisso acho que faz sentido pensar que o Xiselão bombado vibre mais que a DRZ. Pq confiar apenas em minha memória é algo precário e subjetivo em demasia.

Sobre o conforto, nenhuma on-off monocilíndrica será confortável pra longas distâncias a mais de 120km/h devido à situação: vento+vibração+ausência de proteção aerodinâmica+pára-lamas alto+pneus mistos+banco fino+posição ereta com braços abertos.
Entendi agora o que vc quis dizer.

Outra coisa, esqueça tudo que sugeri a respeito da XR L. Apesar de insistir que é uma ótima moto, torcuda (mais do que a DRZ, porque entrega em rotação inferior), ágil (do alto de suas suspensões de longo curso, bem ajustadas de fábrica) e boa (afinal é Honda! :-D ), a DRZ é um projeto mais novo, moderno e eficiente.
Soube na hora do almoço, pelo meu primo, colega de trabalho na empresa e proprietário de uma DRZ, que ela é muito suave em termos de vibração considerando-se o padrão de uma monocilíndrica.

Em resumo: corre pra sua DRZ, Marcus! :cool:
Jota

Mensagem por Jota »

jsamuel escreveu:O que acham da DR 800?
acho que é vibração demais pra pouca potência.
eu já andei muito e não gosto.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Jota escreveu:
jsamuel escreveu:O que acham da DR 800?
acho que é vibração demais pra pouca potência.
eu já andei muito e não gosto.
x 2
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Pois é mas tirando isso que é notório nessas motos MONO, no restante, manutenção, conforto, posição de pilotagem, estilo ON/OFF ou um ou outro, e demais "penduricalhos", digo isso porque vi uma aqui antes de ontem e fiquei curioso.

Andei de XT 660R pela primeira vez semana passada, realmente o que falaram é vero, a moto vibra um bocado é como se tivesse numa Tornado com MOTORZÃO, porém, achei a suspa macia, e achei confortavel a posição de pilotagem, e super tranquila pra pilotar na cidade, maneavel, etc, outra coisa que senti falta foi de proteção aerodinamica.

Agora, uma coisa ruim mesmo é o escalonamento das marchas, putz, tem que reduzir sempre em baixa velocidade senão a moto fica dando "soquinho".
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

jsamuel escreveu:Pois é mas tirando isso que é notório nessas motos MONO, no restante, manutenção, conforto, posição de pilotagem, estilo ON/OFF ou um ou outro, e demais "penduricalhos", digo isso porque vi uma aqui antes de ontem e fiquei curioso.

Andei de XT 660R pela primeira vez semana passada, realmente o que falaram é vero, a moto vibra um bocado é como se tivesse numa Tornado com MOTORZÃO, porém, achei a suspa macia, e achei confortavel a posição de pilotagem, e super tranquila pra pilotar na cidade, maneavel, etc, outra coisa que senti falta foi de proteção aerodinamica.

Agora, uma coisa ruim mesmo é o escalonamento das marchas, putz, tem que reduzir sempre em baixa velocidade senão a moto fica dando "soquinho".
A V-Strom também hesita em baixas rotações - uma m¨%da! :x Não é problema do escalonamento, pois as motos dual sport costumam ter relação secundária mais curta que as street. Acho que tem a ver com o tempo necessário para somente um cilindro fazer os 4 tempos e empurrar o virabrequim novamente. (help, mecânicos!). Talvez a imagem ajude alguma coisa:

Imagem

Quanto ao estilo, caso esteja interessado, a DR800 é antiga, forte, boa pra viagem, valente - é uma opção pra entrar no segmento das monos grandes sem ter muita grana (quer dizer, imagino que não custe muita coisa...).
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Pô Pretti, eu achei que fosse algo relacionado a esse lance de escalonamento mesmo, mas, realmente não entendo de mecanica só o basicão e olhe lá.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Samuel, é relacionado ao escalonamento sim. E soquinho vc foi muito generoso, a moto parece um cabrito montanhêz! hauahauahauahauha
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

O cara deixou a manete de embreagem uma "MANTEGA" e achei ruim, imagina aquilo dali desregulado, engraçado que na FZ6 o problema não era tão cronico como na XT.
Jota

Mensagem por Jota »

Gelous escreveu:Samuel, é relacionado ao escalonamento sim. E soquinho vc foi muito generoso, a moto parece um cabrito montanhêz! hauahauahauahauha
por aí mesmo.

xt660 :-(

vstrom que dá soco em baixa é a 1000 :hg: , a 650 é tudo de bom, a partir de 2500 em sexta (50km/h) já tá lisinha lisinha, e é moto de alta rotação, faixa vermelha em 10,5k :D
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Falta andar numa V-Strom agora, qualquer dia vou pedir à alguma "vitima" aqui pra dar uma voltinha. :lol: :-D
Editado pela última vez por jsamuel em 02 Jun 2010, 17:18, em um total de 1 vez.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Gelous escreveu:Samuel, é relacionado ao escalonamento sim.
Ajuda aí, Gelous, confesso que estou meio na dúvida.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Pretti, uma XR650 das mais novas (refrigeradas a água) eu pegaria tranquilão. Mas dever se foda achar uma moto dessas que só foi usada na rua né? Não tenho coragem de comprar uma moída nem a pau. E fora que é Honda... nego deve cobrar preço de KTM 0km, ahaha!!

Sem dúvida a escolha mais racional seria uma DRZ, mas o problema é que estão acabando as 0km e quando tem nego pede preço astronômico (>18,5k). Pra pagar mais de 18,5k numa DRZ eu ofereço 17k numa Husq 610 2007 com menos de 10k rodados que eu acho que é mais negócio. Só falta eu ter a grana, o dono da Husq aceitar e mais uma meia dúvida de problemas :lol: !!

Consegui um dono de 610 gente boa no Moto.com.br, o cara tem me tirado várias dúvidas importantes. A dele é injetada e ele tá falando que a moto é maravilhosa... pode ficar parada 20 dias que pega de primeira, roda lisa com gasolina comum. Será que existe algum teste que dá pra fazer e ver se de fato a injeção presta? Só num rolé de quarteirão dá pra sentir tá legal?

Confesso que estou me apaixonando pelas 610, a moto do cara tá muito linda, 100% original e parece que saiu da concessionária. Disse que acabou de trocar o pneu traseiro, durou menos de 10k kms!! Essa motoca deve ser ogra demais... 0 a 120 arrisco que deve andar junto das 600 naked :pnk: !! E na serrinha, deve dá dó das speed...

Valeu,
Marcus DT
Jota

Mensagem por Jota »

Marcus, vc é um cabra corajoso.

Eu, que sou um sujeito prudente, cauteloso e vacinado, não trocaria uma drz por uma husk.

Mas, temos idades, espíritos e natureza diferentes.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Marcus DT escreveu:Confesso que estou me apaixonando pelas 610, a moto do cara tá muito linda, 100% original e parece que saiu da concessionária. Disse que acabou de trocar o pneu traseiro, durou menos de 10k kms!! Essa motoca deve ser ogra demais... 0 a 120 arrisco que deve andar junto das 600 naked :pnk: !! E na serrinha, deve dá dó das speed...
Nem me fale, deve ser o bicho! ;-)

Será que a i.e. dela é magnetti marelli ou bosch? Isso seria um incío...
Mas cá pra nós, Marcus, dê uma lida nuns três reviews sérios de estrangeiro e pronto. A Husqvarna tem muuuuita tradição no on-off e off.
Eu tive uma Husq WR250 2T em que a camisa do cilindro tinha um rasgo, coisa enorme pros padrões das motos 2T da época (provavelmente algo acidental do outro dono; talvez sujeira que passou pelo filtro...). A moto ainda foi judiada por meses sem perda significativa de potência. E olha que fiz uma prova do Mundial de Enduro com ela desse jeito. :jmi:
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Jota, por enquanto ainda sou um cara duro... mas espero em pouco tempo me tornar corajoso, ahaha! Sempre disse que meu UP natural seria uma DRZ mesmo, mas como tá ficando difícil achar essa moto 0km hoje, imagina quando eu tiver as bolas, ehehe. A DRZ é o tipo de moto que eu não compraria usada de desconhecido - ou é 0km, ou a do Gui Dantas ou do Deco (ex Gaucho). Já as Husq parece que tem um monte encalhada no mercado, de dono que não rodou nem 10k kms. Acho que se garimpar dá pra achar uma dessas zeradinha e com preço justo (já li um post do Gelous falando que ofereceram uma pra ele por 16~17 pilas). A idade eu concordo... mas o que seria ter espírito e natureza diferente :lol: ?

Pretti, tenho um amigo - o Tocantins do ClubeXT - que tinha uma WR360 (2T!) e a moto era um canhão de estúpida, e só alegria. Estou lendo uma porrada de review, segue os trechos de alguns reviews falando da injeção:

The SM 610 i.e. now has an electronic injection system that was developed in collaboration with Mikuni. The exhaust system on the four-stroke single cylinder engine has a “closed loop” lambda probe. The catalyser has been redesigned and optimised to meet Euro 3 requirements. Colour schemes will include the classic red/white like on the machine of Gerald Delepine who so dominated the recently concluded 2007 Supermoto Championship. A dark grey colour scheme will also be available. (http://www.motorcyclespecs.co.za/model/ ... e%2008.htm)

When it was launched in 2006 the SM610 was awarded the prize of 'Best Street Supermoto' by MCN. Since then the bike has been revised to meet the later 'Euro 3' emissions regulations with the fitment of electronic fuel injection. Not only does the EFI reduce the emissions output but it transforms the feel of the engine, giving a smoother, more linear power delivery. An impressive engine mated to an equally impressive chassis makes the SM610 one of the best street Supermotos you can buy today. (http://www.totalmotorcycle.com/photos/2 ... M610IE.htm)

Também vi que tem Power Commander pra ela: http://www.jcmotors.com/p-14646-dynojet ... 07-08.aspx

Ou seja, parece que a injeção é própria da Husq desenvolvida em conjunto com a Mikuni. Já pesquisei bastante, nunca ouvi nenhum gringo falando mal. Se tiver problema, está na tropicalização que não foi feita ou foi feita nas coxas!

Abs,
Marcus DT
Responder