Yamaha XJ6n ou Kawasaki ER 6n?
Re: Yamaha XJ6n ou Kawasaki ER 6n?
Agora , a xj6 é mais atraente que a er6. Se a diferença de preço fosse maior ainda haveria discussão, mas na faixa de 25 a 28 é mais vantagem ir de yamaha![/quote]
Em que que a Yamaha é mais "atraente" ? Isso é gosto pessoal, cada um tem o seu.
Em que que a Yamaha é mais "atraente" ? Isso é gosto pessoal, cada um tem o seu.
Na verdade eu gosto muito do ronco das tri, o ronco da Triumph Daytona 675 acho mais bonito que a maioria das 4 canecos. Entre as bicilíndricas o ronco da CB400 tb acho música. Acelerar uma 2T tb é empolgante, apesar de não ser tão agradável pra quem não está sobre a moto. Já, ao menos pelos vídeos do Youtube, o barulho da Kawa ER6 achei feinho pra caramba, isso tira um ponto da ER6 e soma um pra Yamaha.
[ ]'s
[ ]'s

- Fredericow
- Motoqueiro
mas atraente não só pelos atrativos estéticos, mas principalmente pela ficha técnica da moto da yamaha.
Ainda bem que cada um tem seu gosto, pois na hora que uns ou outros resolverem dar o gosto deles p/ outros complica.
Por 25 mil eu prefiro uma xt, pode ser mais fraca, vibrar, ter final menor... mas na hora de pular uma lombada, passar dentro d'água, encarar estrada de terra ela tá firme e forte.É a minha preferência.
O ronco da er é meio estranho mesmo, dei uma volta e isso nem chama a atenção na moto.
Nas motos de 4 cilindros o som é mais empolgante, mesmo com escape original. Não conheço uma que o barulho seja feio.
Agora se esquecermos os problemas como alto valor de aquisição e manutenção, o ideal p/ mim seria a tre amazonas 1130 k, três cilindros, muita potência, versatilidade, desempenho e tudo mais, na teoria é a moto perfeita, na prática deve chegar pelo menos perto. Mas p/ atestar somente morando na Europa e com uma grana razoável.
[media][/media]
Ainda bem que cada um tem seu gosto, pois na hora que uns ou outros resolverem dar o gosto deles p/ outros complica.
Por 25 mil eu prefiro uma xt, pode ser mais fraca, vibrar, ter final menor... mas na hora de pular uma lombada, passar dentro d'água, encarar estrada de terra ela tá firme e forte.É a minha preferência.
O ronco da er é meio estranho mesmo, dei uma volta e isso nem chama a atenção na moto.
Nas motos de 4 cilindros o som é mais empolgante, mesmo com escape original. Não conheço uma que o barulho seja feio.
Agora se esquecermos os problemas como alto valor de aquisição e manutenção, o ideal p/ mim seria a tre amazonas 1130 k, três cilindros, muita potência, versatilidade, desempenho e tudo mais, na teoria é a moto perfeita, na prática deve chegar pelo menos perto. Mas p/ atestar somente morando na Europa e com uma grana razoável.
[media][/media]
honda sh150i
O "ronco" da ER6 depois dos 5.000RPM muda radical. O que você conhece desaparece e dá lugar a um outro totalmente diferente, mais grave, mais liso e encorpado, parece um "rosnado" enfurecido. Eu acho lindo. Nada a ver com os vídeos de "Youtube".Kuati escreveu:Na verdade eu gosto muito do ronco das tri, o ronco da Triumph Daytona 675 acho mais bonito que a maioria das 4 canecos. Entre as bicilíndricas o ronco da CB400 tb acho música. Acelerar uma 2T tb é empolgante, apesar de não ser tão agradável pra quem não está sobre a moto. Já, ao menos pelos vídeos do Youtube, o barulho da Kawa ER6 achei feinho pra caramba, isso tira um ponto da ER6 e soma um pra Yamaha.
[ ]'s
"Atrativos estéticos" continua sendo gosto pessoal.Fredericow escreveu:mas atraente não só pelos atrativos estéticos, mas principalmente pela ficha técnica da moto da yamaha.
O que tem "principalmente" na ficha técnica da moto da Yamaha ? queria muito saber...
Sim, complica mesmo. Por isso que é importante ler tudo e de todos antes de se decidir. E levar em conta como fator de decisão, o gosto pessoal
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Beleza Janu! Mas percebeste que esses trechos que tu destacou dizem praticamente a mesma coisa que eu disse? Só que a tal da posição com tronco mais ereto é pior na estrada. A posição da XJ6 nunca foi criticada na cidade, e na estrada é melhor para compensar o vento contra o peito. Notei isso nitidamente nas minhas viagens Porto Alegre-Brasília. Quando fiz com a Fazer 250, sentia desconforto pois tinha que fazer força com o tronco para frente, para compensar o vento, e quando fui de GS500 cheguei muito mais inteiro. Observação: era a GS modelo antigo, com semiguidões, com uma posição mais esportiva que uma Hornet. Já na cidade a Fazer é muito mais confortável.Janu escreveu:O maior conforto para o piloto está implicito. Segue texto da Motociclismo nº147:MAD escreveu:Para o garupa pode ser, mas para o piloto não vi em nenhum teste que a ER6 é mais confortável para o piloto. Na cidade até pode ser, pois a posição é mais ereta, mas na estrada, uma posição muito ereta não combina muito com a força do vento no peito. Na XJ6 o tronco fica um pouco mais inclinado, nada que traga desconforto na cidade, mas na estrada é melhor pois compensa um pouco a força do vento que te empurra para trás, sem esquecer que na XJ6 dá pra regular o guidão em 2 posições. O banco das duas se equivale para o piloto. Além disso outra informação que vi em praticamente todos os testes é que a ER6 vibra um pouco em rotações mais altas, o que também pode gerar um pequeno desconforto.Janu escreveu:O desempenho das duas é semelhante em números, mas a Kawa é mais arisca e nervosa do que a XJ6 e também mais confortável para piloto e garupa. Isto está em TODAS as revistas que fizeram o comparativo das duas
Na minha opinião, quanto mais o uso da moto for dirigido à cidade, mais vantagens a ER6 leva. Mas se o objetivo for fazer umas viagens de vez em quando, a XJ6 é melhor.
Para a ER6:"...Assim que sentamos na moto, encontramos uma confortável posição de pilotagem, que nos leva a andar com o tronco ereto e com as pernas pouco flexionadas, o guidão está na altura certa...
Para a XJ6: "...Ao comando desta Yamaha o piloto encontra uma posição de pilotagem ligeiramente mais esportiva que na ER-6n, com o tanque mais longo e largo, nosso tronco fica mais debruçado sobre a direção, mas não se preocupe que, nem de longe ela pode ser chamada de esportiva. no geral, o conforto é excelente, embora as suspensões tenham se mostrado um pouco mais firmes que as da rival no "asfalto" (com as aspas mesmo) da cidade.
A ER6n tem um excelente bicilíndrico, mas duvido que tenha a mesma suavidade de um 4 cilindros, ainda mais o da XJ6 que é tido como extremamente liso e suave. Na Duas Rodas eles relatam uma vibração a 5mil rpm (100km/h em 6ª) na ER6N, que tende a incomodar depois de um tempo. Mas independente disso, prefiro um 4 canecos a 6mil que um bicilíndrico a 5mil rpm. E a ER6N paga um preço por esta 6ª overdrive, ela perde para o tetra da XJ6 nas retomadas em 6ª, como diz nesse mesmo teste que tu citou (deve ser por esse mesmo motivo que a XJ6F ganhou em retomada da Comet GT650R no comparativo, e alguns acharam um absurdo!!!). Além disso, mesmo com essa suposta vantagem de andar com menos giro, no final das contas a XJ6 é geralmente mais econômica.Janu escreveu:Outro ponto é sobre o funcionamento do motor da ER6:
"...O motor é fantástico, e acaba sendo o grande portagonista de todo o conjunto. Com 2 cilindros paralelos, consegue unir a resposta contundente de um V2, como a Monster 696, com a suavidade e linearidade de um legítmo motor tetra..."
Se a vantagem em viagens da XJ6 era essa, pode descartar. Além disso, o motor da ER6 trabalha com 1.000RPM a menos do que a XJ6 para a mesma velocidade, segue trecho:
"...Apesar das relações finais de 1a, 2a e 3a marchas serem praticamente idênticas, na Kawa, a 6a marcha funciona como overdrive (mantém 1.000rpm a menos que a Yamaha à mesma velocidade, o que favorece o conforto e o consumo..."
O que eu realmente não gosto na ER6N é justamente a questão de ela não ser o que eu considero uma boa moto pra fazer umas viagens mais longas, principalmente pela posição de pilotagem, e por isso ela perde em polivalência para a XJ6. Para mim a proposta da ER6N é tudo que a MT03 queria ser mas não foi porque resolveram botar um motor mono nela.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
- Fredericow
- Motoqueiro
e o que decide a compra de uma moto além do gosto pessoal? Se alguém postar um comentário destacando os pontos positivos de uma shadow 750 vc vai comprar por essa causa?
A diferença da xj6 é o motor, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, setenta e num sei quantos cavalos, motor liso sem vibração e o tradicional ronco. Se num for isso pode botar a finada Mt03 e a comet gtr 650 no meio.
se vc ler tudo nem vai mais postar sobre esse assunto, pois já tem tópico falando sobre as duas desde 2009, e são páginas que num acabam mais falando justamente disso.
Num tô dizendo que a er6 é ruim, é uma moto boa demais, mas pelo preço ela concorre com uma moto que pertence à outro grupo. Não dá p/ achar equilíbrio ao comparar uma cb500 com uma hornet; uma xt660 com uma vstorm 650 ou uma er6 com a xj6.
A diferença da xj6 é o motor, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, setenta e num sei quantos cavalos, motor liso sem vibração e o tradicional ronco. Se num for isso pode botar a finada Mt03 e a comet gtr 650 no meio.
se vc ler tudo nem vai mais postar sobre esse assunto, pois já tem tópico falando sobre as duas desde 2009, e são páginas que num acabam mais falando justamente disso.
Num tô dizendo que a er6 é ruim, é uma moto boa demais, mas pelo preço ela concorre com uma moto que pertence à outro grupo. Não dá p/ achar equilíbrio ao comparar uma cb500 com uma hornet; uma xt660 com uma vstorm 650 ou uma er6 com a xj6.
honda sh150i
Sim, confere com o que você disse. Quanto à vibração a 5.000RPM ela existe sim, mas é muito sutil, não é nenhuma xt660r, e basta aumentar para 105 ou 110 que ela desaparece por completo e o motor fica liso, não é fator preocupante de forma alguma.
Quanto à posição de pilotagem, a XJ6 talvez se saia melhor (digo isso porque ainda não ví nenhum teste apontando essa vantagem, e ainda não viajei com ela para saber como é na estrada), mas 99% do uso se dá na cidade e não na estrada, então, acho que a vantagem aqui da postura é da ER6 e não da XJ6, mesmo levando em conta a "polivalência" citada por você.
Quanto ao giro do motor, para mim faz TODA a diferença. Odiava o som do motor da minha ex-Falcon girando lá em cima, e isso em uma viagem acima de 600Km faz muita diferença quanto ao conforto, sem dúvidas.
A vantagem da retomada é verdade, mas é mínima. Mas isso é em sexta marcha, trocando, a posição se inverte...
No geral, gosto muito das duas, acho excelentes produtos, mas a ER6 empolga mais e entrega mais diversão do que a XJ6 na pilotagem. É mais nervosa, mais arisca e mais "leve" de tocar, além de mais esperta de motor, por isso, foi a minha escolha
.
Quanto à posição de pilotagem, a XJ6 talvez se saia melhor (digo isso porque ainda não ví nenhum teste apontando essa vantagem, e ainda não viajei com ela para saber como é na estrada), mas 99% do uso se dá na cidade e não na estrada, então, acho que a vantagem aqui da postura é da ER6 e não da XJ6, mesmo levando em conta a "polivalência" citada por você.
Quanto ao giro do motor, para mim faz TODA a diferença. Odiava o som do motor da minha ex-Falcon girando lá em cima, e isso em uma viagem acima de 600Km faz muita diferença quanto ao conforto, sem dúvidas.
A vantagem da retomada é verdade, mas é mínima. Mas isso é em sexta marcha, trocando, a posição se inverte...
No geral, gosto muito das duas, acho excelentes produtos, mas a ER6 empolga mais e entrega mais diversão do que a XJ6 na pilotagem. É mais nervosa, mais arisca e mais "leve" de tocar, além de mais esperta de motor, por isso, foi a minha escolha
- Fredericow
- Motoqueiro
Pow, vc me contestou por falar em gosto pessoal e no final afirmou que comprou porque empolga mais e entrega mais diversão, e isso num é escolha pessoal?
Tem gente que se diverte e empolga com harley... e tem prova disso aqui no fórum mesmo!
Se vc tá com a moto na garagem, roda feliz nela, pq esquenta a cabeça comparando ela com outras e sofrer, sempre terão menores e piores. Mas a melhor moto é a que vc tem a chave e anda quando quiser.
Ao sair da nx400 p/ er6 já foi um baixa up! Vai ser feliz com essa kawasaki e quando achar que precisa de mais procure uma outra moto com pelo menos 100cv.
Depois disso vou é dormir.
Tem gente que se diverte e empolga com harley... e tem prova disso aqui no fórum mesmo!
Se vc tá com a moto na garagem, roda feliz nela, pq esquenta a cabeça comparando ela com outras e sofrer, sempre terão menores e piores. Mas a melhor moto é a que vc tem a chave e anda quando quiser.
Ao sair da nx400 p/ er6 já foi um baixa up! Vai ser feliz com essa kawasaki e quando achar que precisa de mais procure uma outra moto com pelo menos 100cv.
honda sh150i
Independente do número de cilíndros, elas possuem comportamentos MUITO próximos e parecidos em tudo, além de preço e uso a que se destinam, e apontam para público idemFredericow escreveu:e o que decide a compra de uma moto além do gosto pessoal? Se alguém postar um comentário destacando os pontos positivos de uma shadow 750 vc vai comprar por essa causa?
Tipo de construção de motor não quer dizer que ele seja melhor ou pior, o que importa é o funcionamento e o rendimento! Já ouviu falar em DUCATI ? E KTM? Se for assim, seguindo o seu "maravilhoso" exemplo, o que elas estão fazendo no meio das tetracilíndricas de 1.000cc do superbike, já que ambas são bicilíndricas? Estão lá só para "constar" não é isso mesmo ? Francamente, reveja os seus conceitos...
1 - O motor bicilíndrico da ER6 NÃO vibra e tem um funcionamento muito suave e é muito elogiado quanto a isso, leia nos testes que você vai ver.
2 - Os "setenta e não sei quantos cavalos" da XJ6 são 77 e a ER6 são 72, cinco CV a mais, mas o torque é bem maior na ER6 (6,70 contra 6,10), e faz diferença na aceleração, a ER6 acelera mais rápido que a XJ6, então, estão equilibrados.
4 - Ronco é gosto pessoal, cada um tem o seu
Editado pela última vez por Janu em 27 Mai 2010, 02:07, em um total de 1 vez.
Fórum não é para discussãoFredericow escreveu:Pow, vc me contestou por falar em gosto pessoal e no final afirmou que comprou porque empolga mais e entrega mais diversão, e isso num é escolha pessoal?
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Mas aí é que tá, apesar da ER6N ter teoricamente uma vantagem em conforto na cidade por causa da postura, na prática a posição da XJ6 também não deixa nada a desejar na cidade, acho que nesse aspecto vai mais de gosto pessoal, ser um pouco mais ou menos ereto, já que a XJ6 também está londe de uma posição esportiva. Só que quando tu for encarar uma jornada longa na estrada, pode escrever, a postura da XJ6 vai fazer uma grande diferença. Você nunca vai odiar a posição da XJ6 na cidade, mas poderá odiar a posição da ER6N numa viagem longa. Acho que na cidade a real vantagem da ER6N fica mais relacionado à resposta do motor em baixos giros e por ser um pouco mais ágil também, e não ao conforto.Janu escreveu:Quanto à posição de pilotagem, a XJ6 talvez se saia melhor (digo isso porque ainda não ví nenhum teste apontando essa vantagem, e ainda não viajei com ela para saber como é na estrada), mas 99% do uso se dá na cidade e não na estrada, então, acho que a vantagem aqui da postura é da ER6 e não da XJ6, mesmo levando em conta a "polivalência" citada por você.
Sim, mas o desconforto causado pela rotação é relativo... foi por isso mesmo que eu disse que prefiro uma 4cil a 6mil rpm que uma biclilindrica a 5mil, e aí tu cita a britadeira da FalconJanu escreveu:Quanto ao giro do motor, para mim faz TODA a diferença. Odiava o som do motor da minha ex-Falcon girando lá em cima, e isso em uma viagem acima de 600Km faz muita diferença quanto ao conforto, sem dúvidas.
Então completo que prefiro uma tetra a 6mil que uma bicilíndrica a 5mil ou uma mono a 4mil rpm.
Viajaire é preciso...
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Teste da Motociclismo de março (dina na roda):Janu escreveu:2 - Os "setenta e não sei quantos cavalos" da XJ6 são 77 e a ER6 são 72, cinco CV a mais, mas o torque é bem maior na ER6 (6,70 contra 6,10), e faz diferença na aceleração, a ER6 acelera mais rápido que a XJ6, então, estão equilibrados.
XJ6
potência: 67,5 cv a 9450rpm
torque: 5,7 kgfm a 8200rpm
ER6N
potência: 65,3 cv a 8960rpm
torque: 5,8 kgfm a 7300rpm
Viajaire é preciso...
MAD escreveu:Mas aí é que tá, apesar da ER6N ter teoricamente uma vantagem em conforto na cidade por causa da postura, na prática a posição da XJ6 também não deixa nada a desejar na cidade, acho que nesse aspecto vai mais de gosto pessoal, ser um pouco mais ou menos ereto, já que a XJ6 também está londe de uma posição esportiva. Só que quando tu for encarar uma jornada longa na estrada, pode escrever, a postura da XJ6 vai fazer uma grande diferença. Você nunca vai odiar a posição da XJ6 na cidade, mas poderá odiar a posição da ER6N numa viagem longa. Acho que na cidade a real vantagem da ER6N fica mais relacionado à resposta do motor em baixos giros e por ser um pouco mais ágil também, e não ao conforto.Janu escreveu:Quanto à posição de pilotagem, a XJ6 talvez se saia melhor (digo isso porque ainda não ví nenhum teste apontando essa vantagem, e ainda não viajei com ela para saber como é na estrada), mas 99% do uso se dá na cidade e não na estrada, então, acho que a vantagem aqui da postura é da ER6 e não da XJ6, mesmo levando em conta a "polivalência" citada por você.
Sim, mas o desconforto causado pela rotação é relativo... foi por isso mesmo que eu disse que prefiro uma 4cil a 6mil rpm que uma biclilindrica a 5mil, e aí tu cita a britadeira da FalconJanu escreveu:Quanto ao giro do motor, para mim faz TODA a diferença. Odiava o som do motor da minha ex-Falcon girando lá em cima, e isso em uma viagem acima de 600Km faz muita diferença quanto ao conforto, sem dúvidas.![]()
Então completo que prefiro uma tetra a 6mil que uma bicilíndrica a 5mil ou uma mono a 4mil rpm.
A postura entre uma e outra é uma suposição sua, mas o conforto superior da ER6 é fato comprovado pelos testes.
Você também não encarou jornada nenhuma com nenhuma das duas motos na estrada, e nem pilotou também por muito tempo dentro da cidade, então, não dá para ficar no "achismo"
Quanto a odiar a XJ6 na cidade isso é bem fácil de acontecer pois a ER6 já está no meu limite de aceitação de postura, e o conforto não é "só" a posição, tem as suspensões mais firmes da XJ6 e também o seu peso direcional maior, que no dia-a-dia fará diferença, para pior.
Em resumo: a ER6 é muito elogiada no conforto e para uso na cidade, e em todos os testes que lí, isto é fato. Mas não ví nenhuma citação sobre a XJ6 ser mais "polivalente" ou mesmo superior em estradas, e nem falando a respeito da "superioridade" de seu motor "tetra" em relação ao bicilíndrico da Kawa, que aliás, só vi rasgação de seda e elogios para ele
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Tá Janu, já sei que tu tá curtindo à beça tua motoca. Se tu viu que era a melhor pra ti, blz, be happy! Ela será a melhor pra ti e para outros.Janu escreveu:A postura entre uma e outra é uma suposição sua, mas o conforto superior da ER6 é fato comprovado pelos testes.
Você também não encarou jornada nenhuma com nenhuma das duas motos na estrada, e nem pilotou também por muito tempo dentro da cidade, então, não dá para ficar no "achismo".
Quanto a odiar a XJ6 na cidade isso é bem fácil de acontecer pois a ER6 já está no meu limite de aceitação de postura, e o conforto não é "só" a posição, tem as suspensões mais firmes da XJ6 e também o seu peso direcional maior, que no dia-a-dia fará diferença, para pior.
Em resumo: a ER6 é muito elogiada no conforto e para uso na cidade, e em todos os testes que lí, isto é fato. Mas não ví nenhuma citação sobre a XJ6 ser mais "polivalente" ou mesmo superior em estradas, e nem falando a respeito da superioridade de seu motor "tetra" em relação ao bicilíndrico da Kawa, que aliás, só vi rasgação de seda e elogios.
Mas tenho boa experiência em viagens longas pra saber que a postura da ER6N não é muito boa para isso, e pelo menos já montei nas 2 pra saber. Portanto, não é achismo. Infelizmente não tem com todo mundo testar tudo que é moto em todos os tipos de utilização pra poder ter uma opinião concreta (quem dera...
Putamerda, olha a hora... agora eu é que vou dormir
Viajaire é preciso...
Yamaha na subida, yamaha na reta, yamaha até na decida.
Z1000 2010/11
Yes 125 2007
Sertanópolis - PR
Yes 125 2007
Sertanópolis - PR
- Medeiros Neto
- Dinossauro
Eu compraria a XJ6, não tem concessionária Kawa em Natal, só em Recife, e podem acreditar, compraria a XJ6 por achar mais bonita e por causa do ronco, mesmo o escape original o som é muito bom.
Abraços Gente Boa !!! 
XTZ 150 Crosser ED 2017
XTZ 150 Crosser ED 2017
- Saurus
- Mito
E aí? KD o Kra?????? Sumiu?????? Foi só para criar mais um tópico XJ6 x ER6N????
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- Fredericow
- Motoqueiro
ih, deve ser um fake que passou a rede de arrasto!
Foi-se o tempo que pescavam só com linha e anzol.
Foi-se o tempo que pescavam só com linha e anzol.
honda sh150i