CAIXA DE DIREÇÃO DA SUZUKI YES AJUDA!!!

Grupo de discussão geral sobre motos.
girotto8
Novato

CAIXA DE DIREÇÃO DA SUZUKI YES AJUDA!!!

Mensagem por girotto8 »

Fala meus amigos de Duas Rodas!!

Bom,preciso de uma orientação de vcs.
Tenho uma Suzuki yes,troquei a caixa de direção.
Coloquei uma roletada onde o próprio mecânico disse que é a mais duravel.
Faz duas semana que troquei a estou apertando a caixa aos poucos sempre aperto e vejo ate onde ela resiste,uso um pouco e dois dias depois aperto de novo.
É assim mesmo? Ela demora para assentar?
O ruim é que quando pego um buraco ou depressão na pista ela da aquela batidinha,mesmo quando freia ela trepida um pouco.
É normal isso,demora mesmo??

Um forte abraço a todos
blaugusto
Roda Presa
Contato:

Re: CAIXA DE DIREÇÃO DA SUZUKI YES AJUDA!!!

Mensagem por blaugusto »

Girotto, sabes me dizer se esse modelo é especifico para Yes ou é compativel de outro modelo???
Imagem
"EH MACUUUUUMBA, OH CAPEEEEEEEEEEETA"
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

O post tá no lugar errado, pede pro moderas mudar.

Acho que você caiu na conversa do mecânico e colocou rolamento onde não devia.
O rolamento pode estar mal assentado e com o uso ela encaixa mais um pouco, deixando a caixa com folga.
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

procure um mecânico que mexa com Yamaha YBR 125, e peça-lhe para fazer o procedimento de montagem (ou remontagem) e ajuste da YBR... a Yamaha forneceu o procedimento e, principalmente, o torque de aperto do conjunto, e que é aplicável à Yes e Intruder 125...

:wink:
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

Não é normal, há algo errado.

Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

Girotto, procure corrigir isso logo... quanto mais "chacoalhadas" essa caixa de direção der, mais calo vai formar.

O rolamento de baixo não sofre tanto quanto o de cima. Pelo fato de ficar a maior parte do tempo com o peso da moto apoiado nele, o inferior fica mais tempo "justo". Mas o rolamento de cima, não... com o ajuste da folga incorreto, quando a moto passa por uma ondulação ou buraco, a suspensão se distende para baixo, e normalmente ela dá batente toda esticada, e isso dá um tranco no rolamento superior, de cima para baixo... aí, em pouco tempo esse rolamento já estará marcado com um belo calo...
Rubens Melo
Motoqueiro

Mensagem por Rubens Melo »

Não mesmo...Melhor era ter colocado o original por 40 pila.
Max
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Max »

Na boa, troca de mecanico... e aproveita e troca a caixa de novo por uma original pq essa já tá marcada pelo que disse, além de não ser da moto..
RX 125 79, DT 180 83, RD 350 89, RD 350 91, ZX6 95, RD 350 91, FZR 600 93, RD 350 91, Lander SM 08, XT660R 05 PT, MT-03 08, RD 350 87/88 preta, atuais Ténéré 88 Branca desmontada e XJ6N Branca.
The Simpson
Motociclista

Mensagem por The Simpson »

Rubens Melo escreveu:Não mesmo...Melhor era ter colocado o original por 40 pila.
40? Tem absoluta certeza? Não foi o preço que paguei na concessionária não....
The Simpson
Motociclista

Mensagem por The Simpson »

Ano passado tive que trocar a minha.

Mandei num mexânico na Ladeira dos Tabajaras, no RJ pra fazer uma revisãosinha básica, já que tava sem grana. Comprei a caixa de direção na conc. pois ja sabia que tinha que trocar.
O cara falou que ela ia acentando, e teria que voltar lá pra reapertar.
Resultado, hoje, a moto chacoalha a frente, com a moto acelerando, antes ela só fazia isso quando desacelerava.

Além de ter pago $20 mangos a mais, vou ter que trocä-la novamente em menos de 1 ano. Dancei.... Desta vez será na concessionária....
Rubens Melo
Motoqueiro

The Simpson escreveu:
Rubens Melo escreveu:Não mesmo...Melhor era ter colocado o original por 40 pila.
40? Tem absoluta certeza? Não foi o preço que paguei na concessionária não....
Pelo menos a 3 meses atrás era, 43 pila pra ser mais exato. ;-)
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

The Simpson escreveu:Ano passado tive que trocar a minha.

Mandei num mexânico na Ladeira dos Tabajaras, no RJ pra fazer uma revisãosinha básica, já que tava sem grana. Comprei a caixa de direção na conc. pois ja sabia que tinha que trocar.
Resultado, hoje, a moto chacoalha a frente, com a moto acelerando, antes ela só fazia isso quando desacelerava.

Além de ter pago $20 mangos a mais, vou ter que trocä-la novamente em menos de 1 ano. Dancei.... Desta vez será na concessionária....
O barato saiu caro.

Não era caso de usar um mecânico com formação correta?

As maiores bobagens, as vezes, se transformam em grandes problemas e o bolso paga por isto.

Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Fazer em concessionária não vai garantir serviço bem feito. O importante é que quem vai fazer o serviço saiba exatamente o que fazer e como fazer, independentemente de ser em concessionária ou oficina independente.

Já pensou em levar a moto na oficina ENY Motos, no Humaitá?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

KleberGT escreveu:

O barato saiu caro.

Não era caso de usar um mecânico com formação correta?

As maiores bobagens, as vezes, se transformam em grandes problemas e o bolso paga por isto.

Um abraço,
Kleber
Tá vendo, Kleber!? Se tu já tivesse aberto essa oficina, isso não teria acontecido. Ainda tamos no aguardo. Veja o seu tópico sobre a abertura de sua oficina.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Uma dúvida:

A caixa da Yes é por rolamentos cônicos ou de pista/esferas?

De qualquer maneira, acho que na montagem a capa do rolamento ou a pista não foi bem encaixada.
Rubens Melo
Motoqueiro

Pistas e esferas.
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

No meu caso, o que resolveu foi a troca de mecânico...

Coloquei caixa com rolamentos cônicos. A promessa é ser superior á caixa original, de rolamentos com esferas.

O meu ex-mecânico de confiança colocou, deixou com folga e disse que não tinha mais o que fazer. Era se acostumar com uma certa folga e pronto.
EDIT (após ler o post de cima): ele disse que isso se devia ao fato de eu ter inventado de trocar a caixa original pela de rolamentos cônicos, que a original encaixava no quadro e a outra ficava folgada... só ia parar a folga se pegasse uma original nova (que ele tinha pra vender..rs)

Fui trocar óleo noutro lugar e pedi para darem uma geral na caixa de direção, ver se o filtro de ar estava normal (pois a moto dava uma cabeçada quando abria o gás, antes de efetivamente acelerar).

Descobri que a minha revisão de 24.000 km e 200 reais tinha sido feita na base do migué (e olha que as anteriores foram muito bem feitas no mesmo lugar...).

Foi só soltar as bengalas, reapertar a caixa, reapertar as bengalas e ficou perfeita... sem folga nenhuma. Como a caixa de rolamento cônico da Intruder 250 de um conhecido meu.

E o filtro de ar era de Twister e estava sem óleo... lavou, lubrificou e a moto melhorou (embora a mistura esteja toda errada... vou refazer o macete do tubo).

Rodei 1.000 km com a moto zoada, por uma semana, só porque o mecânico fez uma revisão de bosta (pior do que a da concessionária). Estou re-revisando hoje.

Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"

Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
blaugusto
Roda Presa
Contato:

Mensagem por blaugusto »

É de esferas.

Se fala muito em colocar rolamento conico nela, mas em todas as oficinas que questionei aqui em campinas não foi recomendado pq é meio gambiarra.
Fica excelente em outras motos, mas na Yes não.

Preço aqui em Campinas é de R$60,00

Haendel, e que raios de rolamento é esse que serve na Yes sem gambi e fica bom???
Imagem
"EH MACUUUUUMBA, OH CAPEEEEEEEEEEETA"
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Na boa, tá tão ruim aqui na região de mecânico "zé da esquina", que pretendo fazer tudo na minha Yes na concessionária mesmo e com peças originais... essa é a vantagem da 125, manutenção relativamente mais barata...
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

blaugusto escreveu:É de esferas.

Se fala muito em colocar rolamento conico nela, mas em todas as oficinas que questionei aqui em campinas não foi recomendado pq é meio gambiarra.
Fica excelente em outras motos, mas na Yes não.

Preço aqui em Campinas é de R$60,00

Haendel, e que raios de rolamento é esse que serve na Yes sem gambi e fica bom???
Sem gambi. É só dar pelo menos o torque do manual de serviço. Meu mecânico apertou só no limite da mào de moça dele. No torquímetro, o parafuso ainda deu uma meia volta, pra atingir o aperto certo. Lembrando que eu andei (e assentou) uma semana e 1.000 km.

Comprei no ML, do mesmo cara que vendeu para a Intruder 250 de um conhecido meu. A minha, de esferas, eu estava trocando a cada 6.000/8.000 km (uso bengalas alongadas): fazia 2 revisões de 3.000 e trocava na terceira, mais ou menos. A I250 desse conhecido estava com mais de 30.000 km e já tinha trocado 3 caixas esféricas (ou seja... 10.000 km de duração) e estava colocando a caixa cônica. Esse ano (quase 2 anos depois de quando a vi com 30.000), ela já estava com 47.000 km e não tinha mais trocado a caixa, segundo o dono. OU seja... duração de 10.000 para 17.000 Km.

A etiqueta na caixinha dos rolamentos indica aplicação na Intruder e Yes 125, levando a crer que foi fabricado para isso. E, realmente, pegando a caixa de direçCao original e a cônica na mâo, as duas sào de medidas iguais (nào medi no paquímetro... mas encostando uma na outra, vê-se que encaixam nos mesmos lugares, com a mesma justeza).

Ontem e anteontem queimei um tanque (andei uns 250 km) depois do aperto e a caixa continua sem folga (passei por asfalto ruim, lombadas de todo tamanho, paralelepípedo).

Comprei essa aqui...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... er-125-_JM

Até reclamei com o cara, achando que meu mecanico estava certo... o cara disse que já colocou em mais de 20 intruder e nunca tinha tido problemas, mas que eu podia mandar pra ele conferir as medidas, que ele daria garantia. Ou seja, parece honesto.

Ou seja, meu mecânico estava me "punindo" por eu parar de comprar caixa de direção na mão dele a cada 2 ou 3 revisões... Queria me convencer de que essa caixa cônica era problemática... que durava mais mas teria que me acostumar com a folga...

Mas o que me acendeu a desconfiança foi o fato de que ele me devolveu a caixinha da peça, mas ele retirou da caixa, o adesivo com o nome e o telefone do vendedor do Mercado Livre (ou seja, se interessou pelo produto, achou bom, talvez quisesse vender isso aqui em Brasília, onde certos produtos demoram a chegar).

Bela bosta de profissional.

Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"

Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Responder