"topico de vela lixada, pelaamordedeus" (melhor que Iridium)
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
Re: VELA CONVENCIONAL rendendo como as de IRIDIUM
jduarte,
Li o topico da vela do márcio, na verdade tinha postado no começo dele, mas nao acompanhei o desfecho. Se sua intenção for mandar uma DR8EA modificada, blz, aceito o teste numa boa!!! Mas posso fazer a minha na dremel aqui, só preciso pegar minhas reservas que ficaram em Ribeirão. Meu pai ficou curioso pra fazer o teste tbm!!!
Abs
Li o topico da vela do márcio, na verdade tinha postado no começo dele, mas nao acompanhei o desfecho. Se sua intenção for mandar uma DR8EA modificada, blz, aceito o teste numa boa!!! Mas posso fazer a minha na dremel aqui, só preciso pegar minhas reservas que ficaram em Ribeirão. Meu pai ficou curioso pra fazer o teste tbm!!!
Abs
Versys 650 S ABS
eu me disponho a preparar essa e te enviar (ela é a primeira versão da modificação, e é pouca coisa que tenho que mexer).
Mas era bom você olhar o estado dela, que é estéticamente PAVOROSO (não para mim, que "a conheço por dentro" heheheheh) e decidir... garanto que funcionalmente está ótima (acho que até dá para dar um trato nisso...)
amanhã tenho que acertar meu carro para passar numa maquininha de uma oficina, e o correio é perto. Se interessar, me mande qualquer endereço para onde eu possa enviar a vela...
*
ah, e pretendo mandar pelo sedex mesmo, por minha conta, claro.
Mas era bom você olhar o estado dela, que é estéticamente PAVOROSO (não para mim, que "a conheço por dentro" heheheheh) e decidir... garanto que funcionalmente está ótima (acho que até dá para dar um trato nisso...)
amanhã tenho que acertar meu carro para passar numa maquininha de uma oficina, e o correio é perto. Se interessar, me mande qualquer endereço para onde eu possa enviar a vela...
*
ah, e pretendo mandar pelo sedex mesmo, por minha conta, claro.
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
Jduarte, vi que o estado está pavoroso, por isso mesmo, pretendo fazer a minha com a dremel e lixa... em todo caso, obrigado pela disposição. Prometo postar minhas imoressoes quando tiver minha Vela "Jduarte by marmota".
Ainda assim, reafirmo o dito anterior. Testes "laboratoriais" cairiam bem!
Abs!
Ainda assim, reafirmo o dito anterior. Testes "laboratoriais" cairiam bem!
Abs!
Versys 650 S ABS
a minha chegaria mais rápido... heheheheeh... mas tranquilo, só de vocês se interessarem já é legal...
Eu pretendo fazer teste em dinamômetro.
No sentido de avaliar as mudanças no funcionamento, por enquanto está apenas a interpretação do teste de emissão, porque o carro não tem catalizador e só não passou por causa da injeção monoponto. Depois de ser reprovado, voltei a posição da borboleta para onde estava, e fui na oficina perto, pagar por um pré-teste. Nesse pré-teste, o COc baixou para 1,1% (acusou 1,27% na inspeção).
Agora eu alterei a folga dos eletrodos, para 1 mm. Nesta segunda vou passar novamente na oficina e verificar, e se necessário, mexer no TBI, fazer uma outra tentativa.
Eu pretendo fazer teste em dinamômetro.
No sentido de avaliar as mudanças no funcionamento, por enquanto está apenas a interpretação do teste de emissão, porque o carro não tem catalizador e só não passou por causa da injeção monoponto. Depois de ser reprovado, voltei a posição da borboleta para onde estava, e fui na oficina perto, pagar por um pré-teste. Nesse pré-teste, o COc baixou para 1,1% (acusou 1,27% na inspeção).
Agora eu alterei a folga dos eletrodos, para 1 mm. Nesta segunda vou passar novamente na oficina e verificar, e se necessário, mexer no TBI, fazer uma outra tentativa.
JD, a moto é "nova" porém já está com 19.500 km rodados! hehehehehe
A Yes é minha segunda moto e eu sempre fui meio louco.
Tudo que posso fazer de tunning sem gastar muita grana, eu faço.
Olha só como era minha antiga XTZ, tudo feito em casa por mim mesmo:

"A experiência" testada e aprovada.
Desbastei a vela com uma lima pequena que tenho em casa.
Levantei o eletrodo terra, limei e voltei pro lugar.
Achei difícil de acrditar que uma vela comum pudesse ficar melhor que uma iridium, mas confesso que queimei a língua.
A partida ficou instantânea (antes era preciso segurar o start por um ou 2 segundos)
O funcionamento do motor ficou mais linear.
Não preciso mais enrolar tanto o cabo para manter a velocidade.
Melhorou 1,5% na aceleração.
Vou rodar assim até dar merda (vamo ver até onde a vela vai)
Enquanto isso, carrego a iridium na mochila, pra não ficar na rua caso algo aconteça.
A grande pergunta é:
Terei coragem de desbastar minha caríssima (motoquero pobre acha tudo caro) vela de iridium?
JD sempre me "ajudando" nas minhas loucuras! heheheh
Valeu mais uma vez!
Abraço
A Yes é minha segunda moto e eu sempre fui meio louco.
Tudo que posso fazer de tunning sem gastar muita grana, eu faço.
Olha só como era minha antiga XTZ, tudo feito em casa por mim mesmo:

"A experiência" testada e aprovada.
Desbastei a vela com uma lima pequena que tenho em casa.
Levantei o eletrodo terra, limei e voltei pro lugar.
Achei difícil de acrditar que uma vela comum pudesse ficar melhor que uma iridium, mas confesso que queimei a língua.
A partida ficou instantânea (antes era preciso segurar o start por um ou 2 segundos)
O funcionamento do motor ficou mais linear.
Não preciso mais enrolar tanto o cabo para manter a velocidade.
Melhorou 1,5% na aceleração.
Vou rodar assim até dar merda (vamo ver até onde a vela vai)
Enquanto isso, carrego a iridium na mochila, pra não ficar na rua caso algo aconteça.
A grande pergunta é:
Terei coragem de desbastar minha caríssima (motoquero pobre acha tudo caro) vela de iridium?
JD sempre me "ajudando" nas minhas loucuras! heheheh
Valeu mais uma vez!
Abraço
Ex Yamaha XTZ 125
Atual Suzuki YES 125
Atual Suzuki YES 125
eeeba!!!!!... valeu, Fester!...
Sobre a iridium, a pessoa de quem comprei dois daqueles cabos de vela com capacitor, me trará uma vela de iridium para eu modificar. Então, dentro de alguns dias depois disso, terei alguma impressão dele, já que a vela é usada na moto que ele tem.

Sobre a iridium, a pessoa de quem comprei dois daqueles cabos de vela com capacitor, me trará uma vela de iridium para eu modificar. Então, dentro de alguns dias depois disso, terei alguma impressão dele, já que a vela é usada na moto que ele tem.
VIctor, só agora eu percebí o final da frase...VictorHugo escreveu:(...)
vai postando as novidades ae, ja estou querendo comprar uma vela sabadão nova para testar na 2T.
abração
Provavelmente será a primeira 2t a experimentar esse eletrodo. Cuidado, porque eu acredito que o arranque vai ficar muito forte...
- SPEED RACER
- Mito
Voce realmente crê nisso ????jduarte escreveu:VIctor, só agora eu percebí o final da frase...VictorHugo escreveu:(...)
vai postando as novidades ae, ja estou querendo comprar uma vela sabadão nova para testar na 2T.
abração![]()
Provavelmente será a primeira 2t a experimentar esse eletrodo. Cuidado, porque eu acredito que o arranque vai ficar muito forte...
B-King Of The Urban Jungle
positivo... e você, já pensou em arranjar velas para fazer essa experiência, Speed?
- SPEED RACER
- Mito
Amigo, não me leve a mal, ate acredito que sua descoberta seja eficiente, mas aí dizer pro cara tomar cuidado com a arrancada da moto já é demaisjduarte escreveu:positivo... e você, já pensou em arranjar velas para fazer essa experiência, Speed?
Mas não pretendo fazer seu experimento, tenho preguiça de trocar as velas da minha moto, qdo eu o fizer, ja vou instalar velas digamos... "testadas e aprovadas"
B-King Of The Urban Jungle
isso... é demais. Essas velas estão queimando muito bem a mistura em baixas~médias rotações... num motor 2 tempos isso será em dobro, né?, a cada giro uma porrada bem dada pela ignição.SPEED RACER escreveu:Amigo, não me leve a mal, ate acredito que sua descoberta seja eficiente, mas aí dizer pro cara tomar cuidado com a arrancada da moto já é demaisjduarte escreveu:positivo... e você, já pensou em arranjar velas para fazer essa experiência, Speed?![]()
Mas não pretendo fazer seu experimento, tenho preguiça de trocar as velas da minha moto, qdo eu o fizer, ja vou instalar velas digamos... "testadas e aprovadas"
Tinha um tópico aqui sobre uma vítima da DT-200... sem brincadeira, foi nesse cara que eu pensei.
Mas tranquilo... há outras pessoas interessadas nesse desenvolvimento e dispostas a participar... inclusive já estou com uma vela de iridium e mais duas NHSP das Yes, para modificar. A iridium é uma NGK DR8EIX, de uma Dafra Speed... moto ótima para esse teste...
Até o fds coloco fotos do antes e depois dela...
Edit:
aliás, corrigindo, das Yes uma das velas é NGK
bom, gente...
eis a primeira vela de iridium, antes e depois de modificada:

já modificada:

agora é esperar o dono, colocar de volta na Speed 150 dele e aguardar as impressões.
Na foto em que estão as 3 velas que preparei desta vez, a do meio é uma NHSP, B8RC da Yes, e a da direita é uma NGK, CR8E, também de Yes.

eis a primeira vela de iridium, antes e depois de modificada:

já modificada:

agora é esperar o dono, colocar de volta na Speed 150 dele e aguardar as impressões.
Na foto em que estão as 3 velas que preparei desta vez, a do meio é uma NHSP, B8RC da Yes, e a da direita é uma NGK, CR8E, também de Yes.
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
Atenção pessoar, eu tardo mas não falho....
Hj fui dar um trato na Fazer, fazer pequenas coisinhas que tava precisando de tempo pra fazer como limpar o filtro de ar, tirar um toco de chave que quebrou dentro da trava de roda, esticar a corrente etc... lembrei desse tóxico e da promessa que tinha feito de testar as velas depois que pegasse as minhas usadas em Ribeirão.
Bom, peguei uma vela usada em ótimo estado e fiz as alterações, lixei o eletrodo-terra em formato de V exatamente como essa do Jduarte:
Não senti nenhuma diferença. Se nao melhorou, tampouco piorou. A partida foi normal, de primeira, como sempre. Nao senti a moto falhar ou embolar mesmo fria... Velocidade final não alcancei, mas peguei 130km/h no meu velocímetro, que marca velocidade praticamente real. Isso no plano, abaixado, sem tanto espaço... havia muito tempo q nao usava aquela região pra testes, entao nao sei dizer se melhorou ou piorou.
dados de consumo, só mais pra frente...
Mas enfim. Não sou piloto, nem sou dos super-sensíveis. Não consegui notar diferenças de comportamento com a vela alterada. Nem pro bem nem pro mal. Ainda não. Por isso vou manter a vela alterada para conhecer melhor o comportamento e ver se muda algo. Infelizmente essa semana quase nao vou ligar a moto pq o tubo de deliberação da Fazer comecou a rachar e aqui em rio preto a cc tá de brincadeira. Achei a mesma peça em ribeirão por 1/4 do preço de rio preto. Vou a campinas no fim da semana, amanha vou ligar e cotar o tubo lá, se tiver o mesmo preço de ribeirao eu pego lá. Se nao, mando vir de Ribeirão. Mas por enquanto é moto na garagem e sem novidades por pelo menos uma semana :(
Abs!
Hj fui dar um trato na Fazer, fazer pequenas coisinhas que tava precisando de tempo pra fazer como limpar o filtro de ar, tirar um toco de chave que quebrou dentro da trava de roda, esticar a corrente etc... lembrei desse tóxico e da promessa que tinha feito de testar as velas depois que pegasse as minhas usadas em Ribeirão.
Bom, peguei uma vela usada em ótimo estado e fiz as alterações, lixei o eletrodo-terra em formato de V exatamente como essa do Jduarte:
Minhas impressões se resumem a um teste rápido, coisa de 4km de av deserta...
Não senti nenhuma diferença. Se nao melhorou, tampouco piorou. A partida foi normal, de primeira, como sempre. Nao senti a moto falhar ou embolar mesmo fria... Velocidade final não alcancei, mas peguei 130km/h no meu velocímetro, que marca velocidade praticamente real. Isso no plano, abaixado, sem tanto espaço... havia muito tempo q nao usava aquela região pra testes, entao nao sei dizer se melhorou ou piorou.
dados de consumo, só mais pra frente...
Mas enfim. Não sou piloto, nem sou dos super-sensíveis. Não consegui notar diferenças de comportamento com a vela alterada. Nem pro bem nem pro mal. Ainda não. Por isso vou manter a vela alterada para conhecer melhor o comportamento e ver se muda algo. Infelizmente essa semana quase nao vou ligar a moto pq o tubo de deliberação da Fazer comecou a rachar e aqui em rio preto a cc tá de brincadeira. Achei a mesma peça em ribeirão por 1/4 do preço de rio preto. Vou a campinas no fim da semana, amanha vou ligar e cotar o tubo lá, se tiver o mesmo preço de ribeirao eu pego lá. Se nao, mando vir de Ribeirão. Mas por enquanto é moto na garagem e sem novidades por pelo menos uma semana :(
Abs!
Versys 650 S ABS
- StvRacer
- Roda Presa
Vela do jduarte
Estou curioso para saber dos resultados.
Hoje reli o tópico.
jduarte, você não precisa de sonda lambda nem de provar nada.
Você trouxe a idéia aqui, já é muito legal, se você não puder fazer os testes, talvez outra pessoa possa.
Mas já valeu só pela iniciativa.
Quando chegar a hora de trocar as velas da CB também vou experimentar.
Hoje reli o tópico.
jduarte, você não precisa de sonda lambda nem de provar nada.
Você trouxe a idéia aqui, já é muito legal, se você não puder fazer os testes, talvez outra pessoa possa.
Mas já valeu só pela iniciativa.
Quando chegar a hora de trocar as velas da CB também vou experimentar.
---

..........o´¨__..................
____(o)\#|(o)________

..........o´¨__..................
____(o)\#|(o)________