uso de protetor de coluna - video
Re: uso de protetor de coluna - video
O meu colete na ocasião do acidente era esse - modelo Alpinestars Tech. Era o que eu utilizava já a uns dois anos. Muito bom, robusto, porém "quente" e pesado (embora não fosse motivo de incômodo para mim sob o macacão).

Depois de voltar a pilotar com a Hayabusa em pista passei a usar um mais leve da Spidi, modelo Airback e não inferior em segurança. Talvez seja bem apropriado para a maioria de vocês que fazem um uso mais "civil" do colete, no trânsito e nas viagens.

Se vocês procuram modelos para adaptar nas jaquetas, terão talvez que procurar pelos modelos mais conhecidos na Europa (BMW, Knox, Bohn, etc.).
Os nacionais, bem.... cuidado com alguns deles. A matéria não menciona, mas alguns chegam a romper as "escamas" de proteção (e aí sobra para as vértebras, costelas e outros órgãos). Esse HGF é um dos quais eu não arriscaria minha pele, Saurus.
O vídeo também não menciona, mas os protetores de coluna não tem como evitar a fratura cominutiva da vértebra (certo, tiiiio tadeu?!) como ocorreu no meu caso. A porrada pode ser grande demais e vinda dos membros inferiores, transferindo toda a carga à coluna. Resultado: ela implode
. Ou seja, minha L1 (lombar1 espatifou)
. No raio X pós-operatório a vértebra aparece reconstruída com enxerto de ossos de uma de minhas costelas lombares, envoltos por uma gaiola de titânio e sustentada por esses pinos.

Atualmente, cinco anos depois, a distância entre essas vértebras na porção inferior à gaiola está diminuída em alguns milímetros. Neste raio-x não aparece mas as "escamas de dinossauro" irão tender a se tocar no futuro, mais prematuramente se eu não não tomar os cuidados necessários, criando um processo de artrose. Portanto, comprem seus protetores logo. Não dêem chance ao azar.

Depois de voltar a pilotar com a Hayabusa em pista passei a usar um mais leve da Spidi, modelo Airback e não inferior em segurança. Talvez seja bem apropriado para a maioria de vocês que fazem um uso mais "civil" do colete, no trânsito e nas viagens.
Se vocês procuram modelos para adaptar nas jaquetas, terão talvez que procurar pelos modelos mais conhecidos na Europa (BMW, Knox, Bohn, etc.).
Os nacionais, bem.... cuidado com alguns deles. A matéria não menciona, mas alguns chegam a romper as "escamas" de proteção (e aí sobra para as vértebras, costelas e outros órgãos). Esse HGF é um dos quais eu não arriscaria minha pele, Saurus.
O vídeo também não menciona, mas os protetores de coluna não tem como evitar a fratura cominutiva da vértebra (certo, tiiiio tadeu?!) como ocorreu no meu caso. A porrada pode ser grande demais e vinda dos membros inferiores, transferindo toda a carga à coluna. Resultado: ela implode

Atualmente, cinco anos depois, a distância entre essas vértebras na porção inferior à gaiola está diminuída em alguns milímetros. Neste raio-x não aparece mas as "escamas de dinossauro" irão tender a se tocar no futuro, mais prematuramente se eu não não tomar os cuidados necessários, criando um processo de artrose. Portanto, comprem seus protetores logo. Não dêem chance ao azar.
Editado pela última vez por Pretti em 05 Mai 2010, 11:25, em um total de 3 vezes.
- Tio Frei
- Mito
O que eu to usando é HGF. O que tem de tão ruim?
Na loja tinha este por 129 pila e outro alpine por 850 pila.
6,6 vezes mais caro. Não me pareceu 6,6 vezes melhor, nem 6,6 vezes mais bem construido, nem posso dizer que proteja 6,6 vezes mais.
Sei que é melhor, mas me sinto melhor com um hgf de 129 do que sem nada.
6,6 vezes mais caro. Não me pareceu 6,6 vezes melhor, nem 6,6 vezes mais bem construido, nem posso dizer que proteja 6,6 vezes mais.
Sua última afirmação está correta, Tio Frei e só.Tio Frei escreveu:O que eu to usando é HGF. O que tem de tão ruim?
Vai comparar Palio com air-bag e ABS com uma BMW 120i com oito Air-bags, ABS, ESD, carroceria deformável?! Os resultados falam por si só.
Preço maior é igual maior tecnologia, conforto, proteção e ditam o tom da diferença.
Não estou certo pois a memória me engana, mas nos idos de 2005 tivemos relatos de protetores HGF partidos...certifique-se de que a HGF tratou de melhorar seu produto nos últimos anos, já que aqui aparentemente anda não temos os padrões rigorosos CE da União Européia.
Até por vaidade, não arriscaria meu investimento num desses ou outro do qual já não me recordo o nome e era cópia barata de um Dainese.
Aliás, apesar de ser contido em gastos desnecessários, quando o assunto era proteção separava o que tinha de bem e melhor. Todos foram investimentos bem pagos, aliás. Os macacões seguram a onda com notas louváveis num "escurracho" e ajudam a manter o protetor onde deveriam na ocasião de um acidente.
-
Franco Rithele
- Motoqueiro
- Contato:
Belo, a não ser que vc seja baixinho com tronco curto e gordinho esse protetor da icon não vai ser legal... eu comprei um e vendi pq pra mim não rolou, mas pro meu amigo exatamente nessas características ficou perfeito rs...
"We all have our own time machine,
those that take us back are memories,
those that carry us forward are dreams..."

those that take us back are memories,
those that carry us forward are dreams..."

Acho que to mesmo nessa definiçãoFranco Rithele escreveu:Belo, a não ser que vc seja baixinho com tronco curto e gordinho esse protetor da icon não vai ser legal... eu comprei um e vendi pq pra mim não rolou, mas pro meu amigo exatamente nessas características ficou perfeito rs...
Belo - SP

- Saurus
- Mito
Frei, já são 5 anos usando o HGF. EXCELENTE protetor. Ele tem uma funcionalidade excelente, permitindo pequenos movimentos laterais (porém tem limitador), e, em caso de acidente, ele não deixa o pescoço virar tanto para trás, pois a borda do capacete bate no protetor, impedindo uma lesão cervical causada pelo efeito chicote (o único problema é para olhar para cima, como por exemplo parar na "pole position" de um semáforo e tentar ficar olhando quando ele fica verde), é bastante confortável, mas no verão dá um suadouro legal, firma muito bem região lombar e abdômem, proporcionando menor esforço e movimentos involuntários dessa região, especialmente nas ruas "maravilhosas" (para rallye) que temos no patropi.pretti escreveu:Sua última afirmação está correta, Tio Frei e só.Tio Frei escreveu:O que eu to usando é HGF. O que tem de tão ruim?
Vai comparar Palio com air-bag e ABS com uma BMW 120i com oito Air-bags, ABS, ESD, carroceria deformável?! Os resultados falam por si só.
Preço maior é igual maior tecnologia, conforto, proteção e ditam o tom da diferença.
Não estou certo pois a memória me engana, mas nos idos de 2005 tivemos relatos de protetores HGF partidos...certifique-se de que a HGF tratou de melhorar seu produto nos últimos anos, já que aqui aparentemente anda não temos os padrões rigorosos CE da União Européia.
Até por vaidade, não arriscaria meu investimento num desses ou outro do qual já não me recordo o nome e era cópia barata de um Dainese.
Aliás, apesar de ser contido em gastos desnecessários, quando o assunto era proteção separava o que tinha de bem e melhor. Todos foram investimentos bem pagos, aliás. Os macacões seguram a onda com notas louváveis num "escurracho" e ajudam a manter o protetor onde deveriam na ocasião de um acidente.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Saurus, não é para pegar no pé, mas essas características que vc descreve são denominador comum de todo e qualquer protetor de coluna, o que não o torna excelente.Saurus escreveu:Frei, já são 5 anos usando o HGF. EXCELENTE protetor. Ele tem uma funcionalidade excelente, permitindo pequenos movimentos laterais (porém tem limitador), e, em caso de acidente, ele não deixa o pescoço virar tanto para trás, pois a borda do capacete bate no protetor, impedindo uma lesão cervical causada pelo efeito chicote (o único problema é para olhar para cima, como por exemplo parar na "pole position" de um semáforo e tentar ficar olhando quando ele fica verde), é bastante confortável, mas no verão dá um suadouro legal, firma muito bem região lombar e abdômem, proporcionando menor esforço e movimentos involuntários dessa região, especialmente nas ruas "maravilhosas" (para rallye) que temos no patropi.pretti escreveu:Sua última afirmação está correta, Tio Frei e só.Tio Frei escreveu:O que eu to usando é HGF. O que tem de tão ruim?
Fazendo uma analogia grosseira, digamos que vc tem um Palio e que seu deslocamento para seu trabalho se dá perfeitamente nos últimos anos - exceto pelo fato de que o Palio não se envolveu numa baita colisão. Experiemente comparar a mesma colisão ao volante de uma BMW....
Ademais, na época as escamas do HGF eram conectadas por uma espécie de rebite metálico(!!) - algo que me dava calafrios. O Bannypel seguia por um caminho semelhante.
Suas virtudes que são a leveza, funcionalidade, articulação se voltam contra si.
Tem muita coisa melhor por aí na Zooropa!
Knox

BMW

Em 2008 escrevi em outro forum um acidente ocorrido comigo. O que me salvou foi o uso do protetor de coluna. Foi meu primeiro acidente, e sequer cai no chão. A moto caiu (rolou no meio das pernas, e eu fiquei em pé).
http://www.motonline.com.br/forum/forum ... PN=0&TPN=2
Eu sempre bati na tecla da segurança aqui no forum. Algum tempo atras eu escrevi que muitos aqui equipavam primeiro a moto para depois se equipar e quase me lincharam. Parece que agora o pessoal esta caindo na real. Contarei o meu caso...
Ando de moto a mais de 30 anos e levei o meu primeiro chão na semana passada. Estava parado em um corredor na av. bandeirantes em sampa, com o pé no chão aguardando o transito liberar. Tinha na minha frente mais uns 2 ou 3 motociclistas também parados. Um outro motociclista, de pai desconhecido, em uma moto sem freio entrou na traseira da minha a uns 60 km/h. A porrada foi tão forte, que o cara foi catapultado da moto e veio de cabeça nas minhas costas, me empurrando para frente. Fez uma bela pirueta no ar e caiu na minha frente. A moto dele caiu atras da minha e ele caiu na minha frente. A minha caiu de lado. Conclusão: o cara se fo...u e eu fiquei inteiro graças aos equipamentos de proteção. Se eu não usasse protetor de coluna rigido, provavelmente não estaria aqui escrevendo este post. O pescoço do cara entrou pra dentro do ombro, e ele ficou na beira da calçada um tempão reclamando de dor de cabeça e no pescoço. Eu estava com uma roupa com protetores de coluna e articulações, mais o protetor de coluna rigido por baixo da roupa, mais luva mais botas com proteções mais capacete fechado. O unico "machucado" meu foi a porrada do pedal do cambio na traseira da minha canela, que ficou roxo, porque eu estava com o pé no chão. Isto ainda porque eu estava com bota com proteção. Se tivesse com sapato comum teria me quebrado a perna. Segue fotos da moto. Vamos nos proteger gente... Pelas fotos dá para imaginar o que aconteceria com minha cara e/ou olhos se tivesse com capacete aberto.

http://www.motonline.com.br/forum/forum ... PN=0&TPN=2
Eu sempre bati na tecla da segurança aqui no forum. Algum tempo atras eu escrevi que muitos aqui equipavam primeiro a moto para depois se equipar e quase me lincharam. Parece que agora o pessoal esta caindo na real. Contarei o meu caso...
Ando de moto a mais de 30 anos e levei o meu primeiro chão na semana passada. Estava parado em um corredor na av. bandeirantes em sampa, com o pé no chão aguardando o transito liberar. Tinha na minha frente mais uns 2 ou 3 motociclistas também parados. Um outro motociclista, de pai desconhecido, em uma moto sem freio entrou na traseira da minha a uns 60 km/h. A porrada foi tão forte, que o cara foi catapultado da moto e veio de cabeça nas minhas costas, me empurrando para frente. Fez uma bela pirueta no ar e caiu na minha frente. A moto dele caiu atras da minha e ele caiu na minha frente. A minha caiu de lado. Conclusão: o cara se fo...u e eu fiquei inteiro graças aos equipamentos de proteção. Se eu não usasse protetor de coluna rigido, provavelmente não estaria aqui escrevendo este post. O pescoço do cara entrou pra dentro do ombro, e ele ficou na beira da calçada um tempão reclamando de dor de cabeça e no pescoço. Eu estava com uma roupa com protetores de coluna e articulações, mais o protetor de coluna rigido por baixo da roupa, mais luva mais botas com proteções mais capacete fechado. O unico "machucado" meu foi a porrada do pedal do cambio na traseira da minha canela, que ficou roxo, porque eu estava com o pé no chão. Isto ainda porque eu estava com bota com proteção. Se tivesse com sapato comum teria me quebrado a perna. Segue fotos da moto. Vamos nos proteger gente... Pelas fotos dá para imaginar o que aconteceria com minha cara e/ou olhos se tivesse com capacete aberto.

- Diogo A.
- Motoqueiro
Galera, esse protetor DiTesta, é nacional certo ?
É bom ?
Assim, não discordo nem do Saurus Nem do pretti. Tô é colhendo opiniões pra decidir qual comprar !!
Trata-se deste protetor:
http://www.ditesta.com.br/protetor.html
É bom ?
Assim, não discordo nem do Saurus Nem do pretti. Tô é colhendo opiniões pra decidir qual comprar !!
Trata-se deste protetor:
http://www.ditesta.com.br/protetor.html
- whitedeath
- Motociclista
Belo eu tb estou querendo comprar esse, achei bem legal a proteção frontalbelo escreveu:Eu uso um "normal"
To querendo pegar esse completo
"Os covardes morrem muitas vezes antes de sua verdadeira morte; os valentes provam a morte só uma vez."
Eu uso protetor no dia a dia, por baixo da jaqueta ou mesmo se eu estiver só de camiseta... Cabeça e coluna tem que proteger, o resto a gente conserta...
Tenho aquele tutto genérico com cinta abdominal... Por duzentões achei um ótimo negócio, ele não é muito grande mas a construção é de boa qualidade... As proteções são feitas do mesmo plástico do dainese do meu velho, mas ele é um pouco mais confortável, imagino que pelo tamanho mais compacto... Se eu tivesse uma moto mais potente investiria em um melhor, mas pro meu uso, basicamente urbano, a relação custo x benefício dele é imbatível...

edit : Esse ditesta ai eu vi quando fui comprar o meu e achei a qualidade da construção muito inferior a qualquer outro... Eu investiria um pouco mais e pegaria nem que fosse o tutto...
Tenho aquele tutto genérico com cinta abdominal... Por duzentões achei um ótimo negócio, ele não é muito grande mas a construção é de boa qualidade... As proteções são feitas do mesmo plástico do dainese do meu velho, mas ele é um pouco mais confortável, imagino que pelo tamanho mais compacto... Se eu tivesse uma moto mais potente investiria em um melhor, mas pro meu uso, basicamente urbano, a relação custo x benefício dele é imbatível...

edit : Esse ditesta ai eu vi quando fui comprar o meu e achei a qualidade da construção muito inferior a qualquer outro... Eu investiria um pouco mais e pegaria nem que fosse o tutto...
- Diogo A.
- Motoqueiro
Banderas, o DiTesta ta mais caro que esse tutto cara !
Vc comprou nessa loja mesmo (trilhashop) oi foi em loja física ?
pretti e o que tu acha do Bionic da Alpinestars?
Em comparação aos outros quando experimentei achei que o apoio lombar "pega" menos...
Na realidade colocar ele depois dos outros deu uma sensação de não estar usando nada hehehe claro isso é bom... mas na hora fiquei pensando "será que protege mesmo?"...
Esse não é tipo um "segunda linha" ?
Abraço!

Em comparação aos outros quando experimentei achei que o apoio lombar "pega" menos...
Na realidade colocar ele depois dos outros deu uma sensação de não estar usando nada hehehe claro isso é bom... mas na hora fiquei pensando "será que protege mesmo?"...
Esse não é tipo um "segunda linha" ?
Abraço!

FALEM MAIS, FALEM MAIS!!!!!
vou gastar uma grana nessa zohha numa epoca de minha vida onde não posso me dar o luxo
entao quero o maximo de informação possível. Relatos de proprietários ou ate mesmo de gente
que só experimentou um ou outro na loja. inclusive achei meio dificil de achar variedade nas lojas
online, alguem corrobora?
digita meu povo, digita.
vou gastar uma grana nessa zohha numa epoca de minha vida onde não posso me dar o luxo
entao quero o maximo de informação possível. Relatos de proprietários ou ate mesmo de gente
que só experimentou um ou outro na loja. inclusive achei meio dificil de achar variedade nas lojas
online, alguem corrobora?
digita meu povo, digita.
"Autista" por opção
-
Cachorro
Repito: quase comprei o Tutto ($250) mas ouvi falar que os engates das escamas soltam ou quebram com facilidade, então estou atrás de informações de quem use o Di Testa ($370) ou vou vender um rim e comprar o Alpinestars (+$500).
Abs,
Abs,
Troquei as bolas então, mas eu vi um bem parecido com esse que era bem vagabundo...Diogo A. escreveu:Banderas, o DiTesta ta mais caro que esse tutto cara !
Eu comprei na Impacto lá em caxias, paguei 200 porque paguei nos cobres e levei junto uma jaqueta alpinestar...
Eu particularmente não achei muito interessante o DiTesta, a construção dele é diferente de qualquer outro protetor de coluna no mercado que eu já tenha visto, e não boto fé que uma empresa pequena dessas fosse fazer estudos pra comprovar a eficiência do negócio... Não que a tutto tenha feito, mas ao menos eles copiaram a fórnula de empresas que com certeza fizeram esses estudos...
Mas se sentires fé nele, manda ver e depois posta as impressões pra galera ai
- Diogo A.
- Motoqueiro
Cachorro, achei o DiTesta aqui no RJ por R$ 280,00 a vista... acho que era R$ 295,00 em 3 vezes.
Isso na TwoMahana.
O amigo acima disse que viu o DiTesta pessoalmente e não gostou do acabamento/qualidade das peças...
Vc já viu um u só por fotos tb ?
Eu, por fotos, gostei bastante desse DiTesta. Tava indo nele, por isso perguntei a respeito.
Tenho uma calça TUTTO e acho ela muito bem acabada, e passa segurança, em relação a qualidade tb. Não sei o protetor, mas imagino que siga o mesmo caminho.
Banderas, não conheço a empresa. É nacional afinal ?
Vou ver o protetor pessoalmente pra ter uma noção... quero fechar isso esse mês, então ainda tenho uma gordura pra queimar !
Isso na TwoMahana.
O amigo acima disse que viu o DiTesta pessoalmente e não gostou do acabamento/qualidade das peças...
Eu, por fotos, gostei bastante desse DiTesta. Tava indo nele, por isso perguntei a respeito.
Tenho uma calça TUTTO e acho ela muito bem acabada, e passa segurança, em relação a qualidade tb. Não sei o protetor, mas imagino que siga o mesmo caminho.
Vou ver o protetor pessoalmente pra ter uma noção... quero fechar isso esse mês, então ainda tenho uma gordura pra queimar !
-
Cachorro
Cara, o Di Testa é daqui de Caxias do Sul, 100kms de POA. Experimentei os dois, Di Testa e Tutto. O Di Testa parece ser bem mais simples que o Tutto, o que me passou mais confiança quando soube dos problemas com os encaixes do Tutto, que por sua vez parece ser bem mais robusto e articulado.Diogo A. escreveu:Cachorro, achei o DiTesta aqui no RJ por R$ 280,00 a vista... acho que era R$ 295,00 em 3 vezes.
Isso na TwoMahana.
Experimentei com uma jaqueta Zebra, e o Tutto é um pouco maior fisicamente, o Di Testa vestiu melhor por baixo.
Recomendo experimentar os dois, eu fiz isso e ainda assim fiquei na dúvida. Tô pensando seriamente em esperar mais um pouco e buscar um Alpine Bionic igual ao que o RMD tá vendendo, parece ser muito confortável e de qualidade induscutível.
Não comprei ainda porque quero pegar um pra patroa junto, daí falta $$$.
Abs,
- Diogo A.
- Motoqueiro
pois é cachorro, tô na mesma, sem poder gastar muita grana com isso agora; apesar de ser só pra mim, fiz investimentos fortes recentemente.
Mas assim, passou confiança o DiTesta ? Mais ou menos que o TUTTO ? Sem considerar os tamanhos e ergonomia (essa última varia de piloto pra piloto).
Ô dúvida !
Mas assim, passou confiança o DiTesta ? Mais ou menos que o TUTTO ? Sem considerar os tamanhos e ergonomia (essa última varia de piloto pra piloto).
Ô dúvida !
Bah os "outros" (nacionais que tinham na loja) pareciam tipo... "mais do mesmo", mesmo peso, calor e tal... esse Bionic, eu fique na dúvida porque parecia que não tava usando nada. Sem peso, não esquentou, não apertou nem nada... Tava vendo parece que melhor do que esse, da Alpine só o Tech mesmo, que vem com o macacão.
Bah e ele é pequeninho nas costas bem discreto, achei até que protegia menos mas na realidade não é "pequeninho" é que ele é feito só no tamanho do casco e materiais embaixo, todos os outros tem bordas grandes e largas que talvez até gere alguma proteção adicional mas no meu caso que vou ter um só por enquanto um desses (com bordas largas e maderiam denso) no verão parece esquentar demais, ai acabo jogando ele num canto...
Bah e ele é pequeninho nas costas bem discreto, achei até que protegia menos mas na realidade não é "pequeninho" é que ele é feito só no tamanho do casco e materiais embaixo, todos os outros tem bordas grandes e largas que talvez até gere alguma proteção adicional mas no meu caso que vou ter um só por enquanto um desses (com bordas largas e maderiam denso) no verão parece esquentar demais, ai acabo jogando ele num canto...