Ninja Adaptada [AJUDA]

Grupo de discussão geral sobre motos.
#NETTO#
Motociclista

Re: Ninja Adaptada [AJUDA]

Mensagem por #NETTO# »

a dona Honda tambem tem moto altomatica ...

cambio normal , altomatico 100% , troca de marcha com os dedos , e ainda so apertando a embreagem tudo em uma moto so ...

[media][/media]
Neto > GSX 650 F :)

Imagem
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

kalixto escreveu:O mecanico do Russo aqui, agora não lembro o nome, fez uma adaptação soldando uma haste ao pedal de câmbio, dai só puxar com a mão pra cima ou pra baixo que faz o câmbio, não sei como fazia a embreagem e com que mão trocava as marchas, a moto era uma antiga four da honda mas que eu saiba ele teve paralisia infantil. Não sei como era a CNH tb.
já vi algo do tipo, o que o cara tinha feito foi inverter a embreagem com o freio dianteiro.
johnycg
Roda Presa

Mensagem por johnycg »

pode parecer uma ideia estupida a minha mais la vai !!! vc provavelmente use muletas certo ... ja pensou em colocar uma porca ou abracadeira segurando o cambio e passar marcha levantando ou baixando o antebraco ... tipo em cima uma cinta abracando o antebraco e abaixo segurando na pedaleira

desculpe falta de acentuacao mais meu teclado nao quer ficar com a merda da configuracao salva
johnycg
Roda Presa

Mensagem por johnycg »

Leandro assim eu li no FOL (Falcon on Line) de um cara que usa protese do joelho para baixo ele tentou de tudo e no final achou um lugar na protese que encaixa no passador de qualquer moto !! entao tou olhando mais para esse lado !! para o final vc nao ficar limitado apenas a uma moto !! Tb sofri um acidente e perdi o dedo anelar da mao esquerda pouca coisa perdo do seu mais sei como faz falta e no final me adaptei em usar apenas o dedo indicador para acionar a embreagem !! agora estou pronto para pilotar qualquer moto ao inves de so a minha se tivese que adaptar algum gancho para facilitar o acionamento da embreagem !! Tentar Errar e Acerta acho q e a coisa certa !! que fique um adaptacao que vc venha a utilizar em qualquer moto e nao so apenas na sua facilitara UPS e Voltinha nas motos dos amigos :D
VictorHugo
Roda Presa

Mensagem por VictorHugo »

amigo,
boa noite...

gosto destes projetos gambiarristicos, fico triste pelo motivo que gera a necessidade mas se ela existe, estou com o projeto na mente e acredito que seja facil de fazer... pensa comigo:

pensa em um punho de acelerador +- igual este da foto:

Imagem

observe que ele tem que ser fino por que na verdade ele vai ficar no lado esquerdo do guidon, entao vai ficar junto com o punho de luz e precisa ser fino para nao atrapalhar a embreagem ou os comandos de farol, seta e buzina...

outra necessidade é que este punho de acelerador seja de cabo duplo, igual aos utilizados em motos com motor medio para cima. Precisamos dos dois cabos por que um é para puxar o cambio e o outro é para empurrar... pera, vou buscar uma imagem de punho com cabo duplo...

achei algo, da uma olhada nesta roldana da WRF...
Imagem

observe que tem encaixe para dois cabos nesta roldana... na pior das hipoteses, se não achar uma peça completa que seja fina, é facil facil fazer esta peça no torno em um bloquinho de aluminio.

acho que tu conseguiu pegar a ideia do punho... vamos avançar.

No lugar da alavanca de cambio tu precisa colocar uma peça redonda parecida com a da foto abaixo que é de lambreta...
Imagem

proximo da alavanca de cambio da moto tu vai precisar colocar uma chapa metalica para segurar os cabos, a ideia é que a sua alavanca seja substituida e seu cambio seja acionado girando em sentido horario e anti-horario o punho esquerdo.

Imagem

conseguiu entender a ideia que quis passar?
é algo simples, tu não vai precisar tirar a mao do guidon para trocar de marcha e o unico impecilho que vejo é talvez ficar meio pesado, mas nada que um pouco mais de engenharia gambiarristica não resolva...

ve ai, da uma pensada no que escrevi e me desculpe se não me fiz claro, mas se tu acreditar que vai suprir sua necessidade, eu rabisco melhor e a gente da um jeito de fazer isto ai...

grande abraço e sucesso ae..
não desiste de seu objetivo man, enquanto muitos de nós "normais" reclamamos, tu com PNE esta seguindo a vida... parabens.

abração.
VH
"Nenhum homem deveria envelhecer sem conhecer a beleza e a força que seu corpo é capaz de ter"
johnycg
Roda Presa

Mensagem por johnycg »

Victor Hugo Gostei da ideia mais ficou uma duvida nao atrapalharia na hora de fazer uma curva para a esquerda (segurar o guidon) ?? e para a curva na direita nao teria que enrolar bastante o punho para poder o carro enrolar ja que ele estaria folgado ??
VictorHugo
Roda Presa

johnycg escreveu:Victor Hugo Gostei da ideia mais ficou uma duvida nao atrapalharia na hora de fazer uma curva para a esquerda (segurar o guidon) ?? e para a curva na direita nao teria que enrolar bastante o punho para poder o carro enrolar ja que ele estaria folgado ??
Johny,
na verdade não tem que atrapalhar, assim como o acelerador tem uma folguinha minima prevendo estas mudanças de posicao do guidon, este esquema tem que prever isto tambem.... mas a folga provavelmente sera minima, coisa de 3 mm ... bem parecido com o acelerador

abra~cos
"Nenhum homem deveria envelhecer sem conhecer a beleza e a força que seu corpo é capaz de ter"
johnycg
Roda Presa

Mensagem por johnycg »

Agora intxindi valeu Hugo !! gosto desse tipo de adptacao trabalho com DPVAT junto com alguns Hospitais do eixo PE-PB onde fazemos paceria para o Hospitais realizarem a cirurgia dos acidentados sem ter que contar com depositos antecipados e acabo tendo contato com muito motociclista que sao aputados e gostariam de voltar a andar de moto e essa realmente e uma boa definicao se o Leandro colocar o projeto em funcionamento gostaria de ter um passo a passo com fotos para poder mostrar a essas figuras que emocionam nossos dias com sua forca de vontade
VictorHugo
Roda Presa

entao... o principio que me deu a ideia é o cambio da lambretta, porem o dela não é dando "toquinhos", é girando o cambio e levando para a posicao especifica da marcha...

mas repito, um torno, boa vontade, um tempo vago e uma coca cola bem gelada faz isto ai funcionar facil facil... heheheh
M.P.
Novato

Mensagem por M.P. »

Raphael escreveu:Em Niterói tem um cara dono de uma Shadow 600 sem o braço direito, mas o cara só anda sem camisa, sem casco e a milão..tem tempo que não o vejo..queria ver a motoca dele pra ver como fez as adaptações mas...
Aqui tem até motoboy sem uma perna!! Quando vi fiquei bolado!! :shock:
NERO
Dinossauro

Mensagem por NERO »

Véio....depois que vi o vídeo do cara ultrapassando uma kombi numa cadeira de rodas, acho que tudo é possível.
Achei boa a idéia do Vitor hugo....meio parecido com câmbio de lambreta.
Acrescento o seguinte....deixa uma folguinha, e deixa a manopla com bastante fricção....pra trocar de marcha tem que forçar um pouco....acho que aí não tem problema.
Ou então faz um sistema com duas molas de tração, de modo que a posição normal é sem acionar marcha....e se acionar, independente do lado, a mola traz a manopla de volta pra posição normal.

T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
VictorHugo
Roda Presa

NERO escreveu:Véio....depois que vi o vídeo do cara ultrapassando uma kombi numa cadeira de rodas, acho que tudo é possível.
Achei boa a idéia do Vitor hugo....meio parecido com câmbio de lambreta.
Acrescento o seguinte....deixa uma folguinha, e deixa a manopla com bastante fricção....pra trocar de marcha tem que forçar um pouco....acho que aí não tem problema.
Ou então faz um sistema com duas molas de tração, de modo que a posição normal é sem acionar marcha....e se acionar, independente do lado, a mola traz a manopla de volta pra posição normal.

T+
ta ai,a ideia do nero de colocar uma mola é boa apesar de que eu imagino que o proprio cambio ja tenha peso suficiente para tornar a troca meio durinha...

mas a ideia é boa sim..

abras.
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Use pedal de biz, ou com esse cara aqui http://www.falcononline.com.br/forum/in ... ic=13265.0

Ou se quiser algo mais gambirristico, duas solenoides 12v e um par de botoes... um aciona pra cima e sobe marcha outro aciona pra baixo, aperta a embreagem e aperta o botao... facim.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Franco Rithele
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Franco Rithele »

Achei a idéia do VictorHugo show de bola! ! ! Nero não acho que seja necessária a mola pra retornar porque que o próprio cambio já vai fazer isso ( eu acho kkk ) aqui em Brazólia não sei se fariam mas as pessoas mais indicadas para falar quem faz é o Ben Hur da Speed Racer e o Gilson da Podium Motos

Leandro, aparece no M@D-DF pra trocar uma idéia com a galera !
"We all have our own time machine,
those that take us back are memories,
those that carry us forward are dreams..."

Imagem
Banderas
Roda Presa

Mensagem por Banderas »

Acho que ninguém sugeriu isso ainda...

As motos de corrida em geral usam os pedais invertidos (câmbio no direito e freio no esquerdo)... Inclusive existem kits prontos para converter motos "normais" pra invertidas, talvez até tenha da ninjinha lá fora... Se não tiver é só dar uma estudada em algum e fazer, não são mecanismos dos mais complicados... Fazendo isso, é só botar o freio traseiro numa alavanca na mão, que nem os caras que fazem acrobacias botam...

Com esse esquema dá pra ti passar marchas com o pé, evitando toda a confusão de passar o câmbio pra mão e mantendo o uso do freio traseiro, nem que seja como um backup, já que dá pra pilotar na boa sem ele ;-)

Quanto as cagivas 125... São umas puta motos, mas é rarissimo encontrar uma inteira hoje em dia e as peças são carissimas e super difíceis de achar... Não recomendaria ter como única moto pra ninguém :wink:
Belo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Belo »

A solução já existe pronta http://www.pingelonline.com/eshifter_universal.htm
Imagem
Vídeo > http://www.pingelcnc.com/pingelonline/easy_shift_4.html

Com esse equipamento você faz a troca das marchas na mão
Custa caro, uns US$ 750,00 mas para te permitir fazer algo até agora impensável acho que vale à pena
Existem outros fabricantes, talvez ache preço melhor tem que procurar...

OU...
Você pode arrumar um BOM mecânico para fazer isso aqui
Editado pela última vez por Belo em 29 Abr 2010, 14:45, em um total de 1 vez.
Belo - SP
Imagem
Belo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Belo »

Banderas escreveu:Acho que ninguém sugeriu isso ainda...

As motos de corrida em geral usam os pedais invertidos (câmbio no direito e freio no esquerdo)... Inclusive existem kits prontos para converter motos "normais" pra invertidas, talvez até tenha da ninjinha lá fora... Se não tiver é só dar uma estudada em algum e fazer, não são mecanismos dos mais complicados... Fazendo isso, é só botar o freio traseiro numa alavanca na mão, que nem os caras que fazem acrobacias botam...
Banderas, acho que você está confundindo as coisas... :-D

O Câmbio invertido usado em motos de competição NÃO é a troca de lado (câmbio x freio) e sim trocando o sentido de acionamento do câmbio (para subir marchas vc PISA no pedal e para baixar marchas você "PUXA" o pedal para cima)

Isso pq muitas vezes é preciso subir marcha no meio da curva e com a moto muito deitada fica difícil colocar o pé por debaixo do pedal. Sendo no sentido contrário, basta pisar
Como a redução normalmente é feita no fim de reta ANTES da curva, a moto não está tão deitada
Belo - SP
Imagem
Responder