UP!! Peguei a New Fazer 2011 - Impressões na pág 5

Grupo de discussão geral sobre motos.
MAD
Dinossauro
Contato:

Re: UP!! Peguei a New Fazer 2011 - Impressões na pág 5

Mensagem por MAD »

Leandro escreveu:11) Suspensão muito mole com garupa. Em ruas esburacadas, é muito dura e a moto pula muito, o bauleto faz um barulho dos infernos.
Leandro, em que posição está a regulagem da pré-carga? Eu usava na posição 4 (a de fábrica é a 3), mesmo sozinho. Ficava mais firme nas curvas e não comprometeu o conforto.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
CARLOS-BSB
Dinossauro
Contato:

Mensagem por CARLOS-BSB »

Parabéns pela nova Fazer. ;-)
DEUS abeçoe a todos
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

MAD escreveu:
Leandro escreveu:11) Suspensão muito mole com garupa. Em ruas esburacadas, é muito dura e a moto pula muito, o bauleto faz um barulho dos infernos.
Leandro, em que posição está a regulagem da pré-carga? Eu usava na posição 4 (a de fábrica é a 3), mesmo sozinho. Ficava mais firme nas curvas e não comprometeu o conforto.
Uso direto na mais dura porque não existe chave vendida comercialmente que faça a regulagem, o local é no meio da balança e nenhuma das chaves que eu tenho aqui que sobraram da CB500 e da Titan conseguem fazer a manobra dentro da balança, não tem espaço. O meu mexânico CONSTRUIU uma chave pra ele usar, porque a minha Fazer não era a única moto com esse problema.
Então deixo na mais dura porque de vez em quando a Patroa vai junto nos passeios.
Como ando somente uns 500 metros em ruas esburacadas antes de chegar em casa, deixo assim. No asfalto liso fica show.
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

kalixto escreveu:Esse barulho assoviado é o filtro de ar, a falcon tb faz, chega em certa rotação ele começa, acelera um pouco mais some.
O barulho tipico do motor 250 da yamaha de rajar (bater biela) é quando vc chama ela no acelerador.
se vc for detalhista ate o barulho da bomba de gasolina trabalhando vc nota, porque o escape é bem abafado mas o motor trabalha com diversos barulhos bomba da gasolina quando ligada ou em baixa velocidade, assovio do filtro de ar lá pelas 4 rotações e rajada quando chama no acelerador. como tb nota o rodar do barulhento metzeler.
Não sei esse painel ai mas o da minha lander mente quase uns 10% andar a 100km/h reais é andar a 108/110km/h.
Calixto, me falaram uma coisa que eu não tinha pensado: como o escape da Fazer é muito silencioso, e não tem aquele barulho de CASCAVEL NO CIO PROCRIANDO :lol: :lol: da corrente de transmissão da Twister/CB300, então os outros barulhos de sobressaem.
O assoviado vem debaixo do tanque, deve ser alguma coisa do comando de válvulas. Não é assobio de ar, e sim de algo batendo.
A bomba de gasolina eu escuto direto, não era acostumado com ele antes porque minhas motos anteriores não tinham bomba de gasolina.
Quanto ao painel, no trecho que faço diariamente, tá marcando igual as motos que eu tinha antes, diferenças de 100 metros no hodômetro, 10% na velocidade.
Jean Rodrigues
Novato

Mensagem por Jean Rodrigues »

Leandro escreveu:Consumo após 510 km rodados: acendeu a reserva aos 360 km, enchi o tanque novamente e entrou 12,89 litros = 27,92 km/l.
Roteiro: 30% em trânsito urbano normal, 70% em estrada indo trabalhar com média de 90 km/h = 70-80 km/h atrás de caminhão (80% do tempo) e 110 km/h com pista livre (20% do tempo).
No manual consta que cabe 19 litros no tanque, acendeu a reserva com +- 13, então dá 6 litros de reserva X 28 km/l = 170 km de reserva.
360 + 170 = 530 de autononia total.

Mais impressões:

1) Não tem nem sinal do tradicional tranco da primeira marcha com motor frio, não sei como são as outras Fazer, mas na minha é como se não tivesse tocado no câmbio.
2) Barulhos continuam, o assobio (assovio?) em acelerações parece que aumentou, mas só noto com capacete aberto. No capacete fechado não percebo o barulho.
3) Farol é muito bom a noite, de dia ando com farol alto ligado direto e muitos me dão passagem facilmente.
4) Definitivamente tenho que comprar um cavalete central.
5) Freios tão melhorando gradativamente - pastilha assentou?
6) Pneus Pirelli Sport Demom traseiros com 500 km já gastaram todos os fiapos de borracha centrais. Os Michelim que tive na CB500 só gastaram depois dos 1000.
7) O plástico do visor do painel (não é vidro!) está arranhando facilmente, parece aquelas viseiras de capacete de R$ 30,00 que arranham só com o vento, tenho que ter cuidado nas lavagens e secagens.
8) A marcação do combustível no painel me pareceu bem linear, acendeu reserva com 360 km, aos 200 tava marcando metade do tanque.
9) Ferramentas que vieram junto com a moto só se salva a chave pra tirar vela. As outras vão pro lixo, a chave 8 e a 10 não são 8 e nem 10, são 8,5 e 10,8 :lol: , sem falar que não veio uma chave pra regular a suspensão traseira.
10) Dirigibilidade 10, muito maleável no trânsito, troca de faixa facilmente, resposta rápida no acelerador.
11) Suspensão muito mole com garupa. Em ruas esburacadas, é muito dura e a moto pula muito, o bauleto faz um barulho dos infernos.

Segue o baile (by Gilberto).

Cara falou e disse... descreveu tudo... puts.. deveria trabalhar como perito na YAMAHA !!! :wsh:
Jean Rodrigues

"Nem sempre é Amigo aquele que te tira do buraco. (Saddam Hussein)" Rs Rs...
ganso
Roda Presa

Mensagem por ganso »

sobre o barulho no comando de valvulas, nao tem como resolver totalmente, sempre vai ter barulho...

vou explicar de uma maneira meio errada, mas da pra entender; o comando de valvula controla a abertura e o fechamento das valvulas , na TW e CB ele é meio cilindrico tipo um ), entao o "empurrão" na válvula é mais suave, na fazer ele tem uma forma de chapa, meio assim ] , então esse empurrão fica como um "tapa", dai o barulho...

ta ai uma explicação bem tosca mas que da pra ter noção do pq desse barulho que muitos estranham, mas o que importa é que ele nao quebra...

mas o que faz agente escutar esse barulho msm, é por causa da relação bem silenciosa da fazer, que evidenciam outros barulhos, no começo o que mais me incomodava era o barulho da bomba injetora...
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

FIQUEI A PÉ! :hate: :hate: :hate:

Ontem descobri que os 2 parafusos que prendem o punho de luz direito (botão de partida e chave de desligar o motor) estavam frouxos, e em poucos km rodados iriam cair. Pois bem, meti a chave de fenda e apertei.
Hoje fui trabalhar e a moto morria em desacelerações. Na volta do trabalho, o problema aumentou até que faltando uns 500 metros pra chegar em casa (ainda bem!!!), a moto morreu de vez.
Fui empurrando pra casa e pensando no que eu tinha mexido ontem (mexi em outras coisas além dos parafusos).
Afrouxei esses parafusos e voltou a dar partida normal. Apertei novamente e não dava partida.
Pensei em algum curto circuito dentro, abri e não vi nada encostando.
Deixei sem muito aperto pra rodar amanhã, mas final de semana vou desmontar de novo pra olhar com mais calma o que tá acontecendo.
Se não descobrir o que é, vou acionar a garantia na revisão dos 1000 km.
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Jean Rodrigues escreveu: Cara falou e disse... descreveu tudo... puts.. deveria trabalhar como perito na YAMAHA !!! :wsh:
Cara, não fiz mais do que descrever a experiência real que estou tendo com a moto.
Garanto que muitos aqui gostariam que cada dono de cada moto diferente que tem no M@D postasse a mesma coisa.
Detalhes assim podem influenciar na compra da próxima moto.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Leandro escreveu:FIQUEI A PÉ! :hate: :hate: :hate:

Ontem descobri que os 2 parafusos que prendem o punho de luz direito (botão de partida e chave de desligar o motor) estavam frouxos, e em poucos km rodados iriam cair. Pois bem, meti a chave de fenda e apertei.
Hoje fui trabalhar e a moto morria em desacelerações. Na volta do trabalho, o problema aumentou até que faltando uns 500 metros pra chegar em casa (ainda bem!!!), a moto morreu de vez.
Fui empurrando pra casa e pensando no que eu tinha mexido ontem (mexi em outras coisas além dos parafusos).
Afrouxei esses parafusos e voltou a dar partida normal. Apertei novamente e não dava partida.
Pensei em algum curto circuito dentro, abri e não vi nada encostando.
Deixei sem muito aperto pra rodar amanhã, mas final de semana vou desmontar de novo pra olhar com mais calma o que tá acontecendo.
Se não descobrir o que é, vou acionar a garantia na revisão dos 1000 km.
Quem montou o trem dianteiro pisou na bola. Vá lá e coma o fígado do sujeito.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
asneto_3
Roda Presa

Mensagem por asneto_3 »

Amigo Leandro, venho acompanhando seu topico desde o começo, tive até que criar uma conta aqui por isso, meus parabens, estou me decidindo pela fazer a partir de seu topico, eu ainda acredito que ela deveria ter o preço mais baixo um pouquinho, pra vender mais, pois de tabela, ela vale 11.550, e a CB300 12.200, uma diferença muito pouca, ainda mais em minha cidade que nem preciso de seguro, e bla bla bla...
ao menos fica mais exclusivo certo!

quanto aos apertos que vc deu ai e fez a moto apagar, é estranho, mas acredito que com mais tempo vc vai descobrir o que é, está claro que foi alguma falha que a yamaha deixou passar, mas isso acontece...

Uma unica coisa que eu vou testar logo imediatamente depois da revisão dos 1000km, vai ser um pinhão com um dente a mais, creio que ai sim vou andar a 110~120km/h sem esgoelar, gastando o minimo possivel, e sem perder força da motoca... (se as vibrações que vc clama forem por giro alto, o que não parece ser, um pinhão maior até ajudaria a diminuir!) é um teste barato de se fazer, e você que está sempre andando 38km por dia, na mesma rota e na mesma velocidade, acredito que seria a melhor pessoa para testar isso logo..
Só tome cuidado com uma coisa, como ela não tem cabo de odometro na roda dianteira, é muito provavel que vc vai alterar a relação depois do sensor eletronico dela, que costuma ficar como na MT no eixo do pinhão, então se ela está dando essa mentirinha ai no painel, em torno de 10%, é provavel que vc acabe com ela, ou então até ande mais do que marca, mas isso, só com um GPS pra saber!
Arrisco dizer que ela vai ficar mais economica no trajeto que vc faz todo dia...

Uma duvida, até hj não sei que cor prefiro, como vc se decidiu, fui na yamaha aqui do lado da minha loja agorinha e só tem a preta...
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Asneto, tive uma experiência com pinhão maior na Twister que não deu certo, o consumo até melhorou um pouco - aumentou uns 2 km/l na média em estrada, mas a moto perdeu força na sexta marcha, ultrapassagem então ficou igual a uma CG150. Voltei na semana seguinte pro pinhão original.
O que eu não entendo é porque as fábricas não fazem um câmbio com marcha overdrive, deixando a quinta como marcha de velocidade e uma sexta para baixar rotação e APENAS MANTER velocidade.

O problema do mau contato no punho de luz direito resolvi torcendo os fios da chave de emergência, coloquei de volta, apertei normalmente os parafusos e o problema sumiu.

Sobre o velocímetro, realmente como o motor irá girar menos com um pinhão maior, marque menos velocidade no painel se aproximando da velocidade real.
lelis
Roda Presa

Mensagem por lelis »

Leandro escreveu:
kalixto escreveu:Esse barulho assoviado é o filtro de ar, a falcon tb faz, chega em certa rotação ele começa, acelera um pouco mais some.
O barulho tipico do motor 250 da yamaha de rajar (bater biela) é quando vc chama ela no acelerador.
se vc for detalhista ate o barulho da bomba de gasolina trabalhando vc nota, porque o escape é bem abafado mas o motor trabalha com diversos barulhos bomba da gasolina quando ligada ou em baixa velocidade, assovio do filtro de ar lá pelas 4 rotações e rajada quando chama no acelerador. como tb nota o rodar do barulhento metzeler.
Não sei esse painel ai mas o da minha lander mente quase uns 10% andar a 100km/h reais é andar a 108/110km/h.
Calixto, me falaram uma coisa que eu não tinha pensado: como o escape da Fazer é muito silencioso, e não tem aquele barulho de CASCAVEL NO CIO PROCRIANDO :lol: :lol: da corrente de transmissão da Twister/CB300, então os outros barulhos de sobressaem.
O assoviado vem debaixo do tanque, deve ser alguma coisa do comando de válvulas. Não é assobio de ar, e sim de algo batendo.
A bomba de gasolina eu escuto direto, não era acostumado com ele antes porque minhas motos anteriores não tinham bomba de gasolina.
Quanto ao painel, no trecho que faço diariamente, tá marcando igual as motos que eu tinha antes, diferenças de 100 metros no hodômetro, 10% na velocidade.

Esse assobio debaixo do tanque pode ser o bico injetor. Para saber é fácil: quando ele acontecer, você dá um pouquinho a mais ou a menos de acelerador. Se parar instantaneamente é porque o tempo de injeção alterou a pulsação do bico injetor, fazendo cessar o barulho. Pode ser também o corpo de borboleta que assobia em certa posição a certa RPM. Mas eu aposto no bico injetor. Na minha Lander eu noto esse barulho em algumas circunstâncias.
asneto_3
Roda Presa

Mensagem por asneto_3 »

Caro amigo, concordo com seu relato, tmb não tive boa experiencia com um pinhão diferente mas também é uma 125cc, que se hoje eu for trocar a relação, ainda vou colocar uma mais curta que a original, mas eu sou teimoso, principalmente pq falam tanto que a fazer tem força em quinta marcha, e tal, que ainda vou tentar, na TW é bem justificavel, a 6 marcha Over driver, é tão longa, que ao menos na que eu andava na estrada, qualquer inclinação leve ou até vento, tinha que fazer passar pra quinta!

Mas isso é assunto pra quando eu comprar a minha e relatar no meu topico, mas to precisando enterar a grana, falta tão pouco mas demora tanto...

Me diz ai como vc escolheu a Cor, amor a primeira vista? To precisando me decidir isso, e tendo só a preta aqui na loja ta dificil, alem disso, o que a gente ve na loja nunca é o que ve andando!
pra te falar a verdade, acho as cores da yamaha tão feias, parece que não combinam com as motos, nisso acho que ninguem discorda de mim, as cores da honda são tão bonitas....
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Tenho preferência por preta, mas desta vez resolvi esperimentar a vermelha, e estou gostando. Mas esse tom de vermelho que a Yamaha colocou na Fazer, o vermelho da CB300 eu não gostei.

Quanto ao pinhão, faz o teste aí e depois me avise ;-)
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Vamulá:

1) WELL COME asneto_3!!!! Abra um tópico de apresentação para que o WELL dos outros usuários venham lhe colocar as boas-vindas. }:)

2) A cor vermelha que a Yamaha usa é maravilhosa. É um vermelho parecido com aquele das Ferrari de F1 de 2006/2007. A nova cor roxa também me agradou muito, muito embora ainda não tenha visto uma "ao vivo e à cores". A cor preta dispensa comentários, é cor bunda: todo mundo tem uma, mas mesmo assim ainda é uma boa opção para quem não quer se destacar ou não dá a mínima para cor de moto.

3) Alongar relação: Aí depende. Cada caso é um caso. No meu caso, por exemplo, na minha idade, já estou trocando resistência de repetição por "expertise e know-how", mas o tempo de duração vai ser determinado pelas preferências dos parceiros (depende tanto do sujeito quanto da mulher)... ih, cacête, não é dessa relação que estamos falando????? Foi mal aê, galera!!! Corrigindo então, uma relação mais alongada vai depender do tipo de tráfego e topografia dos seus trajetos mais frequentes. Se você passa por muitas subidas, tráfego muito lento e travado com muito anda-para-anda-para, etc. Na média, a relação ideal é a que vem de fábrica, pois foi estabelecida dentro de uma média geral de formas de utilização e que aproveita melhor as potencialidades do motor da moto.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Responder