Acidente fatal de Hornet em Morungaba - Vídeo

Grupo de discussão geral sobre motos.
Fernando DJ
Roda Presa
Contato:

Oqlhe assusta se transforma em imã?

Mensagem por Fernando DJ »

alguem ja teve esta sensação?
Exemplo... ao entrar numa curva e ver um ponto "temeroso"(veiculo proximo a faixa central) vc se desfoca a ação fisica em busca do centro de curva... e no psicologico vc fica brigando pra sair daquele ponto... mas parece q a mente e corpo estao desconetcatos... tipo um hipnose
nao sei se consegui explicar... mas isso ja aconteceu comigo uma vez
Imagem
Kuati
Mito

Re: Acidente fatal de Hornet em Morungaba - Vídeo

Mensagem por Kuati »

Fernando DJ, é o que o Pretti mencionou, target fixation, fixação no obstáculo. A moto vai pra onde se foca o olhar. Havia tópico sobre isso no M@D anterior.

Pra evitar isso só treinando, sempre direcionar o olhar pra onde se pode escapar, não pro obstáculo.

Podem xingar, mas esse tipo de filmagem traz a coisa boa de discutir segurança e ainda traz conscientização. O cara morreu, mas a filmagem traz isso de bom.

[ ]'s
Imagem
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Taí as fotos do espírito escapando na hora do "puta merda".
Imagem
Imagem
Imagem

Vi várias vezes o momento do acidente, e só dá pra concluir que o cara era bração mesmo. Como já disseram se estivesse pendulando a moto estaria muito menos inclinada. Na verdade nem parecia curva que necessitasse pêndulo, nem estava tão veloz, em torno de 100km/h e a curva nem era tão fechada, mas como ele inclinou o corpo pra fora da curva a moto inclinou mais do que precisava.

Já andei na Hornet e a suspensão traseira é ruim em pisos irregulares, quica fácil. Não sei se ele percebeu alguma reação da suspensão e se assustou, e ainda pelo jeito fixou o olhar no caminhão, erros básicos e que foram fatais. O cara que ia atrás dele tinha tudo pra segui-lo, pois olhar para o cara indo de encontro ao caminhão deve ter sido inevitável, mas mesmo assim se manteve na sua linha.

Quanto ao respeito às vítimas, tudo bem, mas acho que esses vídeos são tremendamente educativos e fazem muitos de nós repensarmos nossas atitudes ao guidão. Então que as mortes estúpidas dessas pessoas pelo menos sirvam para salvar outras vidas.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Celso_RJ escreveu:Sei que minha moto é excelente para isso, mas tenho muito medo de areia, óleo na pista e buracos, principalmente nos lugares que não conheço.
Depois que quase tomei um chão fazendo uma curvinha besta, a uns 50km/h, por conta de óleo na pista, sou do clube dos que vão pilotar até o fim igual tiozinho, pegando leve de verdade nas curvas.

Eu amo minha vida e minha família também. E sou jovem demais para morrer. Não tenho filhos, mas pretendo. Se agora não posso ir por conta de mim mesmo e família, no futuro só tende a aumentar a responsabilidade. Ou seja, pegar leve é a maneira mais inteligente de poder curtir motocicletas. Fatalmente iremos todos conhecer Jesus, só não precisa ser agora.
orgulho de ser CGzeiro!
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Quando eu derrapei devagarzinho estava com essa vontade louca de deitar também... e foi com a Hunter.

Te cuida.
orgulho de ser CGzeiro!
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Não consegui ver o vídeo...

Tem outro link?

Li os tópicos mas so fiquei imaginando a situação triste.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Beto Klein
Novato

Mensagem por Beto Klein »

Lelo escreveu:Ah já pesquisei no sr google, não acredito nessas coisas hehe
Pois é, cada um acredita no que quiser. ;-)
Até pode ser vapor ou algum líquido proveniente da moto, mas que ficou estranho, ficou! :?
NETO NEW HORNET
Roda Presa

Mensagem por NETO NEW HORNET »

É chocante nós motociclistas ver-mos um cara entrando na frente de um caminhão. ficamos nos perguntando onde o cara errou? tem varias teses para saber o que realmente ele errou , mesmo os mais experientes como o preti deve ficar se perguntando como um cara entra numa curva daquela com uma 4 cc tão desconcentrado, como falaram antes , 1 segundo de erro basta para fazer uma besteira.
Não vamos virar estatísticas . Vamos pilotar mais conciente não só com as nossas vidas mais com as do próximo.

NETO-B12
Jota

Mensagem por Jota »

Beto Klein escreveu:
Até pode ser vapor ou algum líquido proveniente da moto, mas que ficou estranho, ficou! :?
Vc pode ter achado estranho. Eu achei completamente normal. Uma moto com refrigeração líquida e movida a gasolina, quando se choca com um obstáculo, vai vazar líquido e vapor mesmo. Sobrenatural seria se não vazasse nenhum vapor ou líquido.
Para fenômenos extraordinários, devemos ter provas extraordinárias.
Se não temos e, por outro lado, temos hipóteses MUITO MAIS RAZOÁVEIS, pq abandonar as hipóteses muito mais razoáveis? Há chances maiores de que a tal mancha branca seja: vapores de líquidos, reflexo ou algum defeito no filme. Depois de verificadas essas hipóteses e certificadas a impossibilidade de todas, aí sim é razoável viajar e encontrar explicações sobrenaturais. De outro modo, é a mesma coisa que ver uma nuvem em forma de gente com dois chifres e dizer que é o diabo. Muito divertido e fantasioso, nada mais.
Beto Klein
Novato

Mensagem por Beto Klein »

Se não vazasse vapor ou líquido em um choque como esse seria um tanque de guerra!! :-D :-D

Sei que é normal, e é mais normal ainda "acharmos" coisas aonde não existe.
O difícil de aceitar é que mais uma pessoa perdeu a vida. :(
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Bagé escreveu:
Robson escreveu:
whitedeath escreveu:
Filipe escreveu:
Bagé escreveu:Muito safado é o amigo dele, que botou o filme na internet..
.
Poise ai que ta, se fosse meu amigo nunca colocaria o video dele na internet...
Se fosse amigo meu eu teria deletado o filme da camera na mesma hora do ocorrido. deus me livre de um dia ver uma cena dessas na frente ainda + com algum amigo meu.

E se o cara não é amigo do acidentado ?

Pq se fosse amigo teria ido para o hospital junto, e não ficado batendo foto do acidente....

Quem nunca andou atrás de um desconhecido em uma estrada frequentado por motoqueiros ?

Que mania de pré-julgar as pessoas.

Abraços
Não interessa se era amigo ou não, é uma atitude típica de abutre, falta de respeito com qualquer que se seja, e isso não é pré-julgamento, é pós-julgamento.
.
Sao duas faces da mesma moeda!
Videos como esses sao bens educativos! Ja cai desda forma e gracas a DEUS, nao tive o mesmo fim... Ver este video serviu para eu relembrar que um erro pode ser faltal e que sou apenas uma motociclista AMADOR, portanto nao sou PILOTO! Essas lembranças me fazem desacelerar! Bendido o camarada que divulga isso, para que eu possa aprender, nao so com meus erros, mas com os erros dos outros!
Nao sabemos se o cara era amigo ou nao do morto! Para julgar deveriamos ao menos saber qual foi a intensao do camarada, talvez tenha sido de educar para evitar mortes como estas...
Eu nao filmo, mas se eu tivesse pego por infortuito uma imagem destas eu teria divulgado!
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Jota escreveu:
Beto Klein escreveu:

Para fenômenos extraordinários, devemos ter provas extraordinárias.
Se não temos e, por outro lado, temos hipóteses MUITO MAIS RAZOÁVEIS, pq abandonar as hipóteses muito mais razoáveis? Há chances maiores de que a tal mancha branca seja: vapores de líquidos, reflexo ou algum defeito no filme. Depois de verificadas essas hipóteses e certificadas a impossibilidade de todas, aí sim é razoável viajar e encontrar explicações sobrenaturais. De outro modo, é a mesma coisa que ver uma nuvem em forma de gente com dois chifres e dizer que é o diabo. Muito divertido e fantasioso, nada mais.
Grande Jota em sua grande sapiência, seria esse pensamento uma derivação da famosa Aposta de Pascal ?!?
cardozo

Mensagem por cardozo »

MAD escreveu:
Quanto ao respeito às vítimas, tudo bem, mas acho que esses vídeos são tremendamente educativos e fazem muitos de nós repensarmos nossas atitudes ao guidão. Então que as mortes estúpidas dessas pessoas pelo menos sirvam para salvar outras vidas.
Exato caro Mad e outros amigos que pensam assim.

Não sou de correr e as minhas escolhas motociclísticas sempre foram de motos lentas. Questão de personalidade, falta de habilidade, cagaço, família, respeito ao próximo, etc. E o meu modo de condução resulta em uma pilotagem um pouco mais relaxada, já que a menor velocidade, em tese, diminui a possibilidade e gravidade do acidente.

Hoje aprendi que estou errado.

Vou continuar andando na mesma velocidade de antes nas estradas (estonteantes 90/100km/h na XT), porém, vou estudar os fundamentos de uma pilotagem mais fina, profissional até. E o motivo é elevar o nível de pilotagem, saber a forma correta de pilotar com segurança, conhecer os enroscos e ter o conhecimento de como sair deles. Tudo teoricamente, pelo menos.

Ao camarada que morreu na filmagem, obrigado. Você me fez ver que preciso melhorar, que baixa velocidade não é sinônimo de segurança e que preciso, definitivamente, ser um pouco menos braço duro.

Abraços a todos,

Peter
kbidão

Mensagem por kbidão »

Ectoplasma....nunca tinha ouvido falar disso...recorri eu titiu gugouuu....cada coisa..aquilo ali eh liquido da refrigeração...
Edil
Roda Presa

Mensagem por Edil »

Por mais autoconfiança que tivesse acho que jamais iria curtir curvas em uma pista de mão dupla. :no:

Somente mesmo quem nunca saiu em uma curva ou nunca teve essa experiência pode se arriscar tanto assim.

Várias vezes já passei batido em curvas, mesmo fazendo pêndulo. Qualquer coisa inesperada irá fazer você se desconcentrar e alicatar o freio ou mesmo sair da trajetória.
Cachorro na pista, pedra, sapato, já vi disso tudo em uma curva, tem que existir uma margem de segurança, senão vai pro saco.

O próprio susto ou medo do caminhão pode ter feito ele se desesperar e alicatado o freio, pois com certeza a Hornet faria essa curva tranquilamente mesmo sem pendulo.
A gente sempre alicata o freio por instinto, é o que parece mais correto a se fazer na hora do susto , mesmo sabendo que é a pior coisa a se fazer em uma curva.

Com relação a postar ou não o video, eu gosto de aprender com os erros dos outros, com certeza irá desencorajar muitos esportistas de fim de semana a fazerem a mesma coisa nessa pista. Acredito ter um cunho educativo bem forte, já que é real.

Abraços.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

cardozo escreveu:
Exato caro Mad e outros amigos que pensam assim.

Não sou de correr e as minhas escolhas motociclísticas sempre foram de motos lentas. Questão de personalidade, falta de habilidade, cagaço, família, respeito ao próximo, etc. E o meu modo de condução resulta em uma pilotagem um pouco mais relaxada, já que a menor velocidade, em tese, diminui a possibilidade e gravidade do acidente.

Hoje aprendi que estou errado.

Vou continuar andando na mesma velocidade de antes nas estradas (estonteantes 90/100km/h na XT), porém, vou estudar os fundamentos de uma pilotagem mais fina, profissional até. E o motivo é elevar o nível de pilotagem, saber a forma correta de pilotar com segurança, conhecer os enroscos e ter o conhecimento de como sair deles. Tudo teoricamente, pelo menos.

Ao camarada que morreu na filmagem, obrigado. Você me fez ver que preciso melhorar, que baixa velocidade não é sinônimo de segurança e que preciso, definitivamente, ser um pouco menos braço duro.

Abraços a todos,

Peter
Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Johnny Hu
Motociclista

Mensagem por Johnny Hu »

pretti escreveu:...Grande Jota em sua grande sapiência, seria esse pensamento uma derivação da famosa Aposta de Pascal ?!?
Desculpe-me pela indelicadeza em me antecipar ao mestre Jota... :oops: ... A Aposta de Pascal, independente das controvérsias religiosas, é até um jogo de raciocínio interessante mas creio não ter relação com o que ele escreveu... acredito que o mestre Jota, por preferir a explicação mais simples e empírica, esteja se referindo à Navalha de Ockham (Occam), ao invés. Bem, aguardemos, é claro... :oops:

Desculpem-me pelo OT... :wink:

A cena foi muito forte mesmo... para alguém que, por hipótese, queria apenas "riscar a saboneteira no asfalto", o preço pago foi muito alto... :( ... lamento o ocorrido. :(
----—▲≡≡≡

Flying over mirrors - and intact!
"Todos esses que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão... Eu passarinho!" (Mário Quintana)
Rad escreveu:...só cuidado,, vc é vc,, sua moto é sua moto,, não se projetem nelas ou por elas ;-)
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Eu sempre procura ficar com essas imagens na minha cabeça e de preferencia as "mais fortes" pra eu tomar medo e nunca abusar. Eu nao gosto de ver fotos ou videos assim mas sempre q postam eu vejo pra de certa forma me traumatizar pelas experiencias dos outros. E fazendo com q as deles nao se tornam as minhas. Eu SOU BRAÇAO e admito q faço merda na moto. Mas eu estou cada dia com mais "medo" de acelerar e cada dia mais consciente da minha (NOSSA) fragilidade.
Tornado 300
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Muito triste a morte de uma pessoa.

Mas, qdo fico sabendo desses acidentes em que há "excesso de velocidade" sempre penso nos que não tem nada a ver com a situação.

Pessoas que acabam "pagando o pato" por erro de outros.

Nesse acidente, pelo visto, o único "prejudicado" foi quem "causou" o acidente (claro, independente da vontade dele).

Vide, p.ex., esse vídeo. O motociclista que estava vindo na direção contrária quase paga pelo erro de outro:

E nesse outro vídeo, vejam em 01:10 min uma pessoa pagando literalmente pelo erro de outro:

Sobre a questão de ver esses vídeos, sempre serve como um alerta e pq não, um aprendizado.
Responder