Motociclistas mais velhos têm mais chances de se acidentar

Grupo de discussão geral sobre motos.
Pedro
Roda Presa

Motociclistas mais velhos têm mais chances de se acidentar

Mensagem por Pedro »

Segundo estudo da Universidade de Rochester, quanto maior a idade do motociclista, maior o risco de se machucar, e até morrer, em acidentes. Ferimentos no peito e na cabeça são os mais graves e afetam mais os mais velhos
REDAÇÃO ÉPOCA

Andar de moto pelas estradas é um hobby de jovens e adultos. Aqui no Brasil, há milhares de grupos, grandes ou pequenos, de amigos que se reúnem para viajar em alta velocidade ou baixa, aproveitando a paisagem. O importante é pilotar a moto. Mas um estudo da Universidade de Rochester mostra que quanto mais velho o motociclista, maior o impacto dos acidentes. Os mais velhos correm mais risco de se machucar e até morrer sobre duas rodas, se comparado com o risco entre os jovens.

O estudo muda a ideia geral de que os mais jovens sem machucam mais – talvez porque eles existam em maior número nas estradas. Uma pesquisa usando dados de 1996 e 2005 nos Estados Unidos mostrou que a idade média dos motociclistas envolvidos em acidentes aumentou de 34 para 39 anos, e a proporção de motociclistas feridos acima de 40 anos cresceu de 28% para 50%. De todos os feridos, o grupo etário entre 50 e 59 anos teve o maior crescimento, enquanto que a faixa entre 20 e 29 anos foi a que declinou mais.
sxc.hu
Quanto mais velho o motociclista, maior o risco de se envolver em acidentes e pior é sua recuperação
Os pesquisadores trabalharam com os dados de um banco nacional de traumas, de 61.689 motociclistas envolvidos em acidentes com idades entre 17 e 89 anos. A média de idade dos acidentados aumentou de forma constante durante o período estudado, o que confirma as estatísticas da indústria americana, que mostram que a idade média dos compradores de motos passou dos 33 anos em 1998 para os 40, em 2003. Os resultados da pesquisa foram publicados na edição de março da American Surgeon.

"Nós observamos no centro médico que os pacientes mais velhos – pessoas na casa dos 50, 60 e até 70 – estavam se machucando com freqüência cada vez maior", disse Mark Gestring, diretor do programa de trauma do Centro Médico da Universidade de Rochester. "Por isso verificamos se isso também acontecia em nível nacional, e descobrimos que sim."

Para os motociclistas acima dos 40 anos, a gravidade da lesão, o tempo de permanência no hospital ou unidade de terapia intensiva e a mortalidade são maiores se comparado com aqueles que têm menos de 40. O risco de morte foi de 1,5 a 2 vezes maior para quem tem mais de 40 anos, dependendo da gravidade do ferimento causado no acidente. Os pesquisadores também descobriram que motociclistas mais velhos estão mais propensos a morrer por lesões menos graves do que os jovens, a passar pelo menos 24 horas na unidade de tratamento intensivo e a ter mais doenças pré-existentes e complicações, como ataque cardíaco e infecções, o que contribui para a maior permanência no hospital. "Os condutores mais velhos devem tomar cuidado extra. Se acontece um acidente, eles têm de pagar um preço muito mais alto do que os mais jovens", diz Gestring.

O maior gravidade das lesões em pilotos mais velhos pode estar relacionada à diminuição da resistência do corpo à medida em que ele envelhece, como o enfraquecimento dos ossos e capacidade de regeneração celular. Outros fatores associados ao envelhecimento, como problemas de visão, retardo no tempo de reação e falta de equilíbrio contribuem para acidentes de moto nesta faixa etária, explicando em parte por que os pilotos mais velhos caem mais frequentemente por perda de controle do que os mais jovens. Fraturas dos membros, como braços e pernas, são as lesões mais comuns, ocorrendo em cerca de 25% a 40% dos motociclistas estudados. Os ferimentos mais graves aparecem no peito e na cabeça, em proporções significativamente maiores em condutores mais velhos.
Fonte: Época - G1
There's NO PLACE like FOUR -
“A prayer for the wild at heart, kept in cages.”
Virago 250, Shadow 600, Magna 750, CBR600F, Bandit 600, Bandit 1200, Bandit 650, Hornet, Falcon, XTZ250X, XT660R, HD883R, Freewind 650, Kawasaki ER6-N, Kawasaki Z1000 The Best !
lchicralla
Dinossauro

Re: Motociclistas mais velhos têm mais chances de se acidentar

Mensagem por lchicralla »

Tenho uma bronca danada de 'post' grande. :x
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
edgard
Motociclista

Mensagem por edgard »

só existem dois tipos de motociclistas, motoqueiros, etc... os que já cairam e os que vão cair. ;-) independente da idade, cor, credo, opção sexual, peso altura, careca, cabeludo, viado ou não. se anda de moto, já caiu ou vai cair.
moto atual cb500f 2014, branca
Pedro
Roda Presa

Mensagem por Pedro »

XT600 TÉNÉRÉ/89 - 1995 a 1998
DT200/96 - 1998 a 2000
XT600E/99 - 2000 a 2003
CBX750INDY/94 - 2002 a 2003
CBR1100XX/99 (Tereza) - 2004 a 2005
INTRUDER LC1500/01 - 2005 a 2009
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - 2009 ...

Também tenho de soberba...
There's NO PLACE like FOUR -
“A prayer for the wild at heart, kept in cages.”
Virago 250, Shadow 600, Magna 750, CBR600F, Bandit 600, Bandit 1200, Bandit 650, Hornet, Falcon, XTZ250X, XT660R, HD883R, Freewind 650, Kawasaki ER6-N, Kawasaki Z1000 The Best !
Maggiolo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Maggiolo »

Já tinham publicado isso...o Dexpert publicou...

Tá aqui o link:
http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... =6&t=18906
Imagem
LIBERDADE É PASSAR A MÃO NA BUNDA DO GUARDA...
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E

Imagem EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Pedro escreveu: Quanto mais velho o motociclista, ... e pior é sua recuperação
isso realmente é uma verdade, mas é obvio!!! :pow:

O resto bobagem... temos que lembrar quanto mais novo mais imprudente apesar de ter maior destreza e habilidade o jovem se arrisca mais portanto maior probabilidade de se envolver em acidente! Pelo menos aqui no brasil!

Estudo imbecil e inutil desta universidade, nem sei porque pedi tempo lendo isso!! }:) :pdl:
Imagem
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

decoZ escreveu:Ops, já está no off topic: http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... 24#p665524
Mais de um conseguiu achar isso interessante??? :frt: caraio :shock:
Imagem
Tche
Roda Presa

Mensagem por Tche »

Pelo contrario, motoqueiro mais velho se acidenta menos, pois se ficou velho encima de uma moto é justamente porque não se acidentou...

:dce: :dce: :dce: :dce: :dce:
Dirijo por obrigação... Piloto por satisfação...

Twister 2003 verde, Comet GT 2010 vermelha, atual G 650 GS 2012 vermelha

Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kameraden...

Xiitismos à parte, vamos à interpretação dos fatos:

1. a população de motocicistas "jovens a mais tempo" (pois idoso é a P.Q.P, eheheheh) está realmente aumentando, por dois motivos: primeiro, pelo envelhecimento dos que começaram a vida sobre duas rodas quando jovens, ou ao menos daqueles que sobreviveram, e segundo pelo aumento daqueles que ingressaram tardiamente no motociclismo (eu, por exemplo, retornei ao motociclismo aos 38 anos de idade, depois de uma pausa de mais de 20 anos);

2. as chances de um "jovem a mais tempo" sofrer um acidente acredito serem iguais ou até menores que a de um "jovem fresco", em razão provavelmente de aspectos como o nível deimpetuosidade e outros similares; porém, as chances dos "jovens mais antigos" se arrebentarem mais num acidente são bem maiores do que as deum "jovem fresco", pois a carcaça já não é a mesma. Eu tomo como exemplo o acidente do Jazz... ele passou um mal bocado, mas sobreviveu e recuperou-se porque a carcaça ainda estava dentro do prazo de validade. Se eu tivesse sofrido um acidente semelhante, provavelmente teria embarcado rumo ao inferno.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Jota

Mensagem por Jota »

Marcio-Bsb escreveu: Estudo imbecil e inutil desta universidade, nem sei porque pedi tempo lendo isso!! }:) :pdl:
márcio, vc é estatístico, né?

pra mim tá suficiente ler isso, apesar de eu ser muito jovem.

aqui, a fernanda socializou a cerveja ou consumiu longe do seu alcance?

(sei não, mas se eu tivesse sido excluído da cerveja ficaria puto. ainda mais que ela sabe que vc curte muito a índia.)

:roll:
Anzolim
Dinossauro

Mensagem por Anzolim »

lchicralla escreveu:Tenho uma bronca danada de 'post' grande. :x
x 2
a solução é ler os comentarios apenas..é q eu faço... :-D
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
georgesjr
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por georgesjr »

Varia muito a cabeça da pessoa. Hoje ando mais pianinho, doi descobrir limites do pior jeito.
البحث عن السلام
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

E a prova de que é um estudo inútil esta na conta do seguro... :lol: :lol: :lol:
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E

Imagem EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
Rabugento
Novato

Mensagem por Rabugento »

Esse estudo pode até ser válido,...mas lá nos esteites...!
Ando de moto desde 1982, nesse tempo todo só me recordo dos meus tombos, quando era mais jovem.
Uns dois colegas meus já caíram depois de véi, mas sem traumas.
Já soube de uns mais experientes que tombaram feio, mas aqui pra nós, estavam fazendo merda na pista! E tão tudo por aí contando vantágem!
Agora,...o que eu vejo muito, é motoboy estirado no chão sendo atendido pela SAMU. Essa mulecada, infelizmente, não tem o menor respeito pelo transito, pela moto e pela vida. (antes que nego saia metralhando que os "manu" tem de cumprir horário de entregas e tal, devo dizer que também tenho um emprego de grande risco e nem por isso passo dos limites pra enriquecer mais o patrão!).
RX 125 1982, ML 125 1982, MZ 250 FBM, Agrale 27.5, Falcon NX4
Rusher
Novato

Mensagem por Rusher »

NÔOOOSSA TÔ IMPRESSIONADO, VOU VENDER MINHA MOTO AGORA MESMO. QUALQUER BABACA SABE QUE QUANTO MAIS VELHO, QUALQUER RECUPERAÇÃO É MAIS LENTA (VIDE UMA RESSACA). DO RESTO, MAIS UM ESTUDO INÚTIL. PEGA UM HOSPITAL, FAZ A ESTATÍSTICA DE QUEM ESTÁ INTERNADO E VÊ QUEM MORRE MAIS, LÓGICO QUE SÃO OS MAIS IDOSOS.ESTE ESTUDO VAI PARA MEU ARQUIVO, LATA DE LIXO.
XTman
Dinossauro

Mensagem por XTman »

Pesquisa furadíssima... Aliás, não a pesquisa, mas as conclusões. Muitos jovens não chegam a se acidentar quando mais velhos porque simplesmente morrem ainda jovens...
Sir Camelot
Motociclista

Mensagem por Sir Camelot »

Será que tem vaga em instituto de pesquisa? Os caras arrumam cada coisa, passam um tempão estudando pra no final dizer que seis é meia dúzia, putz
Bruno Camelo
Versatile System
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Sir Camelot escreveu:Será que tem vaga em instituto de pesquisa? Os caras arrumam cada coisa, passam um tempão estudando pra no final dizer que seis é meia dúzia, putz
E ainda ganham uma grana para fazer isso. Como diria Nelson Rodrigues: ISSO É O ÓBVIO ULULANTE!
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Russo escreveu:Ae Kameraden...

Xiitismos à parte, vamos à interpretação dos fatos:

1. a população de motocicistas "jovens a mais tempo" (pois idoso é a P.Q.P, eheheheh) está realmente aumentando, por dois motivos: primeiro, pelo envelhecimento dos que começaram a vida sobre duas rodas quando jovens, ou ao menos daqueles que sobreviveram, e segundo pelo aumento daqueles que ingressaram tardiamente no motociclismo (eu, por exemplo, retornei ao motociclismo aos 38 anos de idade, depois de uma pausa de mais de 20 anos);

2. as chances de um "jovem a mais tempo" sofrer um acidente acredito serem iguais ou até menores que a de um "jovem fresco", em razão provavelmente de aspectos como o nível deimpetuosidade e outros similares; porém, as chances dos "jovens mais antigos" se arrebentarem mais num acidente são bem maiores do que as deum "jovem fresco", pois a carcaça já não é a mesma. Eu tomo como exemplo o acidente do Jazz... ele passou um mal bocado, mas sobreviveu e recuperou-se porque a carcaça ainda estava dentro do prazo de validade. Se eu tivesse sofrido um acidente semelhante, provavelmente teria embarcado rumo ao inferno.
;-) ;-) ;-) ;-) ;-)

Esgotou o assunto.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Responder