Essa Indústria da Multa (nº 2)...

Grupo de discussão geral sobre motos.
Maggiolo
Dinossauro
Contato:

Essa Indústria da Multa (nº 2)...

Mensagem por Maggiolo »

Recursos contra multas indeferidos, apesar de provas contundentes, geram indignação

Imagem

RIO - Nem mesmo o argumento incontestável de que na Rua Abade Ramos, no Jardim Botânico, não existe qualquer túnel - o mais próximo, o Rebouças, fica a quilômetros de distância -, adiantou para livrar o contador e advogado Dante Carelli, de 80 anos, de ser multado, em 2008, por "estacionar nos túneis" na referida rua. Por duas vezes, ele - que foi presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) da prefeitura de 2001 a 2008 - teve seu pedido de esclarecimentos indeferido e, somente após entrar com uma ação na Justiça, conseguiu ganhar a causa.

A indiferença das Jaris diante dos recursos de motoristas injustamente multados também criou, na Avenida Maracanã, a estranha figura do "veículo faquir". O jornalista e sociólogo Gustavo Rocha Fonseca, de 30 anos, recebeu multa em 8 de setembro de 2009 por estacionar sobre a calçada da Avenida Maracanã em frente ao n 1.075 - um local onde existem frades, grades, árvores e postes justamente para impossibilitar qualquer parada irregular. Gustavo reuniu fotografias da calçada e até informações de sua seguradora mostrando que ele tem vaga de garagem em seu prédio, a 50 metros do local da multa, mas, ainda assim, teve seu recurso indeferido pela Jari de Vila Isabel.

- Entrei com defesa prévia, anexando fotos e a apólice de seguro do veículo que comprovam as minhas alegações, e, mesmo assim, meu recurso foi indeferido. Estou aguardando, desde 4 de fevereiro, o julgamento - disse ele, que põe em dúvida também a alegação da Secretaria municipal de Transportes de que leva em conta o histórico do motorista. - Tenho carteira há 12 anos e jamais fui multado. Tem alguma coisa errada nesses julgamentos.

Há casos também de multa por pardal de outro bairro. O aposentado Claudio Vianna, de 52 anos, foi punido por excesso de velocidade no Aterro do Flamengo. Mas o radar que fez o registro, descobriu ele depois no site da prefeitura, está instalado, na verdade, em Campo Grande.

- No site da prefeitura consta que o radar que me multou no Aterro fica na Zona Oeste. Mesmo assim, o recurso foi indeferido - protesta.

Fonte: O Globo On Line
http://oglobo.globo.com/rio/transito/ma ... 210656.asp

Multas desafiam as leis da física e o bom-senso

RIO - Em agosto de 2002, dois casos de multas aplicadas incorretamente chamaram a atenção por desafiarem as leis da física. Um carro foi multado na Tijuca por ter avançado o sinal entre as ruas Gonzaga Bastos e Pereira Nunes, que são paralelas. Um Corsa foi flagrado, num intervalo de sete segundos, por pardais distantes 4,5km entre si, o que significa que, apesar do motor de mil cilindradas, precisaria estar a 2.314km/h, quase o dobro da velocidade do som.

No primeiro caso, a multa aplicada pela prefeitura pôs em xeque o quinto postulado da geometria de Euclides, segundo a qual paralelas só se encontram no infinito. No segundo exemplo, a multa aplicada pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) na RJ-104 conseguiu demonstrar na prática o que Einstein levou anos para fundamentar na Teoria da Relatividade. "Ainda não existe nenhum mecânico capaz de se deslocar tão rapidamente em terra, a não ser que estivéssemos comprovando a mecânica quântica em corpos de massa expressiva", ironizou, na época, o físico Luiz Pinguelli Rosa. A prefeitura acabou reconhecendo o erro e anulando o auto de infração, depois que o recurso do ortopedista Jorge Luiz Veríssimo teve seu recurso indeferido pela 6ª Jari. O DER atribuiu o erro a um defeito num dos relógios dos pardais, aconselhando o infrator a recorrer.

Em julho de 2001, o auditor Antônio Augusto Campos Miranda foi multado dirigir seu Ford Ka ano 98, de mil cilindradas, a 900km/h, na Ponte Rio-Niterói. Essa é a mesma velocidade de um Boeing a dez mil metros de altitude e quase três vezes maior do que a de um carro de Fórmula-1. Morador do Méier, na época, ele trabalhava em São Gonçalo. A multa foi aplicada por um radar eletrônico na Ponte Rio-Niterói, na qual a velocidade máxima permitida é de 80km/h.

Em novembro de 2005, o engenheiro Pérsio de Castro Silva, de 50 anos, estava em Angola quando seu carro foi multado por avanço de sinal na esquina das ruas São Clemente e Sorocaba, em Botafogo. Para viajar, ele deixara o veículo estacionado no Aeroporto Tom Jobim. No recurso, anexou cópias da passagem aérea e do tíquete do estacionamento, mas o pedido de anulação da multa foi indeferido.

Já o empresário Ionio Gamboa Freire, de 40 anos, recebeu duas multas iguais, no valor de R$ 102 cada, mas não conseguiu que uma delas fosse anulada. Em março daquele ano, Ionio foi multado por um guarda por estacionamento irregular, no Largo de São Francisco. Nas duas, constavam o mesmo dia, hora e local e a mesma infração.
Imagem
LIBERDADE É PASSAR A MÃO NA BUNDA DO GUARDA...
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Re: Essa Indústria da Multa (nº 2)...

Mensagem por Lelo »

Pois é, essa jari aí não ta servindo pra muita coisa, meu irmão recebeu 3 multas de uma vez na biz dele, uma por demonstração de manobra perigosa, outra por andar com farol apagado, e outra de não guardar distancia de segurança dos demais veículos na via.
Mas o meu irmão não sabe nem derrapar a moto, quanto mais fazer demonstração de manobra perigosa, o farol da biz acende automatico quando da a partida e não estava queimado, dificilmente ele usa corredor.
Mas não teve geito, ele recorreu, demorou uns meses mas vai ter que pagar, ficou na faixa de R$ 500,00

Eu acho que foi algum guardinha de transito fdp, a mulher dele deve ter dormido de calça jeans, alias todos os dias as mulheres desses caras devem dormir de calça jeans...
carnachion
Roda Presa

Mensagem por carnachion »

Pois é, definitivamente os brasileiros não tem um julgamento justo dos recursos de multas...
A impressão que eu tenho é que eles simplesmente indeferem QUALQUER recurso de multa. Só quando sai na mídia que eles retiram as multas, mas é ridículo ver multas como estar dirigindo sem capacete um CARRO e ter o recurso indeferido.

Eu acho que tem que multar multar mesmo quem é infrator, mas tem que julgar justamente os recursos, pois equívocos ocorrem.

Boa e velha Banânia.
Fan 125 (2005) - Intruder 125 (2009) - Transalp 700 ABS (2012) - MSM
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Se ninguem pagasse, o governo se fode. Simples.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Bode
Motociclista
Contato:

Mensagem por Bode »

simples... claro... é só mandar um email ou dar um telefonema para cada cidadão que levou multa no seu estado e convencê-lo de não pagar... moleza! :pow:
Imagem
Se você quer formar um pianista fodástico tem que começar cedo, senão terá um pianista MEDIANO.
Se você quer formar um piloto fodástico tem que começar cedo, senão terá um piloto M@DIANO.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Sem Noção escreveu:(...)Por duas vezes, ele - que foi presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) da prefeitura de 2001 a 2008 - teve seu pedido de esclarecimentos indeferido(...)
Castigo! Fodeu com os outros por 8 anos, tem que se foder mesmo! :lol:
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

Optimus Leo escreveu:Se ninguem pagasse, o governo se fode. Simples.
menos o governo do chavez, esse não precisa do dinheiro da mulambada :lol:
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

mamm2 escreveu:
Sem Noção escreveu:(...)Por duas vezes, ele - que foi presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) da prefeitura de 2001 a 2008 - teve seu pedido de esclarecimentos indeferido(...)
:lol: :lol:

Putz, pensei o mesmo.

"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Osama B Laden
Dinossauro

Mensagem por Osama B Laden »

E enquanto o governo "se fode", a moto vai no pátio porque o cara não pagou a multa, dai não pode licenciar. O sistema jpa previu a desobediência civil e faz tempo.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Osama B Laden escreveu:
E enquanto o governo "se fode", a moto vai no pátio porque o cara não pagou a multa, dai não pode licenciar. O sistema jpa previu a desobediência civil e faz tempo.
500 motos, carros, bicicletas, carrinho de rolima, etc...nao podem ocupar o espaco que so entram 100.

Por isso vao seguir levando naba de governo e pilantras...ninguem se rebela.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
cmurari
Roda Presa

Mensagem por cmurari »

Smoker escreveu:
mamm2 escreveu:

Putz, pensei o mesmo.

x3 :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Linha do Tempo :
RX-75 / RS-125/ RX-125/ RDZ-125/ RDZ-135 3x/ TDR-180 3x/ RD-350 3x/ CBX-750F/ TDM-850/ GS-500E 3x/ ZX-9/ GSX-1100RW/ GSX-750F/ XTZ-125/ TDM-225 / Twister / GS650 ... Continua...
Maggiolo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Maggiolo »

cmurari escreveu:
Smoker escreveu:
mamm2 escreveu:

Putz, pensei o mesmo.

x3 :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
x4 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

FDP...tinha que ter 1000 multas indeferidas.
Imagem
LIBERDADE É PASSAR A MÃO NA BUNDA DO GUARDA...
whitedeath
Motociclista

Mensagem por whitedeath »

Eu acho que ultimamente o único direito que o cidadão Brazileiro tem de verdade é o "direito de se fuder."
"Os covardes morrem muitas vezes antes de sua verdadeira morte; os valentes provam a morte só uma vez."
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

whitedeath escreveu:Eu acho que ultimamente o único direito que o cidadão Brazileiro tem de verdade é o "direito de se fuder."
tá aprendendo ;-)
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Sopão, repita comigo:

Não existe indústria da multa...

Um dia vira verdade.

(cadê o "fala mais"? Vai alegar o que, que se o cara estacionou no "túnel a ceu aberto" tem que pagar mesmo? se o cara passou a mais de 2mil km/h tá errado e tem que pagar? Que até aqui no fórum temos um caso de tomar multa de andar sem capacete (em um carro) e o cara tá errado, tem que pagar?)

NC750x

-- no donut for you! --
Nope
Motoqueiro

Mensagem por Nope »

A justiça ta ai pra isso, ninguém precisa parar no recurso administrativo.
oklahoma
Novato

Mensagem por oklahoma »

mantabodyboarder escreveu:Sopão, repita comigo:

Um dia vira verdade.

(cadê o "fala mais"? Vai alegar o que, que se o cara estacionou no "túnel a ceu aberto" tem que pagar mesmo? se o cara passou a mais de 2mil km/h tá errado e tem que pagar? Que até aqui no fórum temos um caso de tomar multa de andar sem capacete (em um carro) e o cara tá errado, tem que pagar?)

ééééé... tem gente aqui que ainda acredita e afirma que a tal indústria não existe...

abraçoooooooo.
Imagem
- Moderador - clubeCBR.com.br -
- F O R C E - N I N J A -
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

Nope escreveu:A justiça ta ai pra isso, ninguém precisa parar no recurso administrativo.

Problema que a perda de tempo ( tempo é dinheiro lembra) e o que tu vai gastar com advogado não compensa, pois os valores da multa não são tão altas assim, ai todo mundo prefere pagar para continuar rodando. Fora que para recorrer em 2 instancia no administrativo vc já tem que pagar, e o processo todo não leva menos de 1 ano (experiencia própria) quem dirá se depois for para justiça.

Mas tambem concordo com o manta, não existe industria da multa :rof:
Imagem
FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
Rmurari
Roda Presa

Mensagem por Rmurari »

VTNC.
Se houvesse um bom senso em relação a aplicação de multas, uma análise mais apurada, ainda custaria a acreditar que hoje, as multas são aplicadas para educar (?) os infratores.
Mas de uns anos pra cá, virou sacanagem mesmo, indústria de multa. Puta que pariu, aquela multa de avanço de sinal vermelho, ocasionado por colisão traseira.
E assim caminhamos para o fim.
Cuidado com seus desejos....eles podem se tornar realidade
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

JARI nem lê recurso (vide meu relato no "essa indústria da multa" no. 1).

JARI só serve para dar vazão ao inconformismo natural de qualquer ser humano contrariado.

Só no conselho estadual/do distrito federal é que eles começam a ler e realmente atender aos recursos.

Agora... não existe indústria da multa! (nem a deliberada utilização da cultura do brasileiro, de descumprir a lei, para gerar lucro)

Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"

Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Responder