FLEXÍVEL DE FREIO ou AEROQUIP configurações?
-
Gaucho
Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou AEROQUIP configurações?
Netto,#NETTO# escreveu:
olhando os freios dela a 650F e da CBR600 e CBR1000 e praticamente o mesmo freio , mesma marca 4 pistoes por disco , a diferença e que as CBRs pesao 170 kilos e a nossa moto e um mamute ...
vlw :)
as esportivas usam sistema RADIAL na pinça e na manete...........nem se compara c nosso modelo antigo
Gaucho escreveu:Netto,#NETTO# escreveu:
olhando os freios dela a 650F e da CBR600 e CBR1000 e praticamente o mesmo freio , mesma marca 4 pistoes por disco , a diferença e que as CBRs pesao 170 kilos e a nossa moto e um mamute ...
vlw :)
as esportivas usam sistema RADIAL na pinça e na manete...........nem se compara c nosso modelo antigo
sim gaucho claro que as esportivas sao muito mais modernas ...
mais mesmo assim as pinças trazeiras e dianteiras sao as mesmas , o que muda e como elas funcionam claro ...
mais que as SS freiam o dobro nao tenho duvida disso ...
Neto > GSX 650 F :)

Eu troquei o original da F por esse duplo comprado com o Renato.
A moto é 2001 e o freio estava meio borrachudo, provavelmente pela idade/aumento de elasticidade das mangueiras.
O freio melhorou e me acostumei rápido com a diferença, troquei antes de fazer viagem de 10000 km , acredito que é o mesmo que trocar pelo original que deve sair mais caro.
Abraço.
A moto é 2001 e o freio estava meio borrachudo, provavelmente pela idade/aumento de elasticidade das mangueiras.
O freio melhorou e me acostumei rápido com a diferença, troquei antes de fazer viagem de 10000 km , acredito que é o mesmo que trocar pelo original que deve sair mais caro.
Abraço.
- Marcio-Bsb
- Dinossauro
Olha ai um que já usou a configuração dupla saindo do cilindro mestre!
Se bem, gilberto, que sua comparação não tem muito valor não, porque você ja estava com o sistema já gasto então a simples troca por um produto original novo você já sentiria uma diferença enorme!
Não sei se a segunda configuração aumente a performance do sitema a ponto que nós mortais tenhamos percepção, mas de uma coisa eu concordo com o fabricante: no sistema dividido no cilindro mestre o serviço de sangrar e tirar o ar do sistema é bem mais fácil teoricamente!
Se bem, gilberto, que sua comparação não tem muito valor não, porque você ja estava com o sistema já gasto então a simples troca por um produto original novo você já sentiria uma diferença enorme!
Não sei se a segunda configuração aumente a performance do sitema a ponto que nós mortais tenhamos percepção, mas de uma coisa eu concordo com o fabricante: no sistema dividido no cilindro mestre o serviço de sangrar e tirar o ar do sistema é bem mais fácil teoricamente!

Olhei na minha motoca agora no almoço e o sistema usado (original de fábrica) parece uma evolução do primeiro sistema mostrado aí em cima: o conector que fica preso sobre o para-lamas é diferente, em formato de "T" de cabeça para baixo - a mangueira que vem do cilindro entra no meio dele, em cima, e de cada uma das extremidades inferiores sai a mangueira que leva até cada pinça. Desta maneira, o comprimento do "caminho" percorrido pelo fluido do cilindro até cada pinça é o mesmo para os dois lados.mamm2 escreveu:o comprimento do tubo que leva pra cada disco é diferente
Isto reforça a tese de que o problema na primeira configuração acima é realmente o comprimento diferente pra chegar em cada pinça, o que acaba por provocar uma pequeeeeeeeeeeeeena diferença de pressão entre os dois discos (coisa que incomoda muito o Valentino e o Stoner eheh).
Editado pela última vez por mamm777 em 26 Mar 2010, 11:02, em um total de 3 vezes.
Márcio, é exatamente o contrário.
Eu achava o freio meio fraco e troquei, mas a mudança foi para melhor e não excepcional.
Troquei, lógico, o fluído também que estava velho, só isso já faz diferença.
O meu raciocínio é que se a moto fosse mais nova a diferença seria muito menor.
Mas isso são minhas impressões pessoais.
Outra o conjunto de um duto até o divisor e dali dois até as pinças (mesma configuração do original) também é vendido e não precisa comprar o divisor de metal que permanece original.
O pessoal do Renato tem só os dutos para vender é só encomendar, o preço é parecido.
De qualquer forma se a moto é nova eu revisaria antes as pastílhas (podem estar vitrificadas) e o fluido antes de trocar os dutos, até a distância de regulagem do manete influi na percepção/uso da capacidade dos freios.
Abraço.
Eu achava o freio meio fraco e troquei, mas a mudança foi para melhor e não excepcional.
Troquei, lógico, o fluído também que estava velho, só isso já faz diferença.
O meu raciocínio é que se a moto fosse mais nova a diferença seria muito menor.
Mas isso são minhas impressões pessoais.
Outra o conjunto de um duto até o divisor e dali dois até as pinças (mesma configuração do original) também é vendido e não precisa comprar o divisor de metal que permanece original.
O pessoal do Renato tem só os dutos para vender é só encomendar, o preço é parecido.
De qualquer forma se a moto é nova eu revisaria antes as pastílhas (podem estar vitrificadas) e o fluido antes de trocar os dutos, até a distância de regulagem do manete influi na percepção/uso da capacidade dos freios.
Abraço.
- Marcio-Bsb
- Dinossauro
mamm2, qual é sua moto? Nas hornet´s sem abs por exemplo é uma outra configuração!!!
Gilberto, minha moto esta com 16.000 km, acredito que nunca tenha sido trocado o fluido de freio, as pastilhas dianteiras não estão na hora de trocar, mas não estão tão boas que não possam ser trocadas, duvido muito que eu vá mexer nos dutos de minha moto, acredito que a simples troca das pastilhas e do fluido já deixe os freios suficientemente bons para mim!
Gilberto, minha moto esta com 16.000 km, acredito que nunca tenha sido trocado o fluido de freio, as pastilhas dianteiras não estão na hora de trocar, mas não estão tão boas que não possam ser trocadas, duvido muito que eu vá mexer nos dutos de minha moto, acredito que a simples troca das pastilhas e do fluido já deixe os freios suficientemente bons para mim!

Comprimento diferente não pode afetar a ação de frenagem.mamm2 escreveu:Isto que reforça a tese de que o problema na primeira configuração acima é realmente o comprimento diferente pra chegar em cada pinça, o que acaba por provocar uma pequeeeeeeeeeeeeena diferença de pressão entre os dois discos (coisa que incomoda muito o Valentino e o Stoner eheh).mamm2 escreveu:o comprimento do tubo que leva pra cada disco é diferente
Os dois dutos estão preenchidos com o fluído (que não pode ser comprimido e diminuir de volume) e isentos de ar, então a compressão é igual em ambas as pontas mesmo com tamanhos diferentes.
Diferenças só aconteceriam se a diferença de comprimento fosse significativa e só em conjunto com a dilatação sensível dos dutos.
Segue o baile.
MT-03Marcio-Bsb escreveu:mamm2, qual é sua moto?
Pronto, tu abriu a porta prum engenheiro mecânico vir aqui, te contradizer e explicar em pormenores a relação existente entre "comprimento do cano" e "perdas".Gilberto escreveu:então a compressão é igual em ambas as pontas mesmo com tamanhos diferentes.
- rlriccardi
- Motociclista
Pra dizer se está certo ou errado? Precisa sim...Gaucho escreveu:precisa ser Engº ?rlriccardi escreveu:
Não importa forma ou comprimento,
O que influenciaria seria somente o comprimento
Algum engenheiro aí pra dizer se eu falei bobagem?!
Pra criticar sem fundamento pode ser qualquer um mesmo...
E a proposição toda é essa: " O que influenciaria seria somente o comprimento de cada um. Considerando o extremo do extremo: mais comprimento = mais resistência do fluído nas paredes dos tubos (atrito) = teria que fazer mais força no manete. Ao invés de 98% de eficiência, teríamos 97,999995%..."
CB5 -> B65S -> GSXR750 -> F800GS -> XT1200Z Super Teneré + Burgman 400i
Meu SPOT: http://share.findmespot.com/shared/face ... qXXRC6IIGE
Acho que, como tudo na física, trocentos fatores influenciam. Comprimento do condutor e área da seção devem ser os principais, mas forma do condutor, material do condutor, resistência mecânica do condutor à dilatação, etc, tudo influencia.rlriccardi escreveu:E a proposição toda é essa: " O que influenciaria seria somente o comprimento de cada um.
Em relação ao comprimento, creio que a afirmação está correta, a relação é realmente proporcional (maior comprimento implica em maior resistência). E a diferença de pressão nos discos do primeiro esquema mostrado acima deve ser por aí mesmo, lá pela 5ª, 6ª casa decimal, coisa que só o Valentino deve perceber. O problema foi tu afirmar que a forma do condutor não influencia - influencia sim!rlriccardi escreveu:Considerando o extremo do extremo: mais comprimento = mais resistência do fluído nas paredes dos tubos (atrito) = teria que fazer mais força no manete. Ao invés de 98% de eficiência, teríamos 97,999995%..."
Mas isto tudo que afirmei foi só usando o bom-senso. Tá na hora dum engenheiro hidráulico se pronunciar! eheh
- rlriccardi
- Motociclista
Pois é, falei por percepção comum mesmo...mamm2 escreveu:
Em relação ao comprimento, creio que a afirmação está correta, a relação é realmente proporcional (maior comprimento implica em maior resistência). E a diferença de pressão nos discos do primeiro esquema mostrado acima deve ser por aí mesmo, lá pela 5ª, 6ª casa decimal, coisa que só o Valentino deve perceber. O problema foi tu afirmar que a forma do condutor não influencia - influencia sim!
Mas isto tudo que afirmei foi só usando o bom-senso. Tá na hora dum engenheiro hidráulico se pronunciar! eheh
Também queria saber um pouco mais da ciência por trás disso...
Sobre as formas não influenciarem...busquei aqui antes de postar: http://science.howstuffworks.com/hydraulic1.htm
("The great thing about hydraulic systems is that the pipe connecting the two cylinders can be any length and shape, allowing it to snake through all sorts of things separating the two pistons.")
Abraço!
CB5 -> B65S -> GSXR750 -> F800GS -> XT1200Z Super Teneré + Burgman 400i
O mesmo pode ser dito de um condutor elétrico - mas só se ficarmos nos "inteiros", nos "arredondamentos", considerando um nível bem baixo de precisão. Exemplo: se tu pegar uma extensão feita com fios fininhos, com 50m de comprimento, toda emaranhada, os 219,95V que estarão presentes na outra ponta dela (aqui em SC eheh) serão suficientes pra fazer teu aspirador funcionar na boa. Mas uma extensão de 5m, feita com fios grossos, completamente esticada, teria bem menos perdas (por resistência, capacitância, indutância, etc) que a outra - talvez chegassem 219,99V na ponta dela.rlriccardi escreveu:("The great thing about hydraulic systems is that the pipe connecting the two cylinders can be any length and shape, allowing it to snake through all sorts of things separating the two pistons.")
Mas, como eu disse antes, só o Valentino pra perceber que o aspirador estaria funcionando um pouquinho diferente. Pra nós, a extensão mais barata está louca de boa eheh.
o meu troquei pelo duplo ainda novo (tinha marromenos um ano), não fez taaaaanta diferença, pois o burrinho da 883R é meio borrachex mesmo. botei dot 5.1Marcio-Bsb escreveu:mamm2, qual é sua moto? Nas hornet´s sem abs por exemplo é uma outra configuração!!!
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
- giggio
- Roda Presa
Dot 5 é melhor...
A importância da troca do fluido de freio, deve-se ao fato do fluido de freio ser higroscópico, ou seja, possuir a característica de absorver a umidade existente no ar, ocasionando a diminuição do ponto de ebulição do fluido e portanto, ficando ainda mais sujeito ao fenômeno conhecido como tamponamento. O fluido de freio é um produto perecível e sua composição (estrutura) química é alterada com o passar do tempo devido ao excesso de calor e a mudança brusca de temperatura
TAMPONAMENTO - Ocorre quando o calor gerado pelo atrito entre a pastilha e o disco do freio no momento da frenagem é transferido para o fluido, o qual sofre aquecimento até atingir o estado de ebulição e em função da alta temperatura do circuito surgem bolhas de ar no sistema de freio resultando em falha no sistema e a motocicleta não para.
DOT: Department of Transportation (Departamento de transportes – EUA). Grau determinado para o ponto de ebulição:
DOT 3 Acima de 205 ºC
DOT 4 Acima de 230 ºC
DOT 5 Acima de 260 ºC
Como é possível observar, o ponto de ebulição do fluido de freio DOT 3 é bem abaixo do ponto de ebulição do fluido de freio DOT 4, e chegamos a conclusão que quando recomendado pelo Manual do Proprietário o uso de fluido DOT 4, nunca devemos substituir por um DOT 3, o que ocasionará uma deficiência no sistema de freio, colocando em risco a vida do condutor e passageiro se for o caso.
IMPORTANTE
•Nunca reaproveite o fluido de freio;
•Nunca misture o fluido de freio com características diferentes – Ex: DOT, fabricante ;
•A entrada de contaminantes no reservatório do fluido prejudica a capacidade de frenagem;
•Peças pintadas, peças plásticas ou borrachas podem sofrer danos irreparáveis se houver o contato com o fluido
MANUTENÇÃO - Quando o fluido atingir o nível mínimo indicado em seu reservatório recomendo que seja feita as seguintes inspeções: espessura da pastilha, espessura do disco de freio, e possíveis vazamentos no circuito. (tubulação, cilindro mestre e pinça).
Relatando o flexivel do freio .
A motok fica muito melhor...
e ´preço nem é assim tão alto .
Abraços
Fonte: bulevard onwers group.
A importância da troca do fluido de freio, deve-se ao fato do fluido de freio ser higroscópico, ou seja, possuir a característica de absorver a umidade existente no ar, ocasionando a diminuição do ponto de ebulição do fluido e portanto, ficando ainda mais sujeito ao fenômeno conhecido como tamponamento. O fluido de freio é um produto perecível e sua composição (estrutura) química é alterada com o passar do tempo devido ao excesso de calor e a mudança brusca de temperatura
TAMPONAMENTO - Ocorre quando o calor gerado pelo atrito entre a pastilha e o disco do freio no momento da frenagem é transferido para o fluido, o qual sofre aquecimento até atingir o estado de ebulição e em função da alta temperatura do circuito surgem bolhas de ar no sistema de freio resultando em falha no sistema e a motocicleta não para.
DOT: Department of Transportation (Departamento de transportes – EUA). Grau determinado para o ponto de ebulição:
DOT 3 Acima de 205 ºC
DOT 4 Acima de 230 ºC
DOT 5 Acima de 260 ºC
Como é possível observar, o ponto de ebulição do fluido de freio DOT 3 é bem abaixo do ponto de ebulição do fluido de freio DOT 4, e chegamos a conclusão que quando recomendado pelo Manual do Proprietário o uso de fluido DOT 4, nunca devemos substituir por um DOT 3, o que ocasionará uma deficiência no sistema de freio, colocando em risco a vida do condutor e passageiro se for o caso.
IMPORTANTE
•Nunca reaproveite o fluido de freio;
•Nunca misture o fluido de freio com características diferentes – Ex: DOT, fabricante ;
•A entrada de contaminantes no reservatório do fluido prejudica a capacidade de frenagem;
•Peças pintadas, peças plásticas ou borrachas podem sofrer danos irreparáveis se houver o contato com o fluido
MANUTENÇÃO - Quando o fluido atingir o nível mínimo indicado em seu reservatório recomendo que seja feita as seguintes inspeções: espessura da pastilha, espessura do disco de freio, e possíveis vazamentos no circuito. (tubulação, cilindro mestre e pinça).
Relatando o flexivel do freio .
A motok fica muito melhor...
e ´preço nem é assim tão alto .
Abraços
Fonte: bulevard onwers group.
Nunca estimule o mercado de peças usadas, ou no futuro a sua moto poderá ser a próxima "encomenda".
-
1998 - 2004 GS500E - Sold - 2007 - 2011 Bandit 650N Sold - Tô no MSM.
- giggio
- Roda Presa
Marcio,
Opiniões de proprietários de Bulevard 800 que substituiram original por aeroquip:
http://forum.boulevardonline.net/index.php?topic=5.15
espero que sirva na decisão.
é isso aí.
Opiniões de proprietários de Bulevard 800 que substituiram original por aeroquip:
http://forum.boulevardonline.net/index.php?topic=5.15
espero que sirva na decisão.
é isso aí.
Nunca estimule o mercado de peças usadas, ou no futuro a sua moto poderá ser a próxima "encomenda".
-
- giggio
- Roda Presa
-
Giggio, o 5 não é o melhor não.
Retirado do site da própria rca discos (o qual tu indicou)
"Quais os Tipos de Fluidos de Freio?
Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glicol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Ambos os tipos, glicol ou silicone, tem prós e contras, porém todas as motos modernas usam os baseados em glicol (DOT 3, 4 e 5.1). O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3 ou DOT 4.
Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. O DOT 3 é o fluído básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água eventualmente absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT 3. O DOT 5.1 é um fluido baseado em glicol que devido à forte aditivação apresenta as boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição, baixa característica higroscópica, baixa agressividade à pintura e à borracha) sem os mesmos inconvenientes deste (alto preço e difícil fornecimento).
O fluido DOT 5 é baseado em silicone, criado em meados da década de 70 e atualmente de uso restrito à veículos militares e embarcações. Esse fluido não é higroscópico e não mancha a pintura, mas apresenta um grande inconveniente: Se por ventura alguma umidade penetrar no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, etc.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e 'fervendo' logo acima dos 100ºC., e por isso não é recomendado seu uso em motocicletas e carros.
Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio
Especificação Mínima Boas Marcas
Tipo / Cor usual Seco Húmido Seco Húmido
DOT 3 (azul a verde) 205 ºC 140 ºC 220 ºC 150 ºC
DOT 4 (vermelho a âmbar) 230 ºC 155 ºC 260 ºC 170 ºC
DOT 5 (cristalino, base silicone) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
DOT 5.1 (amarelo a cristalino) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
Importante é rotineiramente trocar o fluido de freio. Um ano é um bom período para troca. O uso de flexíveis de freio em teflon pode até triplicar esse período, pois através deles não haverá contaminação do fluido (mas continua havendo infiltração pela tampa do reservatório de fluído). "
Fonte: http://rcamoto.com.br/faq.htm#fluidos
Já usei DOT 4, 5 e 5.1, e atualmente uso o 4 novamente. Quanto aos fluídos, para meu uso, não vi diferença, mas achei que o freio melhorou depois do aeroquip.
Retirado do site da própria rca discos (o qual tu indicou)
"Quais os Tipos de Fluidos de Freio?
Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glicol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Ambos os tipos, glicol ou silicone, tem prós e contras, porém todas as motos modernas usam os baseados em glicol (DOT 3, 4 e 5.1). O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3 ou DOT 4.
Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. O DOT 3 é o fluído básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água eventualmente absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT 3. O DOT 5.1 é um fluido baseado em glicol que devido à forte aditivação apresenta as boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição, baixa característica higroscópica, baixa agressividade à pintura e à borracha) sem os mesmos inconvenientes deste (alto preço e difícil fornecimento).
O fluido DOT 5 é baseado em silicone, criado em meados da década de 70 e atualmente de uso restrito à veículos militares e embarcações. Esse fluido não é higroscópico e não mancha a pintura, mas apresenta um grande inconveniente: Se por ventura alguma umidade penetrar no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, etc.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e 'fervendo' logo acima dos 100ºC., e por isso não é recomendado seu uso em motocicletas e carros.
Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio
Especificação Mínima Boas Marcas
Tipo / Cor usual Seco Húmido Seco Húmido
DOT 3 (azul a verde) 205 ºC 140 ºC 220 ºC 150 ºC
DOT 4 (vermelho a âmbar) 230 ºC 155 ºC 260 ºC 170 ºC
DOT 5 (cristalino, base silicone) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
DOT 5.1 (amarelo a cristalino) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
Importante é rotineiramente trocar o fluido de freio. Um ano é um bom período para troca. O uso de flexíveis de freio em teflon pode até triplicar esse período, pois através deles não haverá contaminação do fluido (mas continua havendo infiltração pela tampa do reservatório de fluído). "
Fonte: http://rcamoto.com.br/faq.htm#fluidos
Já usei DOT 4, 5 e 5.1, e atualmente uso o 4 novamente. Quanto aos fluídos, para meu uso, não vi diferença, mas achei que o freio melhorou depois do aeroquip.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- georgesjr
- Motoqueiro
- Contato:
usei na Fazer 250.

usando na Falcon.

diferença é água para vinho, tudo que a pinça tem de poder de freio vem a ficar na sua mão.
não melhora a frenagem e sim a resposta, resposta é na testa. Aperto freia.
Rca Flexíveis + Motul 5.1 eu uso na Falcon, problema do 5.1 é que tem que trocar de 6 em 6 meses o fluido, o 4 de 1 em 1 ano ou menos caso contaminar o mesmo.
a sim, Renato Romano é user aqui do forum :) diga que é aqui do forum para ganhar um desconto.

usando na Falcon.

diferença é água para vinho, tudo que a pinça tem de poder de freio vem a ficar na sua mão.
não melhora a frenagem e sim a resposta, resposta é na testa. Aperto freia.
Rca Flexíveis + Motul 5.1 eu uso na Falcon, problema do 5.1 é que tem que trocar de 6 em 6 meses o fluido, o 4 de 1 em 1 ano ou menos caso contaminar o mesmo.
a sim, Renato Romano é user aqui do forum :) diga que é aqui do forum para ganhar um desconto.
البحث عن السلام
5% pode ser a diferença entre "motociclista mortal" e "motociclista morto"Gaucho escreveu:Márcio,
isso vai alterar 5% na frenagem
coisa q p nós (motociclistas normais) não fará diferença nenhuma.
Em matéria de segurança 5% é MUITA coisa
Belo - SP