perguntas tecnicas.

Grupo de discussão geral sobre motos.
Fragnaf
Novato

perguntas tecnicas.

Mensagem por Fragnaf »

Gente eu queria tirar algumas duvidas.

sou dono de uma INTRUDER 250 e acabei de comprar um velocimentro de fuca. Devo usar somente a carcaça dele e colocar uma mecania de moto.

vendo uma FAzer eu notei que ela não tem nenhum cabo flexivel com painel.

Agora pergunto como ela marca a velocidade?

O cota giros acho que sei como funciona, que seria atraves de um contador eletrico. um imã fixo e outro preso ao fuso que sai do motor, toda vez que um passa pelo outro "da curto" e o ponteiro mexe, corrigiam se estiver errado

Agora o velocimetro eu não faço a minima, pois ele deveria estar preso a algo em uma das rodas não? E não vi nada nem na diateira nem na traseira.
Santa Maria - DF e dono de:
TT 125 - 71
Drean 100 - 94
Hunter 125 - 05
Intruder 250 97/98 - Ratrudy ;-) :-D VISITEM ;-) :-D
Murilo_Gomes
Roda Presa

Re: perguntas tecnicas.

Mensagem por Murilo_Gomes »

Fragnaf escreveu:Gente eu queria tirar algumas duvidas.

sou dono de uma INTRUDER 250 e acabei de comprar um velocimentro de fuca. Devo usar somente a carcaça dele e colocar uma mecania de moto.

vendo uma FAzer eu notei que ela não tem nenhum cabo flexivel com painel.

Agora pergunto como ela marca a velocidade?

O cota giros acho que sei como funciona, que seria atraves de um contador eletrico. um imã fixo e outro preso ao fuso que sai do motor, toda vez que um passa pelo outro "da curto" e o ponteiro mexe, corrigiam se estiver errado

Agora o velocimetro eu não faço a minima, pois ele deveria estar preso a algo em uma das rodas não? E não vi nada nem na diateira nem na traseira.

Pega a velocidade atravez de um sensor no eixo do pinhao.

Abraços

Murilo Gomes
Kmikz
Roda Presa

Mensagem por Kmikz »

Cara não ví o sistema da Fazer mas na tw tem uma engrenagem na roda dianteira com um cabo até um sensor na mesa inferior. É mais ou menos como disseste, mas não é bem um "curto" e sim a geração de um campo magnético detectado por um sensor. Se não tem cabo nenhum na Fazer, creio que a leitura seja feita na transmição primária (caixa de cãmbio). ;-)
Não adianta lavar cabeça de burro com Shampoo!!!!!!
Kmikz, Yes 125 (sem shimmy). Moto zero é tudibom...Cumeçando a perder uns parafusos hehehe...
Fragnaf
Novato

Mensagem por Fragnaf »

será que tem como adaptar em outras motos??????
TT 125 - 71
Drean 100 - 94
Hunter 125 - 05
Murilo_Gomes
Roda Presa

Mensagem por Murilo_Gomes »

Tem, mas da um trabalho do kct. Ahh o painel tbm tem q ser o SEM cabo.

Abraços

Murilo Gomes
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Acho que a Fazer 250 mede a velocidade combinando a informação de sensores do conta-giros e um sensor de que marcha está engrenada. Ou então deve haver um sensor no cubo da roda.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Robson

Mensagem por Robson »

Fragnaf escreveu:será que tem como adaptar em outras motos??????
Eu tenho um painel de Tornado na minha XT.

Mas o sistema é diferente do painel da Fazer...

O painel da Tornado é digital mas tem m sensor ligado a um cabo na roda... o sensor se encarrega de transformar a rotação do cabo em sinal elétrico, que o painel digital lê....

Então a unica adaptação é a ligação correta da fiação, e pra fazer isso tem de ter em mãos os diagramas elétricos das duas motos, pra saber qual é a alimentação, luz de ponto morto, farol, etc....
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Saurus escreveu:Acho que a Fazer 250 mede a velocidade combinando a informação de sensores do conta-giros e um sensor de que marcha está engrenada. Ou então deve haver um sensor no cubo da roda.
Não tem sensor no cubo da roda. E se o Murilo está certo quanto a leitura no eixo do pinhão, então não precisa nem saber em que marcha está.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Fragnaf
Novato

Mensagem por Fragnaf »

Robson escreveu:O painel da Tornado é digital mas tem m sensor ligado a um cabo na roda... o sensor se encarrega de transformar a rotação do cabo em sinal elétrico, que o painel digital lê....
me diz uma coisa, vm um cabo da roda e se conecta a um sensor no painel ou o sensor esta conectado na roda e o que sobe da roda é a fiação que se conecta ao painel.

certo gente eu vou detalhar o que eu quero fazer exatamente

eu quero na minha intruder 250 trocar o painel, de um conjunto de dois mostradores e um jogo de luzes espias, para um jogo com três mostradores com as luzes espias embutidas.

neste conjunto contará com a carcaça de um velocimetro de fusca 1965 (marcando até 140km/h) e seus espelhos internos (seu diametro é de 120mm) e dois outros mostradores (gasolina/espias e conta-giros/espias) com 80mm que fabricarei baseados no fuca.

como eu vou mecher bastante e já ia substituir a mecanica do fuca por uma de moto, eu decidi aloprar e retirar os cabos flexiveis de uma vez. por isso que quero saber como funciona o velocimetro da Fazer, pois olhei minusiosamente um exemplar dela num mercado e acho que achei onde esta o sensor de conta-giros, mas o velocimetro não. e das rodas, tanto a dianteira quanto a traseira não a fiação eletrica saindo ou mesmo outro cabos a não ser o de freio.

e para piorar a situacão me apaixonei no painel de um ecosport, e semana que vem já começo a procurar preços do mesmo. O dono me disse que o painel é todo eletrico, só tem um chicote eletrico que sai dele.

então a duvida continua. como funfa um velocimetro de fazer?
tenho como adaptar isso na minha trudy?
sera que da para colocar a mecanica do painel para funcionar com sensores de moto?
TT 125 - 71
Drean 100 - 94
Hunter 125 - 05
Robson

Mensagem por Robson »

Fragnaf escreveu:
então a duvida continua. como funfa um velocimetro de fazer?
ô meu jesuis cristim..... a resposta está lá em cima:
Murilo_Gomes escreveu:
Pega a velocidade atravez de um sensor no eixo do pinhao.
Abraços

Murilo Gomes
Ou seja, tem um sensor no eixo do pinhão, no motor, que mede as rotações do pinhão, e transforma isso em sinal elétrico para o painel digital

Fragnaf escreveu: tenho como adaptar isso na minha trudy?
Não.

Mesmo que vc arrumasse um jeito de instalar o sensor (que eu acho improvável), o sensor estaria calibrado para a trasmissão secundária da Fazer e não mandaria uma indicação da correta velocidade.

Fragnaf escreveu: sera que da para colocar a mecanica do painel para funcionar com sensores de moto?
se vc adaptar a mecânica de um velocimetro de moto em um espelho de velocimetro de Fusca, é certeza que a marcação da velocidade vai estar errada, independente se a "máquina" do velocimetro é eletrônica ou mecânica. Isso pq o escalonamento da velocidade marcada no espelho não vai bater com a calibração da máquina do velocimetro.
Responder