Perfil de Motoclubes

Grupo de discussão geral sobre motos.
eduardo_sjc
Novato

Re: Perfil de Motoclubes

Mensagem por eduardo_sjc »

A ideia era discutir sobre as recomendaçoes da Federação dos Motoclubes de SP.

Eu postei esse assunto devido às recomendações da Federação dos Motoclubes de SP, que considerei "non sense". Recomendações como "tempo mínimo de 3 a 6 meses para aceitar um membro desligado de outro motoclube", soam como um pré-julgamento.

Se o moderador achar inapropriado esse assunto, ou que pode ofender alguém, não vejo problemas em fechá-lo mas minhas críticas não eram em relação aos motoclubes, e sim às recomendações da Federação, que podem refletir no estatuto de MCs, criando algumas aberrações.

A maior parte dos comentários que li nesse tópico foi em relação às regras de alguns MCs, e não aos clubes e seus membros. Eu entendi que muitos motociclistas só não participam de MCs por causa da esquisitice das regras.

abraços,
eduardo_sjc
Novato

SHE-DEVIL escreveu:Ah, desculpe, eu pensei que estas regras tinham sido criadas pela federação, por isto que comentei as regras.
Até agora não parece ter ofendido ninguém.
Oi, vc está certa, eu colei no tópico as recomendações da Federação mesmo! Por isso eu comentei que algumas eram "non sense", principalmente divulgadas por uma Federação.

abs!
pest
Roda Presa

Mensagem por pest »

orthanc escreveu:
cascavel escreveu:existem 2 tipos de motociclista:
o que ODEIA motoclube
e o que não participou de um ainda.
me enquadro no primeiro, e falo com conhecimento de causa:
isso é a pior coisa que já inventaram!!!
ir nos encontros e ter que ficar sob ordens do presidente, que quer fazer isso ou aquilo. comer o que todo mundo come, beber o que todo mundo bebe, dormir onde todo mundo dorme...
hj viajo com um grupo de amigos que só se encontram pras viagens, ou um rolê de fim de tarde de domingo. estou muuuuuiiito melhor assim, livre de regras que engessam meus passeios.

com todo respeito mas que droga esse seu motoclube antigo hein...
acredito que as pessoas generalizam demais sem conhecer. Seria o mesmo que falar que quem tem moto de baixa cilindrada é sempre motoboy (sem querer ser pejorativo, é só um exemplo).
eu sou de motoclube, mas pelo menos o que eu pertenço foge muito dessas descrições apavorantes que eu tenho lido aqui. É óbvio que temos algumas regras (usamos colete no evento, temos uma reunião mensal, e outras coisas, mas não um bando de m... que falaram aqui), mas se vc não gostar ou não concordar com essas regras é simples, é só não entrar ou procurar outro que lhe agrade mais.

Quase todo mundo fala que adora viajar com amigos. Pois então, acho que a função do motoclube é exatamente essa! vira e mexe o pessoal se encontra pra tomar alguma coisa, ou pegar a serrinha até itaipava e ficar batendo papo por la. Qual é o lado negativo, pejorativo ou babaca nisso?
Quanto a usar colete ou identificação, qual o problema? quem nunca usou uma camisa do time de futebol que torce em jogo? isso gera identificação, demonstra que vc gosta do seu time, sente orgulho... eu entendo que isso é a mesma coisa.
É claro que existem motoclubes babacas, cheios de regrinhas que ao meu ver são estúpidas, mas como eu disse é só não fazer parte deles! eu ando de moto faz mais de 8 anos, andei a maior parte do tempo sozinho e pra ser honesto não pensava em entrar em um MC, mas encontrei um que me agradou, fiz amizades e acabei entrando. Nosso grupo é pequeno (somos 14) e o que presamos é a amizade e o companherismo.
Me entristece um pouco ver tanto preconceito, acho que cada um sabe o que faz, mas generalizar é sempre ruim.

desculpa o desabafo, ficou tão grande que acho que ninguém vai ler... rs vou até colocar um emoticon pra tentar motivar :beer: :pnk:

abraços a todos!

concordo com o cara ae .

Não sou de motoclube mais tbm não tenho vontade de entrar em um mais tbm não acho besteira.

Cada um faz o que acha melhor :-D
Queime o pneu não a sua alma.
__________________________________________________________________________________________________________________

CB 300 R 2011 "Babi"

5.589 km de felicidade haha ((:
Toecutter

Mensagem por Toecutter »

eduardo_sjc escreveu:A ideia era discutir sobre as recomendaçoes da Federação dos Motoclubes de SP.

Eu postei esse assunto devido às recomendações da Federação dos Motoclubes de SP, que considerei "non sense". Recomendações como "tempo mínimo de 3 a 6 meses para aceitar um membro desligado de outro motoclube", soam como um pré-julgamento.

Se o moderador achar inapropriado esse assunto, ou que pode ofender alguém, não vejo problemas em fechá-lo mas minhas críticas não eram em relação aos motoclubes, e sim às recomendações da Federação, que podem refletir no estatuto de MCs, criando algumas aberrações.

A maior parte dos comentários que li nesse tópico foi em relação às regras de alguns MCs, e não aos clubes e seus membros. Eu entendi que muitos motociclistas só não participam de MCs por causa da esquisitice das regras.

abraços,
A Federação tenta criar algum tipo de meio-termo entre o que os MCs "originais" criaram na sua época e o que os MGs "virtuais" tentam fazer parecer que é a mesma coisa.

Ao mesmo tempo, a Federação existe para ganhar dinheiro e para isso precisa de apoio, senão ninguém participa e ela definha (de novo).

Recomendações não são regras nem leis, MCs se sujeitam a regras e leis por serem empresas constituídas, e seus integrantes se sujeitam às leis do país enquanto cidadãos.

O resto é acordado entre as partes. Tem gente que nunca mais vai entrar de novo em MC porque não gostou; Tem gente que nunca mais vai entrar de novo em MC porque deu sua palavra ao aceitar o regulamento quando entrou e agora não vai voltar atrás na sua palavra; Tem gente que nunca mais vai entrar de novo em um MC porque achou que podia mas o MC o ajudou a lembrar do acordado.

Em um mundo aonde a maioria dos casamentos acaba em divórcio, a maioria das empresas quebram no primeiro ano e pouquíssimas pessoas seguem carreira em uma mesma empresa por mais do que alguns anos, quem vai querer assinar um contrato junto a um bando de motoqueiros?
AQUILES
Novato

Mensagem por AQUILES »

Acho que esta questão de fazer parte ou não de um motoclube depende muito do que cada um espera dele.
No meu caso já faço parte de um desde 2005 e não tenho do que reclamar.
Puma

Mensagem por Puma »

eduardo_sjc escreveu:A ideia era discutir sobre as recomendaçoes da Federação dos Motoclubes de SP.

Mas claro que é um julgamento, e é apenas o inicio.

Afinal quem é VC???
Porque saiu de seu antigo MC???
Seis meses é pouco até para ser um "prosper".

Não quer ser avaliado, julgado e policiado em suas atitudes???

Ande sozinho, simples assim.

Ou então crie seu "Gremio Recreativo" e seja feliz.

Eduardo quantos anos vc tem???
A quanto tempo anda de moto??
Vc é Novato no M@D, normalmente nem daria atenção a suas postagens, mas percebo algo mais em suas linhas.

Quem é vc???

fui..............
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Toecutter escreveu:

abraços,
A Federação tenta criar algum tipo de meio-termo entre o que os MCs "originais" criaram na sua época e o que os MGs "virtuais" tentam fazer parecer que é a mesma coisa.

Ao mesmo tempo, a Federação existe para ganhar dinheiro e para isso precisa de apoio, senão ninguém participa e ela definha (de novo).

Recomendações não são regras nem leis, MCs se sujeitam a regras e leis por serem empresas constituídas, e seus integrantes se sujeitam às leis do país enquanto cidadãos.

O resto é acordado entre as partes. Tem gente que nunca mais vai entrar de novo em MC porque não gostou; Tem gente que nunca mais vai entrar de novo em MC porque deu sua palavra ao aceitar o regulamento quando entrou e agora não vai voltar atrás na sua palavra; Tem gente que nunca mais vai entrar de novo em um MC porque achou que podia mas o MC o ajudou a lembrar do acordado.

Em um mundo aonde a maioria dos casamentos acaba em divórcio, a maioria das empresas quebram no primeiro ano e pouquíssimas pessoas seguem carreira em uma mesma empresa por mais do que alguns anos, quem vai querer assinar um contrato junto a um bando de motoqueiros?
Motoclubes não são empresa. Sâo pessoas jurídicas. Tecnicamente, o nome "empresa" se refere à própria atividade comercial.

Existem pessoas jurídicas que não exercem empresa.

Motoclubes são bons exemplos. Não possuem fins comerciais, empresariais.

Só pra esclarecer;
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
K'waszaK
Dinossauro
Contato:

Mensagem por K'waszaK »

Após ler alguns relatos do pessoal, vou fazer o meu:

Sou considerado Relações Públicas do Grupo, mas não tenho este posto por hierarquia, e sim porque gosto de escrever e tenho facilidade em postar em blogs, sites, outros afins..
Quando criamos o nosso Grupo, criamos não com a intenção de ditar regras, ter postos hierárquicos, fins lucrativos. Na verdade, nosso Grupo tem o nome de "Grupo de Motociclismo Amigos do Chefe".
Nem Moto Grupo, nem Motoclube, porque sei das premissas de um MG ou MC tem que ter. Por minha idéia, criamos o 'Grupo de Motociclismo', porque somos um grupo de amigos em nossa cidade e seguidamente, nos reunimos para viajar, bater papo, churrasquear.. sem fim lucrativo algum.
Amigos do Chefe! Chefe não é patrão, e sim aquele que em determinado passeio/viagem conduzirá o grupo por conhecer melhor as estradas e trechos onde se deve parar.
Nosso Grupo é quase 100% de casais, onde nos reunimos uma vez por mês para uma janta e em determinados feriados, para viagens longas(a ultima foi de Gravataí - RS / Foz do Iguaçu - PR = 934km e um unico dia). Não temos premissa alguma, mas gostamos do respeito entre todos, companheirismo e desfrutar de boas estradas. Felizmente nenhum integrante do grupo é arruaceiro, bebum, ou gosta de fazer acrobacias. Somos um Grupo centrado em fazer amizades e curtir a estrada, com nossas esposas e com nossas máquinas.
Não pretendemos montar bandeira, criar regras, querer ser tarjado como mais um... apenas criamos, para que nos conheçam, por todos os caminhos por onde passamos...
qualquer coisa, tem algumas viagens nossa no inema.com.br/richard

God Save The Queen!!!

Titan 150KS - 2006 / Twister 250 - 2007 a 2009 / CB500 2002 - 2009 a 2012 / Bandit 1250S - 2014 a 2018 / Tiger Explorer 1200 - 2018 a 2020... Aí, veio o MAVERICK / CB 1300SF - 2022 à 2023 / Xmax 250 2023 à ...
Toecutter

Mensagem por Toecutter »

PriesT escreveu:
Toecutter escreveu:

abraços,

Motoclubes não são empresa. Sâo pessoas jurídicas. Tecnicamente, o nome "empresa" se refere à própria atividade comercial.

Existem pessoas jurídicas que não exercem empresa.

Motoclubes são bons exemplos. Não possuem fins comerciais, empresariais.

Só pra esclarecer;
Motoclubes (grandes, tradicionais, sérios, arcaicos?) pagam Imposto de Renda, recebem contribuições e doações, podem adquirir bens, realizar eventos que geram renda, contratar serviços e pessoas, registrar marcas e mais.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Kameraden,

Algumas considerações:

1. Eu uso o emblema do M@D, em encontros do próprio M@D, como amaioria faz... em outros lugares, jaquetinha de couro simplinha, prá não criar confusão;

2. Fui muito bem acolhido por alguns motoclubes e solenemente ignorado por outros (direito deles, afinal...);

3. Fofocas, brigas, picuinhas e etc são coisas comuns a qualquer agrupamento humano, a começar pela própria família...

4. Você é o que você escreve... e mais cedo ou mais tarde, você será chamado a prestar contas do que você escreve;

5. A principal diferença entre um motoclube nos moldes tradicionais e um grupo de motoqueiros, com ou sem bandeira, é o compromisso que cada integrante assume para com os demais. Se um motoclube, por acaso, for "barra pesada", ninguém no grupo pode "afinar". Se o motoclube for "careta",ninguém pode "aprontar"... o princípio é esse... quem não está a fim não é obrigado a entrar. E quem entrou e não se enquadrou no esquema, não é obrigado a ficar...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Osama B Laden
Dinossauro

Mensagem por Osama B Laden »

Os MCs são constituídos sob a forma de Associação e têm seus Estatutos (e não Contrato Social) registrados em Cartório de Registro de Pessoas Físicas ( e não na Junta Comercial).

Associações não têm fins lucrativos, o que não impede a geração de recursos por meio de eventos, vendas de produtos etc., só que os recursos são destinados à manutenção do MC ou para fomentar alguma atividade (doação de bens como roupas, alimentos, brinquedos etc), não podendo haver distribuição de quantias a nenhum associado ou a membro da diretoria.
Toecutter

Mensagem por Toecutter »

Sorry, liguei para o diretor financeiro e entendi como funciona.

Os dois caras aí que usam saia estão certos, o CNPJ do MC não é usado em fins comerciais, o esquema é outro. ;-)
Bira

Mensagem por Bira »

mas que que houve que este tópico não foi pro limbo ainda? tem certas críticas que não devem nem ser feitas num fórum aberto de internet.
Osama B Laden
Dinossauro

Mensagem por Osama B Laden »

Bira escreveu:mas que que houve que este tópico não foi pro limbo ainda? tem certas críticas que não devem nem ser feitas num fórum aberto de internet.
Não seja por isso !!

Quem anda mais, Turuna ou ML ?? :-?

Toe, os MCs têm CNPJ pois são pessoas jurídicias e como tal declaram IR e nada impede que adquiram bens e façam eventos para arrecadar recursos, mas como são Associações, "teoricamente", não pode haver lucro (tipico de atividade comercial) e nem distribuição de recursos. Um MC (associação) pode ter carros, sede própria, funcionários e tudo mais.
Ângelo-RJ
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ângelo-RJ »

Puma escreveu:[A quanto tempo anda de moto??
Vc é Novato no M@D, normalmente nem daria atenção a suas postagens, mas percebo algo mais em suas linhas.

fui..............

Dinossauro metido a besta!!! :lol: }:)

:-D
Ângelo-RJ
B65S
GSR 150i
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Osama B Laden escreveu:Os MCs são constituídos sob a forma de Associação e têm seus Estatutos (e não Contrato Social) registrados em Cartório de Registro de Pessoas Físicas ( e não na Junta Comercial).

Associações não têm fins lucrativos, o que não impede a geração de recursos por meio de eventos, vendas de produtos etc., só que os recursos são destinados à manutenção do MC ou para fomentar alguma atividade (doação de bens como roupas, alimentos, brinquedos etc), não podendo haver distribuição de quantias a nenhum associado ou a membro da diretoria.
Exactly! São registrados na forma de associação civil sem fins lucrativos. Emitem nota fiscal, possuem CNPJ, podem ter patrimônio, receber doações, mensalidades, etc. Mas não podem distribuir recursos nem exercer atividade empresarial.

Mas o que eu quis dizer é que mesmo uma sociedade para fins comerciais não é uma "empresa".

Tecnicamente falando, "empresa" é sinônimo de "empreendimento".

Assim, a sociedade empresarial não é uma "empresa". é criada para exercer empresa.

Acho q agora ficu claro.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Puma

Mensagem por Puma »

Ângelo-RJ escreveu:
Puma escreveu:[A quanto tempo anda de moto??

fui..............

Dinossauro metido a besta!!! :lol: }:)

:-D

E vc é tão bobo que não sabe porque estou perguntando isso, de boa Angelo fica fora disso.

fui..............
eduardo_sjc
Novato

Puma, já que vc pediu, vou me apresentar.

Sempre fui fissurado por moto. Andar de moto, falar de motos, ler sobre motos, mexer em motos. Só não deixo a moto na sala porque não passa pela porta, hehe.

Sou “novato” no fórum, porque me registrei a pouco tempo, mas leio o M@D há uns 4 ou 5 anos.

Tenho 33 anos, comecei a andar de moto aos quinze, quando ganhei uma Monareta S-50, no final de 91. No início fazia trilhas com DT 180, por ser menor de idade. Como nunca deixei de andar de motoca, estou a 18 anos na estrada.
Tive várias motos, desde museus como uma Yamaha DT 250 1973 até minhas atuais, uma Bandit 1200 e um Burgman 125.

Como pode ver, não tenho nenhum preconceito com cilindrada. Acho que cada moto tem um tipo de uso. Aliás, adoro andar com o Burgman.

Já usei moto todo santo dia. Hoje praticamente só uso moto pra viajar, e às vezes vou trabalhar de moto (com o Burgman).

Aliás, já pensei em escrever algum relato de viagem que faço sozinho, mas hoje tem tanto relato de viagem na internet, que dá preguiça de escrever sobre isso.

Nunca fiz parte de um MC, MG, não por preconceito, mas os que conheci exigiam o uso de algum tipo de identificação e/ou tinham regras que não faziam sentido pra mim.

Como já tive que mudar várias vezes de cidade, por motivos profissionais, cada vez que chegava numa cidade nova, ia procurar onde o pessoal de moto se reúne. Concessionárias, lojas, postos, etc..
Mas hoje isso é um problema em cidades grandes. Como todo mundo desconfia de todo mundo, um MC acaba sendo uma forma de conhecer novos amigos de moto. Daí surgiu a vontade de conhecer novos MCs.

Em função dessa história toda, quase sempre viajo sozinho. Até mesmo porque não é tão fácil encontrar um alguém que tope rodar 4000, 5000 km (ou mais).
Mas sempre achei legal ver o pessoal em grupos na estrada.

Abs!
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Tá, minha opinião séria agora.

Eu tenho 3 grandes amigos escudados num motoclube tradicional.

Desses 3 amigos, dois já se ofereceram pra me apadrinhar.

Já fui umas 2 ou 3 vezes na sede dos caras, já rodei junto, já tomei cerveja com eles... Em todos os encontros sou mto bem recebido nos stands dos caras, mesmo por aqueles que não me conhecem.

Mas não me adapto. Não curto fazer parte de instituições. Não costumo ter fé nelas.

E a galera massa que encontrei lá posso continuar tendo contato sem fazer parte do MC.

Sei que neguinho de MC poderia retrucar dizendo que eu é que não fui bom o suficiente pro MC. Beleza. Respeito a opinião de cada um.

Eu tbm tenho um brasão do M@D, uso com mto orgulho. só não uso mais porque me falta um colete legal. Ele tá bordado numa camiseta atualmente.

Trancado