Perfil de Motoclubes
- eduardo_sjc
- Novato
Perfil de Motoclubes
O assunto de motoclubes é bem controverso. Parece que o lema é "Ame-os ou deixe-os".
Eu estava lendo o panorama do motoclubismo, na federação dos motoclubes de SP. A intenção era identificar algumas dicas para formar um motogrupo, e deparei com o texto abaixo. Palavras como "hierarquia", "presidente", "orgulho", "desligamento" e "regras" desfilam pelo texto num proselitismo que me deixou surpreso, no mínimo. Lembrei daquele filme "Motociclistas Selvagens (Wild HOGS)", onde tem um grupo caricatura dos Hell Angels.
É normal que algumas pessoas tenham a necessidade de participar de grupos para se sentirem aceitas e bem vistas, e para isso aceitem seguir uma lista de regras, mas uma federação deveria ser isenta de "religiosidade", da mesma forma que o Estado é laico.
Acho que vou continuar andando "à margem" dos motoclubes, pois já tenho regras demais a seguir na vida. Quando saio de moto, é pra curtir.
abs
Referência: Federação dos Motoclubes de SP: http://www.federacaomc.org.br/orientarfmc.html
. PANORAMA DO MOTOCLUBISMO
FATOS:
•Funda-se clubes de qualquer forma.
•Utilizam-se nomes que, muitas vezes, sequer se pode pronunciar em público.
•Gente que sequer sabe o que é um moto clube, acha que pode ser presidente.
•O respeito ás pessoas, aos clubes, aos presidentes, á tradição dos moto clubes deixaram de ser observados.
RESULTADOS:
•Desrespeito pelas instituições;
•Banalização dos moto clubes;
•Aumento de conflitos entre os clubes e seus integrantes;
•Aumento de acidentes;
AUSÊNCIA DE ORIENTAÇÃO
•Não há orientações escritas sobre o motoclubismo, com raríssimas exceções;
•A FMC/SP resolveu criar algumas orientações de maneira a mostrar um caminho a ser seguido por quem que fazer parte do motoclubismo
SÃO ELAS:
ORIENTAÇÃO Nº 1
•O RESPEITO é a base do motoclubismo.
•A Pátria deve sempre ser lembrada.
•A família deve ser preservada.
•A motocicleta deve ser respeitada;
•O Moto Clube deve motivo de orgulho.
•O semelhante deve receber respeito.
ORIENTAÇÃO Nº 2
Existirá hierarquia dentro de todos os moto clubes e seus integrantes deverão respeitá-la.
ORIENTAÇÃO Nº 3
Denominações de moto clubes que exponham ao ridículo ou que induzam á violência não devem ser aceitos pela comunidade dos moto clubes.
ORIENTAÇÃO Nº 4
Somente a Diretoria pode falar, principalmente á imprensa, em nome do moto clube.
ORIENTAÇÃO Nº 5
Nenhum motociclista deverá ser admitido em moto clube, sem comprovar ter se desligado totalmente do moto clube anterior ou declarar que não pertencia a clube antes
ORIENTAÇÃO Nº 6
Aconselha-se que haja um tempo mínimo, entre 3 e 6 meses, para que o motociclista desligado de outro clube, seja aceito em novo moto clube.
ORIENTAÇÃO Nº 7
Nenhum clube deverá aceitar como novo integrante ou componente, motociclista desligado de outro clube, sem que o Presidente do clube do qual o pretendente saiu, seja consultado ou apresente sua anuência.
ORIENTAÇÃO Nº 8
Todos os moto clubes devem possuir ficha de cadastro de todos os associado, com cópia da CNH, comprovante de endereço, foto e informações pessoais, cujos dados serão sigilosos.
ORIENTAÇÃO Nº 9
Eventuais conflitos entre componentes de moto clubes diferente ou não, deverão ser resolvidos com a diretoria dos clubes envolvidos, para evitar confrontos em eventos de quaisquer espécies.
ORIENTAÇÃO Nº 10
1. Todo Moto Clube nascerá como Moto Grupo, com no mínimo cinco motociclistas.
2. Depois de um ano utilizando a expressão MG e se possuir mais de dez integrantes motociclista, poderá utilizar-se da expressão Moto Clube, mediante a apresentação de um MC com mais de cinco anos de existência.
ORIENTAÇÃO Nº 11
1. Ninguém movimentará, sentará ou tocará na motocicleta de ninguém, sem permissão prévia do seu proprietário.
ORIENTAÇÃO Nº 12
Nenhum integrante de moto clube poderá tocar ou mudar de lugar a bandeira de outro moto clube, sem a presença de um diretor ou integrante pertencente ao da bandeira.
Eu estava lendo o panorama do motoclubismo, na federação dos motoclubes de SP. A intenção era identificar algumas dicas para formar um motogrupo, e deparei com o texto abaixo. Palavras como "hierarquia", "presidente", "orgulho", "desligamento" e "regras" desfilam pelo texto num proselitismo que me deixou surpreso, no mínimo. Lembrei daquele filme "Motociclistas Selvagens (Wild HOGS)", onde tem um grupo caricatura dos Hell Angels.
É normal que algumas pessoas tenham a necessidade de participar de grupos para se sentirem aceitas e bem vistas, e para isso aceitem seguir uma lista de regras, mas uma federação deveria ser isenta de "religiosidade", da mesma forma que o Estado é laico.
Acho que vou continuar andando "à margem" dos motoclubes, pois já tenho regras demais a seguir na vida. Quando saio de moto, é pra curtir.
abs
Referência: Federação dos Motoclubes de SP: http://www.federacaomc.org.br/orientarfmc.html
. PANORAMA DO MOTOCLUBISMO
FATOS:
•Funda-se clubes de qualquer forma.
•Utilizam-se nomes que, muitas vezes, sequer se pode pronunciar em público.
•Gente que sequer sabe o que é um moto clube, acha que pode ser presidente.
•O respeito ás pessoas, aos clubes, aos presidentes, á tradição dos moto clubes deixaram de ser observados.
RESULTADOS:
•Desrespeito pelas instituições;
•Banalização dos moto clubes;
•Aumento de conflitos entre os clubes e seus integrantes;
•Aumento de acidentes;
AUSÊNCIA DE ORIENTAÇÃO
•Não há orientações escritas sobre o motoclubismo, com raríssimas exceções;
•A FMC/SP resolveu criar algumas orientações de maneira a mostrar um caminho a ser seguido por quem que fazer parte do motoclubismo
SÃO ELAS:
ORIENTAÇÃO Nº 1
•O RESPEITO é a base do motoclubismo.
•A Pátria deve sempre ser lembrada.
•A família deve ser preservada.
•A motocicleta deve ser respeitada;
•O Moto Clube deve motivo de orgulho.
•O semelhante deve receber respeito.
ORIENTAÇÃO Nº 2
Existirá hierarquia dentro de todos os moto clubes e seus integrantes deverão respeitá-la.
ORIENTAÇÃO Nº 3
Denominações de moto clubes que exponham ao ridículo ou que induzam á violência não devem ser aceitos pela comunidade dos moto clubes.
ORIENTAÇÃO Nº 4
Somente a Diretoria pode falar, principalmente á imprensa, em nome do moto clube.
ORIENTAÇÃO Nº 5
Nenhum motociclista deverá ser admitido em moto clube, sem comprovar ter se desligado totalmente do moto clube anterior ou declarar que não pertencia a clube antes
ORIENTAÇÃO Nº 6
Aconselha-se que haja um tempo mínimo, entre 3 e 6 meses, para que o motociclista desligado de outro clube, seja aceito em novo moto clube.
ORIENTAÇÃO Nº 7
Nenhum clube deverá aceitar como novo integrante ou componente, motociclista desligado de outro clube, sem que o Presidente do clube do qual o pretendente saiu, seja consultado ou apresente sua anuência.
ORIENTAÇÃO Nº 8
Todos os moto clubes devem possuir ficha de cadastro de todos os associado, com cópia da CNH, comprovante de endereço, foto e informações pessoais, cujos dados serão sigilosos.
ORIENTAÇÃO Nº 9
Eventuais conflitos entre componentes de moto clubes diferente ou não, deverão ser resolvidos com a diretoria dos clubes envolvidos, para evitar confrontos em eventos de quaisquer espécies.
ORIENTAÇÃO Nº 10
1. Todo Moto Clube nascerá como Moto Grupo, com no mínimo cinco motociclistas.
2. Depois de um ano utilizando a expressão MG e se possuir mais de dez integrantes motociclista, poderá utilizar-se da expressão Moto Clube, mediante a apresentação de um MC com mais de cinco anos de existência.
ORIENTAÇÃO Nº 11
1. Ninguém movimentará, sentará ou tocará na motocicleta de ninguém, sem permissão prévia do seu proprietário.
ORIENTAÇÃO Nº 12
Nenhum integrante de moto clube poderá tocar ou mudar de lugar a bandeira de outro moto clube, sem a presença de um diretor ou integrante pertencente ao da bandeira.
-
Alequirino
- Dinossauro
Re: Perfil de Motoclubes
x2eduardo_sjc escreveu:Estado é laico.
.
- Rodrigo Paula
- Motoqueiro
X3Alequirino escreveu:x2eduardo_sjc escreveu:Estado é laico.
.
Z900RS
-
GoGoBoy
- Mito
não sou de motoclube nenhum, sou do m@d
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
-
Cachorro
Motoclube virou palhaçada hoje em dia, os caras se acham os donos da verdade, os donos das estradas...
Mas não precisa ir muito longe pra perceber isso... basta lembrar do fatídico tópico do Maggiolo quando ele sugeriu um lugar pra reunir os amigos motociclistas no RJ. Levou tanta pedrada que só não saiu do M@D porque é teimoso pra caramba, eheheh
Abs,
Mas não precisa ir muito longe pra perceber isso... basta lembrar do fatídico tópico do Maggiolo quando ele sugeriu um lugar pra reunir os amigos motociclistas no RJ. Levou tanta pedrada que só não saiu do M@D porque é teimoso pra caramba, eheheh
Abs,
- Osama B Laden
- Dinossauro
Já vou chutar o pau da barraca, isso ai é coisa de viado submisso.
Tá bom que alguém vai ditar regras para onde eu cou com mimnha moto, com minha namorada etc.
Os cabras vestem aquele coletinho Village People para se sentirem seguros, em grupo, com um lider à frente, tô fora, não me falta esta necessidade.
De bom, só os atos de solidariedade, mas para isso não preciso de um lider ou de um coletinho, blééééé.
Tá bom que alguém vai ditar regras para onde eu cou com mimnha moto, com minha namorada etc.
Os cabras vestem aquele coletinho Village People para se sentirem seguros, em grupo, com um lider à frente, tô fora, não me falta esta necessidade.
De bom, só os atos de solidariedade, mas para isso não preciso de um lider ou de um coletinho, blééééé.
X4Ryu escreveu:X3Alequirino escreveu:x2eduardo_sjc escreveu:Estado é laico.
.
- Rodrigo Paula
- Motoqueiro
Osama B Laden escreveu:Já vou chutar o pau da barraca, isso ai é coisa de viado submisso.
X 2
-
VILSON VILHENA-RO
- Novato
Bom dia.
Sobre Moto Clubes, e Moto Grupos, sempre teremos alguns absurdos., temos o nosso MG e se Chama MG LOBOS DO CERRADO, somos de Vilhena - RO, tudo começou com uma viagem de 03 amigos amantes de 02 rodas, fez um ano agora em fevereiro de 2010, sim temos alguns principio, mas um deles é COMPANHEIRISMO. sim se um quebrar todos quebramos, viajamos a mais de um ano, sim montamos o nosso MG e para entrar!!!!, até hoje não achamos companheiros a altura para tal, usamos co colete sim, e cada lugar que passamos chama muita atenção, todos postos que paramos para abastecer vem inumeras perguntas,,... e todos dias usamos roupas, que fazemos propagandas de inimeras marcas de roupas, e não achamos ruim, por que não fazer propaganda de um brazão uma marca., mas volto a dizer que conheço inumeros MC e MG que só tem interese de quantidade, nós não preferimos a QUALIDADE., isso que pensamos e que achamos., nossa opinião., abraços a todos.
Sobre Moto Clubes, e Moto Grupos, sempre teremos alguns absurdos., temos o nosso MG e se Chama MG LOBOS DO CERRADO, somos de Vilhena - RO, tudo começou com uma viagem de 03 amigos amantes de 02 rodas, fez um ano agora em fevereiro de 2010, sim temos alguns principio, mas um deles é COMPANHEIRISMO. sim se um quebrar todos quebramos, viajamos a mais de um ano, sim montamos o nosso MG e para entrar!!!!, até hoje não achamos companheiros a altura para tal, usamos co colete sim, e cada lugar que passamos chama muita atenção, todos postos que paramos para abastecer vem inumeras perguntas,,... e todos dias usamos roupas, que fazemos propagandas de inimeras marcas de roupas, e não achamos ruim, por que não fazer propaganda de um brazão uma marca., mas volto a dizer que conheço inumeros MC e MG que só tem interese de quantidade, nós não preferimos a QUALIDADE., isso que pensamos e que achamos., nossa opinião., abraços a todos.
Tenho visto muita gente falar mal de motoclube sem conhecer também. Não faço parte de um, no entanto, os que conheço serve como base para amigos bolar melhor seus passeios e festas, que é pelo menos o que meus pais fazem.
As regras citadas no tópico é a conduta que qualquer motociclista deve ter, para mim é até bom-senso.
As regras citadas no tópico é a conduta que qualquer motociclista deve ter, para mim é até bom-senso.
-Sem moto nenhuma
-
Alequirino
- Dinossauro
O bom mesmo dos MCs são os churras 0800....... 
-
Bira
já fiz parte de motoclube.
saí por ter visto que certas normas e restrições "não eram pra mim".
porém, esses dez meses que fiquei como aspirante (ou "prospecto" como alguns MC's chamam) me ensinaram muito. sobre comprometimento, companheirismo, espírito de equipe, responsabilidade, ética e respeito às normas vigentes (eu nem achava que seria capaz de aprender algo sobre esses temas ainda). fora o que eu aprendi sobre a filosofia dos MC's, a diferença entre MC's "tradicionais", MC's "sérios", MC's "caçadores de troféu", MG's e fóruns de internet.
saí a menos de dois meses de me tornar membro efetivo. provavelmente não entraria em um MC novamente, mas aprendi a respeitar bastante esse tipo de instituição, até pela convivência com eles (sim, o MC de qual fazia parte tinha boa convivência com grande quantidade de grupos, desde os menores e mais informais MG's até os MC's tradicionais). Quando você faz parte você realmente "veste a camisa", e compreende porque as pessoas vestem a camisa.
eu realmente achava esquisito, ridículo, caricato, hoje vejo de OUTRA forma. E fiz grandes amizades nesse tempo, amizades essas que, apesar dos desentendimentos que tivemos, são mantidas e cultivadas até hoje. Mesmo não sendo mais parte do grupo, boa parte do pessoal de lá ainda me trata como se ainda o fosse.
devo dizer: mesmo para aqueles que "desistem" (como eu), fazer parte de um motoclube sério (que não necessariamente é um tradicional) é uma experiência que não se esquece nunca mais. ralei pra caramba, mas tenho ótimas lembranças.
PS> recomendo que a moderação fique de olho nesse tópico, pois se começar a desandar é melhor trancar ou mesmo excluir.
porém, esses dez meses que fiquei como aspirante (ou "prospecto" como alguns MC's chamam) me ensinaram muito. sobre comprometimento, companheirismo, espírito de equipe, responsabilidade, ética e respeito às normas vigentes (eu nem achava que seria capaz de aprender algo sobre esses temas ainda). fora o que eu aprendi sobre a filosofia dos MC's, a diferença entre MC's "tradicionais", MC's "sérios", MC's "caçadores de troféu", MG's e fóruns de internet.
saí a menos de dois meses de me tornar membro efetivo. provavelmente não entraria em um MC novamente, mas aprendi a respeitar bastante esse tipo de instituição, até pela convivência com eles (sim, o MC de qual fazia parte tinha boa convivência com grande quantidade de grupos, desde os menores e mais informais MG's até os MC's tradicionais). Quando você faz parte você realmente "veste a camisa", e compreende porque as pessoas vestem a camisa.
eu realmente achava esquisito, ridículo, caricato, hoje vejo de OUTRA forma. E fiz grandes amizades nesse tempo, amizades essas que, apesar dos desentendimentos que tivemos, são mantidas e cultivadas até hoje. Mesmo não sendo mais parte do grupo, boa parte do pessoal de lá ainda me trata como se ainda o fosse.
devo dizer: mesmo para aqueles que "desistem" (como eu), fazer parte de um motoclube sério (que não necessariamente é um tradicional) é uma experiência que não se esquece nunca mais. ralei pra caramba, mas tenho ótimas lembranças.
PS> recomendo que a moderação fique de olho nesse tópico, pois se começar a desandar é melhor trancar ou mesmo excluir.
- Osama B Laden
- Dinossauro
Vilson, tudo bem ai ?VILSON VILHENA-RO escreveu:Bom dia.
Amigo, me desculpe, mas companherismo é da essência do motociclista, ou melhor, é uma pequena parte da solidariedade humana, isso ai não é privilégio de MC.
Prezo muito minha liberdade e nunca vou aceitar que um cara chamado "Presidente" ou o que o valha, me ligue e diga o que eu vou fazer da minh vida no próximo final de semana, senão tomo multa, não anda mais com eles por "x" dias etc.
Na minha opinião isso é lamentável.
Veja teu exemplo, diz que não achou pessoa a altura para entrar pro teu MC; que coisa mais chata heim, não vou nem perguntar quais são os critérios.
Reafimo que isso é desejo de autoafirmação, necessidade de ser submisso ou de ser lider de alguma coisa, nada a ver com motos, isso ai é um lance psicológico, a moto é mero meio de exteriorizar estas necessidades.
Acho que é um clube como qualquer outro, destes onde vamos para nadar, para jogar bola, para levar os filhos etc., mas lá as regras não me colocam como submisso à vontade de um lider que vai me mandar ir para cá ou para lá sem me perguntar o que quero fazer ou vestir.
Acho isso um retrocesso no próprio direito do cidadão, só entra em MC quem tem o desejo de ser mandado ou de mandar, pois para andar de moto, basta ter a moto.
O lance de chamar atenção então é mais do que uma prova do desejo de autoafirmação, coisas que são bem conhecidas como SPP, como diria o Russo, rsrsrsr.
Todavia, respeito tua opinião, posso não concordar com ela, mas respeito.
Para mim, isso não serve.
Isso existe?Osama B Laden escreveu:essência do motociclista, ou melhor, é uma pequena parte da solidariedade humana, isso ai não é privilégio de MC.
Prezo muito minha liberdade e nunca vou aceitar que um cara chamado "Presidente" ou o que o valha, me ligue e diga o que eu vou fazer da minh vida no próximo final de semana, senão tomo multa, não anda mais com eles por "x" dias etc.
Na minha opinião isso é lamentável.
-Sem moto nenhuma
Vespeiro...
Poucas pessoas tem essa visão, Bira.Bira escreveu:já fiz parte de motoclube.
Muitas falam pra caramba sem nem ter conhecido um MC.
Essas questões de se fazer ou não parte de um Clube ou Grupo são muito variáveis. Uns acham uma puta chatice, outros não se dão com algumas regras e descambam o negocio, outros percebem a filosofia envolvida e outro percebem que (pelo menos no momento) não estão em condições de seguir tal filosofia.
Uns pagarão para ver e entrarão em um MC, outros preferem uma coisa um poco menos "regrada" e entrarão em um MG, outros não suportam tais ideias e preferirão se manter sozinhos ou mesmo se envolverão com alguns outros que tb preferem não carregar nenhum tipo de bandeira. Cada um escolhe o seu caminho.
Porém, independente do caminho, para a grande maioria o que interessa é o mundo que está ao redor de sua moto e do motociclismo.
Sempre haverão essa brigas e controversias. Isso é fato e não mudará.
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
Uma vez fiquei na vontade de entrar num motoclube.
Fui direto para o Hells Angels, claro
Conheci o Guns, cara gente fina demais, conversamos uns 40 minutos na sede do grupo, na zona oeste de sampa, me convidou a retornar posteriormente.
Voltei uma semana depois, bem no dia em que uma parte da facção do RJ iria se encontrar aqui para uma reunião. Bom, fiquei lá ouvindo música com os caras e tal, normal. Dali a pouco passaram um café (que eu sou movido a)rs.. Ousei pedir uma xícara..kk.. O pessoal se entreolhou e disseram que tinha que falar não-sei-com-quem para deixar
Bom, isso bastou, pedi para chamar o Guns, disse para ele que eu estava meio deslocado por ser dia de reunião do grupo e tal e fui embora agradecendo, claro.
Pelo que vi naquela época, a coisa era séria, pelo menos no Hells, de respeitar as cores, a hierarquia e etc.
Mas não é para mim mesmo, fiquei 4 anos no exército, regra, pátria, hierarquia, brasão eu sei respeitar, mas para andar de moto não rola :)
Abços
Fui direto para o Hells Angels, claro
Conheci o Guns, cara gente fina demais, conversamos uns 40 minutos na sede do grupo, na zona oeste de sampa, me convidou a retornar posteriormente.
Voltei uma semana depois, bem no dia em que uma parte da facção do RJ iria se encontrar aqui para uma reunião. Bom, fiquei lá ouvindo música com os caras e tal, normal. Dali a pouco passaram um café (que eu sou movido a)rs.. Ousei pedir uma xícara..kk.. O pessoal se entreolhou e disseram que tinha que falar não-sei-com-quem para deixar
Pelo que vi naquela época, a coisa era séria, pelo menos no Hells, de respeitar as cores, a hierarquia e etc.
Mas não é para mim mesmo, fiquei 4 anos no exército, regra, pátria, hierarquia, brasão eu sei respeitar, mas para andar de moto não rola :)
Abços
- Saurus
- Mito
Eu nem do M@D sou. Isso aqui não é motoclube, nem motogrupo ou coisa que o valha. Isso aqui é apenas um espaço virtual para bate papo sobre moto (principal) e outros assuntos (secundários) entre amigos.GoGoBoy escreveu:não sou de motoclube nenhum, sou do m@d
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- Saurus
- Mito
E vocês não poderiam continuar a ser companheiros, amigos, solidários, etc et al sem ser de um MG ou MC?VILSON VILHENA-RO escreveu:Bom dia.
Quer dizer que só uma "elite" está "à altura" para participar, para ser amigo de vocês, para ser solidário?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.