Fiscalizacao Motocicletas Curitiba - Pr.
Re: Fiscalizacao Motocicletas Curitiba - Pr.
"Faróis de xenon – as Resoluções n° 227 e n° 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinam que, desde janeiro de 2009, tanto os veículos saídos de fábrica quanto os que forem modificados para o uso de farol de descarga de gás Xenônio (farol de xenon) deverão possuir dispositivos de limpeza (lavador ou limpador) e de regulagem do conjunto ótico. O facho de luz emitido por esses faróis deve ser na cor branca. Para instalar faróis de xenon em um veículo, o usuário deve entrar em contato com o Detran e obter uma autorização para realizar o serviço em uma oficina credenciada pelo Inmetro e homologada por uma Instituição Técnica Licenciada (ITL). O Inmetro informa, por meio de seu site (www.inmetro.gov.br/infotec/oficinas), quais são as oficinas que fazem o serviço. Após a troca dos faróis, a ITL inspeciona o veículo e emite o Certificado de Segurança Veicular (CSV). Em posse do CSV, o usuário deve quitar débitos do veículo, pagar taxa de serviço e vistoriar o veículo no Detran. Os documentos do veículo (CRV e CRLV) serão emitidos novamente, informando sobre os novos faróis. Veículos fabricados com o farol de xenon antes do dia 01/01/09 poderão circular normalmente. Já os veículos modificados antes dessa data sem autorização do órgão competente devem regularizar a documentação do veículo, apresentando o CSV no Detran e fazendo o serviço de alteração de característica, como explicado acima."
R$180 ???
Ah, "se" tá de brincadeira!!! Deu maior trabalho pra colocar o xenon na minha moto! Puta que pariu!!!
Ah, "se" tá de brincadeira!!! Deu maior trabalho pra colocar o xenon na minha moto! Puta que pariu!!!
FELIZ DA VIDA COM MINHA GS 500!!!

Acabei de ligar no CIRETRANS daqui da minha cidade, perguntei como eu poderia regularizar o xenon na minha moto, o cara falou o procedicmento que tem que ser feito nos carros, eu disse que eu quero pra moto, ai ele veio me dizendo que pra moto é proibido, eu perguntei aonde está escrito que é proibido?! Ele ficou sem jeito, pegou meu telefone dizendo que ia se informar e logo me ligaria de volta. Após 5 minutos o cara me liga e diz que por não haver lei especificando o uso de xenon em motos, significa que é proibido o uso para motos!!!
Algum advogado poderia me dizer se isso está certo?!

Primu,
Tu ta no PR. quando to ai, so uso as placas do PY ou ate mesmo sem placa. :)
Por sinal, segunda to em guaira. ! :)
F.
Tu ta no PR. quando to ai, so uso as placas do PY ou ate mesmo sem placa. :)
Por sinal, segunda to em guaira. ! :)
F.
- Dangamarros
- Motoqueiro
- Contato:
Primu... entaum xará... até onde sei dá pra regularizar sim...
http://www.inmetro.gov.br/credenciament ... itados.asp (tá em manutenção mas logo volta)
entra nesse site aí que tem as empresas que fazem vistoria... liga na que for mais perto pra vc e se informa...
fraja... vc tem parentes em guaíra???
morei 2 anos e meio lá... tenho parentes e amigos que moram lá... volte e meia to indo pra lá...
http://www.inmetro.gov.br/credenciament ... itados.asp (tá em manutenção mas logo volta)
entra nesse site aí que tem as empresas que fazem vistoria... liga na que for mais perto pra vc e se informa...
morei 2 anos e meio lá... tenho parentes e amigos que moram lá... volte e meia to indo pra lá...
- Juliano Assimila
- Motoqueiro
O que não é proibido, é permitido.primu escreveu:Acabei de ligar no CIRETRANS daqui da minha cidade, perguntei como eu poderia regularizar o xenon na minha moto, o cara falou o procedicmento que tem que ser feito nos carros, eu disse que eu quero pra moto, ai ele veio me dizendo que pra moto é proibido, eu perguntei aonde está escrito que é proibido?! Ele ficou sem jeito, pegou meu telefone dizendo que ia se informar e logo me ligaria de volta. Após 5 minutos o cara me liga e diz que por não haver lei especificando o uso de xenon em motos, significa que é proibido o uso para motos!!!
Na minha opinião NÃO é proibido, pois não altera as características do veículo.
Um problema eu acho que é que o código é muito vago.
Diz que alterações de características são proibidas. Mas não diz o que são estas características. As características podem ser o tipo do veículo (carga ou passageiro, no. de passageiros), com X rodas, X portas, X potência, faróis assim e assim... Ou é qualquer coisinha? Se um guarda ver uma pedaleira cromada, pode assumir que a característica da peladeira preta foi mudada para cromada... e assim multar. Fica a critério do guarda. Aí vc recorre da multa da pedaleira. E de novo vc depende da interpretação do juiz. É muito vago.
Quanto ao ruído, eu já li o CTB também... E não tem nada específico a isso, nem definido limite máximo de no. de decibéis. Somente "alteração de características"...
Devia ser alterada a lei pra deixar mais claro quais características de cada categoria de veículo devem ser preservadas, e quais são irrelevantes.
E sobre esta fiscalização.
É porque não gostam de motos. Simples assim. Acham os motoqueiros arruaceiros, bagunceiros, sujos. Portanto vão descer a lenha neles.
Sabemos o que poderia reduzir os acidentes. Só duas coisas. Educação de trânsito e fiscalização de trânsito (das leis de trânsito). Dar multa se o IPVA está atrasado ou se a pedaleira preta foi trocada por uma cromada não serve isso. Só serve pra satisfazer algum cara da prefeitura ou da polícia cuja esposa passou na mão de algum motoqueiro safado.
Aqui na minha cidade os puliça só embaçam com CGzeiro e cara que faz pisero de moto.
Até capacete aberto aqui a galera usa sem problemas!
Eu quero regularizar meu xenon para caso eu viaje!!!
Até capacete aberto aqui a galera usa sem problemas!
Eu quero regularizar meu xenon para caso eu viaje!!!

Ridículo essa fiscalização, acho que todos nós motoqueiros de curitiba deveríamos nos unir e processar o estado por discriminação e preconceito. Essa Operação Duas Rodas do BPTRAN tá mais para "Operação Duas Multas", pois uma você leva pelo simples fato de ser motoqueiro, o que te caracteriza como arruaceiro ou bandido, e a outra é por você estar em cima de uma moto, o que na mentalidade deles, significa que é você o responsável por todos os acidentes de trânsito que acontecem, ou seja, se um carro encosta em você e te derruba a culpa não é dele por ter feito isso, e sim tua por amassar o carro dele.. 
"Se as coisas boas fossem fáceis de conseguir, deixariam de ser boas... porque todo mundo teria."
Dan,Dangamarros escreveu:Primu... entaum xará... até onde sei dá pra regularizar sim...
Eu estive hoje la no detran novamente e aproveitei e tirei a duvida sobre o xenon e a vistoria anual.
O custo inicial é 180.00 e todo ano tem q fazer a porcaria numa oficina conveniada do inmetro pra certificar,
fora a primeira instalação...
Eu desenrolando com o cara, ele me falou que tenho 2 opções: Retirar o kit xenon antes da vistoria ou dar 50,00 pro vistoriador.
Nao sugerindo nada, mas o preco do desenrolo, da no mesmo que mandar tirar e instalar o kit para quem precisa.
Não tenho parentes em guaíra nao... to apenas lotado no PR (foz) e esporadicamente vou a trabalho pra guaíra,
mas o pessoal é bem tranquilo (mais q em foz. ehehehe).
abracos,
F.