Troca de óleo - motor quente ou frio ?
- Diogo A.
- Motoqueiro
Troca de óleo - motor quente ou frio ?
Fala povo !
Seguinte, vou trocar o óleo da B6 hj e gostaria de saber como cada um aí realiza o serviço !
Tipo, como vcs tratam da troca ? Pegam o motor totalmente frio, depois de uma bela noite de sono para trocar o óleo e o filtro ?
Dão uma funcionada para "afinar" o óleo e este descer todo pelo furo do bujão ?
Trocam com o motor totalmente quente, na tentativa de espanar a rosca do bujão e do encaixe do filtro ?!
E aí, como que ces fazem a bagaça ?!
Seguinte, vou trocar o óleo da B6 hj e gostaria de saber como cada um aí realiza o serviço !
Tipo, como vcs tratam da troca ? Pegam o motor totalmente frio, depois de uma bela noite de sono para trocar o óleo e o filtro ?
Trocam com o motor totalmente quente, na tentativa de espanar a rosca do bujão e do encaixe do filtro ?!
- Nando Abreu
- Motoqueiro
- Contato:
Re: Troca de óleo - motor quente ou frio ?
Sempre quente 
Motivos:
1- Com o óleo frio, ele fica espesso e não sai por completo do motor, acumulando residos. Trocar o óleo com motor frio, é como se você usasse um óleo meia vida, por causa das impurezas deixadas pelo óleo anterior.
2- já quando o óleo é aquecido, fica bem mais fino, e sai melhor do motor, e traz uma quantidade maior de residos e sugerias junto de dentro do motor (motivo da troca de óleo, com o tempo ele fica sujo, e isso em um certo ponto, pode prejudica o motor).
De uns giros, para ela esquentar bem antes do procedimento. Mas se é marinheiro de primeira viagem muito tome cuidado, é moleza se queimar com óleo (e é horrível também).
Motivos:
1- Com o óleo frio, ele fica espesso e não sai por completo do motor, acumulando residos. Trocar o óleo com motor frio, é como se você usasse um óleo meia vida, por causa das impurezas deixadas pelo óleo anterior.
2- já quando o óleo é aquecido, fica bem mais fino, e sai melhor do motor, e traz uma quantidade maior de residos e sugerias junto de dentro do motor (motivo da troca de óleo, com o tempo ele fica sujo, e isso em um certo ponto, pode prejudica o motor).
De uns giros, para ela esquentar bem antes do procedimento. Mas se é marinheiro de primeira viagem muito tome cuidado, é moleza se queimar com óleo (e é horrível também).
- Vinicius.
- Motoqueiro
Motor morno, quente vc vai se queimar e frio nao sai todo o oleo que poderia sair.
Eu tive problema pra tirar o filtro da minha B6 numa das trocas pois apertaram demais + oxidacao pelo tanto de sal que jogam na rua.
Como nao tinha a chave propria pra isso eu firei o filtro velho com uma chave de fenda e girei ate sair. Quando coloquei o novo apertei com a mao e de leve, nunca deu problema de vazamento.
Cuidado com o bujao, rosqueie ele com a mao ate o final e nao precisa dar muito aperto.
Boa sorte.
Abraco.
Eu tive problema pra tirar o filtro da minha B6 numa das trocas pois apertaram demais + oxidacao pelo tanto de sal que jogam na rua.
Como nao tinha a chave propria pra isso eu firei o filtro velho com uma chave de fenda e girei ate sair. Quando coloquei o novo apertei com a mao e de leve, nunca deu problema de vazamento.
Cuidado com o bujao, rosqueie ele com a mao ate o final e nao precisa dar muito aperto.
Boa sorte.
Abraco.
- Diogo A.
- Motoqueiro
Pois era exatamente oq eu tava pensando; motor morno !
Quente demais tem o problema da fuder com as roascas (bujão e filtro), e frio demais não sai o óleo todo.
O lance do filtro, eu tenho aquela chave, tipo com uma corrente. O aperto eu to ligado que é feito com a mão, e o bujão tb não recebe lá muita força.
To só esperando o óleo chegar pra fazer a troca !
Ah, queimadura por óleo de motor é foda mesmo....
Quente demais tem o problema da fuder com as roascas (bujão e filtro), e frio demais não sai o óleo todo.
O lance do filtro, eu tenho aquela chave, tipo com uma corrente. O aperto eu to ligado que é feito com a mão, e o bujão tb não recebe lá muita força.
To só esperando o óleo chegar pra fazer a troca !
Ah, queimadura por óleo de motor é foda mesmo....
Quente..
Agora definir quente é de cada um.. aqui no Brasil do nortdeste ao sul... inverno , verão...
Tem uns que até medem a temperatura para executar o serviço agora ninguém precisa estar com o motor superaquecido, ou seja, QUENTE é a temperatura NORMAL de uso.
Faz que nem ta no manual, neste caso, e não inventa que dá certo.
Agora definir quente é de cada um.. aqui no Brasil do nortdeste ao sul... inverno , verão...
Tem uns que até medem a temperatura para executar o serviço agora ninguém precisa estar com o motor superaquecido, ou seja, QUENTE é a temperatura NORMAL de uso.
Faz que nem ta no manual, neste caso, e não inventa que dá certo.
De supertenere 750 ano 1997
- Osama B Laden
- Dinossauro
Diogo A. escreveu:Fala povo !
Quente, e que se foda o fdp do mecânico, minha moto vale mais que os dedos dele
Espanar ??
Estica até São Pedro que a gente troca pra vc.
Pronto!
Pronto!
Eu faço com o motor morno. Temperatura normal de uso é quente demais pra ficar desrosqueando e rosqueando bujão e filtro, além do óleo descer fervendo. Acho que o ideal é funcionar o motor por uns 3-4 minutos, esperar o óleo descer por uns 10 minutos e ai sim remover bujão e filtros. Sempre fiz assim, e nunca tive problema.
Kinder
Honda CBX 200 Strada 95 - 2006 / 2014
MSM
"Quem teme perder já está vencido"
Honda CBX 200 Strada 95 - 2006 / 2014
MSM
"Quem teme perder já está vencido"
Hj fui na oficina e o mecânico me disse que tem que ser com o motor frio. Com o motor quente tem o problema da diferença de dilataçao parafusos e material do motor e pode danificar as roscas. Sobre não sair o óleo todo eu não sei, pois depois de 2h com a moto parada acredito que todo o óleo já escorreu o que tinha que escorrer.
Inté
Inté
En realidad, prefiero la ciencia a la religión. Si me dan a escoger entre Dios y el aire acondicionado, me quedo con el aire.
Woody Allen
Woody Allen
Morno.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- Osama B Laden
- Dinossauro
Bom, se vc esperar duas horas tudo bem, caso contrário este mecânico tá é de viadagem, a frutinha não quer se queimar e se bobear ele vai inventar de sangrar o óleo por sucção, sem abrir o bujão.Joao Neis escreveu:Hj fui na oficina e o mecânico me disse que tem que ser com o motor frio. Com o motor quente tem o problema da diferença de dilataçao parafusos e material do motor e pode danificar as roscas. Sobre não sair o óleo todo eu não sei, pois depois de 2h com a moto parada acredito que todo o óleo já escorreu o que tinha que escorrer.
Inté
Eu mesmo que troco o óleo das jacas. Faço isso logo que chego na oficina, com o motor estalando de quente rsrs. Para tirar o filtro, coloco uma luva que tenho aqui, que suporta até 100 graus e boa. Mas se for fazer em casa e tiver luva de couro, da certo também. O foda é queimar a não no coletor.
- Nando Abreu
- Motoqueiro
- Contato:
Morno? Quanto mais quente, mais fino o óleo fica, melhor o resultado.
Nunca tive problemas com a tampa do filtro ou com parafuso do cárter.
Só se queima se descuidar, nunca me queimei com óleo de motor, sou muito cuidadoso
Mas já vi gente se queimando, fica horrível.
mas o que você chama de morno? 65ºc?
Usam ureia nas pontes de aço justamente para não oxidarem. mas é muito caro, fica economicamente inviável usar em vias comum.
Nunca tive problemas com a tampa do filtro ou com parafuso do cárter.
Só se queima se descuidar, nunca me queimei com óleo de motor, sou muito cuidadoso
Mas já vi gente se queimando, fica horrível.
Nunca me queimei, motor morno não sai a mesma quantidade nãoVinicius. escreveu:Motor morno, quente vc vai se queimar e frio não sai todo o óleo que poderia sair.
Vinicius. escreveu: Eu tive problema pra tirar o filtro da minha B6 numa das trocas pois apertaram demais + oxidação pelo tanto de sal que jogam na rua.
Usam ureia nas pontes de aço justamente para não oxidarem. mas é muito caro, fica economicamente inviável usar em vias comum.
Editado pela última vez por Nando Abreu em 24 Fev 2010, 10:25, em um total de 1 vez.
Osama, eu não manjo nada de mecânica e depois de trocar o óleo, que acredito que não seja uma tarefa complicada, teria que ir a um local para me desfazer do óleo usado. Daí como tbém não tenho um local apropriado para fazer isso já vou em uma oficina pago o cara e ele me faz o serviço.Osama B Laden escreveu:Bom, se vc esperar duas horas tudo bem, caso contrário este mecânico tá é de viadagem, a frutinha não quer se queimar e se bobear ele vai inventar de sangrar o óleo por sucção, sem abrir o bujão.Joao Neis escreveu:Hj fui na oficina e o mecânico me disse que tem que ser com o motor frio. Com o motor quente tem o problema da diferença de dilataçao parafusos e material do motor e pode danificar as roscas. Sobre não sair o óleo todo eu não sei, pois depois de 2h com a moto parada acredito que todo o óleo já escorreu o que tinha que escorrer.
Inté
inté
En realidad, prefiero la ciencia a la religión. Si me dan a escoger entre Dios y el aire acondicionado, me quedo con el aire.
Woody Allen
Woody Allen
- Rickson Gracie
- Roda Presa
Nossa como mecânico fala merda, esse aí mais um pouco ia sugerir tirar as roscas primeiro, a frio, e depois rodar com a moto por uns 20 minutos para afinar o óleoJoao Neis escreveu:Hj fui na oficina e o mecânico me disse que tem que ser com o motor frio. Com o motor quente tem o problema da diferença de dilataçao parafusos e material do motor e pode danificar as roscas. Sobre não sair o óleo todo eu não sei, pois depois de 2h com a moto parada acredito que todo o óleo já escorreu o que tinha que escorrer.
Inté
Sundown Max SED 2005
Yamaha XTZ XE 2009
Yamaha XTZ XE 2009
- Vinicius.
- Motoqueiro
Oloco porvo.. trocar oleo de moto nao demanda tecnica e sim bom senso!
Se ta quente demais vai queimar a mao quando tirar o bujao, simples assim! Pode trocar frio tb, nao faz diferenca, so vai ficar um cabelo a mais de oleo velho la dentro.
Nao esquentem em estragar a rosca pelo motor estar quente, vc nao vai conseguir trabalhar no motor se a temperatura esta tao alta que tenha esse risco!
De uma volta no quarteirao com a moto antes de trocar o oleo, deixe ela parada uns 5min e abra onde poe oleo e bujao, deixa escorrer por mais uns 5min, quando parar de escorrer tombe a moto de um lado pro outro pra sair mais um pouco. Obvio que vai ficar oleo velho la dentro, mas qual o problema? So sai o oleo todo se desmontar o motor!
Abraco.
Se ta quente demais vai queimar a mao quando tirar o bujao, simples assim! Pode trocar frio tb, nao faz diferenca, so vai ficar um cabelo a mais de oleo velho la dentro.
Nao esquentem em estragar a rosca pelo motor estar quente, vc nao vai conseguir trabalhar no motor se a temperatura esta tao alta que tenha esse risco!
De uma volta no quarteirao com a moto antes de trocar o oleo, deixe ela parada uns 5min e abra onde poe oleo e bujao, deixa escorrer por mais uns 5min, quando parar de escorrer tombe a moto de um lado pro outro pra sair mais um pouco. Obvio que vai ficar oleo velho la dentro, mas qual o problema? So sai o oleo todo se desmontar o motor!
Abraco.
- Osama B Laden
- Dinossauro
João, eu não sei nem trocar lâmpada de geladeira
, mas o óleo estando na temperatura de funcionamento normal do motor (tipo rodar uns 5 minutos de casa até o posto ou oficina), já basta.
existe ferramenta pra que? queimar a mao no bujao? oleo? credo
espanar rosquinha pq ta quente? kkkkkkk
qnto mais quente, melhor
qnto mais quente, melhor
- Vinicius.
- Motoqueiro
Agora conta pra nos Alemon.. quem troca o oleo da sua moto? A concessionaria ou o mecanico de confianca?Ander escreveu:existe ferramenta pra que? queimar a mao no bujao? oleo? credo
qnto mais quente, melhor
Abraco.
pior q eu, e só sai trapalhada mas nao queimo maozinha nem espano rosquinha haha
a ultima, fui rosquear o bujao com a mao e esqueci do aperto, fui ate Pitanga e voltei, o bujao ficou pendurado
a ultima, fui rosquear o bujao com a mao e esqueci do aperto, fui ate Pitanga e voltei, o bujao ficou pendurado