FEITO EM CASA - Bagageiro Bandit 650 - B65 - Com Fotos
FEITO EM CASA - Bagageiro Bandit 650 - B65 - Com Fotos
Enfim consegui instalar o bauleto que ganhei de minha senhora no aniversário, em outubro do ano passado.
Geralmente prefiro pagar para não ter trabalho, mas quando fui procurar por um bagageiro para instalar o bau, fiquei indignado com o absurdo cobrado por um tubo de meio metro de ferro dobrado. Quase 700 conto por um tal de monorack. Um bagageiro pra CG custa 30 reais. Mesmo que custasse 1.000%, ainda seria 300 conto.
Até pedia ajuda ao @migos, mas não consegui mais nenhuma opção no mercado na época (http://www.debatemotos.com/phpBB2/viewt ... sc&start=0).
Decidi então fazer um eu mesmo, já aproveitando e adaptando um reforço lateral para fixação dos alforjes. Com a ajuda das ferramentas da serralheria do pai de um amigo, cheguei a um resultado legal.
Fotografei o processo para caso alguém usar como base para construção de algo parecido, pena que o celular ficou sem bateria no meio da montagem, mas nada que atrapalhasse o geral.
Vamos lá:
B65 no estaleiro. Detalhe para as cabritas de trilha no canto.

Mesa de projetos:

Barras laterais:

Detalhe para o recorte no encaixe, que será fixado no lugar do putalamerda:

Este ferro dobrado será soldado na transversal, para fixação da base do bau:

Neste ponto acabou a bateria do celular e não pude registrar os passos seguintes, mas foi só criar mais um daquele ferro em U e fixar nas barras laterais.
Aqui já parcialmente pronto. Reparem nos parafusos prendendo as barras transversais as barras laterais. Deixei desta maneira para testar com a garupa e ajustar caso necessário. Depois soldei e tirei os parafusos.

Algumas fotos dos detalhes:

Aqui já soldado, sem os parafusos, galvanizado e pintado.
Isso foi na manhã de sábado, preparando a bandida pra subir a serra rumo ao Churrastiba 2009!

Detalhe importante. Como a intenção era utilizar para os alforjes além da fixação do bauleto, fiz um pequeno retângulo de 10x25cm, apenas para evitar que o alforje dobrasse, porém havia fica bom mesmo sem este reforço.
Por um erro de calculo, este retângulo ficou bem na frente do local de colocar a chave para tirar o banco. Uma entortadinha milimetrica resolveu. hehehe.

Resultado final. Bandidona com bau e alforjes. Resistiu bem a estradinha da Tapera, não cedeu nada.

CUSTO TOTAL: 100 reais, já contando o material, galvanização, pintura a pó e a mão de obra do meu amigo um sábado a tarde.
Se alguém quiser de mais detalhes para montar um ou até mesmo quiser encomendar, só mandar MP!
Geralmente prefiro pagar para não ter trabalho, mas quando fui procurar por um bagageiro para instalar o bau, fiquei indignado com o absurdo cobrado por um tubo de meio metro de ferro dobrado. Quase 700 conto por um tal de monorack. Um bagageiro pra CG custa 30 reais. Mesmo que custasse 1.000%, ainda seria 300 conto.
Até pedia ajuda ao @migos, mas não consegui mais nenhuma opção no mercado na época (http://www.debatemotos.com/phpBB2/viewt ... sc&start=0).
Decidi então fazer um eu mesmo, já aproveitando e adaptando um reforço lateral para fixação dos alforjes. Com a ajuda das ferramentas da serralheria do pai de um amigo, cheguei a um resultado legal.
Fotografei o processo para caso alguém usar como base para construção de algo parecido, pena que o celular ficou sem bateria no meio da montagem, mas nada que atrapalhasse o geral.
Vamos lá:
B65 no estaleiro. Detalhe para as cabritas de trilha no canto.

Mesa de projetos:

Barras laterais:

Detalhe para o recorte no encaixe, que será fixado no lugar do putalamerda:

Este ferro dobrado será soldado na transversal, para fixação da base do bau:

Neste ponto acabou a bateria do celular e não pude registrar os passos seguintes, mas foi só criar mais um daquele ferro em U e fixar nas barras laterais.
Aqui já parcialmente pronto. Reparem nos parafusos prendendo as barras transversais as barras laterais. Deixei desta maneira para testar com a garupa e ajustar caso necessário. Depois soldei e tirei os parafusos.

Algumas fotos dos detalhes:

Aqui já soldado, sem os parafusos, galvanizado e pintado.
Isso foi na manhã de sábado, preparando a bandida pra subir a serra rumo ao Churrastiba 2009!

Detalhe importante. Como a intenção era utilizar para os alforjes além da fixação do bauleto, fiz um pequeno retângulo de 10x25cm, apenas para evitar que o alforje dobrasse, porém havia fica bom mesmo sem este reforço.
Por um erro de calculo, este retângulo ficou bem na frente do local de colocar a chave para tirar o banco. Uma entortadinha milimetrica resolveu. hehehe.

Resultado final. Bandidona com bau e alforjes. Resistiu bem a estradinha da Tapera, não cedeu nada.

CUSTO TOTAL: 100 reais, já contando o material, galvanização, pintura a pó e a mão de obra do meu amigo um sábado a tarde.
Se alguém quiser de mais detalhes para montar um ou até mesmo quiser encomendar, só mandar MP!
Editado pela última vez por xoran em 04 Mar 2010, 20:30, em um total de 1 vez.
Re: FEITO - Bagageiro B65 - Com Fotos
Se vender a B65 http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... 13&start=0 eu sorteio o suporte aqui no m@d. E tenho dito!
hehe
hehe
- Nando Abreu
- Motoqueiro
- Contato:
Muito bom mesmo, esse sim é um "faça você mesmo"
Tá de parabéns
Tá de parabéns
Nando Abreu escreveu:Muito bom mesmo, esse sim é um "faça você mesmo"
Tá de parabéns
Pois é amigo! Quem não tem dinheiro conta história! Pagar 700 conto num par de ferro soldado com carimbo da Givi ainda não ta dentro do meu orçamento não. hehe.
Cara, vou fazer isso na minha GS500!!! Parabéns!
FELIZ DA VIDA COM MINHA GS 500!!!

- dnunes
- Motociclista
- Contato:
. . A minha GS tem um bagageiro igualzinho e fica perfeito. Já viajei com *muito* peso num Givi 45L e nunca levei susto: fica perfeito.primu escreveu:Cara, vou fazer isso na minha GS500!!! Parabéns!
diego nunes
http://dnun.es.
http://dnun.es.
Eu só por desiencia de consingargo coloco uma aranha (aqueles redes de elástico) prendendo o bau no suporte. Não boto muita fé naquela base que vem com ele, ainda mais que tem um adesivão vermelho dizendo que o peso máximo é 3 kg. Mas também já viajei com bastante coisa e não aconteceu nada. Já levei 1 engradado de cerveja com gelo e tudo pra um rio aqui perto (estrada de chão) nele!dnunes escreveu:. . A minha GS tem um bagageiro igualzinho e fica perfeito. Já viajei com *muito* peso num Givi 45L e nunca levei susto: fica perfeito.primu escreveu:Cara, vou fazer isso na minha GS500!!! Parabéns!
Meus parabéns! Ficou melhor que muitos "profissa" que já vi por aí.
BMW F 800 GS Trophy
"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado"
"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado"
- Jean Rodrigues
- Novato
Muito Legal !!! Ficou ótimo !!!! Parabéns !!!!
Jean Rodrigues
"Nem sempre é Amigo aquele que te tira do buraco. (Saddam Hussein)" Rs Rs...
"Nem sempre é Amigo aquele que te tira do buraco. (Saddam Hussein)" Rs Rs...
- COUTINHO.JOI
- Novato
Ótimo!
Me diga uma coisa, o preço que o seu amigo cobra é R$ 100,00 igual ao seu?
Quanto tempo para entrega?
Abraço.
Abraço.
A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço. 'Lutero'
R$ 100,00 foi o preço que ele me cobrou no material (Metais (10), solda(30) e pintura a pó (60)). Não me cobrou mão de obra, até porque boa parte fui eu mesmo que fiz. Se o amigo tiver interesse posso ver com ele quanto ele te faz um igualzinho. Só responder aqui ou mandar MP.COUTINHO.JOI escreveu:Ótimo!
Abraço.
Abraço!
- COUTINHO.JOI
- Novato
Por favor então Xoranxoran escreveu:R$ 100,00 foi o preço que ele me cobrou no material (Metais (10), solda(30) e pintura a pó (60)). Não me cobrou mão de obra, até porque boa parte fui eu mesmo que fiz. Se o amigo tiver interesse posso ver com ele quanto ele te faz um igualzinho. Só responder aqui ou mandar MP.COUTINHO.JOI escreveu:Ótimo!
Abraço.
Abraço!
Veja com ele o valor e poste aí pra gente!
Quem sabe é um novo produto que está saindo no mercado...rsrs
Abraço.
A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço. 'Lutero'
Não tenho o telefone do cara e é meio longe da minha casa, mas até o final de semana eu passo lá e posto aqui!COUTINHO.JOI escreveu:Por favor então Xoranxoran escreveu:R$ 100,00 foi o preço que ele me cobrou no material (Metais (10), solda(30) e pintura a pó (60)). Não me cobrou mão de obra, até porque boa parte fui eu mesmo que fiz. Se o amigo tiver interesse posso ver com ele quanto ele te faz um igualzinho. Só responder aqui ou mandar MP.COUTINHO.JOI escreveu:Ótimo!
Abraço.
Abraço!
Veja com ele o valor e poste aí pra gente!
Quem sabe é um novo produto que está saindo no mercado...rsrs
Abraço.
Parabéns Xoran ficou bacana
, só tenho uma dúvida... por ser soldado não tem perigo de quebrar ? tive um bagageiro soltado na CB e quebrou bem na solda, talvez pela vibração... (melhores explicações detalhadas com o Frei... ele é expert nisso
) tanto que o bagageiro que coloquei agora é de chapa cortada a laser e fixada via parafusos.... espero que não te incomode
[]s
[]s
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode Começar agora e fazer um novo fim" (Chico Xavier)
- Tio Frei
- Mito
Tirem os olhos!
hehehehe
hehehehe
Tio Frei escreveu:Tirem os olhos!
hehehehe
hein.. não vai rolar nem hum churras antes de viajar?
[]s
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode Começar agora e fazer um novo fim" (Chico Xavier)
Fernando escreveu:Parabéns Xoran ficou bacana, só tenho uma dúvida... por ser soldado não tem perigo de quebrar ? tive um bagageiro soltado na CB e quebrou bem na solda, talvez pela vibração... (melhores explicações detalhadas com o Frei... ele é expert nisso
) tanto que o bagageiro que coloquei agora é de chapa cortada a laser e fixada via parafusos.... espero que não te incomode
![]()
[]s
Acho pouco provável. Ficou bem forte mesmo o negócio. Eu já carreguei uma caixa de cerveja (24 garrafas) mais um saco de gelo em uma estrada de terra indo pra um rio aqui da região e nem mexeu. Mas de qualquer forma, como foi o primeiro eu fiz tudo com parafusos, pois se nao ficasse na medida correta dava pra ajustar. Depois tirei os parafusos e soldei, mas os furos ainda continuam lá. Se alguem for querer um eu faço com os furos e ai toca parafuso se quiser!
Fernando escreveu:Tio Frei escreveu:Tirem os olhos!
hehehehe![]()
hein.. não vai rolar nem hum churras antes de viajar?povo de cwb ta querendo um motivo pra ir visitar aí a city
![]()
[]s
Vamos tomar uma cerva hoje! Está e estão mais que convidados!
xoran escreveu:Fernando escreveu:Tio Frei escreveu:Tirem os olhos!
hehehehe![]()
hein.. não vai rolar nem hum churras antes de viajar?povo de cwb ta querendo um motivo pra ir visitar aí a city
![]()
[]s
Vamos tomar uma cerva hoje! Está e estão mais que convidados!