XT 600 1996 - Vale a pena?
- Adelson_AL
- Roda Presa
Re: XT 600 1996 - Vale a pena?
Teve procedência e o SIM de um mecânico pode comprar por que a moto é muito boa!!!
E quanto a esse negócio de moto velha está relacionado a problemas......
Tenho uma Falcon 2004 que já tive que trocar eixo de comando, corrente de comando, os 4 balancinhos e esticador da corrente com 43mil km.
Motivo: Segundo o mecânico diz que foi cacete, ou seja, pelo simples fato de inrrolar o cabo a moto abriu o bico. Coloquei tudo original e tive que desembolsar quase 2mil reais
Ah! E a moto comprei 0km.
Também tenho uma Ténéré 1992 com 105 mil km, já tenho ela a 2 anos e a única coisa com que gastei dinheiro foi, com corrente de comando aos 90mil e os discos de embreagem aos 70mil. O restante é tudo original, fiação principal, CDI, Estator, retificador, parte de força.....arranquei suspiros do mecânido quando ele abriu a tampa das valvúlas pra trocar a corrente e viu o estado do eixo e dos balancinhos, simplesmente novos.
E então? O q me dizem os defensores de que moto velha é sinônimo de problema........
Ah! E não vou nem falar das Tornados e Twisters de uns amigos. rsrsrssrrs
E quanto a esse negócio de moto velha está relacionado a problemas......
Tenho uma Falcon 2004 que já tive que trocar eixo de comando, corrente de comando, os 4 balancinhos e esticador da corrente com 43mil km.
Motivo: Segundo o mecânico diz que foi cacete, ou seja, pelo simples fato de inrrolar o cabo a moto abriu o bico. Coloquei tudo original e tive que desembolsar quase 2mil reais
Também tenho uma Ténéré 1992 com 105 mil km, já tenho ela a 2 anos e a única coisa com que gastei dinheiro foi, com corrente de comando aos 90mil e os discos de embreagem aos 70mil. O restante é tudo original, fiação principal, CDI, Estator, retificador, parte de força.....arranquei suspiros do mecânido quando ele abriu a tampa das valvúlas pra trocar a corrente e viu o estado do eixo e dos balancinhos, simplesmente novos.
E então? O q me dizem os defensores de que moto velha é sinônimo de problema........
Ah! E não vou nem falar das Tornados e Twisters de uns amigos. rsrsrssrrs
Fala Marcão! Sou eu mesmo, e como disse o Saurus, o churrasco foi no Debossan.
Robson, vi sua moto. Está muito bonita, mas a que estou comprando também tem procedência e, principalmente, está próxima de mim. De qq forma, obrigado.
Rad,
Valeu pela dica. O motor é aquele mesmo.
Hoje dei uma volta nela....APAIXONEI. Já mandei colocar o "vendido" nela. Creio que até o fds já esteja de 600. Só vou ter que aprender a pilotá-la, pois ela é totalmente diferente da 225...muito mais dura, pesada, forte, etc. Senti uma tremenda diferença, mas nada que o tempo não resolva.
Abçs.
Robson, vi sua moto. Está muito bonita, mas a que estou comprando também tem procedência e, principalmente, está próxima de mim. De qq forma, obrigado.
Rad,
Valeu pela dica. O motor é aquele mesmo.
Hoje dei uma volta nela....APAIXONEI. Já mandei colocar o "vendido" nela. Creio que até o fds já esteja de 600. Só vou ter que aprender a pilotá-la, pois ela é totalmente diferente da 225...muito mais dura, pesada, forte, etc. Senti uma tremenda diferença, mas nada que o tempo não resolva.
Abçs.
Isso, o churraco foi próximo de Mury, esqueciDioclau - Claudio escreveu:Fala Marcão! Sou eu mesmo, e como disse o Saurus, o churrasco foi no Debossan.
A XT600 é uma moto justa. Longe de ser a melhor do mundo e certamente também não é a melhor da categoria (em performance sou muito mais uma DR650, por exemplo). Mas na realidade brasileira, arrisco dizer que é o melhor custo benefício da categoria, a moto é boa para viajar, consegue-se achar peças com relativa facilidade, qualquer mecânico de verdade sabe mexer tranquilamente na moto, etc. E sem dúvida, é a mais ROBUSTA da categoria, o que pra mim tem bastante importância. Ao meu ver, no caso das 3TB, o maior "problema" é o tanque de combustível relativamente pequeno (roda uns 220 kms no máximo). E a vantagem destas seria o motor japones, que apesar de beber um pouco mais, anda mais que as 4MW. E a característica de todas as XTs é o shimmy acima de certa velocidade - não acontece sempre (por exemplo, em linha reta vai bem), mas TODAS tem esse problema. Se a sua não tem, é pq vc não tá tocando no limite!
Quanto a acostumar, sinceramente, moto trail pra mim é tudo "a mesma coisa". Saí da DT, em 2 semanas com a XT estava fazendo as mesmas coisas que fazia na DT. Você saindo da XT225, sem dúvida rapidamente irá acostumar com a 600, fique tranquilo. Triste é que depois da primeira semana você "acostuma" com a potência e quer mais
No mais, boa sorte com a motoca... cuide bem dela e ela te leva pra qualquer lugar.
E seja bem vindo ao time das 3TB - a mais rara das XT600. Se tiver inteirona, sempre vem alguém olhar!
Abraço,
Marcus DT
Fala Marcão!
Também acho que vou me adaptar rápido.
Creio que até sexta já esteja com ela, e se o tempo ajudar, talvez dê um pulo no Rio no fds para testá-la.
Quanto ao shimmy, isso significa vibração? Desculpe, mas de inglês só sei ler fotos rsrsrsrsrsrsrr.
Quanto a beber um pouco mais, só não pode beber mais do que eu. Se conseguir fazer 20 a 25/lt, já estou feliz da vida. A minha tem feito 25 com o cabo enrolado.
Abraço!
Creio que até sexta já esteja com ela, e se o tempo ajudar, talvez dê um pulo no Rio no fds para testá-la.
Quanto ao shimmy, isso significa vibração? Desculpe, mas de inglês só sei ler fotos rsrsrsrsrsrsrr.
Quanto a beber um pouco mais, só não pode beber mais do que eu. Se conseguir fazer 20 a 25/lt, já estou feliz da vida. A minha tem feito 25 com o cabo enrolado.
Abraço!
- Guilherme
- Roda Presa
- Contato:
Dioclau, vc que é de Friburgo, há muito tempo estou reparando uma Super Tenere 750 naquela concessionária próximo ao Supermercado Cavalo Preto, senão me engano, a Maurição Motos ou Veículos. Você sabe o quanto estão pedindo nela? Abraços e Boa Sorte!!
Boas irmão.Dioclau - Claudio escreveu:Fala Marcão!
Abraço!
Shimmy não é vibração, a vibração é uma característica forte do motor da moto. O shimmy acontece quando a moto passa dos 120 km/h e a frente dela, por ser muito leve, começa a balançar.
20 a 25 km/l vai ser difícil. Andando na maciota (no máximo a 80/90 km/h) e a moto 100% regulada, com gasolina boa, tu consegue no máximo 22 km/l, chorando 23 km/l, o que está muito bom para uma 600 cc. A média gira em torno de 19/20 km/l.
Abraços.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Guilherme, não sei não, mas vou procurar saber para vc, apesar de não ter visto nenhuma dessa lá agora a pouco. Sempre observo o que está exposto lá, pois só tem carrão. Te respondo quando tiver a informação.Guilherme escreveu:Dioclau, vc que é de Friburgo, há muito tempo estou reparando uma Super Tenere 750 naquela concessionária próximo ao Supermercado Cavalo Preto, senão me engano, a Maurição Motos ou Veículos. Você sabe o quanto estão pedindo nela? Abraços e Boa Sorte!!
Valeu pelas informações.Smoker escreveu:Boas irmão.
Shimmy não é vibração, a vibração é uma característica forte do motor da moto. O shimmy acontece quando a moto passa dos 120 km/h e a frente dela, por ser muito leve, começa a balançar.
20 a 25 km/l vai ser difícil. Andando na maciota (no máximo a 80/90 km/h) e a moto 100% regulada, com gasolina boa, tu consegue no máximo 22 km/l, chorando 23 km/l, o que está muito bom para uma 600 cc. A média gira em torno de 19/20 km/l.
Abraços.
Assino embaixoSmoker escreveu:Boas irmão.
Abraços.
To felizão, hoje levei a motoca para fazer carburação, voltou 0km.
Dioclau, boa sorte com a motoca!
Abraço,
Marcus DT
A moto shimma mesmo acima de 120 km/h ou o guidão só fica leve demais? Já vi cara de xt indo a 140 e a moto tava em linha reta. Estranho shimmar sem bater a suspa dianteira, não?
Membro do MSM
Desenvolvimento Metatrader
Desenvolvimento Metatrader
- Adelson_AL
- Roda Presa
Tanto já viajei com companheiros como também já pilotei XT600 acima dos 130km/h, numa tocada de 130~140km/h constante e não senti a frente da moto leve assim não, lógico que o guidon fica um pouco rebelde devido ao paralama alto mais não é nada que braço de cabra macho não consiga controlar. rsrsrsrsrs
Fala Passoka, blz cara??Passoka escreveu:A moto shimma mesmo acima de 120 km/h ou o guidão só fica leve demais? Já vi cara de xt indo a 140 e a moto tava em linha reta. Estranho shimmar sem bater a suspa dianteira, não?
Não, a moto shimma mesmo, papo de você sentir medo de vez enquando. Só que não acontece "sempre".
Vou tentar explicar melhor o que acontece, se você pegar a XT numa reta com asfalto perfeito e for subindo a velocidade aos poucos, estiver sem muito vento, abaixar no tanque, etc. ela vai até os 150/160 km/h sem shimmar nada. Ou seja, dá pra viajar nos 140 km/h viagem constante sim.
No entanto, quando você pega um asfalto não tão bom, ou então um ventinho lateral ou simplesmente, tá fazendo um peguinha com alguém, numa saída de curva tu dá motor mesmo (de uma vez só, e não progressivamente), ela vai até uns 120 km/h e derrepente começa a balançar. É estranho, se você simular condições perfeitas é possivel não dar shimmy, mas na "naturalidade" de trancar o punho e segurar até o limite, hora ou outra a moto começa a jogar pros lados - não é guidon leve não (isso a DT tinha e eu não tava nem aí), é coisa do guidon ficar jogando de um lado pro outro e tu acabar tendo que aliviar a mão pra não correr risco.
Enfim, hoje o que eu faço para tentar diminuir o shimmy é sentar BEM pra frente e quando a situação começa a ficar tensa (o shimmy é progressivo, e se você tirar a mão ele para) eu piso ligeiramente no freio traseiro... dá pra manter a aceleração assim, Mas se a intenção não é andar forte, mas só manter uma velocidade mais alta, é só subir a velocidade aos poucos que a moto vai até os 150 km/h sem shimmar.
Uma vez, eu, Rapha e Erivan pegamos a 040 ali perto do posto Brazão, é um decidão e umas curvas de alta. Eles tavam de 660 e eu na 600, a gente vinha tocando forte, uns 120~145 km/h.... quem vinha atrás disse que via minha moto tremendo muito... ou seja, na hora "do cacete" que não dá pra ficar se preocupando em ajustar a moto nem dá pra aliviar a mão, ela balança sim. Não é moto para curvar acima dos 120 km/h MESMO.
Abraço,
Marcus DT
A minha acima de 140 km/h é praticamente impossível viajar. A 130 km/h, equipado, dá para viajar na boa, mas acima disto torna-se perigoso.
Detalhe, a minha acima de 120 km/h aumenta consideravelmente o consumo, pulando de 19/20 km/l para 16/17 km/l.
E concordo com Marcus DT/XT, a moto curva muito mesmo, mas até 120 km/h. Resumo, na minha opnião, 120 km/h é a velocidade boa de viagem com a XTE.
Mas cabe aqui lembrar mais uma vez que se a XTE estiver bem conservada, vale muito a pena sim. Vai ter moto boa por muito tempo, fazendo apenas o básico nela.
Detalhe, a minha acima de 120 km/h aumenta consideravelmente o consumo, pulando de 19/20 km/l para 16/17 km/l.
E concordo com Marcus DT/XT, a moto curva muito mesmo, mas até 120 km/h. Resumo, na minha opnião, 120 km/h é a velocidade boa de viagem com a XTE.
Mas cabe aqui lembrar mais uma vez que se a XTE estiver bem conservada, vale muito a pena sim. Vai ter moto boa por muito tempo, fazendo apenas o básico nela.
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- Saurus
- Mito
Galera, quem tem XT600 sabe que ela não foi projetada para altas velocidades.
Ela foi projetada para ser DP (Dual Purpose), trail ou como vocês queiram denominar uma moto feita para rodar razoavelmente bem em asfalto ou terra (50% cada).
Não é moto para trilhas médias e pesadas e não é moto de alta velocidade.
Eu entendo que ela foi pensada para ser robusta, mecânica confiável, resistente, baixa manutenção, relativamente econômica/confortável.
Penso que é moto para quem quer viajar sem pressa de chegar, mas também sem deixar de poder pegar uma estrada de terra em péssimas condições para chegar a uma cachoeira, rio, praia, etc só porque sua moto vai ficar dançando e se arrastando no chão.
XT600 não é veloz. É versátil e resistente com boa potência e torque, além de nível razoável de conforto e economia. Traduzindo: UM TRATORZÃO, PAU PRA TODA OBRA, COMPANHEIRA QUE NÃO NEGA FOGO E NEM FICA CHEIA DE MERDA (RECLAMANDO) PORQUE O CAMINHO É RUIM.
Ela foi projetada para ser DP (Dual Purpose), trail ou como vocês queiram denominar uma moto feita para rodar razoavelmente bem em asfalto ou terra (50% cada).
Não é moto para trilhas médias e pesadas e não é moto de alta velocidade.
Eu entendo que ela foi pensada para ser robusta, mecânica confiável, resistente, baixa manutenção, relativamente econômica/confortável.
Penso que é moto para quem quer viajar sem pressa de chegar, mas também sem deixar de poder pegar uma estrada de terra em péssimas condições para chegar a uma cachoeira, rio, praia, etc só porque sua moto vai ficar dançando e se arrastando no chão.
XT600 não é veloz. É versátil e resistente com boa potência e torque, além de nível razoável de conforto e economia. Traduzindo: UM TRATORZÃO, PAU PRA TODA OBRA, COMPANHEIRA QUE NÃO NEGA FOGO E NEM FICA CHEIA DE MERDA (RECLAMANDO) PORQUE O CAMINHO É RUIM.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Olha só, o FPS acabou de dizer que uma 96 vale 4.500 no máximo, então te ofereço 4.700 na tua jaca 94. É pegar ou largarRobson escreveu:Eu tenho uma 94, que vou vender....
Não tem problema algum a moto, só o consumo dela é ligeiramente maior que a 4MW (ou 4WM, as mais novas.), faz 18 km/l na estrada ou cidade, enquanto as mais novas fazem 20.
A minha tem cerca de 50 mil km rodados, e tá perfeita de mecânica....
Abraços
Olha a bolha estourando, daqui a pouco não pega nem 4k
===========MSM

-
Robson
Daltieri, acha uma XT600 96 por 4500... quero ver... hehehe
As 94 tão por isso mesmo, 8 k, sem contar que a minha tem um monte de acessório e todas as peças originais... motor com 50 mil km, pra XT tá novo ainda... hehe
Daqui a pouco eu volto ela toda ao original, vendo por 7,5 e negocio os acessórios a parte.
Aumenta aí um pouco a oferta e a gente conversa. 8)
Abraços
As 94 tão por isso mesmo, 8 k, sem contar que a minha tem um monte de acessório e todas as peças originais... motor com 50 mil km, pra XT tá novo ainda... hehe
Daqui a pouco eu volto ela toda ao original, vendo por 7,5 e negocio os acessórios a parte.
Aumenta aí um pouco a oferta e a gente conversa. 8)
Abraços
Um amigo comprou uma 94 no meio do ano passado, pagou R$ 5.500,00. e olha que não estava uma maravilha a moto. Gastou um dinheiro para deixar ela 100%.
96 por R$ 4.500,00, em bom estado, tem que abraçar de imediato, nem tem o que pensar.
96 por R$ 4.500,00, em bom estado, tem que abraçar de imediato, nem tem o que pensar.
B12S
B12S
4,5 é preço pra CG hehehee
o preço da 96 é isso mesmo, entre 7 e 8, indo do estado de conservação
uma XT com 50 K Km, em bom estado geral, ainda está "amaciando"
essa motos são motor pra mais de 200/300 K Km.
a faixa de rpm dela, além de 2,8 lts de óleo pro motor, lhe conferem durabilidade e robustez. basta cuidar direitinho.
o preço da 96 é isso mesmo, entre 7 e 8, indo do estado de conservação
uma XT com 50 K Km, em bom estado geral, ainda está "amaciando"
essa motos são motor pra mais de 200/300 K Km.
a faixa de rpm dela, além de 2,8 lts de óleo pro motor, lhe conferem durabilidade e robustez. basta cuidar direitinho.
Meu chapa,Guilherme escreveu:Dioclau, vc que é de Friburgo, há muito tempo estou reparando uma Super Tenere 750 naquela concessionária próximo ao Supermercado Cavalo Preto, senão me engano, a Maurição Motos ou Veículos. Você sabe o quanto estão pedindo nela? Abraços e Boa Sorte!!
passei lá no Maurição hoje, mas a ST 750 já foi. Serve um karman ghia branco por 30000. Só tem maluco.
- Guilherme
- Roda Presa
- Contato:
Dioclau, durante o tempo em que fiquei aí em Friburgo (retornei daí, definitivamente, quarta feira passada, estava fazendo mestrado na Uerj, lá no Bairro Vila Nova, no meio daquela montanha sinistra...hehehe) eu vi muita moto de porte, de respeito mesmo, várias 66's mas posso te dizer que essa ST 750 ficou um bom tempo lá, aquela V-Max ainda está lá???Dioclau - Claudio escreveu:Meu chapa,Guilherme escreveu:Dioclau, vc que é de Friburgo, há muito tempo estou reparando uma Super Tenere 750 naquela concessionária próximo ao Supermercado Cavalo Preto, senão me engano, a Maurição Motos ou Veículos. Você sabe o quanto estão pedindo nela? Abraços e Boa Sorte!!
passei lá no Maurição hoje, mas a ST 750 já foi. Serve um karman ghia branco por 30000. Só tem maluco.
Quanto ao Karman Ghia..rsrsrs. Só se fosse de presente pro meu velho, sou mais o Fusca branco, de listinhas, que tinha (ou ainda tem?) lá...rsrsr. Cara, gostei muito daí de Friba, pena não poder continuar nos estudos, por motivo de trabalho, mas quando puder, retorno a esta cidade agradável, valeu!!!!!!!!