Olha o que aconteceu com a suspensão dessa MT-03

Grupo de discussão geral sobre motos.
mamm777
Dinossauro

Re: Olha o que aconteceu com a suspensão dessa MT-03

Mensagem por mamm777 »

Não tô vendo briga nenhuma aqui, só tô vendo debate (aquela palavrinha que aparece no nome do fórum).

Jota, eu deveria ser mais esperto que isto, mas vou te dar corda: é uma mico esta MT mesmo, né? Moto boa de mercado é, por exemplo, uma NH. Afinal, Honda é Honda. Uma NH semi-nova, baixa km, é praticamente cheque na mão - ainda mais se tiver ABS/CBS. Abriu a boca vende na hora, à vista, não precisa nem tentar empurrar em outros negócios, certo?

Esperava mais de ti, Batman!
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
cascavel
Roda Presa

Mensagem por cascavel »

segue o baile...
se for falar mal da minha pessoa, me chame! sei coisas horríveis sobre mim...
Robson

Mensagem por Robson »

mamm2 escreveu:Não tô vendo briga nenhuma aqui, só tô vendo debate (aquela palavrinha que aparece no nome do fórum).

Exatamente....

O problema são os melindrosos.

não podem ler uma crítica que já tacham de arrogantes e prepotentes.

Abraço
systemcracker
Roda Presa

Mensagem por systemcracker »

cascavel escreveu:
systemcracker escreveu:
Robson escreveu:Engenheiro civil....
No caso da MT-03, o amortecedor na lateral cria um momento na balança, que tende a torcê-la... vai fazer esforço principalmente no pivo, que no caso, é onde a balança se conecta ao quadro da moto...... não dá para saber a causa da quebra pq pelas fotos pq não se consegue analisar a progressão da fissura...... pode ter acontecido por fadiga do material, por bolhas internas (já que a peça parece ser fundida) ... mas cisalhamento com certeza não foi.

Quanto ao material, vc falou alumínio, eu não acho que seja, pode ser uma liga que contenha alumínio, mas com certeza não é alumínio puro, que no seu estado natural é plástico e maleável... já usinou uma barra de alumínio ? é um dos materiais mais fáceis se de usinar.... fundido é extremamente frágil e poroso, quebra com facilidade. Pra esse tipo de aplicação tem de ser usado uma liga, com maior resistência mecânica.

Quanto à economia de recursos no projeto e produção, eu DUVIDO que a Yamaha não tenha projetado essa peça com a ajuda de um software de análise de elementos finitos, como o Patran...... isso é básico do básico em engenharia mecânica hoje em dia..... o software mostra muito claramente onde pode se tirar material e onde tem de se reforçar...

Imagem

Deixa de ser melindroso....

Abraço
Agora sim!

Apesar do tom depreciativo de sua primeira frase, sua análise até que foi bem formulada e apresentada. Não tenho intenção de gerar discórdia, tampouco afirmar nada como verdade absoluta. O que fiz foi levantar uma série de hipóteses, ou seja, suposições admissíveis para o problema, tanto que utilizei da palavra "acho" e ainda empreguei a palavra "leigamente" para que deixasse bem claro que as hipóteses levantadas se baseavam em uma mera e rápida análise visual e superficial do problema, sem compromisso de minha parte para com o que realmente possa ter acontecido.

O que me deixou inquieto foi apenas o nível das suas respostas, em tom irônico e intransigente, conduta comum de muitos usuários deste fórum, que está deixando de ser um espaço democrático para que os apreciadores de motos exponham suas dúvidas e experiências. Já cansei de ver tópicos em que as pessoas expõem suas dúvidas ou opiniões com humildade e são chacoteadas pelos "sábios" que se acham donos da razão.

Não que eu seja melindroso, mas creio que um pouco de civilidade e humildade na exposição dos seus argumentos, como até tentou fazer nesta sua última resposta, aqui supracitada, seriam de grande valia para o bom andamento da discussão e também para que outras pessoas possam expor livremente suas opiniões sem receio de serem tolhidas por comentários desagradáveis e que, como disse, nada agregam de conhecimentos ao tópico.

Abraço!

PS: Quando mencionei o material alumínio, é óbvio que eu estava a me referir quanto ao componente predominante da liga , e não que ela seja feita totalmente desse material, que como você mesmo informou, em seu estado puro, é de extrema ductilidade. Como não sabia qual liga de alumínio era composta a balança, preferi mencionar apenas alumínio, assim como a própria Yamaha faz nas especificações técnicas da moto.

ihhhh!!!!!!!!! o system correu...
:box: :box:

round 2:
robson - 30
system - knockdown
:box: :box:

agora: :beer: :beer: :beer: :beer: :beer:

Não, cascavel. A explicação do Robson ainda não foi convincente para mim. Aguardarei as cenas dos próximos capítulos... :yeahrite:
Robson

Mensagem por Robson »

Me diz aí o que não te convenceu.

Aí a gente tenta explicar mais didaticamente (o q eu acho complicado, pq a linguagem que usei é pra quem está iniciando o 2o grau).

Abraço
alan-sc
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por alan-sc »

primeiro

acho qseria interessante mais fotos dela, alguem ali viu a frente dessa moto? se o cara nao bateu ela?

mas q é sinistro essa quebra é.. mas é a primeira q vejo.. nada de alarmante, fora q o maluko ( se ele nao bateu ) deve ter passado numa senhora panela aliada a falha de produção do componente...sorte ainda de nao ter caido

ateé+
Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
cascavel
Roda Presa

Mensagem por cascavel »

vamos mudar a briga?
amanhã tem são paulo X santos...
senhores defensores de ambos os times, se apresentem!
:lol: :lol: :lol:
se for falar mal da minha pessoa, me chame! sei coisas horríveis sobre mim...
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

isso aí deve ser um alumínio-silício.

Com cobre e magnésio pra dar um pouco mais de resistenicia

Peças fundidas em Aluminio geralmente são ligas Al-Si

Fundição em areia, pelo menos 5% de Si
Coquilha (molde de ferro e fundido por gravidade) até 10% de Si
Injetado, 11% de Si. Algumas ligas com até 13 ou mais

O silício é usado pq aumenta a faixa de temperatura na qual a liga permanece "pastosa", isso facilita o preecnhimento das cavidades.

Bolhas, de ar, ou rechupes, são comuns, mas não creio que uma peça tecnica destas não passe por um ultra som pra verificar isso. é bem comum e um ensaio fácil e barato. Qualquer funcidção tem.

O grande pepino do alumínio é que ele não tem vida infinita em fadiga, por isso as peças feitas nesse material geralmente são feitas muito além do mínimo. Esse mesmo motivo faz com que em aviação muitas peças sejam trocadas por horas de voo, independente do estado. O Robs pode confirmar isso.

Não dá pra afirmar nada, sem ver a fratura com um estereoscópio. Mas pela cara, f´ragil assim, parece ter sido fadiga. A peça pode ter sofrido um baque forte, que abriu uma trinca que foi crescendo sem o cara ver, depois de um tempo, quando a seção resistente tá reduzida ela quebra sem aviso prévio. É mais comum do que parece.

Agora, que fica feio na foto fica.

Essas balanças assimétrias sempre me deram arrepios, quando vejo as BMW e MV da vida e vejo essas peças fico maravilhado com a resistencia do treco.

Uma peça destas certamente não sai da prancheta sem passar por horas de simulação de esforços, sem saber onde tem que por ou tirar um raio, material, canto vivo.

Pra mim, das duas uma.

Ou uma falha interna - porosidade, rechupe (não dá pra saber pois não sabemos onde é a alimentação de metal líquido na fusão da peça, se for próximo do maçalote tende a ser rechupe por contração, se for pras pontas ou paredes finas tende a ser poro formado por gás retido)

ou sobre-esforço. Acho que essa aí é aquela que o Hélvio tem na assinatura dele.

Abraços
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Olha só, um cara que entende do negócio e não fica escondendo o jogo, fazendo mistério, que legal.

Quer dizer então que pode ser que um italiano não tenha prestado atenção direito na tela do ultrasom. Vai ver que os colegas de fábrica estavam chamando "porca miseria, Marco, a pizza está esfriando, aprova logo esta balança aí"...
Tio Frei escreveu:ou sobre-esforço. Acho que essa aí é aquela que o Hélvio tem na assinatura dele.
:lol:
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
systemcracker
Roda Presa

Robson escreveu:Me diz aí o que não te convenceu.

Aí a gente tenta explicar mais didaticamente (o q eu acho complicado, pq a linguagem que usei é pra quem está iniciando o 2o grau).

Abraço
Ah, então foi por isso que não te compreendi. Já que sabes tanto, tente utilizar de uma análise mais técnica e focada, algo do tipo da análise que o Tio Frei fez, ok? Ficar copiando e colando conceitos do Google e floreando com nomes e imagens de softwares de análise de tensões deixa seu texto muito bonito mas, para mim, não agregou em nada além do que já havia aprendido no curso técnico e nos conceitos básicos de mecânica e resistência dos materiais do primeiro período de minha faculdade. Respostas do nível das que você tem postado neste tópico até agora, qualquer aluno do 2° grau com um pouco de curiosidade no assunto é capaz de formular. Acho que você capaz de ir além no teor da exposição das suas hipóteses, não?

Não confunda melindre com cortesia ou cavalherismo. Essas qualidades, pelo que tenho visto, já foram banidas da nossa sociedade.

Sem mágoas ou ressentimentos, ok?

Abraço!
Editado pela última vez por systemcracker em 06 Fev 2010, 19:39, em um total de 4 vezes.
Jota

Mensagem por Jota »

mamm2 escreveu:Não tô vendo briga nenhuma aqui, só tô vendo debate (aquela palavrinha que aparece no nome do fórum).

Jota, eu deveria ser mais esperto que isto, mas vou te dar corda: é uma mico esta MT mesmo, né? Moto boa de mercado é, por exemplo, uma NH. Afinal, Honda é Honda. Uma NH semi-nova, baixa km, é praticamente cheque na mão - ainda mais se tiver ABS/CBS. Abriu a boca vende na hora, à vista, não precisa nem tentar empurrar em outros negócios, certo?

Esperava mais de ti, Batman!
a cantada eu vou dispensar, obrigado.

pode defender a honra da sua moto aí à vontade. ;-)
Jota

Mensagem por Jota »

mammmmãe, que sorte que vc não comprou uma nh6, assim não terá dificuldade na revenda.
Robson

Mensagem por Robson »

systemcracker escreveu:
Não confunda melindre com cortesia ou cavalherismo. Essas qualidades, pelo que tenho visto, já foram banidas da nossa sociedade.

Abraço!
kkkkkkkk.... cavalheirismo ????

Além de melindroso, deve ser emo....

cream cracker, o Tio Frei é da área de materiais, nada mais natural do que ele escrever tudo o que ele escreveu.

Eu sou projetista mecânico e engenheiro elétrico, acho que conheço alguma coisa....

Agora, um engenheiro civil que não sabe o que é cisalhamento é foda.

Vc não aponta onde eu não te convenci pq simplesmente vc não deve entender nada do assunto que eu escrevi...

Abraço, passar bem.
Robson

Mensagem por Robson »

Tio Frei escreveu:
O grande pepino do alumínio é que ele não tem vida infinita em fadiga, por isso as peças feitas nesse material geralmente são feitas muito além do mínimo. Esse mesmo motivo faz com que em aviação muitas peças sejam trocadas por horas de voo, independente do estado. O Robs pode confirmar isso.
Tio Frei, na aviação se mede a vida útil de peças estruturais em ciclos de pouso e decolagem....

Na maior parte das vezes a peça é projetada para a vida útil do avião, que é cerca de 30 anos.

Em algumas partes críticas se usa colocar uma peça de sacrifício de material de menor resistência por cima da peça estrutural, ou seja, se a estrutura foi submetida a algum esforço incomum (um "pouso duro", por exemplo), ou mesmo fadiga por subdimensionamento, essa peça que deve fissurar antes e assim fica fácil de detectar o problema em uma inspeção qualquer....
systemcracker
Roda Presa

Robson escreveu:
systemcracker escreveu:

Abraço!
kkkkkkkk.... cavalheirismo ????

Além de melindroso, deve ser emo....

cream cracker, o Tio Frei é da área de materiais, nada mais natural do que ele escrever tudo o que ele escreveu.

Eu sou projetista mecânico e engenheiro elétrico, acho que conheço alguma coisa....

Agora, um engenheiro civil que não sabe o que é cisalhamento é foda.

Vc não aponta onde eu não te convenci pq simplesmente vc não entende nada do assunto que eu escrevi...

Abraço, passar bem.
Engenheiro? Duvido :rof: talvez um cadista, quem sabe...

Acho que quem não sabe o que é cisalhamento aqui é você... não conseguiu explicar com as próprias palavras e teve que prrocurar no google explicação pronta kkkk...

Não dá mesmo pra ter uma conversa séria com você. Você é muito tosco.

Aqui só tem comediante e poser mesmo :bnn:

Fui!
Editado pela última vez por systemcracker em 06 Fev 2010, 21:26, em um total de 2 vezes.
edgard
Motociclista

Mensagem por edgard »

interessante o debacle, porém o primeiro passo é saber de que material é feita a balança da mt, o uso dado pelo condutor da moto, se faz trilha, back flip, zerinho, etc... trabalhei uns anos na csn aqui em volta redonda, e algumas vezes vi peças de aço rasgarem como papel molhado após pequenos esforços. metal também se quebra(no caso acho que rasgou né?), mas o papo está bastante democrático, porém dizer que a mt é uma jaca, acho que é muito.
moto atual cb500f 2014, branca
Robson

Mensagem por Robson »

cream cracker, quer meu crea ou minha carteira de trabalho ???? hehehe.....

se bem que não tenho q provar nada pra um nick de internet.......

e se vc for engenheiro mesmo, volta pra escola jovem.....

vai estudar resistência de materiais, vai....

Abraço, passar bem.
fraja
Roda Presa

Mensagem por fraja »

Robson,

Eu vi muito por alto tensão de cisalhamento em eletrica... quase nada... quem eu lembro que tinha quase uma cadeira inteira sobre isso era o pessoal de civil na parte de cisalhamento de lajes e estruturas (vigas e afins) e solo... e o pessoal de mecanica na parte de materiais.

De qualquer forma é rebuscar demais pra dizer simplesmente que o material não foi dimensionado corretamente ou tem má qualidade. (agora sim, voltamos a normalidade.)
Tenho ate medo de ouvir daqui a pouco um "vossa excelencia" , tamanha alto grau tecnico desse topico. ! :lol:

Ainda bem q nao comprei a MT-03. mas que pena tb. a moto é linda.

F.
DANYABUKI
Novato

Mensagem por DANYABUKI »

Que doideira, vou mostrar estas fotos pro meu amigo que tem uma,,mas que estrada ruim esta heimmm!! :emo206:
AMIZADE SOBRE RODAS
Imagem
pumasdaestrada.com.br
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Robson escreveu:
Tio Frei escreveu:
Tio Frei, na aviação se mede a vida útil de peças estruturais em ciclos de pouso e decolagem....

Na maior parte das vezes a peça é projetada para a vida útil do avião, que é cerca de 30 anos.

Em algumas partes críticas se usa colocar uma peça de sacrifício de material de menor resistência por cima da peça estrutural, ou seja, se a estrutura foi submetida a algum esforço incomum (um "pouso duro", por exemplo), ou mesmo fadiga por subdimensionamento, essa peça que deve fissurar antes e assim fica fácil de detectar o problema em uma inspeção qualquer....

A engenharia não é mesmo linda?!?

queria ver um mundo regido por advogados...estaríamos de tacape na mão, mas pelo menos estaríamos com razão... }:)
Responder