Aparelho de GPS na moto

Grupo de discussão geral sobre motos.
Ângelo-RJ
Motoqueiro
Contato:

Re: Aparelho de GPS na moto

Mensagem por Ângelo-RJ »

E muito!!! :lol:

Mas só vai me malhar e não dar explicação alguma??? Aí não vale!!! :x
Ângelo-RJ
B65S
GSR 150i
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

Gezuis... tem 9 páginas e um livro

Imagem
:lol:
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
Mau/Santos
Mito

Mensagem por Mau/Santos »

É parecido com computador, mas sem acesso à internet.
Ou seja...o desinformado (incluído eu) compra a bagaça e descobre q só ficar ligando e desligando não tem lá muita graça.
Daí, alguém te informa q vc tem de botar os mapas nele...igual computador, q vc tem de instalar determinados programas pra q ele tenha função (e olha q computador ainda tem "de fábrica" uns joguinhos, um editor de texto basicão, e assim vai).
Daí, ou vc compra os mapas (sou contra o comércio de mapas.......e de músicas e de filmes, e de cds e de dvds e tudo q a gente pode piratear na net...) ou baixa-os da internet. Pra mim sempre falam desse tal de Tracksource. Tem um monte de mapa, mas pelo q percebi, muita coisa ou não funciona, ou eu não soube oq fazer com o arquivo baixado depois dele estar no meu micro.
Bom.....depois q baixa o mapa pro teu micro, tem de USAR o mapa.....tem de instalar o MAPSOURCE no micro........tá vendo como o GPS tá caro? Não serve pra nada a não ser peso de papel qdo a gente compra.....
Instalado o tal Mapsource, vc abre os mapas nele e vê q oq vc baixou não tinha exatamente aquilo q vc esperava.....onde vc queria uma cidade, tem só um pontinho.....vc queria a estrada e ele te mostra uma planta de cidade..enfim, A ZONA!
Feito isso, vc espeta o GPS no micro e solicita ao programa (esse tal Mapsource) pra transferir o mapa escolhido pro GPS.
Daí, desespeta o GPS, liga ele e aí começa novo calvário q é descobrir como chegar em alguma tela onde vc possa digitar ou escolher algum destino.
Eu disse ALGUM pq até agora não dei conta de conseguir, por exemplo, digitar um endereço específico de alguma cidade.....acho só a cidade ou então, algum ponto previamente marcado......sim, vc pode marcar um ponto específico e dar nome pra ele (radar, casa da mãe, trabalho, casa da amante, etc), e esse pto passa a aparecer no mapa....isso se vc conseguir abrir o mapa certo.
Bom...chega...escrevi demais e não disse nada.......
Mas acho q, de desconhecedor pra desconhecedor, talvez agora vc saque um pouco mais do que antes.......saque q o processo é demorado de aprender para quem, como eu, tenha certos problemas em ler manual e seja excluído da alfabetização digital e esteja incluído na lista da exclusão digital.....
Since 03/03/2006
Ângelo-RJ
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ângelo-RJ »

Isso que é uma campanha contra o "bixinho"!!! :lol:

Valeu!!! ;-)
Ângelo-RJ
B65S
GSR 150i
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

se não aguenta, compra um mapa de papel :lol:

O mapa em si não tem nada a ver com o sistema GPS, é mais ligado ao modelo do aparelho e o serviço de mapas oferecido pelo fabricante ou distribuidor, vendendo mapas por versão ou mensalidade. Cada um tem seu segredo pra compilação desses mapas e só a Garmin tem essa compilação mais difundida, com projetos de mapeamento gratuito.

Usar o aparelho é uma coisa, usar a função de mapas, instalar, atualizar, editar, é outra.

Era mais complicado antes, quando os aparelhos da Garmin com mapas tinham 8, 24MB de memória interna... tinha que escolher cada cidade a dedo, compilar um arquivo de mapas e mandar pro aparelho... cada atualização, a mesma rotina.

Hoje os aparelhos estão lendo cartão de memória, 2, 4, 16GB... pega o mapa do Brasil todo, uns 150MB, e copia pro cartão, como se estivesse usando um pen drive.
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
Ângelo-RJ
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ângelo-RJ »

Tenho vontade de comprar um porque eu me perco muito nas ruas principalmente quando vou em locais que nunca fui. Semana passada em Cabo Frio fiquei uns dez minutos rodando na cidade e procurando a pousada em que eu estava! :oops:
Ângelo-RJ
B65S
GSR 150i
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

Só voltar pra um ponto inicial, qualquer GPS que registre trilhas e pontos faz

Achei uma foto do Zumo com esse suporte que deixa o aparelho bem alto

Imagem
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
Mazaaaar
Motociclista
Contato:

Mensagem por Mazaaaar »

OMEGAred escreveu:
Hoje os aparelhos estão lendo cartão de memória, 2, 4, 16GB... pega o mapa do Brasil todo, uns 150MB, e copia pro cartão, como se estivesse usando um pen drive.

Comprei um garmin nuvi 550.....que até agora é só peso de papel.....pois só veio com mapa dos Eua e Canadá.....te pergunto: é só copiar pro cartão ??? Não precisa do tal Mapsource??? Se precisa....onde baixo esse MapSource??

Valeu
Imagem
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

o maufake ainda eatá tentando descobrir o que era um tal de DOS
quando descobrir que é só apértar um botão qq que me leve aqui
vai rir do que esccreve

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
Ticano
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ticano »

Fala Mazaar, tem algumas dicas aqui no pérolas e um post meu dizendo como baixar os programas necessários para instalar os mapas da track source, abraço.

http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... f=5&t=2127
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

Mazaaaar escreveu:
OMEGAred escreveu:

Comprei um garmin nuvi 550.....que até agora é só peso de papel.....pois só veio com mapa dos Eua e Canadá.....te pergunto: é só copiar pro cartão ??? Não precisa do tal Mapsource??? Se precisa....onde baixo esse MapSource??

Valeu
resumindo, ache o arquivo gmapsuppts.img... é o arquivo com todos os mapas

Baixe do http://www.tracksource.com.br o novo img e substitua o arquivo, pronto ;-)
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
McFlae
Roda Presa

Mensagem por McFlae »

Galera, esses mapas do tracksource/tracklog servem apenas para GPS Garmin?
Suzuki Intruder 125 - Triumph Tiger 800 XC
Brizzo
Roda Presa

Mensagem por Brizzo »

McFlae escreveu:Galera, esses mapas do tracksource/tracklog servem apenas para GPS Garmin?

Positivo ...

Tracksource ...
Mazaaaar
Motociclista
Contato:

Mensagem por Mazaaaar »

Ticano.....valeu a dica.....mas tá muito elaborado pros meus conhecimentos de informática!

Omegared.....nas pastas do meu garmim, os únicos arquivos com a extensão .img são: gmapbmap.img; gmapprom.img e gmaptz.img.....e todos estes arquivos tem também com a extenão .sum

.....e agora???
Imagem
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

Desconheço a extensão .sum... mas os 3 arquivos .img são pacotes de mapas, provavelmente o basemap, Canadá e EUA

Faça o backup desses arquivos .img e .sum

Baixe o mapa do Brasil no http://www.tracksource.org.br/ pegando o Gmapsupp.img e copiando para a mesma pasta onde estão os outros IMGs, conferindo se o mapa do Tracksource estará disponível quando ligar o GPS.

Desabilite os outros mapas e deixe somente o Tracksource habilitado ;-)
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
Barah
Roda Presa

Mensagem por Barah »

chinaf escreveu:Fala ltadeu, blz ?

Agora lembrei, acho que o Barah não vai poder responder agora, ele deve estar "testando" a moto na "montanha", então deve demorar uns dias(umas 3 semanas....heheheheh) antes de poder responder.... heheheheheheheheheheheheheheheheheheheheh

Grande abraço,
Chinaf, até tirei uma foto pra te deixar mais confortável a assumir a tomada do GPS de vez. Fomos ao Chile/Argentina com o 60CSX trabalhando o tempo todo. Compramos um mapa num posto da COPEC para verificar os postos de combustíveis no Chile. O mapa utilizado foi do projeto mapear para o MERCOSUR, bastante rico com POI para a Argentina, mas no Chile muito pobre.

Para rodar os 8500 km em 15 dias o GPS foi muito útil - era o período de férias e a vontade de rodar os km era grande.

Realmente uma tela maior no GPS fez falta, mas com algum jogo de cintura contornamos alguns roteamentos. Para uma viagem destas consultar o mapa de papel somente quando estávamos jantando ou no hotel está de bom tamanho - literalmente a viagem foi feita baseada somente no GPS.

Itadeu, na boa, nada a comentar sobre seu POST.

Abraços
Barah
Roda Presa

Mensagem por Barah »

chinaf escreveu:Fala galera, blz ?

Ué tem um livro que dizem que é baum e custa 30 e poucos dinheiros, mas não sei se ajuda no lance dos mapas do Tracksource, vou pegar o link para o livro:

Não riam, OK ?! O nome do livro é "singelo", Meu primeiro GPS..... heheheheeheheheheheheheheheheheheheh

Segue o link já para a Saraiva, mas já vi em tantos outros lugares:

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... AC_ID=6297

O livro aborda o uso num 60CS mas é tudo igual, só muda as teclas (isso para os Garmin).

Sobre os mapas, eu tô estranhando, eu baixo aquele mapa gigante de 60mb ou mais e vem do Brasil todo, isso falando em TrackSource.

E só "Upo" os lugares que pretendo, selecionando no programa que vem no CD do GPS, seleciono por exemplo, cidades de MG (tem pouquíssimas aqui na região), de Bragança City (nem tem ruas quase) de Campinas, SP, Litoral, Paraná, etc.

Na maioria dos mapas do "interiorzão" é só os das rodovias, mesmo os mapas de SP City estão bugados, isso na última vez que usei........

Agora tava lendo (na época que estava curiando o rolo que deu no GPS da Fernanda-DF) que dá para "embutir" o NavCity no 60CSx, mas não consegui fazer o "download", deu erro, aí desencanei.

Se conseguir instalar o NavCity Brasil, vai ter menos bug's nas cidades, e aí é pensar no uso, se for estrada, melhor o TrackSource, se for cidade, melhor o NavCity (imagino que "upando" o que for melhor, para não dar confusão no GPS).

O Cícero Paes usou um 60CSx com, imagino que foi, o NavCity Europeu e conseguiu ir para todos os lugares (mas são 1GBs para baixar) e só tinha o link naquela comunidade que o ltadeu mencionou.

No mais vamos nos conversando,

Grande abraço,

P.s.: Euclides pq vc não vê o GPS que a Fernanda-DF usa ??? Ele aparentemente é beeem mais interessante que esse da Americanas.
Acho que vai comprar esse aí, usar um tantinho, ficar p.... da vida e desencanar, já um GPS mais "parrudo" vai poder te ajudar mais e funcionar de verdade, sem criar um "stress" desnecessário, é o famoso, o barato que vai sair caro, pois no final vc vai acabar comprando um mais "parrudo" mesmo..... heheheheheheheeheheheheh
Chinaf, instalei o mapa original da GARMIN, o CITYNAVIGATOR, por duas vezes. Todas as vezes testadas aqui no sul e o ponteiro ficava deslocado em relação ao vetor da rodovia no mapa. Desencanei e agora só utilizo o mapa da TRACKSOURCE e PROYECTO MAPEAR.

Já usei o GPS com os dois mapas instalados com o arquivo .img com quase 160 MB cada um - roda sem problemas. Agora rodo com os mapas TRC-Brasil aqui do Sul + radares e o do MERCOSUR completo.

Abração
Mazaaaar
Motociclista
Contato:

Mensagem por Mazaaaar »

OMEGAred escreveu:Desconheço a extensão .sum... mas os 3 arquivos .img são pacotes de mapas, provavelmente o basemap, Canadá e EUA

Faça o backup desses arquivos .img e .sum

Baixe o mapa do Brasil no http://www.tracksource.org.br/ pegando o Gmapsupp.img e copiando para a mesma pasta onde estão os outros IMGs, conferindo se o mapa do Tracksource estará disponível quando ligar o GPS.

Desabilite os outros mapas e deixe somente o Tracksource habilitado ;-)

Funfou :wt:

Só não sei como desabilitar os outros agora!! Mas o do Brasil tá pegando!!!

Valeram as dicas aí galera.......vocês manjam....... :wsh:
Imagem
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

Procura nas configurações, tem uma parte que você escolhe os mapas que quer que mostre... é bom desabilitar o basemap pra não dar conflito no roteamento.

Ou usa o modo bruto mesmo, apaga o resto dos IMGs :-D
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

Alguem conhece o ORANGE G350M? modelo da Orange específico pra motos

Imagem
OMEGAred