Eixo cardã - avarias e problemas

Grupo de discussão geral sobre motos.
Russo
Mito

Eixo cardã - avarias e problemas

Mensagem por Russo »

Ae Kameraden:

Reza a lenda que eixo cardã não quebra, que não precisa de manutenção e blá, blá, blá... mas tenho reparado, recentemente, que não é bem assim.
A uns dois ou três meses atrás ví uma Vulcan 1500 com o eixo cardã quebrado e, hoje, vi uma Virago 535 também com o cardã quebrado. O interessante, é que em ambos os casos a origem do problema foi a mesma: falta de manutenção... não do sistema de cardã em si, mas da balança!

É isso mesmo, buchas de balança desgastadas e/ou rolamento da roda traseira desgastado podem originar problemas no cardã, e a explicação para isso é simpes, pois o cardã das motos é projetado para fazer apenas movimentos verticais, acompanhando o movimento da suspensão traseira. Quando as buchas da balança e/ou o rolamento estão gastos, o conjunto todo passa a ter folgas laterais. O comprimento do cardã somado ao raio e à massa da roda acaba criando um efeito de alavanca enorme, amplificando a força dos movimentos laterais causados pelas folgas citadas, o que acaba detonando o cardá, geralmente no ponto de junção com o eixo secundário do câmbio.

Então é bom que o pessoal que tem motos "cardãzadas" vefifique de vez em quando o estado das buchas da balança e o rolamento traseiro, para não ter surpresas desagradáveis.
Editado pela última vez por Russo em 16 Jan 2010, 17:21, em um total de 3 vezes.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Rodrigo Paula
Motoqueiro

Re: Eixo cardã - avarias e problemas

Mensagem por Rodrigo Paula »

Um amigo meu teve um problema no cardã de uma Yamaha Royal Star justamente por causa das buchas da balança.
E o prejú foi grande viu.
Imagem
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Mas é a tal história né, são motos já com uns bons anos de uso, e relachar na manutenção de buchas da balança, aí pagaram um preço caro por ou serem relachados ou por economia burra.
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E

Imagem EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
CARLOS-BSB
Dinossauro
Contato:

Mensagem por CARLOS-BSB »

Russo, Essas buchas têm vida útil como todas as peças. Eu acho que no manual dessas motos deve, ou deveria ter algo falando a respeito desta "manutenção". Se no manual do proprietário não contemplar nada sobre isso, então é uma grande mancada do fabricante; pois realmente tem-se em mente que o eixo cardã em sí é livre de manutenção.
DEUS abeçoe a todos
Rodrigo Paula
Motoqueiro

Mensagem por Rodrigo Paula »

O Deco no caso desse meu colega a moto dele é 1996. Zerada demais, tem 30 mkm. Ele me falou que mandou a moto pra revisão e esse ítem deve ter passado batido. Como ele não é muito entendido de mecânica, acreditou que estava tudo ok.

Depois desse prejú, mudou de mecânico.
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

decoZ escreveu:Mas é a tal história né, são motos já com uns bons anos de uso, e relachar na manutenção de buchas da balança, aí pagaram um preço caro por ou serem relachados ou por economia burra.
... ou por puro desconhecimento, popis conheço muita gente que não sabe que balanças tem embuchamentos e rodas tem rolamentos e que isso tudo desgasta.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Rodrigo Paula escreveu:O Deco no caso desse meu colega a moto dele é 1996. Zerada demais, tem 30 mkm. Ele me falou que mandou a moto pra revisão e esse ítem deve ter passado batido. Como ele não é muito entendido de mecânica, acreditou que estava tudo ok.

Depois desse prejú, mudou de mecânico.

Ah, eu ia falar isto, que mecânico :pqp:
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E

decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Russo escreveu:
decoZ escreveu:Mas é a tal história né, são motos já com uns bons anos de uso, e relachar na manutenção de buchas da balança, aí pagaram um preço caro por ou serem relachados ou por economia burra.
... ou por puro desconhecimento, popis conheço muita gente que não sabe que balanças tem embuchamentos e rodas tem rolamentos e que isso tudo desgasta.
É verdade, mas até eu que sou bobinho em mecânica...
Aí é gente verde de tudinho mesmo pois até a reação da moto muda, quando tem folga na balança.

Russo
Mito

Mensagem por Russo »

CARLOS-BSB escreveu:Russo, Essas buchas têm vida útil como todas as peças. Eu acho que no manual dessas motos deve, ou deveria ter algo falando a respeito desta "manutenção". Se no manual do proprietário não contemplar nada sobre isso, então é uma grande mancada do fabricante; pois realmente tem-se em mente que o eixo cardã em sí é livre de manutenção.
ae kamerad Karlos-BSB,

Normamente esse tipo de informação não consta do manual do proprietário, mas consta no manual de serviços. O problema é que quem tem esses manuais de serviço são as concessionárias e as boas oficinas. Ai já viu, você manda a motoka para a revisão numa oficina qualquer, que não tem esses manuais, e os caras só fazem o "basicão", tipo óleo, filtros, velas, alimentação e olhe lá...
Imagem
edu.fernandes
Roda Presa

Mensagem por edu.fernandes »

Boa dica, Russo. Nunca pensei nessa questão sobre os movimentos laterais e seu efeito sobre o cardã. Leio bastante, mas sempre passa alguma coisa batido.
Bacana. Vivendo e aprendendo.
Abs! ;-)
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

edu.fernandes escreveu:Boa dica, Russo. Nunca pensei nessa questão sobre os movimentos laterais e seu efeito sobre o cardã. Leio bastante, mas sempre passa alguma coisa batido.
Bacana. Vivendo e aprendendo.
Abs! ;-)
Eu também não sabia disso. Acredito que, com o "envelhecimento da frota" esse tipo de problema está começando a pipocar aqui e ali.
Imagem
Bode
Motociclista
Contato:

Mensagem por Bode »

Isso acontece porque alguns "experientes pilotos" acham que toda custom é molengona e não faz curva. Daí quando entra numa curva mais inclinada e a moto rebola, pensam que é característica da moto e não um problema.
Imagem
Se você quer formar um pianista fodástico tem que começar cedo, senão terá um pianista MEDIANO.
Se você quer formar um piloto fodástico tem que começar cedo, senão terá um piloto M@DIANO.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Bode escreveu:Isso acontece porque alguns "experientes pilotos" acham que toda custom é molengona e não faz curva. Daí quando entra numa curva mais inclinada e a moto rebola, pensam que é característica da moto e não um problema.
Ae Kamerad bodówiski... acho que não é (somente) por isso...

Você conhece a história do sapo?
Diz a lenda que se você pegar um sapo e jogá-lo numa bacia de água quente ele vai pular para fora da bacia rapidinho, mas se você colocar o sapo numa bacia com água na temperatura ambiente e for gradativamente aquecendo a água, o sapo vai continuar sentindo-se confortável até morrer cozido, eheheh...

Com carros e motos acontece a mesma coisa, pois diversas peças vão se desgastando (freios, suspensões, embreagem, etc) e o camarada lentamente vai se acostumando com o desgaste, achando que está tudo bem e vai se adaptando portanto às condições do veículo.

Estava "repassando" o assunto e percebi que tanto a Vulcan quanto a Virago que quebraram o cardã tinham algumas coisas em comum:
- os pilotos eram pesados;
- as motos estavam equipadas para viagens longas (alforges grandes e mala traseira);
- eram motos que foram muito utilizadas em estradas, provavelmente garupadas.

Então, acredito que o fato de rodarem por muitos kms carregadas tenha sido um fator que influenciou muito no desgaste das buchas das balanças.
Imagem
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

Eu peguei a vulcan 750 com 3.500 milhas, rodei ate os 13.000 milhas e vendi a moto, só troquei uma vez o oleo do cardã porque o que tava dentro depois de uma viagem perdeu viscosidade e virou algo meio liquido demais que chegou a pingar na roda, sorte minnha que só vazou quando parada aqui no estacionamento do condominio. então tem que ver isso tb oleo perde qualidades depois de anos rodando.então não é manutençao zero. Fora esse detalhe exposto pelo Russo.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

kalixto escreveu:Eu peguei a vulcan 750 com 3.500 milhas, rodei ate os 13.000 milhas e vendi a moto, só troquei uma vez o oleo do cardã porque o que tava dentro depois de uma viagem perdeu viscosidade e virou algo meio liquido demais que chegou a pingar na roda, sorte minnha que só vazou quando parada aqui no estacionamento do condominio. então tem que ver isso tb oleo perde qualidades depois de anos rodando.então não é manutençao zero. Fora esse detalhe exposto pelo Russo.

Está aqui o típico exemplo da galera que faz as coisas erradas. Se vazou, não era pra vazar, então algo errado deveria estar acontecendo com o cardã, nunca vi só porque o óleo estar vencido, vazar. Isto não poderia ocorrer em minha opinião.

PS. Não entendo muito ou quase nada de mecânica, mas minha opinião é esta, estaria errado?

Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Brasileiro é assim mesmo................ relaxado demais com a manutenção....acha que equipamentos que são "top" nao precisam de manutenção...e ficam na estrada
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
duca
Motociclista

Mensagem por duca »

Minha nossa..........imagina entao uma Vmax (dessas modelos antigos).........devem estar tudo estourando cardã (ou prestes a estourar)........tem muitas delas ano 1995/1996 nas ruas.......

Sério................moto é uma merda mesmo..........um carro popular dá muito menos problemas de manutencao..........tenho um corsa , comprado zero km em maio de 1995, .............nunca me deu problema, nunca deu oficina, nunca fiquei na mao............gastos somente com peças de reposicao normal (freios, amortecedores, etc) e revisoes periodicas.

Pelo jeito moto com cardã é uma merda (pois a falta de manutencao pode dar grandes prejuizos) ,e moto com corrente tambem é uma merda (pois é um excesso de manutencao rotineira tipo ajustes , lubrificacao, etc)...........pelo jeito, a melhor coisa é moto com correia dentada mesmo........

flws.
Yamaha FZ15
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Sim, eu acho mesmo a correia dentada uma boa, mas não é assim não, cardan é excelente também, e vai lá olhar as buchas da sua suspensão do carro, duvido que não tenha pelo menos uminha que não precise trocar.
Veículos são assim mesmo, tem que ter conciência e manter a manutenção em dia.
Trocar bucha de balança é mais do que normal, o que não pode e deixar de lado, e quanto mais antiga a moto, mais se faz nescessário, sei lá, ao menos uma vez por ano, fazer uma revisão geral, e aí é desmontar mesmo a moto e olhar absolutamente tudo, um bom mecanico é imprescindível.

Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Issae Kamerad Decoz...

Buchas e rolamentos desgastam em qualquer motoka, independende da transmissão ser com corrente, correia ou cardã.
E são componentes relativamente baratos... vale à pena mandar verificar essas coisas , bem como trocar os fluidos de freio, da suspensão dianteira e do radiador, se houver, a cada 10 ou 15 mil km.
Imagem
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

Deco o problema é o tal veiculo velho de garage e pouca km, bem cuidado, teoricamente ta tudo ok, mas quando vc começa usar mesmo começam aparecer coisas que vc nem imaginava, tipo faz tempo que nao passam a torneirinha pra reserva, vc mexe ali e começa vazamento, tava tudo normal na refrigeração vc toca rodar 500km e começa a subir temperatura, aparece vazamento, mas vc já tinha rodado 2000 na cidade ou em pequenas viagens e nunca aconteceu nada.
quem nao pode comprar zero tem que pegar o de 2 mão e ir usando e detectando os defeitos e ir arrumando, claro as vezes falta experiência, tipo depois do acontecido hoje se pegasse uma moto com cardã ja mandaria trocar o oleo e tal, mas tem coisa que vc nem imagina. O ideal é por pra fazer uma revisão geral mas nem isso garante que não vai abrir o bico alguma coisa, pois ninguem vai sair trocando tudo que é bucha, retentor, diafragma, vai abrir motor e tal. é só quando vai dando sinal tipo, fumou vai ver o que ta rolando, apareceu um vazamento numa bengala depois que pegou x estrada dai vc vai mandar ver.
meu celta 2001 com 69000 km tava freiando bem mas notei que o freio de mão já não tava segurando direito, fiz o teste de tentar frear só com ele e senti que o carro não segurava, mandei olhar, dava pra regular ainda pra usar mais uns 5.000km, resolvi trocar tudo inclusive o disco dianteiro já fino e dai teve que por uma pastilha nova, retifica tambor, sapatas novas, manda alinhar e balancear descobre folga lá em baixo troca tb os terminais de direçáo. se vc pode troca por outro zero não da vai arrumando conforme apresenta defeito.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Responder