Redução da quantidade de alcool na gasoholina
Re: Redução da quantidade de alcool na gasoholina
Certeza, com o aumento do alcool, a montava flex 1.8 do veio tá vendo gasolina agora, a média na estrada de 7.5 foi para 12.5Saurus escreveu:Meu amigo, um Pálio 1.0 flex que tem esses consumos, acho que você deveria usar gasolina.... Joga gasolina no carro todo e taca fogo, camarada... isso é pior que amante de político.Klein escreveu:Tenho um pálio 1.0 flex, final de ano fui para Santa Catarina no etanol e voltei na gasolina, aprox. 260km, na volta com gasolina, economizou aprox. 1km/l a menos que na ida, ou seja, na ida com carro cheio mais bicicleta, no etanol fez em torno de 8km/l, na volta com gasolina fez em torno de 9km/l. portanto no meu caso compensa o alcool, a propósito antes deste tinha um outro pálio a gasolina e sem ar condicionado, este agora tem ar, e o danado tembém fazia essa média, e dava para rodar somente na gasolina , logo, baseado nestes fatos, eu prefiro carro flex.
Abraços.
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Atual: MSM
Já caiu na FUVEST em 88 se não me falha a memória, mas não do jeito abaixo. Essa é da Universidade Federal de Juiz de Fora:
"
Com o aumento do preço do barril de petróleo, as fontes alternativas de energia estão sendo bastante discutidas no mundo. O Brasil apresenta como fonte alternativa de combustível o etanol obtido a partir da cana-de-açúcar. Comparando as reações de combustão do etanol (CH3CH2OH) e da gasolina (C8H18), responda aos itens abaixo.
Dados: densidade do etanol é 0,80 g/mL e da gasolina é 0,75 g/mL
C2H5OH (l) + 3O2 (g) --------> 2CO2 (g) + 3H2O (l) ΔH = -7,00 cal/g
C8H18 (l) + 25/2O2 (g) ------> 8CO2 (g) + 9H2O (l) ΔH = -10,0 cal/g
a) Com base nas reações acima, qual seria a vantagem ambiental em utilizar-se o etanol em substituição à gasolina?
b) Sabendo-se que a gasolina no Brasil contém cerca de 20% v/v em álcool, qual seria o volume de CO2 liberado por 1 litro dessa gasolina? Considere as condições normais de temperatura e pressão (CNTP).
c) Calcule a quantidade de energia liberada, em kcal, quando 1,00 litro de cada combustível é queimado.
d) Sabe-se que, se o preço do litro do álcool combustível for menor do que 70% do valor do litro da gasolina, é mais econômico utilizar etanol em carros bicombustíveis (carros flex). Justifique essa afirmação com base na termoquímica das reações de combustão.
"
Em 89 eu respondi certinho num simulado... depois com calma tento resolver de novo. Mas se alguém quiser resolver antes, sirva-se!
"
Com o aumento do preço do barril de petróleo, as fontes alternativas de energia estão sendo bastante discutidas no mundo. O Brasil apresenta como fonte alternativa de combustível o etanol obtido a partir da cana-de-açúcar. Comparando as reações de combustão do etanol (CH3CH2OH) e da gasolina (C8H18), responda aos itens abaixo.
Dados: densidade do etanol é 0,80 g/mL e da gasolina é 0,75 g/mL
C2H5OH (l) + 3O2 (g) --------> 2CO2 (g) + 3H2O (l) ΔH = -7,00 cal/g
C8H18 (l) + 25/2O2 (g) ------> 8CO2 (g) + 9H2O (l) ΔH = -10,0 cal/g
a) Com base nas reações acima, qual seria a vantagem ambiental em utilizar-se o etanol em substituição à gasolina?
b) Sabendo-se que a gasolina no Brasil contém cerca de 20% v/v em álcool, qual seria o volume de CO2 liberado por 1 litro dessa gasolina? Considere as condições normais de temperatura e pressão (CNTP).
c) Calcule a quantidade de energia liberada, em kcal, quando 1,00 litro de cada combustível é queimado.
d) Sabe-se que, se o preço do litro do álcool combustível for menor do que 70% do valor do litro da gasolina, é mais econômico utilizar etanol em carros bicombustíveis (carros flex). Justifique essa afirmação com base na termoquímica das reações de combustão.
"
Em 89 eu respondi certinho num simulado... depois com calma tento resolver de novo. Mas se alguém quiser resolver antes, sirva-se!
----—▲≡≡≡
Flying over mirrors - and intact!
"Todos esses que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão... Eu passarinho!" (Mário Quintana)
Flying over mirrors - and intact!
"Todos esses que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão... Eu passarinho!" (Mário Quintana)
Rad escreveu:...só cuidado,, vc é vc,, sua moto é sua moto,, não se projetem nelas ou por elas
bom meu gol 1.6 flex power não e economico na gasolina não ...
a diferença de quilometragem e de 6,7 na cidade pra coisa perto de 7,5 a 8 ...
mais e claro , a gasolina nossa tem 25% de alcool , se cair pra 20% quem sabe o carro melhore de consumo ...
quando testei tambem fiz a seguinte conta ...
vo coloca so uns 10 litros pra esperimentar ...
pois e , depois fiz a conta , no manual a reserva do carro e 8 litros , eu coloco 10 litros de gasolina , isso vai da a media de 50% de alcool ainda no carro por que colocando 10 litros de gasolina 2,5 litros ainda sao alcool ...
entao por isso acredito que o carro nao faça uma boa media quando vc decide esperimentar a tal gasolina ...
acredito que se vc abastecer um tanque completo de gasolina e agora com 20% so de alcool o carro tende a ficar mais economico um pouco ...
mesmo assim eu prefiro o alcool , o motor nao carboniza e o oleo trabalha sempre com cara de novo ...
vlw
a diferença de quilometragem e de 6,7 na cidade pra coisa perto de 7,5 a 8 ...
mais e claro , a gasolina nossa tem 25% de alcool , se cair pra 20% quem sabe o carro melhore de consumo ...
quando testei tambem fiz a seguinte conta ...
vo coloca so uns 10 litros pra esperimentar ...
pois e , depois fiz a conta , no manual a reserva do carro e 8 litros , eu coloco 10 litros de gasolina , isso vai da a media de 50% de alcool ainda no carro por que colocando 10 litros de gasolina 2,5 litros ainda sao alcool ...
entao por isso acredito que o carro nao faça uma boa media quando vc decide esperimentar a tal gasolina ...
acredito que se vc abastecer um tanque completo de gasolina e agora com 20% so de alcool o carro tende a ficar mais economico um pouco ...
mesmo assim eu prefiro o alcool , o motor nao carboniza e o oleo trabalha sempre com cara de novo ...
vlw
Neto > GSX 650 F :)

- Saurus
- Mito
Pô véi, não quiz ofender, amigo. Mas talvez eu esteja fazendo contas muito erradas ou meu estilo de condução é beeeeeeeiiiiiiiinnnnn diferente do seu.Klein escreveu:To indo já fazer isso, porque não pensei nisto antes.Saurus escreveu:Meu amigo, um Pálio 1.0 flex que tem esses consumos, acho que você deveria usar gasolina.... Joga gasolina no carro todo e taca fogo, camarada... isso é pior que amante de político.Klein escreveu:Tenho um pálio 1.0 flex, final de ano fui para Santa Catarina no etanol e voltei na gasolina, aprox. 260km, na volta com gasolina, economizou aprox. 1km/l a menos que na ida, ou seja, na ida com carro cheio mais bicicleta, no etanol fez em torno de 8km/l, na volta com gasolina fez em torno de 9km/l. portanto no meu caso compensa o alcool, a propósito antes deste tinha um outro pálio a gasolina e sem ar condicionado, este agora tem ar, e o danado tembém fazia essa média, e dava para rodar somente na gasolina , logo, baseado nestes fatos, eu prefiro carro flex.
Abraços.
Seguinte, existe muita fantasia em relação a média de consumo, muita gente que não faz as médias direito, e sai por ai dizendo que o carro 1,8 flex faz 16km/l no alcool, o mesmo acontece com motos, eu tenho planilha de todas as abastecidas, sempre que vou abastecer, encho o tanque e tiro a média das médias, tirando essa vez que coloquei gasolina, sempre abasteço com etanol, e te digo é uma média boa,carro carregado com ar condicionado ligado direto, quero ver?
Agradeço a dica.
abraços.
Tenho um Gol Power 1.6 Flex. O maior consumo, com álcool, que já registrei nele foi 12 e uns quebradinhos Km/l e o menor consumo foi 15 e uns quebradinhos Km/l. Na gasolina o maior consumo foi 13 e uns quebradinhos Km/l e o menor consumo foi 17 em uns quebradões (quase 18) Km/l. E olha que ando com ar-condicionado ligado direto, tem vidros elétricos, travas, direção hidráulica, etc.
E eu achava que meu carro gastava muito.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- Fabio_hornet
- Motociclista
Esse teu gol é ap? Tá MTO econômico, é a primeira vez que vejo médias assim.... Tenho uma saveiro 1,6 flex ap, faz 7 na cidade e 10 na estrada no alcool e sem ar....Se pisar faz 5 na cidade...Saurus escreveu:Pô véi, não quiz ofender, amigo. Mas talvez eu esteja fazendo contas muito erradas ou meu estilo de condução é beeeeeeeiiiiiiiinnnnn diferente do seu.Klein escreveu:To indo já fazer isso, porque não pensei nisto antes.Saurus escreveu:Meu amigo, um Pálio 1.0 flex que tem esses consumos, acho que você deveria usar gasolina.... Joga gasolina no carro todo e taca fogo, camarada... isso é pior que amante de político.Klein escreveu:Tenho um pálio 1.0 flex, final de ano fui para Santa Catarina no etanol e voltei na gasolina, aprox. 260km, na volta com gasolina, economizou aprox. 1km/l a menos que na ida, ou seja, na ida com carro cheio mais bicicleta, no etanol fez em torno de 8km/l, na volta com gasolina fez em torno de 9km/l. portanto no meu caso compensa o alcool, a propósito antes deste tinha um outro pálio a gasolina e sem ar condicionado, este agora tem ar, e o danado tembém fazia essa média, e dava para rodar somente na gasolina , logo, baseado nestes fatos, eu prefiro carro flex.
Abraços.
Seguinte, existe muita fantasia em relação a média de consumo, muita gente que não faz as médias direito, e sai por ai dizendo que o carro 1,8 flex faz 16km/l no alcool, o mesmo acontece com motos, eu tenho planilha de todas as abastecidas, sempre que vou abastecer, encho o tanque e tiro a média das médias, tirando essa vez que coloquei gasolina, sempre abasteço com etanol, e te digo é uma média boa,carro carregado com ar condicionado ligado direto, quero ver?
Agradeço a dica.
abraços.![]()
Tenho um Gol Power 1.6 Flex. O maior consumo, com álcool, que já registrei nele foi 12 e uns quebradinhos Km/l e o menor consumo foi 15 e uns quebradinhos Km/l. Na gasolina o maior consumo foi 13 e uns quebradinhos Km/l e o menor consumo foi 17 em uns quebradões (quase 18) Km/l. E olha que ando com ar-condicionado ligado direto, tem vidros elétricos, travas, direção hidráulica, etc.
E eu achava que meu carro gastava muito.
GSXR 1000
XTZ 150 Crosser
A moto é um veículo desequilibrado para pessoas equilibradas.
XTZ 150 Crosser
A moto é um veículo desequilibrado para pessoas equilibradas.
o saurus so pode tar de zueira ...
meu gol 1.6 Flex Power faz na cidade a alcool : 6,5 a 6,9
na estrada a alcool se andar de 100 a 120 faz 9,5 , se apertar na faixa de 130 diretao ae faz 9 ...
na gasolina nunca testei de verdade nao ...
vlw :)
meu gol 1.6 Flex Power faz na cidade a alcool : 6,5 a 6,9
na estrada a alcool se andar de 100 a 120 faz 9,5 , se apertar na faixa de 130 diretao ae faz 9 ...
na gasolina nunca testei de verdade nao ...
vlw :)

- Valdicreidison Letisgô
- Motociclista
Vale do paraiba ta 1,70 alcool , roubo
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
- Saurus
- Mito
Fabio_hornet e NETTO, não tô de zueira não. MEu estilo de condução realmente privilegia economia de combustível. Quer seja para carros ou motos.
Mas o motor é o AP 1.6 Flex, revisões a cada 6 meses independente da quilometragem rodada, velas e cabos sempre novos, mangueiras e correias sempre novos também. Os maiores consumos registrados são com carro carregado pegando subida de serra. Os menores consumos são com carro carregado pegando descida de serra.
Mas o motor é o AP 1.6 Flex, revisões a cada 6 meses independente da quilometragem rodada, velas e cabos sempre novos, mangueiras e correias sempre novos também. Os maiores consumos registrados são com carro carregado pegando subida de serra. Os menores consumos são com carro carregado pegando descida de serra.
bom saurus mais ae vc esta falando de estrada ne ...
e na cidade quanto faz essa maravilha ae ...
meu gol na estrada com alcool ate 120 faz 9,5 ate 130 faz 9 , eu nao consigo andar a 80 por hora ...
na cidade ando bem de boa em marchas leves mesmo e sem passar 2 k de rpm no carro e nao passa de 7 km / l ...
reclamei na agencia me disseram que o meu carro se estava fazendo 7 na cidade estava economico demais ...
vlw
e na cidade quanto faz essa maravilha ae ...
meu gol na estrada com alcool ate 120 faz 9,5 ate 130 faz 9 , eu nao consigo andar a 80 por hora ...
na cidade ando bem de boa em marchas leves mesmo e sem passar 2 k de rpm no carro e nao passa de 7 km / l ...
reclamei na agencia me disseram que o meu carro se estava fazendo 7 na cidade estava economico demais ...
vlw

- Saurus
- Mito
NETTO, o que informei é uso misto, ou seja, cerveja, uso urbano e rodoviário. Eu faço assim: Abasteço o carro até encher o tanque, rodo em cidade (urbano) e rodovias sem me preocupar. Depois de uns 400~450Km paro para abastecer. Geralmente a reposição é entre 25~26 até uns 29~30 litros de combustível.
-
GoGoBoy
- Mito
Classic de mainha faz 17 na rodovia com Gasohol
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
Utilizando álcool, minha saveiro faz 6 na cidade e 9 na estrada.
Ela não conheço o "gosto" da gasolina.
Sds
Sds
-
GoGoBoy
- Mito
já eu uma vez acabou a gasolina do fusquinha 68 que mainha tinha, fui eu lá buscar gasola no posto e na volta fui puxar com mangueirinha de chuveiroFenner escreveu:Utilizando álcool, minha saveiro faz 6 na cidade e 9 na estrada.
Sds
não ia nem a pau, até que forcei demais a puxada e bebi meio copo de gasolina kkkkkkkkkkkkk
mas se você não conhece o gosto Fenner, eu não recomendo conhecer hehehehe
- Quem é ele?
porra saurus parabens pelo consumo , eu abasteço o carro a cada 300 km e vai 45 litros ...
da media de 6.6 de alcol claro ...
da media de 6.6 de alcol claro ...

GoGoBoy escreveu:Classic de mainha faz 17 na rodovia com Gasohol
Corsa 2000, gasolina, 206.000 km, 14/15 km/l na estrada rodando a 110/120 km/h.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- Ticano
- Motoqueiro
- Contato:
Troque pelo elétrico... mas daí a eletricidade vai subir absurdo

Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
-
GoGoBoy
- Mito
esses motores GM são para compensar os motores OHC dos monza e derivados kkkkkkkkkkkkkkSmoker escreveu:GoGoBoy escreveu:Classic de mainha faz 17 na rodovia com Gasohol
Corsa 2000, gasolina, 206.000 km, 14/15 km/l na estrada rodando a 110/120 km/h.
de mainha é o VHC
- Quem é ele?
-
Xincha
- Novato
- Contato:
Com base no meu Gol 1.6 Power 2005 Flex, ratifico os bons consumos registrados pelo Saurus. Carrinho bão demais, mas o que se economiza no combustível, gasta-se no seguro. Utilizo somente álcool, com média de 9 em cidade e 12 em estradas.
Com os novos preços, sinto-me convidado à experimentar o uso da gasolina, veremos como fica.
Quando os elétricos deixarem de ser novidade/coisa de eco-fresco, estarei na fila pra comprar um por preço justo.
Meus aeromodelos são todos elétricos. Para um mesmo ritmo de vôo, gasto em média 0,60 centavos/mes em kWh, enquando meus colegas de hobby gastam valores próximos de 100 reais/mes com combustíveis.
Acredito que a tecnologia pode ser escalada com eficiência para uso em carros e principalmente motos, mas só valerá a pena quando perder o estigma de meio de transporte do capitão planeta.
Com os novos preços, sinto-me convidado à experimentar o uso da gasolina, veremos como fica.
Quando os elétricos deixarem de ser novidade/coisa de eco-fresco, estarei na fila pra comprar um por preço justo.
Meus aeromodelos são todos elétricos. Para um mesmo ritmo de vôo, gasto em média 0,60 centavos/mes em kWh, enquando meus colegas de hobby gastam valores próximos de 100 reais/mes com combustíveis.
Acredito que a tecnologia pode ser escalada com eficiência para uso em carros e principalmente motos, mas só valerá a pena quando perder o estigma de meio de transporte do capitão planeta.

Since 11/09/2003
- Saurus
- Mito
Isso é verdade. Meu corretor diz que meu carro tem o carinhoso apelido no mercado de "cheque ao portador".Xincha escreveu:Com base no meu Gol 1.6 Power 2005 Flex, ratifico os bons consumos registrados pelo Saurus. Carrinho bão demais, mas o que se economiza no combustível, gasta-se no seguro. Utilizo somente álcool, com média de 9 em cidade e 12 em estradas...
todo mundo reclama, mas ninguem faz sua parte, de reclamar pra quem precisa ouvir ou tomar alguma atitude....
queria ver se houvesse um boicote ou algo parecido, deixar seu veiculo em casa e usar transporte publico por exemplo...
eu ja evito ao maximo usar meus veículos, e uso outras alternativas...
queria ver se houvesse um boicote ou algo parecido, deixar seu veiculo em casa e usar transporte publico por exemplo...
eu ja evito ao maximo usar meus veículos, e uso outras alternativas...
Comet GT agora 350 efi / Bis 100 / e outros bixos "4 patas"