Tamanhos de motos

Grupo de discussão geral sobre motos.
eclinck
Mito

Re: Tamanhos de motos

Mensagem por eclinck »

Minholi, faz a mão? Haya X Strom 1000.

Valeu!
Nilo
Roda Presa

Mensagem por Nilo »

Pô! TDM vs Tiger e TDM vs V-Strom aeee rsrsrs pleeeeeeasse
Nilo - Pirralhão
Corujões-MC
ST 1200
"Bons meninos vão para o céu, motociclistas vão a qualquer lugar."
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

TDM vs. V-Strom é difícil pq o tamanho das rodas dianteiras é diferente. Mas eu tb queria ver essa.

[ ]'s
Imagem
Nilo
Roda Presa

Mensagem por Nilo »

ah... é só fazer um calculo aproximado de quanto da 1 polegada no tomanho e diminuir da TPM em relação à Strom... rsrsrs fácil falar né??kkkkkkkk
Nilo - Pirralhão
Corujões-MC
ST 1200
"Bons meninos vão para o céu, motociclistas vão a qualquer lugar."
andre_dias_pet
Roda Presa

Mensagem por andre_dias_pet »

De curiosidade, sai uma comparação Bandit 1250 x CB1300?
Osten!
ex-GS500
Bandit 650N
Imagem
Felipe Mark
Motociclista

Mensagem por Felipe Mark »

Demoro para comprar a Falcon com a XT 600!
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Depois que ele fizer esses aí tem que compilar tudo na primeira página e mandar para o Pérolas.
Alessio
Roda Presa

Mensagem por Alessio »

minholi escreveu:Finalmente uma imagem decente da NH6. Segue a imagem, NH6 x B65:

Imagem

Link para imagem em alta resolução: http://img96.imageshack.us/img96/2367/nh6xb65r.jpg

Detalhe: As pedaleiras da Hornet ficam exatamente no mesmo lugar das da Bandit 650. As pedaleiras do garupa fica ligeiramente mais baixas, o que permite ao mesmo ficar com as pernas um pouco menos flexionadas do que na Bandit.

Trocando em miúdos, toda a história de que a posição de pilotagem da Bandit é mais tranquila e que a Hornet tem as pedaleiras muito recuadas não confere.

Estranho essa sobreposição de fotos, te garanto que na prática a B65 é bem maior que a NH6, tanto que para carregar a B65 na minha Montana só sem a tampa traseira, já a NH6 sobra tanto que tem de prender bem com os esticadores pq a roda traseira não encaixa na quina da caçamba....parece que a NH6 é uns 10 cm mais curta.....
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Alessio escreveu: Estranho essa sobreposição de fotos, te garanto que na prática a B65 é bem maior que a NH6, tanto que para carregar a B65 na minha Montana só sem a tampa traseira, já a NH6 sobra tanto que tem de prender bem com os esticadores pq a roda traseira não encaixa na quina da caçamba....parece que a NH6 é uns 10 cm mais curta.....
10 não, mas 5. :-D

Comprimento Bandit 2.130, entre eixos 1.470.
Comprimento NH6 2.085, entre eixos 1.435
Alessio
Roda Presa

Mensagem por Alessio »

Comprimento das duas:

B65 = 2.130 m
NH6 = 2.085 m

5 cm no comprimento total,

B65 = 1.470 m
NH6 = 1.435 m

3,5 cm no entre eixos.......

eu achava que era maior a diferença....
henriq
Roda Presa

Mensagem por henriq »

Excelente trabalho Minholi, parabéns ;-) ;-)

Como já falaram aí, merece uma compilação no pérolas.
Biz 100 > Virago 250 > Shadow 600 > XT 600E à venda!

Imagem
Alessio
Roda Presa

Mensagem por Alessio »

evandro escreveu:
Alessio escreveu: Estranho essa sobreposição de fotos, te garanto que na prática a B65 é bem maior que a NH6, tanto que para carregar a B65 na minha Montana só sem a tampa traseira, já a NH6 sobra tanto que tem de prender bem com os esticadores pq a roda traseira não encaixa na quina da caçamba....parece que a NH6 é uns 10 cm mais curta.....
10 não, mas 5. :-D

Comprimento Bandit 2.130, entre eixos 1.470.
Comprimento NH6 2.085, entre eixos 1.435

Eita Evandro esse capacete ficou massa ai no conjunto moto/roupa/casco........

aqui mas se vc parar um B65 ao lado de uma NH6 a Honda some.....
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:
MAD escreveu:Tamanho não é documento nesse caso. Milímetros podem fazer grande diferença na dirigibilidade. Outra coisa que não aparece nessas comparações é a distribuição de peso, baricentro, rigidez torcional...

Aff.....

Esse tipo de comparação não tem nem aqui, nem em lugar nenhum, não é MAD ??
Obviamente essas diferenças não "aparecem" Robson, mas são sentidas ao pilotar. Tu mesmo disse em outro post que 2 ou 3 cm podem fazer grande diferença na dirigibilidade. E somando a isso, as vezes uma diferença dessas que não se vê gera diferenças de comportamento maiores que outras que tu pode medir. É por isso que há motos do mesmo tamanho que comportam-se de forma bastante diferente umas das outras.

O que to querendo dizer é que não basta sobrepor imagens de motos para ter idéia se ela é ágil como um gato ou se move como uma barca. Da mesma forma o conforto, aquelas aparentemente pequenas diferenças nas linhas de ergonomia que o Kuati postou geram bastante difernça no conforto.

Eu achei interessante as sobreposições e as linhas da ergonomia, e realmente surpreende em alguns casos em que algumas motos aparentam ser maiores quando não são. Mas as sobreposições não estão nada precisas. É só ver a primeria foto da H6 antiga junto da B65, tem uma diferença brutal de entreeixos, mas na realidade B65, FZ6, NH6, e Z750 não diferem mais que 5mm no entre-eixos e a H6 tem diferença pra B65 de 2cm (no tópico anterior tá falando em 1470, eu tenho como 1440mm o entre eixos da B65). Outra que me causou estranhesa foi a diferença nos pneus traseiros da B65 comparada com a XJ6, já que ambas tem pneus traseiros de mesma medida. Acho que o ideal é fazer a escala medindo pelo entre-eixos.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

faltou o principal

cb3xfazer

hehe
Robson

Mensagem por Robson »

MAD escreveu:
O que to querendo dizer é que não basta sobrepor imagens de motos para ter idéia se ela é ágil como um gato ou se move como uma barca. Da mesma forma o conforto, aquelas aparentemente pequenas diferenças nas linhas de ergonomia que o Kuati postou geram bastante difernça no conforto. .
E eu acho que essa nem é a intenção do dono do tópico... e tudo que foi falado sobre esses assuntos são apenas elucubrações do pessoal.... daí a querer comparações de.... hã ?? Baricentros ?? vai longe......

MAD escreveu: Acho que o ideal é fazer a escala medindo pelo entre-eixos.

eu acho que é muita teoria.
evandro_falk
Motociclista

Mensagem por evandro_falk »

Tio Frei escreveu:faltou o principal

cb3xfazer

hehe
Não faltou não... ^^^
minholi escreveu:Agora as 250cc mais vendidas. CB300 x Fazer 250:

Imagem

Link para imagem em alta resolução: http://img24.imageshack.us/img24/4250/cbx250xys250c.jpg
YS 250 07/08
GSX 650F 11/12

"I like your Christ. I do not like your Christians. Your Christians are so unlike your Christ."
Mahatma Gandhi
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:
MAD escreveu:
O que to querendo dizer é que não basta sobrepor imagens de motos para ter idéia se ela é ágil como um gato ou se move como uma barca. Da mesma forma o conforto, aquelas aparentemente pequenas diferenças nas linhas de ergonomia que o Kuati postou geram bastante difernça no conforto. .
E eu acho que essa nem é a intenção do dono do tópico... e tudo que foi falado sobre esses assuntos são apenas elucubrações do pessoal.... daí a querer comparações de.... hã ?? Baricentros ?? vai longe......
Pra quem não souber: baricentro = centro de gravidade.
Robson escreveu:
MAD escreveu: Acho que o ideal é fazer a escala medindo pelo entre-eixos.
eu acho que é muita teoria.
Não é teoria Robson, é precisão. Pra que ficar comparando imagens em escala diferente?? Acho inútil.
Viajaire é preciso...

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Robson

Mensagem por Robson »

MAD escreveu: Não é teoria Robson, é precisão. Pra que ficar comparando imagens em escala diferente?? Acho inútil.

deixa de arrogância....

lembre-se da época que te recomendaram a largar as duas rodas pq vc não levava jeito pra coisa... lembra disso ? :roll:

o problema de pseudos pilotos do fórum é isso.... se apegam em detalhes tão insignificantes pra mostrar seu conhecimento técnico, que acabam ficando arrogantes....

Olha lá MAD... o evandro disse que a H6 e B65 tem 3,5 cm de diferença de entre-eixos... pra mim é compatível com a "inútil" comparação de imagens que o minholi fez....
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:lembre-se da época que te recomendaram a largar as duas rodas pq vc não levava jeito pra coisa... lembra disso ? :roll:

o problema de pseudos pilotos do fórum é isso.... se apegam em detalhes tão insignificantes pra mostrar seu conhecimento técnico, que acabam ficando arrogantes....
Bah Robson, pra que esse golpe sujo??? Me disseram isso quando eu caí com 2 saídas de experiência nas costas. Pra que essa atitude babaca agora? Pseudo piloto? Pode me chamar do que quiser, nem piloto eu sou, e tenho humildade pra dizer que tenho muito a aprender, e sempe terei, mas pra mim tu é que está sendo arrogante, pois tu desqualifica meus posts só baseado pelo tempo que tenho de motociclismo.
Robson escreveu:Olha lá MAD... o evandro disse que a H6 e B65 tem 3,5 cm de diferença de entre-eixos... pra mim é compatível com a "inútil" comparação de imagens que o minholi fez....
Tá, o Evandro é que tá certo! :lala:
Viajaire é preciso...

minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Bom pessoal, a respeito das últimas colocações sobre a representatividade técnica do que eu fiz ao sobrepor as imagens das motos, vejam que o intuito jamais foi comparar o projeto das motos e sim seu porte, visando satisfazer a minha curiosidade, bem como a de boa parte dos motociclistas que eu conheço, e que eu acredito estejam representados em proporção parecida aqui no fórum.

Lógico que duas motos que possuem as mesmas dimensões podem possuir características dispares entre si. A maior prova disso é o fato de termos comparado as dimensões da Bandit 650 e da Hayabusa e termos encontrado algumas características tão próximas, mesmo sabendo que se tratam de motos com propostas tão diferentes.

Eu estou certo que a Hayabusa, a dispeito de todas as características que poderiam ser apontadas como diferenciais, tem seu ponto forte na penetração aerodinâmica e no desempenho do seu motor, já que isso é mera questão de lógica. Claro que em casos mais próximos como os da NH6 e da ER-6n isso fica mais difícil de ser analisado, mas mesmo assim, é fácil perceber as diferenças ao verificar a ficha técnica de cada uma das motos e aspectos técnicos da sua construção.

A maioria das pessoas, ao pensar em um "upgrade" de moto, imagina que estarão adquirindo uma moto "grande", esperando que além do desempenho do motor, estarão adquirindo uma moto que lhes acomodará melhor, principalmente levando em conta o bio-tipo dos jovens brasileiros que aponta pra uma média em torno dos 1,75m de altura e 75kg, que não se acomodam confortavelmente nas motos mais vendidas em nosso país.

Avaliar a ergonomia das motos é importante sim. Existem números que influenciam em seu desempenho? Sim, claro. Mas antes de mais nada é importante considerar que as motos carecem de usabilidade, já que um projeto só, desenhado para o mundo todo, nem sempre pode atender a todos.

Design, que é um atributo considerado por muitos como grande diferencial, nem sempre é entendido como forma+função. A maioria das pessoas não consegue enxergar além da beleza visual de um objeto, quando na verdade, o design deveria oferecer a soma de beleza + conforto.

Bom, acho que é isso...
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Responder