DPVAT de $254! Você já pagou?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Beto Klein
Novato

Re: DPVAT de $254! Você já pagou?

Mensagem por Beto Klein »

Filipe escreveu:...
Ter duas motos, tá cada vez valendo menos apenas, compensa mais ter uma moto "mediana" para tudo, ou ter so uma "fodona" para o lazer e esquecer moto pro dia a dia....
Concordo!!
Eu desisti de ter duas motos, simplesmente porque o governo me tirou a vantagem que eu tinha, que era a economia. :-?
O DPVAT da minha moto vence agora dia 24/04, e não vi nenhuma notícia sobre os protestos.
Mandei email para o Deputado da minha região reinvidicando um parecer dele, que prontamente me respondeu (isso em dezembro/07), depois algum acessor ligou em fevereiro/08 e disse que o meu pedido estava sendo encaminhado para a análise. ATÉ AGORA NADA.
Só para relembrar o Exmo. Deputado, mando um email toda a semana, senão obter resposta, apartir do dia 20/04 vou enviar um email todo dia!! >:-P
Robson

Mensagem por Robson »

Só lembro que o vencimento do DPVAT em SP se dá junto com a primeira parcela do IPVA, em janeiro...

Então, se te pegarem em um blitz e o puliça resolver verificar se a sua moto tem débitos pendentes, com certeza a moto vai para o pátio...

Parece que não acontece, mas uma vez em BH um puliça parou eu e o Jota (eu tinha a Sahara ainda) e o puliça encrespou com o Jota, pq ele não estava com o comprovante de pagamento do IPVA da Bandit dele.

Eu deixei de pagar em alguns anos, mas esse ano resolvi fazer a coisa "certa"...
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Já paguei aquela merda, venceu em fev.

Mas qual é a outra opção??
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Paguei com ódio no coração! o da RD.

País de merda...

Falta pagar o da NX agora...
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Fernando - BH
Motoqueiro

Mensagem por Fernando - BH »

E eu tenho opção ????? :x :cry:

Paguei né. <:(
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
tu-barao
Roda Presa

Mensagem por tu-barao »

Os recibos não são mais de porte obrigatório. Como não cabe multa em caso de atraso, pagar só no licenciamento é o nosso consolo.

Ano passado paguei 3 , da B12 roubada , da Yes e da B12 nova...me fudi de verde e amarelo...
KTM Duke 390
Ex BMW K1300R, BMW R1200R Trator, Sukita 750ZA - Brutaogra 910S - Sofazão 300I - Cityclass 200I - SuperCamela 696 - Lead 2009 Hayabusa 2009-Triumph Speed Triple 1050 2007,Fazer 600 S2 2007,Bandit N1200 2007,Ex-Bandit N1200 2005,Ex-Bandit 600 2002,etc...etc...etc
n3cr0n

Mensagem por n3cr0n »

so vo pagar o meu em setembro
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

tu-barao escreveu:Os recibos não são mais de porte obrigatório. Como não cabe multa em caso de atraso, pagar só no licenciamento é o nosso consolo.

Ano passado paguei 3 , da B12 roubada , da Yes e da B12 nova...me fudi de verde e amarelo...
Tubarao pelo menos do IPVA eu sei que tem um esquema que vc pode receber de volta o valor correspondente ao meses que vc pagou de IPVA e nao usou a moto, ou seja desde o periodo que a moto foi roubada ate a data que seria o novo licenciamento dela, sei la derrepente tb tem algo desse tipo do DPVAT, mesmo se nao tiver do IPVA parece que realmente tem, quem sabe vc nao reavê alguns trocados ;-)
Imagem
FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
Roger Koikopoulos
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Roger Koikopoulos »

Bem...

já paguei O IPVA da minha moto e não paguei o DPVAT..

só vou pagar ele em Agosto, que é o mês de licenciamento da minha moto....

Já fui parado esses dias por policia rodoviária federal, viram meus doc etc.....

ir pro patio por causa do DPVAT eu já sei que não vai...

então como não tem multa nem juros por atraso.... vou adiar até onde eu posso...

fui!
Roger Koikopoulos

Daytona 955 i
Carlos_Mogi
Novato

Mensagem por Carlos_Mogi »

Já, final 1, por falta de melhores opções...
Robson

Mensagem por Robson »

rvillg escreveu:Coloquei tudo na mão de um despachante (R$ 40 pelo serviço)... mas ele não paga o seguro, não sei pq. O seguro ele fala pra vc se virar e ir pagar no bradesco.. rss
Perguntei para ele o que aconteceria se eu não pagasse e acabasse o ano. Ele disse que, aqui na Bahia, nada. Morreu... Ano novo, vida nova. ...
Hehehe... se informa direito, pq não é assim que a banda toca não...

O DPVAT é nacional, e cada estado estipula a data do vencimento...

Mas se vc não pagá-lo na data de vencimento, vai ser obrigado a pagar qdo licenciar a moto. Não tem como escapar.

Se vc pegou a moto 0 km, deve ter pago no 1o licenciamento.

Se comprou usada, vai pagar na transferência....
Paraphina
Roda Presa

Mensagem por Paraphina »

Fernando - BH escreveu:E eu tenho opção ????? :x :cry:

Paguei né. <:(
Eu também, sem dúvida! :cry: Afinal estou do lado fraco da corda, né... :pqp:
Paraphina - Ex-Canyon500 Darth Vader/Ex-660R
XTzuda véia 600 Black Sister
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

O que o Robson disse tá certo... aqui em SP o DPVAT vence com a primeira parcela do IPVA e se te pararem e contar débito é pátio na certa... então olho vivo para quem anda protelando esse pgto... pode acabar saindo mais caro...

Aliás já tinha dito isso em outros tópicos qdo anunciaram o aumento aqui no m@d...
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
Vitaum
Novato
Contato:

Mensagem por Vitaum »

Eu ainda não paguei. Só vou pagar no último instante...Espero q até lá o preço já tenha caido.
[]s
Viva como se fosse o último dia de sua Vida e aprenda como se fosse viver eternamente.
Atual GSX1300 Hayabusa 2005
Ex CBX750F 1986
Ex CBX750F 1988
Ex CBX750F 1987
Ex CB 750 1973
Ex XLX 250
Ex Suzuki 500 1972
SilvoJunhu
Roda Presa

Mensagem por SilvoJunhu »

Eu moro em sampa mas a minha "praca" é do paraná, vence de acordo com o final da "praca"?
Roda-Presa
Novato

Mensagem por Roda-Presa »

Segue abaixo o resultado de uma Ação Civil Pública idealizada pelo Deputado Estadual de MG Délio Malheiros, que foi advogado da Associação Brasileira de Consumidores, e uma notícia da época. Com a palavra os juristas do M@D. :idea:

[font=Arial]Seção Judiciária de Minas Gerais
Consulta Processual
Processo: 2008.38.00.001922-9
Classe: 7100 - AÇÃO CIVIL PÚBLICA
Vara: 21ª VARA FEDERAL
Data de Autuação: 16/01/2008
Observação: DPVAT
Dependente ao: 2008.38.00.001846-7
Publicação Data: 31/03/2008
Ante o exposto, INDEFIRO a liminar. Determino à requerente que emende a petição inicial, no prazo de 10 dias (art. 284 do CPC), para incluir no pólo passivo a Susep - Superintendência de Seguros Privados e a Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT S/A, sob pena de extinção do processo (art. 47, § único do CPC). Cumprida a determinação acima, citem-se os réus.
Emitido pelo site processual-mg.trf1.gov.br em 10/04/2008[/font]

[font=Georgia][align=justify]DPVAT SERÁ CONTESTADO NA JUSTIÇA.
16/01/08 - Por iniciativa do advogado e deputado estadual Délio Malheiros, a Associação Brasileira de Consumidores ajuíza nesta quarta-feira, às 10h, na Justiça Federal em Belo Horizonte, Ação Civil Pública contra o aumento de 38,2% no DPVAT para motocicletas. De 2007 para 2008, o Seguro Obrigatório, como é mais conhecido, subiu de R$ 183,84 para R$ 254,16. Em cinco anos, o reajuste foi de 192%. O objetivo da ação judicial é anular o último aumento, com base em quatro fundamentos.

O primeiro deles contesta a justificava de entidades como Susep e Fenaseg ao afirmarem que tal reajuste é necessário diante do aumento de indenizações a vítimas de acidentes com motocicletas nos últimos anos. Cruzando as estatísticas de indenizações e de aumento da frota de motos com os reajustes do DPVAT desde 2003, Délio Malheiros verificou que, ao determinar os valores do Seguro Obrigatório, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça simplesmente ignora que a frota de motos e motonetas cresceu quase 85,15% no mesmo período. "Já levando em conta este último reajuste, o Seguro Obrigatório para motos, que em 2004 era de R$ 87,27, aumentou
190%, mesmo percentual das indenizações para vítimas de acidentes motociclísticos considerando os dados a partir de 2003, que são utilizados para o cálculo do seguro no ano seguinte. Só esqueceram de considerar que a frota quase dobrou neste mesmo período, dobrando também o número de pessoas que pagam o seguro e, conseqüentemente, a arrecadação", denuncia Malheiros.

Além da divergência com o crescimento da arrecadação, a Ação Civil Pública que será ajuizada nesta quarta-feira também argumenta que o aumento do DPVAT não poderia ter sido determinado por resolução do Conselho Nacional dos Seguros Privados, subordinado à Superintendência de Seguros Privados (Susep), mas, sim, por lei aprovada no Congresso. Tanto a União quanto as empresas seguradoras têm interesse direto no reajuste, pois, juntas, ficam com a maior parte da arrecadação. "Isso fere o princípio da legalidade e da razoabilidade. É inadmissível que o Governo Federal e
as próprias entidades e empresas que ficam com boa parte do dinheiro decidam juntos qual será o reajuste do DPVAT", reclama Délio Malheiros. "As seguradoras recebem até 35% do montante para pagar as indenizações, mas apenas 12% são utilizados de fato para esta finalidade. A maior parte fica no meio do caminho para pagar as corretoras", revela o deputado. Empresas seguradoras e suas entidades representativas, como a Federação Nacional das Empresas se Seguros Privados e Capitalização (Fenaseg), recebem mais 15% de toda a arrecadação.

Dinheiro é retido pela União
A maior fatia do bolo do DPVAT, 45%, vai para a União. Por lei, os recursos deveriam ser destinados exclusivamente ao Sistema Único de Saúde. No entanto, o dinheiro vai para o caixa único do governo, assim como os 5% destinados ao Denatran, que deveriam ser integralmente utilizados em campanhas educativas e de prevenção de acidentes, mas não são, infringindo a Constituição. Dados confirmados pelo próprio Denatran atestam que, entre 1998 e 2005, apenas 40% destes recursos foram efetivamente aplicados em campanhas. "O restante ficou retido nos cofres federais", conclui Délio Malheiros. O advogado, que há vários anos vem lutando contra altas abusivas no DPVAT, também indaga por que o valor do seguro é fixado a partir de uma simples resolução enquanto cada aumento de indenização necessita de uma lei. "É por esse e outros motivos que, nos últimos quatro anos, o Seguro Obrigatório foi reajustado em 112%, enquanto as indenizações permanecem praticamente sem aumento, pois toda alteração neste sentido depende do Congresso", diz.

Contra a existência do DPVAT
Apesar de a Ação Civil Pública contestar unicamente o reajuste de 38,2% no Seguro Obrigatório para motocicletas, Délio Malheiros questiona a própria existência do DPVAT. "Saúde é dever do Estado, de acordo com a Constituição. Impor uma taxa específica para cobrir os gastos com atendimento médico é cobrar duas vezes do contribuinte". Ele compara: "Não existe, por exemplo, um seguro obrigatório para o trabalhador rural, que também sofre muitos acidentes e é atendido pelo sistema público. Se a parcela destinada ao SUS fosse retirada, o Seguro Obrigatório cairia quase pela metade. E possivelmente não afetaria a qualidade do atendimento, que é ruim, pois o dinheiro vai para o caixa único, não para os hospitais de pronto socorro", lembra Malheiros. [/align][/font]
Nós somos a soma de nossas escolhas.
XRE 300 Imagem

Imagem
tu-barao
Roda Presa

Mensagem por tu-barao »

Filipe escreveu:
tu-barao escreveu:Os recibos não são mais de porte obrigatório. Como não cabe multa em caso de atraso, pagar só no licenciamento é o nosso consolo.

Tubarao pelo menos do IPVA eu sei que tem um esquema que vc pode receber de volta o valor correspondente ao meses que vc pagou de IPVA e nao usou a moto, ou seja desde o periodo que a moto foi roubada ate a data que seria o novo licenciamento dela, sei la derrepente tb tem algo desse tipo do DPVAT, mesmo se nao tiver do IPVA parece que realmente tem, quem sabe vc nao reavê alguns trocados ;-)
O DPVAT não tem jeito , e o IPVA só aí no Sul que restituem. Aqui em SP não rola
KTM Duke 390
Ex BMW K1300R, BMW R1200R Trator, Sukita 750ZA - Brutaogra 910S - Sofazão 300I - Cityclass 200I - SuperCamela 696 - Lead 2009 Hayabusa 2009-Triumph Speed Triple 1050 2007,Fazer 600 S2 2007,Bandit N1200 2007,Ex-Bandit N1200 2005,Ex-Bandit 600 2002,etc...etc...etc
Responder