Vamos falar de bolha e parabrisas?

Grupo de discussão geral sobre motos.

Uso de bolha vale a pena?

Sim. Prefiro um pouco de barulho e turbulência do que vento no peito
19
27%
Sim. Minha bolha é perfeita e não sinto turbulência.
14
20%
Não. Prefiro vento no peito do que barulho e turbulência.
15
21%
Tenho parabrisas e não me importo com a estética. Quero conforto.
23
32%

Total de votos: 71
Allende
Mito

Vamos falar de bolha e parabrisas?

Mensagem por Allende »

Então gentada.
Dei uma fuçada por aí (no falcononline, xt660, aqui: http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... as#p486787 )
e apesar de tantos relatos, ainda fico na dúvida:

Ponho ou não ponho bolha? Tem como dar uma ajuda aê? Ralves já deu a dica que sim.

Tenho a falcon (mas podemos conversar sobre todas aqui) e não quero um parabrisas, mas sim bolha. Recomendações? O que cuidar? Que tipo? Que marca?

Vai ter a velha questão: menos vento no peito e mais turbulencia ou mais vento e pouca turbulencia? Por isso a enquete. Acho que coloquei boas opções.

Fica aí o pedido de ajuda, inclusive se alguem puder postar fotos, agradeço.

Abraços, Allende
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Russo
Mito

Re: Vamos falar de bolha e parabrisas?

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad.

Na cidade a bolha ou parabrisa não adianta nada, mas na estrada é tudibom.

Essa coisa da estética é relativa, pois as tralhas de viagens (alforjes, bolsas, baús, etc) já kagam com a estética das motokas, eheheheh... e o que é um peido (a bolha) para quem já está kagado? eheheheh...

Outra coisa: a eficiência da bolha depende menos do tamanho do que da sua correta instalação. A bolha tem que ficar o mais perpendicular possível às bengalas da motoka e deve desviar o vento para o capacete.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
rodrigofs
Roda Presa

Mensagem por rodrigofs »

Cara, em janeiro tu faz um teste drive em uma falcon com bolha e tira tuas conclusões...
Twister 2005 (30/11/04-04/05/04)
Strada 2002 (23/09/05-11/11/05)
Twister 2003 (12/11/05-09/05/08)
Falcon 2005 (10/05/08-22/06/10)
FZ6S 2009 (24/08/09-25/02/11)
XTZ 250 X 2010 (26/11/10-
V-Strom 650 2010 (29/10/12-
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

eu coloquei uma givi a600 na fracon, cagou com o visual da moto. Mas não tiro mais

Como a bolha é bem alta e tem um desenho bem feito ela desvia muito bem o vento e o ruído no capacete aumentou muito pouco. Na chuva deu uma melhorada muito boa. Quase não molha o peito.

O melhor, a 110 ou 120 por hora dá pra andar com a viseira levantada sem vento no rosto e com relativo silêncio. Colocando a mão no ar atras dela dá pra sentir que o ar tá passando por cima do capacete. Dei sorte, acertei a posição de primeira. Ficou feio, mas tá 10.

tenho 1,81 de altura.
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

rodrigofs escreveu:Cara, em janeiro tu faz um teste drive em uma falcon com bolha e tira tuas conclusões...
Bah cara, tava pra comprar de papai noel! Vou esperar então. Essa notícia foi boa!
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Eu votei pelo conforto. Tô nem aqui para estética.
Se já usei parabrisa até em Falcon, vou estar me preocupando com estética?
Ao contrário do tio Russoviquis, eu sou plenamente favorável a parabrisa também na cidade. A parte chata do vento, o parabrisa desvia. Aquela chuvinha fraca mas irritante, o parabrisa segura. Além de ser proteção contra coisas que podem vir atiradas pelas rodas dos carros. E dependendo das dimensões do parabrisa, pode ser um bom substituto da anteninha corta pipa.
Eu só recomendo que se use bolha transparente (cristal, como dizem). Porque para mim uma bolha fumê atrapalha. Parabrisa tem que ser do tipo que a gente tem que enxergar a rua, e não o parabrisa.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Tio Frei escreveu:eu coloquei uma givi a600 na fracon, cagou com o visual da moto. Mas não tiro mais
Plenamente de acordo. As estradas em que tive a melhor posição de pilotagem e mais prazer em curtir foi justamente usando uma Falcon com parabrisa.
É tudibão! Só acredita quem experimenta.
Valdicreidison Letisgô
Motociclista

Mensagem por Valdicreidison Letisgô »

Nesse calorzão, uma jaqueta e bolha são uma maravilha, kkkkkkk
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
Emano
Motociclista

Mensagem por Emano »

Russo escreveu:Ae Kamerad.

Outra coisa: a eficiência da bolha depende menos do tamanho do que da sua correta instalação. A bolha tem que ficar o mais perpendicular possível às bengalas da motoka e deve desviar o vento para o capacete.
Não seria paralela as bengalas?
rodrigofs
Roda Presa

Mensagem por rodrigofs »

Allende escreveu:
rodrigofs escreveu:Cara, em janeiro tu faz um teste drive em uma falcon com bolha e tira tuas conclusões...
Bah cara, tava pra comprar de papai noel! Vou esperar então. Essa notícia foi boa!

Depois até te vendo por um precinho camarada...

Vou colocar essa aí embaixo, um cara aqui de porto que produz. Ah, nem fica tão feio assim. :lol: :lol: :yeahrite:

Imagem

Imagem
Twister 2005 (30/11/04-04/05/04)
Strada 2002 (23/09/05-11/11/05)
Twister 2003 (12/11/05-09/05/08)
Falcon 2005 (10/05/08-22/06/10)
FZ6S 2009 (24/08/09-25/02/11)
XTZ 250 X 2010 (26/11/10-
V-Strom 650 2010 (29/10/12-
Barah
Roda Presa

Mensagem por Barah »

Já tive uma MOTOVISOR na FALCON: pouca utilidade. Quebrou e joguei fora.
Não satisfeito instalei aquela grande da criativa acessórios, não gostei por causa da turbulência no capacete. Quinze dias depois e desanimado troquei de moto.

Na XT66 testei novamente uma bolha da criativa acessórios: na alta ou na baixa regulagem o turbilhão no capacete e a oscilação no guidon novamente tiraram o tesão em instalar uma bolha ou para-brisa.

Com 1,84 m prefiro aguentar o vento no peito a ter que viajar parecendo estar de carro com o vidro entre-aberto.

Abração.
HighLander
Roda Presa

Mensagem por HighLander »

Tenho uma bolha na Lander e um parabrisa na Drag. Não adianta: Não viajo mais sem isso... A diferença é violenta a favor do conforto, e a estética já não me incomoda mais. Prá dizer a verdade, até gosto.
GSX 750 F
DL650 VStrom
Boulevard C1500
Bandit 1250N
Versys 1000 GT
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Nunca se ganha dos dois lados:

Em bolhas tirando o vento do peito, ele é direcionado ao capacete, FATO, aumenta barulho, mas eu me acustumei e fico numa boa, pois sem a bolha o vento no peito mesmo andando a 110km/h faz muita diferença.

Bolha não tem que ficarparalela as bengalas, nem perpendicular, uma coisa não tem nada a ver com outra. A bolha deve ficar numa inclinação que permita o vento ser desviado suficientemente para as laterais fazendo diminuiro vento no capacete... por isso a bolha GIVI universal é tão eficiente... ela é bem curva e joga o vento mais pros lados do que pra cima.

Estéticamente eu gosto de bolha, parabrisa acho MUITO feio.

Como traz ganhos em aerodinâmica, em velocidades altas o consumo tende a diminuir, assim como a velocidade máxima aumentar.

Ainda não decidi qual vou usar na XT, pois a motovisor dizem ser paraticamente inútil e fora ela só tem uma mais horrível que a outra... pra mim funcionalidade tem que ficar equilibrado com desenho.

Atualmente estou andando bastante com a XT e com a Super do meu pai, a XT sem bolha, o ruído é menor porém o vento no peito é chato... acaba fazendo eu curvar as costas... Já na super a bolha é pequena demais, o vento pega no meu pescoço, além do barulho ser alto, não resolve muita coisa... a turbulência acaba jogando a chuva que ela desvia no piloto, deixando apenas o tanque seco... hahaha.
Na falcon com bolha motovisor, a bolha jogava o vento acima do meio da viseira do capacete, o ruído era o mesmo da super, porém melhorava MUITO o vento no peito/pescoço e a turbulência.

Na minha opnião o erro de projeto das motovisor tá naquela borda curva na parte de cima, ela provoca turbulência... se fosse lisa com certeza diminuiria o barulho.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Leandro 66
Motociclista

Mensagem por Leandro 66 »

Bom tópico.
:beer:
Yamaha MT 09
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Imagem
coloquei essa

e ficou assim, essa foto é do Fol, eu não tenho fotos da minha ainda, mas até a cor é a mesma...heheh
Ficou feio, mas bom demais.

Imagem
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Nos tempos do Debate Moto e Técnica, alguns camaradas deram dicas de como tentar diminuir a turbulencia do parabrisa, desde que o acessório permita regulagens, como os modelos que prendem no guidão, por exemplo.
Eu anotei e reproduzo aqui:
- deixe o parabrisa em paralelo com as bengalas dianteiras. A partir daí, incline para trás ou para frente procurando o melhor posicionamento. Isso só se consegue depois de alguns Km rodados de teste. E depende da curvatura do parabrisa.
- posicione a altura do parabrisa de maneira que o extremo superior da bolha dele fique em algum ponto a partir da linha dos ombros até pouco abaixo da altura dos olhos. Em alguma posição nesse intervalo, será o melhor para desviar o vento do capacete. Também vai ter que rodar um pouco para ver o resultado.
- em motos onde o parabrisa fica rente ao farol, tente alinhar a base da bolha com o aro do farol. E cuidado para que a bolha não fique próxima demais do aro do farol porque com a trepidação vai bater, e pode quebrar alguma coisa. Uns 2 cm de distancia entre aro de farol e bolha é o suficiente.

O parabrisa da Falconete do FOL que o Tio Frei mostra, está dentro do intervalo que mencionei. A minha ex-Falconete tiha um parabrisa exatamente desse tamanho e posicionado praticamente dessa forma. Uma delícia andar nessa moto desse jeito.

Eu acho interessante pegar uma estradinha, levar as ferramentas necessárias para ajuste, e testar. Une o útil ao agradável, regula o parabrisa para uso em estrada, e já faz um passeio.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Picolli, eu dei uma sorte desgraçada, pois coliquei o para-brisa e ficou numa posição perfeita pra mim, to até com medo de mexer e não acertar mais.

na outra moto, uma fazer, apanhei e nunca consegui deixar bom, até que enchi o saco e tirei a bolha.

Abraços
Bira

Mensagem por Bira »

Tio Frei escreveu:eu coloquei uma givi a600 na fracon, cagou com o visual da moto. Mas não tiro mais

Como a bolha é bem alta e tem um desenho bem feito ela desvia muito bem o vento e o ruído no capacete aumentou muito pouco. Na chuva deu uma melhorada muito boa. Quase não molha o peito.

O melhor, a 110 ou 120 por hora dá pra andar com a viseira levantada sem vento no rosto e com relativo silêncio. Colocando a mão no ar atras dela dá pra sentir que o ar tá passando por cima do capacete. Dei sorte, acertei a posição de primeira. Ficou feio, mas tá 10.

tenho 1,81 de altura.
a givi a600 tá com um custo-benefício imbatível. tô pensando em colocar uma na b12 pra substituir a motovisor trincada, caso desista de vendê-la.
henriq
Roda Presa

Mensagem por henriq »

Tio Frei escreveu: coloquei essa

e ficou assim, essa foto é do Fol, eu não tenho fotos da minha ainda, mas até a cor é a mesma...heheh
Ficou feio, mas bom demais.

]
Realmente }:)

Na shadow eu usava um igual a esse (só não era Givi)... não viajava sem ela.

Bem na verdade, certa vez em Floripa resolvemos aproveitar a proximidade pra dar um esticada até a SRR, como estava um dia bonito e queria prender a câmera no guidão para filmar a subida, retirei a bolha :frt: .. pegamos um vento lazarento na 101 que quase me fez desistir e voltar pra colocar a bolha de volta aff.... nunca mais :pdl:
Biz 100 > Virago 250 > Shadow 600 > XT 600E à venda!

Imagem
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

É, todo mundo fala muito bem dessa givi, mas é feia que é o demo mesmo. E me importo muito com a estética (tanto que fui de falcon e não de xre300)
Esse buraco redondo (opaaaaa) que fica embaixo da bolha dá um ar de "peguei a bolha de outra moto e coloquei aqui". Nesse quesito a motovisor é melhor mesmo, mas, como comentam por aí, parece menos funcional.
Bem na verdade, o que é pior nessa givi é o apoio no guidão - mais uma tranqueira e montueira de coisas ali. Na motovisor, o encaixe é discreto, prendendo nos parafusos do painel.

Vamo ver o que dá ai. Vamos ver mais relatos.

Allende
Responder