URGENTE - Alienação fiduciária e Uruguay
URGENTE - Alienação fiduciária e Uruguay
Caríssimos,
Desculpem-me postar aqui no "tudo", mas é que tenho pressa e aqui é mais visto. Depois pode ser movido se for o caso, enfim.
Postei já sobre uma viagem que vou fazer, começando agora na sexta-feira, para o Uruguai - http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... =3&t=16351
Sei que bastante gente aqui vai para o Uruguai de vez em quando, podem me dar uma luz.
Acontece que a moto que comprei esteve alienada ao Banco do Brasil um tempo, o dono anterior tinha financiado. Houve liberação da alienação pelo banco (confirmado pelo banco e consta no site do Detran, tudo certo), mas o cara não mandou fazer o doc. novo (ou seja, consta no documento de registro do veículo a alienação ainda, embora ele esteja oficialmente liberado).
Bueno: contatando o consulado do Uy, me disseram que é necessária uma autorização da financeira quando o bem está alienado, para que se possa conseguir o permiso e rodar 100% legal no território uruguaio. Ocorre que o BB já fincou pé que não vai fornecer qualquer autorização, tendo em vista que a moto já está liberada e nem existe mais o financiamento (quitado). O BB também não fornece mais a carta de liberação em papel, pois segundo eles agora só existe o documento eletrônico remetido diretamente ao detran.
Bom... o documento (oficial) novo não vai chegar a tempo. E agora?
O que o Banco do Brasil forneceria é a página (site) do detran, impressa, onde consta que ele já efetuou a liberação junto ao órgão, assinada por um gerente do banco e respectivo carimbo (no entanto, sem o reconhecimento da firma, o que, segundo o consulado, é necessário.
Já pensei até em fazer uma ata notarial do site do detran... não sei se adianta. A info no site é esta: "Veículo Alienado: BANCO DO BRASIL
Liberação da Alienação Fiduciária recebida do Agente Financeiro. Comparecer ao CRVA para sua efetivação."
Será que aceitariam isso lá? Não estou a fim de rodar trocentos km para chegar lá e ser barrado na fronteira (sendo que o resto da família já vai ter passado de carro).
Grato pelo auxílio/dicas/enfim.
Desculpem-me postar aqui no "tudo", mas é que tenho pressa e aqui é mais visto. Depois pode ser movido se for o caso, enfim.
Postei já sobre uma viagem que vou fazer, começando agora na sexta-feira, para o Uruguai - http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... =3&t=16351
Sei que bastante gente aqui vai para o Uruguai de vez em quando, podem me dar uma luz.
Acontece que a moto que comprei esteve alienada ao Banco do Brasil um tempo, o dono anterior tinha financiado. Houve liberação da alienação pelo banco (confirmado pelo banco e consta no site do Detran, tudo certo), mas o cara não mandou fazer o doc. novo (ou seja, consta no documento de registro do veículo a alienação ainda, embora ele esteja oficialmente liberado).
Bueno: contatando o consulado do Uy, me disseram que é necessária uma autorização da financeira quando o bem está alienado, para que se possa conseguir o permiso e rodar 100% legal no território uruguaio. Ocorre que o BB já fincou pé que não vai fornecer qualquer autorização, tendo em vista que a moto já está liberada e nem existe mais o financiamento (quitado). O BB também não fornece mais a carta de liberação em papel, pois segundo eles agora só existe o documento eletrônico remetido diretamente ao detran.
Bom... o documento (oficial) novo não vai chegar a tempo. E agora?
O que o Banco do Brasil forneceria é a página (site) do detran, impressa, onde consta que ele já efetuou a liberação junto ao órgão, assinada por um gerente do banco e respectivo carimbo (no entanto, sem o reconhecimento da firma, o que, segundo o consulado, é necessário.
Já pensei até em fazer uma ata notarial do site do detran... não sei se adianta. A info no site é esta: "Veículo Alienado: BANCO DO BRASIL
Liberação da Alienação Fiduciária recebida do Agente Financeiro. Comparecer ao CRVA para sua efetivação."
Será que aceitariam isso lá? Não estou a fim de rodar trocentos km para chegar lá e ser barrado na fronteira (sendo que o resto da família já vai ter passado de carro).
Grato pelo auxílio/dicas/enfim.
Em tempo: o que o Banco do Brasil me informou (divergindo da info. do próprio consulado) é que a autorização só é necessária em caso de Leasing, no qual consta no documento do veículo o proprietário como banco do Brasil, e nas observações o nome do mutuário como "favorecido".
No meu caso, não há leasing, era um simples CDC do proprietário anterior. No documento, consta ele mesmo como proprietário, apenas nas observações a alienação fiduciária.
Só valeu!
No meu caso, não há leasing, era um simples CDC do proprietário anterior. No documento, consta ele mesmo como proprietário, apenas nas observações a alienação fiduciária.
Só valeu!
Silveira,
Vou te dar uma opinião de quem ja viu situacoes parecidas: Espere o documento. Se voce nao for parado (o que dificilmente nao ira acontecer) na ida, provavelmente voce terá problemas na volta. Isso ainda do lado Brasileiro.
Exemplo do que acontece com os brasileiros que rodam com carro sem autorizacao das locadoras (papel registrado em cartorio) pra cruzar a fronteira foz/argentina: Sao presos normalmente pelo exercito deles la e na sorte o brasil eh comunicado 24 horas depois... Na fronteira foz/paraguai ate passa, mas vira alvo dos policiais e exercito de la (tanto pra suborno, como roubo).
Aguarde um pouco, faca a baixa da alienacao no detran dai e viaje tranquilo.
um abraço e espero q ajude.
F.
Vou te dar uma opinião de quem ja viu situacoes parecidas: Espere o documento. Se voce nao for parado (o que dificilmente nao ira acontecer) na ida, provavelmente voce terá problemas na volta. Isso ainda do lado Brasileiro.
Exemplo do que acontece com os brasileiros que rodam com carro sem autorizacao das locadoras (papel registrado em cartorio) pra cruzar a fronteira foz/argentina: Sao presos normalmente pelo exercito deles la e na sorte o brasil eh comunicado 24 horas depois... Na fronteira foz/paraguai ate passa, mas vira alvo dos policiais e exercito de la (tanto pra suborno, como roubo).
Aguarde um pouco, faca a baixa da alienacao no detran dai e viaje tranquilo.
um abraço e espero q ajude.
F.
- Rodrigo Paula
- Motoqueiro
Re: URGENTE - Alienação fiduciária e Uruguay
Estranho o Detran do RS. Aqui em MG quando o financiamento está quitado, o sistema de Gravame do Detran não consta impedimento, é só ir ao próprio Detran com o veículo e realizar a transferência. Não leva mais do que 2 horas.
Valeu
Valeu
Aqui no RJ voce nem precisa agendar.Rodrigo-BH escreveu:Estranho o Detran do RS. Aqui em MG quando o financiamento está quitado, o sistema de Gravame do Detran não consta impedimento, é só ir ao próprio Detran com o veículo e realizar a transferência. Não leva mais do que 2 horas.
Valeu
É só ir com o Duda pago e ir direto ao posto de vistoria e o documento sai na hora.
Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
- Rodrigo Paula
- Motoqueiro
Aqui em MG não tem agendamento. O documento "sai na hora" tbm. Citei que demora 2 horas pq vc tem que pagar uma taxa bancária, realizar a vistoria e voltar na guiché para pegar o documento. Sempre tem uma fila pra enfrentar, daí as duas horas.KleberGT escreveu:Aqui no RJ voce nem precisa agendar.
É só ir com o Duda pago e ir direto ao posto de vistoria e o documento sai na hora.
Um abraço,
Kleber
valeu
- Rehbein
- Motoqueiro
Silveira, vou seguido ao Uruguai, e eles complicam:
- Documento em nome de terceira pessoa (não está no teu nome) precisa autorização do dono com firma reconhecida;
- Documento em nome da financeira (leasing) também precisa autorização com firma reconhecida.
Estando o documento em teu nome (mesmo alienada) passa tranquilo, é o meu caso.
Abraços.
- Documento em nome de terceira pessoa (não está no teu nome) precisa autorização do dono com firma reconhecida;
- Documento em nome da financeira (leasing) também precisa autorização com firma reconhecida.
Abraços.
"Você já abraçou sua moto hoje?"
Viajamos assim e fomos parados na entrada em Rivera/UY e na saída, em Chuy/UY. Na saída fomos pegos num trevo com radar móvel marcando 94 km/h onde pedia 60 km/h.Rehbein escreveu:Silveira, vou seguido ao Uruguai, e eles complicam:
Abraços.
O policial levou-nos até a viatura, escondida em meio as placas para pedir suborno descaradamente.
Enfim, no documento nada foi comentado, mas ficamos chateados pelo ato do policial. Rodamos o Uruguay inteiro sem problema algum.
Abs
Silveira,
Atrasa a tua viagem em 2 dias, faz a baixa da alienacao no documento junto ao detran, no rj eh o procedimento eh rapido, imagino que seja comum a todos os detran e manda ver.
nao vai ficar a merce de arrego ou de passar situacoes desncessarias. viagem eh pra ser sonho e nao pesadelo.
abs
Atrasa a tua viagem em 2 dias, faz a baixa da alienacao no documento junto ao detran, no rj eh o procedimento eh rapido, imagino que seja comum a todos os detran e manda ver.
nao vai ficar a merce de arrego ou de passar situacoes desncessarias. viagem eh pra ser sonho e nao pesadelo.
abs
- Fredericow
- Motoqueiro
isso mesmo, não faça sua viagem virar um inferno, passe no detran, transfira essa moto e retire a restrição. Daí em diante todas as portas se abrirão.
honda sh150i
- mobi
- Motociclista
- Contato:
Exatamente, é só pagar tudo que estiver pendente no veículo em termos de documentação - IPVA, licenciamento, multas, seguro obrigatório - e solicitar a transferência pro seu nome. É a coisa mais simples do mundo, pois é a financeira quem libera a autorização de transferência - GRAVAME - 10 dias no máximo depois de paga a última parcela do financiamento. O meu carro não passei pro meu nome ainda pois tenho que quitar uns impostos antes de 2009. Tendo pago isto, não tem nenhum impedimento: recebe o novo licenciamento pelo correio em casa em uma semana ou menos.Rodrigo-BH escreveu:Estranho o Detran do RS. Aqui em MG quando o financiamento está quitado, o sistema de Gravame do Detran não consta impedimento, é só ir ao próprio Detran com o veículo e realizar a transferência. Não leva mais do que 2 horas.
Valeu
[]s,
Mobi
Bandit 650S 09/10 Pearl Nebular Black - Xenon 6K :: Yoshimura TRS Titanio :: Manoplas aluminio grafite :: Filtro K&N :: Velas Iridium :: Retrovisores Everlast
Ôpa!
Estou acompanhando com atenção para decidir o que fazer.
O problema não é a "liberação" da moto (o que já foi feito pela financeira) nem a trasferência no detran (na hora). O problema é que o documento aqui é enviado via correio. Ainda mais, segundo os CRVA, foi trocada a gráfica que imprime o dito cujo; então, em vez do prazo normal (poucos dias), pode levar até 10 dias.
Um policial civil me disse que indo direto ao detran eles têm um setor para "pedidos urgentes" (claro que com um nome burocrático diferente). Vou tentar isso assim que me liberar do trabalho aqui às 11:30.
Obrigadão pela atenção, postarei novidades!
Estou acompanhando com atenção para decidir o que fazer.
O problema não é a "liberação" da moto (o que já foi feito pela financeira) nem a trasferência no detran (na hora). O problema é que o documento aqui é enviado via correio. Ainda mais, segundo os CRVA, foi trocada a gráfica que imprime o dito cujo; então, em vez do prazo normal (poucos dias), pode levar até 10 dias.
Um policial civil me disse que indo direto ao detran eles têm um setor para "pedidos urgentes" (claro que com um nome burocrático diferente). Vou tentar isso assim que me liberar do trabalho aqui às 11:30.
Obrigadão pela atenção, postarei novidades!
Essa foi a informação que me deu o Banco do Brasil, mas confesso que fiquei com os dois pés atrás. Se for isso mesmo, barbada... a autorização do antigo proprietário com firma reconhecida eu já providenciei.Rehbein escreveu:Silveira, vou seguido ao Uruguai, e eles complicam:
Buenas,
Com a dica de um Policial Civil apaixonado por carros, descobri que existe uma certdão emitida pelo próprio CRVA, na qual eles certificam que aquele gravame do documento já foi liberado. Não vai reconhecido em cartório, mas enfim... é do próprio CRVA, é para ser a mesma coisa.
Assim sendo, resolvido ou não vou com essa documentaçao ai e espero que dê certo.
Obrigado pela atenção e pelas dicas de todos, agora é pegar a estrada e curti-la, apenas torcendo para não sair nada errado.
Com a dica de um Policial Civil apaixonado por carros, descobri que existe uma certdão emitida pelo próprio CRVA, na qual eles certificam que aquele gravame do documento já foi liberado. Não vai reconhecido em cartório, mas enfim... é do próprio CRVA, é para ser a mesma coisa.
Assim sendo, resolvido ou não vou com essa documentaçao ai e espero que dê certo.
Obrigado pela atenção e pelas dicas de todos, agora é pegar a estrada e curti-la, apenas torcendo para não sair nada errado.
- Motoqueiro
Silveira vai tranquilo, a pior coisa é a propina exigida, se bem que no UY nunca me pediram...
Bom passeio !
Abraços.
Bom passeio !
Abraços.
"Você já abraçou sua moto hoje?"