Previsões do Tio Russo para 2008... texto nada agradável...

Grupo de discussão geral sobre motos.
Rony
Roda Presa

Re: Previsões do Tio Russo para 2008... texto nada agradável

Mensagem por Rony »

Pois é Dom Russo, esses nºs são assustadores, mas é bem o reflexo da nossa realidade, não sei ai onde vc mora mas aqui em Sampa, por exemplo, andar de ônibus é um suplício, onde o caretinha pra atravessar 20km de ruas demora 3 horas num ônibus cheio até as tampas sendo pisoteado. De saco cheio de perder 6 horas (ida e volta) da sua vida dentro de um coletivo, vai tirar carta de moto (o que eu chamo de cursinho, pois só ensina a fazer o exame, dirigir que é bom nada) compra uma moto em trocentas parcelas . Depois que pega confiança na motoca, sai feito loco ruas a fora.
G day Mate !

RD350 - kenny
Hunter 125
RX 125 - Do maninho
TDR180 - azul M1
Ténéré 600 89
Pegaso 650
Bandit 1200 02
Atual - Versys 650

Use Crivo das Três Peneiras - Verdade, Bondade e Utilidade
[/i]
Rad
Motoqueiro

Re: Previsões do Tio Russo para 2008... texto nada agradável...

Mensagem por Rad »

excelente texto, ótima hora para postá-lo, e vamos levar em nossos dias de 2008 esta
"auto-consciencia" que o Russo nos brinda para que as estatististicas não façam a nós aqui do M@D e de outros foruns, amigos virtuais ou não, sermos parte desses fatidicos e pertubadores indices.

Todos os dias, em 32y que ando de moto, tenho medo, tenho respeito e procuro dirigir por mim e por todos que estão num raio de 200 mts de mim. Vejo os meninos numa idade maravilhosa morrendo, sofrendo,, quem já foi num hospital de trauma sabe,,,

Sempre peço baixinho, que minha mente esteja ativa como um sonar, que eu preveja, e tenha a clarividencia necessária para desviar quando necessário. que o fortuito não se torne infortúnio em mim e no meus amigos.

E me preparo dia a dia, pois tenho 48,, e terei de em algum momento lá na frente devido até a força dos anos e reflexos do corpo, ter de abandonar essa parte de mim,,,

as vezes me pego vendo classificados de triciclo. :roll:
m@gro
Dinossauro

Mensagem por m@gro »

Estou sem moto faz uns três meses, tô que não aguento mais de saudades de sentir aquele vento na cara, curtir a natureza, enfim viver todo o prazer que a moto sempre me proporcionou...

Agora.... lendo o texto, vem a reflexão... todos nós sabemos que acidentes envolvendo motos estão muito elevados, mas a estatística assusta mais.
Seria interessante termos os mesmo levantamento com a circulação dos outros veículos.

Creio que a probabilidade(segundo as estatísticas) de nos envolvermos em acidentes com sequelas é bem maior quando estivermos sobre duas rodas.

Mas... o que fazer... viver de lembranças... como era bom andar de moto...

A estatística dos homicídios.. seja por arma de fogo ou arma branca, não deve ser pequena, assaltos, balas perdidas.. etc...

Conclusão:
NÃO VOU MAIS SAIR DE CASA... SERÁ QUE "vou viver mais"....

tenho que trabalhar, depois volto a divagar....

até mais
m@gro
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Uma dúvida, ok que as "grandes" representam uma % pequena de acidentes, mas o volume de vendas das "grandes" é pequeno. Então pergunto: dentro do segmento das grandes, quantos % de acidentes relacionado ao número de unidades vendidas?

É por curiosidade mesmo.
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Rony,
Esse foi um dos motivos de resolver pegar a moto pra usar todo dia como transporte. O tempo de viagem (2hrs de ida e 2hrs de volta) e o valor gasto (cerca de 12 reais por dia).

Mas ultimamente SP está mais caótico que nunca, tem muita moto, e infelizmente muito "moleque" (entre aspas, pois não é idade é comportamento) andando igual animal. Não só motonóia cachorro louco, mas muito moleque de calça social e sapato indo pro trabalho, andando como se fosse o último dia de sua vida.

Tomei a resolução pra mim mesmo, antes do final do ano, com o tumulto pré Natalino, de andar a cerca de 5 a 10 km/h a menos que o limite da via. Paro atras do Onibus se for o caso, mas deixo os acelerados que vão tirar o pai da forca passarem correndo pra parar no próximo semáforo...
locatelli
Roda Presa

Mensagem por locatelli »

"- 28% dos acidentados não estará usando capacete (21% no Sul/Sudeste e 36% no Norte/Nordeste/Centro-Oeste);"

Isso é um numero muito grande, pra um pais que não se pode andar sem capacete...
Grupo Perdidos no Asfalto Canoas-RS
Imagem
Bode
Motociclista
Contato:

Mensagem por Bode »

Previsão em número de acidentes para os próximos 5 anos.

2008<2009<2010<2011<2012...
Imagem
Se você quer formar um pianista fodástico tem que começar cedo, senão terá um pianista MEDIANO.
Se você quer formar um piloto fodástico tem que começar cedo, senão terá um piloto M@DIANO.
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

No interior dos Estados do Nordeste, é fato, o uso do capacete é algo não posto em prática há anos, vários motociclistas compram motos usam por anos, vendem e nunca sequer possuíram um capacete, quem já viajou pelo Interior do Nordeste sabe o que estou dizendo. Eles viajam de bermuda, sandália de dedo e camiseta, quando ultrapasso um deles vejo a situação, fico preocupado.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Bruno
Roda Presa

Mensagem por Bruno »

Muito bom o post!
Bom pra refletir e passar o ano sem entrar para as estatísticas.
Cada Km rodado é uma experiência acumulada!
resopi
Roda Presa
Contato:

Mensagem por resopi »

Primeiro Paraben elo estudo russo.

Alguem poderia se colocar a disposição para fazer mais laguns calculos encima dessa estatistica... como pro exemplo ver se o valor do DPVAT não é um absurdo, pegando o total de motos e multiplicar pelo valor do DPVAT para chegar no montante arrecadado de pois calcula a indenizção em caso de morte/invalidez/ferimentos para ver se arrecadação é mauito mais absurda doque o relamnte gasto....!!! essa é uma linha de pensamento legal!!!
Você não gosta de moto, mas sua filha gosta.....
HD DELUXE 1.600cc - Também conhecida como Agatha.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Resopi, pelo que sei a arrecadação não vai somente para pagar os seguros em caso de aciente, mas também para financiar o atendimento nos hospitais/bombeiros/ambulãncias. Ao menos na teoria.
Predator
Motoqueiro

Mensagem por Predator »

Ótimo resumo, Russo.
Fica a dúvida em saber a porcentagem de acidentes provocados pela irresponsabilidade dos condutores de motos e dos condutores de carros, uma vez que aprende-se apenas a "passar no exame"...
Imagem
knightrider
Motociclista

estatísticas

Mensagem por knightrider »

parabens russo.

o vosso estudo espelha a realidade.
assistí pela televisão um acidente na imigrantes/sp causado por imprudência de 01 motociclista. já havia 01 acidente e o piloto e garupa sendo atendidos quando um imprudente não percebendo que o motociclista da frente reduziu, encheu a trazeira e foram os quatro ao chão.

sem falar que apesar de haver solicitado que aguardassem, vários motociclistas insistiam em avançar pelos cantos.

esses fatos levam a população que não tem moto a nos detestar. e elevar o valor dos seguros, obrigatórios ou não.
juraX
Motoqueiro

Mensagem por juraX »

Há uma regulamentação, direcionada aos motoboys, que exigirá um mínimo de 2 anos de
habilitação na categoria A, lógicamente, sem multas no último ano, além de curso teórico de capacitação, como requisitos mínimos indispensáveis a quem quizer começar a trabalhar neste ramo. Isso ae deverá entrar em vigor ainda neste ano. Mas junto a isso também deveria ser obrigatório aos empregadores fornecer equipamentos adequados á uma pilotagem segura para os motoboys. São medidas que pódem contribuir para a diminuição de acidentes, ou a gravidade destes, neste setor.
Quanto á formação básica de todos os motociclistas, o CONTRAN já demorou pra implementar novas regras visando um melhor preparo principalmente na parte prática do processo, o que também poderá em muito contribuir pra uma diminuição dos acidentes.
Mas o problema não está sómente numa possível indigência teórico/prática, mas também na boa vontade ou capacidade das pessoas em não tomar decisões no trânsito influenciados por momentos de raiva/irritação, ou até mesmo, após exagerar nas bebidas alcóolicas. Aliás, esse é o tipo de educação que deve vir, principalmente, de casa .
Ex Strada 2002, ex Tw 2005, ex XREabs 2010, ex ER6abs. Agora, coxinha.
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

...
Editado pela última vez por Castelo em 01 Jan 2009, 18:14, em um total de 1 vez.
n3cr0n

Mensagem por n3cr0n »

tem uma dessa aqui em curitiba na star news so nao sei o preço
Rony
Roda Presa

Mensagem por Rony »

Medeiros Neto escreveu:No interior dos Estados do Nordeste, é fato, o uso do capacete é algo não posto em prática há anos, vários motociclistas compram motos usam por anos, vendem e nunca sequer possuíram um capacete, quem já viajou pelo Interior do Nordeste sabe o que estou dizendo. Eles viajam de bermuda, sandália de dedo e camiseta, quando ultrapasso um deles vejo a situação, fico preocupado.
Pô Medeiros o que vc disse é pura realidade, além desses aspectos de falta de segurança, as vezes o cara leva a casa inteira+ filhos, mulher, cachorro, cabrito e anda naquelas estradinhas escuras e muitos sem qualuer luz na moto.
G day Mate !

RD350 - kenny
Hunter 125
RX 125 - Do maninho
TDR180 - azul M1
Ténéré 600 89
Pegaso 650
Bandit 1200 02
Atual - Versys 650

Use Crivo das Três Peneiras - Verdade, Bondade e Utilidade
[/i]
Emerson
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Emerson »

Parabéns russo, otimo texto para refletirmos e rever as nossas atitudes perante o trânsito, concordo que deveriamos ter uma formação básica melhor também dos motociclistas mais tem uma coisa que me preocupa muito... muitos acidentes envolvendo moto são causados por motoristas de carro e ninguém fala em qualificar melhor os motoristas também, eu já senti na pele e sinto até hoje pela irresponsabilidade de uma "mau"torista.
Aqui entre meus amigos e colegas de motoclube sempre discutimos que a educação no trânsito deveria vir da escola, desde a primeira série até o ultimo ano do ensino médio, só aí que essas estatisticas vão começar a ser tão desfavoráveis a nós motociclistas...
Emerson Librelato - Motoclube Descendentes da Estrada - Gravataí - RS
RF900R
EN125 yes
Imagem
Wolvera
Motoqueiro

Mensagem por Wolvera »

Albert escreveu:O q aparece de nó cego no trânsito compra uma moto pra sair de dentro do ônibus é q me assusta. Acho q todos deveriam treinar um ou dois meses antes de sair pro trânsito pesado, para se ter uma noção de espaço, frenagem, comportamento da moto. Mas tem uns, mesmo com experiência, sobem na moto e só querem saber onde é o acelerador e onde sobe marcha. Minha namorada msm comprou a moto no começo de Dezembro de 2006. Foi usar a moto diariamente somente em fevereiro. Nesse meio tempo eu saia com ela, ela saía sozinha nas ruas por perto de casa. Tenho certeza q esse auto-treinamento foi muito proveitoso pro dia-a-dia no trânsito q ela leva.

Quanto aos nós cegos, é só dar uma olhada em como eles aprendem a andar de moto hoje em dia em auto-escola...é ridículo...

Dizer que tu saber fazer um 8 vai te salver no transito, é mais ridículo ainda...
Você já foi hoje? Não? Tá esperando o quê, então?

Sem popopó.

M@d, desviando das flechas da ditadura desde 2005.
Quando se tem razão, a recompensa é o silêncio.
Wolvera
Motoqueiro

Mensagem por Wolvera »

....se a receita do povão fosse bem maior, garanto que os números de acidentes com motos de cilindrada maior aumentaria muito...e acidentes fatais, afinal bater com a cabeça a mais de 200km/h num onibus é morte certa...

...as 125 só chegam a 115 km/h. Algumas 200 a 130...twister, a 169,99897631235... :?
Você já foi hoje? Não? Tá esperando o quê, então?

Sem popopó.

M@d, desviando das flechas da ditadura desde 2005.
Quando se tem razão, a recompensa é o silêncio.
Responder