TX 650 - Belo trabalho de restauração.

Grupo de discussão geral sobre motos.
arthurneto
Roda Presa

Re: TX 650 - Belo trabalho de restauração.

Mensagem por arthurneto »

Ai meu Deus!
Num posso ficar vendo essas coisas lindas...
Tenho paixão por motos antigas!
SUZUKI GSX 650F 09
CB 450 92
"O Congresso Nacional é um local que:
se gradear vira zoológico,
se murar vira presídio,
se colocar uma lona em cima vira circo,
se colocar lanternas vermelhas vira prostíbulo
e se der descarga não sobra ninguém."
cjunior
Roda Presa

Mensagem por cjunior »

coisa linda essas motos da década de 70!!!!

parabéns a quem fez esse trabalho!!!
BUELL XB12X ULYSSES 2008
Rehbein
Motoqueiro

Mensagem por Rehbein »

Um mimo, moto lindíssima !!! Parabéns pelo trabalho !

Abraços.
"Você já abraçou sua moto hoje?"
Lee
Roda Presa

Mensagem por Lee »

Espetacular!
Não duvido nada ter sido restaurada pelo Takeshi aqui de São Paulo.
O japa sabe tudo e mais um pouco sobre as TX!
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

A gurizada nova olhe bem as fotos dessa TX. Trata-se de um exemplo de moto com cara de moto.

Foi um tempo em que existia preocupação com o conforto do piloto e carona.
Hoje existe preocupação com o motor.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Dipt
Motociclista

Mensagem por Dipt »

Velho parabéns tua moto ficou linda.

Abraço
INTRUDER LC 1500 2000 La GoRdA
"Bebo, fumo, ando de Opala e de moto, não gosto de covardia e futilidade, sou reacionário pra caralho e meu ídolo de infância é Charles Bronson!!!
julio batatais

Mensagem por julio batatais »

DIPT-MARAUDEIRO escreveu:Velho parabéns tua moto ficou linda.

Abraço
hain?
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

piccoli escreveu:A gurizada nova olhe bem as fotos dessa TX. Trata-se de um exemplo de moto com cara de moto.

piccoli, acho que antigamente também havia uma tremenda preocupação com motor. Tanto que eles eram feitos para durar. :lol:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
GoGoBoy
Mito

Mensagem por GoGoBoy »

hehehehehehehe
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...

qual é o negócio, he-man?
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

Marcus DT escreveu:
Youssef escreveu:Eu gosto de ver o "antes e o depois"

Marcus DT - essa CB 550 está pedindo por um arestauração. Vai ficar linda.
Nem me fale cara! É a minha décima prioridade neste momento, mas é fato que um dia farei sim (nem que leve 10 anos). De preferência trazendo todas as peças mecânicas de fora (com preço justo) e a parte estética com quem entende e gosta de ferrugem. Acho que o mais difícil num trabalho desses é a paciência, achar M.O. descente e com preço justo e principalmente, o dinheiro hehe :-D ! Primeiro preciso me estabilizar financeiramente, o resto é consequencia.
Vou te dar um conselho:

NUNCA A DESMONTE INTEIRA!!!

Entendeu?

Depois, voce vai parar pelo meio e vai desanimar, isto, acontece com um monte de gente.

Setorize as coisas e faça aos poucos, deixe o motor por último.

Eu sei que parece coisa de louco deixar o motor pelo fim, mas, entenda a informação que estou te dizendo.
O motor é a parte mais cara e se voce começar por aí, voce vai ser enrolado ou vai achar que o dinheiro gasto não vale a pena.

Se começar em outras coisas mais simples, quando voce chegar no motor, voce vai ter uma experiência razoável e terá critério com base mais técnica para cobrar exatamente o que quer seja de qual profissional que usar.

Estou te dando o maior macete para dar certo uma restauração caseira.
Se for em loja, eles vão desmontar a coisa toda para poder te cobrar tudo a peso de ouro.
Aó o serviço é inevitável, tá tudo desmontado mesmo. Só que no meio do caminho somem coisas e aí voce começa a comprar as peças da tua própria moto de novo.

Pimba!!! Falei mais do que devia.

Tem algum restaurador de traquitana velha por aí?
Espero que não.

Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

KleberGT escreveu:
Youssef escreveu:Eu gosto de ver o "antes e o depois"

Marcus DT - essa CB 550 está pedindo por um arestauração. Vai ficar linda.
Vou te dar um conselho:

Entendeu?

Depois, voce vai parar pelo meio e vai desanimar, isto, acontece com um monte de gente.

Setorize as coisas e faça aos poucos, deixe o motor por último.

Eu sei que parece coisa de louco deixar o motor pelo fim, mas, entenda a informação que estou te dizendo.
O motor é a parte mais cara e se voce começar por aí, voce vai ser enrolado ou vai achar que o dinheiro gasto não vale a pena.

Se começar em outras coisas mais simples, quando voce chegar no motor, voce vai ter uma experiência razoável e terá critério com base mais técnica para cobrar exatamente o que quer seja de qual profissional que usar.

Estou te dando o maior macete para dar certo uma restauração caseira.
Se for em loja, eles vão desmontar a coisa toda para poder te cobrar tudo a peso de ouro.
Aó o serviço é inevitável, tá tudo desmontado mesmo. Só que no meio do caminho somem coisas e aí voce começa a comprar as peças da tua própria moto de novo.

Pimba!!! Falei mais do que devia.

Tem algum restaurador de traquitana velha por aí?
Espero que não.

Um abraço,
Kleber
Fala Kleber, entendo pouco de restauração, esses conselhos são muito importantes - e concordo plenamente com tudo que você disse. Até porque esse será um trabalho demorado, acredito que vá levar um bom tempo (coisa de mais de ano pra ficar 100%). Se desmontar - ainda mais em oficina - por mais que seja de confiança, acredito que se deixar lá por mais que 1 ou 2 meses é inevitável que as coisas se percam. Minha intenção será levar a moto para Teresópolis, onde é a casa dos meus avós e poder fazer por partes mesmo. Eu não sou mecânico - principalmente em se tratando de motores 4T - mas o básico eu me garanto em desmontar (quadro, suspensões, tirar o motor do quadro, tanque, plásticos, rodas, etc) e ir arrumando cada componente com um profissional competente.

Quando for começar essa saga vou pedir tua ajuda e de outros entendidos do M@D, tanto para conseguir as peças quanto indicação de M.O. Acredito que dê pra comprar muitas peças do motor / caburadores nos EUA (a preço justo), espero. Seguindo teu conselho, pretendo começar pela parte estética: quadro, tanque, paralamas, laterais, balança, garfo, rodas, etc. Deixo só o motor fora da moto, fechadinho e bem guardado né? Depois de ficar com o esqueleto 100% busco um mecânico que goste de velharia, levo o motor e carburadores para desmontar e ver tudo que precisa trocar. Com a listinha começo a buscar as peças (sem demorar muito pro motor não "minguar da oficina"). Acredito que pistões, biela, câmbio, etc. esteja tudo 100%, a moto tem menos de 80.000 kms muito bem rodados pelo meu pai (maioria estrada). Negócio vai ser trocar as peças que acabaram pela falta de uso (retentores, anéis, kit do carburador, discos de embreagem, etc). Uma outra duvida que tenho é com relação a parte elétrica destas motos. Tem como "atualizá-las", melhorar de alguma forma? Algum conselho do que fazer, o que não fazer? Apesar de ser uma "relíquia" meu perfil não é de colecionador - depois de restaurá-la vou utilizá-la de verdade, pretendo viajar com ela (lógico que não será minha primeira moto, mas não vai ficar parada na garagem).

Outra coisa que imagino ser extremamente cara são os detalhes, como restaurar painel, achar cabos compatíveis e novos, etc. Será que é complicado de achar as peças e quem faça? Não gosto muito de gambiarra - não que eu seja contra, mas não conheço quem faça bem feito (e eu não levo jeito para professor pardal, ehehe).

Obrigado,
Marcus DT
claudio
Motociclista

Mensagem por claudio »

Em se tratando de restauração, meus sonho seria uma Z1R 4T e uma cadeira elétrica Mach, 3 cilindros 2T, freio a tambor, óleo misturado no tanque, M-50 ou Bel -Ray, e tome peixe frito na cara. ;-) ;-) ;-)
Kona The King
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

putz, essa TX é uma legítima cópia (como foi caracerístico das japonesas na década de 70), muito bem feita por sinal, das inglesas da década de 50-60... se não me engano ela tem o virabrequim roletado... a lenta dela lembra muito a das norton... dá pra contar as subidas do pistão... linda a moto...
Andrei
R1200GORDA
claudio
Motociclista

Mensagem por claudio »

Andrei escreveu:putz, essa TX é uma legítima cópia (como foi caracerístico das japonesas na década de 70), muito bem feita por sinal, das inglesas da década de 50-60... se não me engano ela tem o virabrequim roletado... a lenta dela lembra muito a das norton... dá pra contar as subidas do pistão... linda a moto...
Andrei, você chegou a conhecer as XS, tricilindrico, 4T e eixo cardã. O urro do escapamento parecia uma ferrari 12 cilindros.

Imagem
XS 750
Editado pela última vez por claudio em 09 Dez 2009, 10:57, em um total de 1 vez.
Kona The King
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Marcus DT, sei que é uma tarefa que exige paciência e $$$ recuperar uma 550 Four dessas. Mas, para quem realmente gosta de motocicletas, essa é uma "cachaça" inestimável. Eu gostaria muito de ter uma CB 750 Four para restaurar. A única alteração que eu faria seria substituir a ignição por condensador e platinado por ignição por CDI ou ignição eletrônica. De resto, restauraria nos moldes originais de fábrica.

Desejo-lhe sorte na restauração dessa 550 Four. Essa moto é um tesão.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
calves
Novato

Mensagem por calves »

Parabéns mesmo! A motoca está linda!
Calves - Cláudio Alves

NX 350 Sahara 94 - Vermelha e Branca [Tiger]
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

putz, essa eu não conhecia não Cláudio, achei que tricilíndrica na década de 70 eram só as Suzuki GT...
show a moto...

agora, tu quer ronco legal ? pra mim não tem nenhum que supere a Norton NRV 588 com motor wankel... quem me dera uma dessas na garagem:

[media][/media]

aqui tá a ficha dela:

"This NRV-588 has an advanced, up-to-date technical specification using computers to control all operations, but the general
configuration is as follows:

Engine

* 588cc twin-rotor Wankel type
* Fuel injected, direct spray into both bell mouths
* Fully variable intake tract to peak maximum torque between 8000-11,000rpm
* Electric water pump
* Ducted fan air cooling for rotors
* Fly-by-wire throttle

Power

* Projected at 170 BHP @ 11,500 RPM
* Max torque 80 Ibs ft, at variable rpm

Chassis
Twin spar aluminium, by Spondon
Front Suspension
Ohlins upside-down fork
Rear Suspension
Ohlins specially made long-stroke single-sided direct connection unit
Brakes
AP Discs with radial mounted front callipers and rear 2 piston brake calliper.
Wheels
Dymag 16.5in
Tyres
Dunlop
Weight
130kg (dry)" :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Andrei
R1200GORDA
tuca
Roda Presa

Mensagem por tuca »

piccoli escreveu:A gurizada nova olhe bem as fotos dessa TX. Trata-se de um exemplo de moto com cara de moto.

E nessa Moto capricharam ate no Motor Piccoli, esse motor é todo roletado.. verdadeiro tanque de guerra, nao quebra.. ate nisso os caras capricharam. nao se faz mais motos como esta. A não se algumas Europeias de respeito ( BMW, Guzzi, Laverda..)
Creio em Darwin: Na seleção natural, os tolos vão acabar morrendo de um modo ou de outro
Responder