Sendo abordado pela PM - Dicas
Re: Sendo abordado pela PM - Dicas
Tem gente aqui que parece morar na terra da Alice...
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!
DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...
Link para o pombo gigante
DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...
Link para o pombo gigante
- AUGUSTOMURIAE
- Roda Presa
X2 (SEM MAIS PARA O MOMENTO)fellipão escreveu:RSrs....
Isso tudo me lembra o Fernandinho beira-mar - quando foram fazer uma revista na cela dele - já chegou falando ALTO pros policiais: SEM ESCULACHO......HEHEHEHEH... duvido que os caras esculacharam ele.
Sinceramente, tem muito Pm que gosta sim de querer humilhar nego que tá em blitz, principalmente gente de condição social mais baixa. Infelizmente, a idéia que temos de polícia "boa" é bem difernete da que os nossos empregados tem. Pergunte para a sua empregada doméstica se a Polícia passa pra ela sensação de medo ou de confiança....
to pra ver nego mais odiado do que advogado.....é engraçado, todo mundo odeia a bandidagem, mas tem nego que fuma um, compra produto pirata, sem nota, é o cara que dá ou ao menos oferece a caixinha pro policial.... é fácil vir aqui e falar.. mas nego gosta de se vangloriar falando que foi liberado pq deixou um cafezinho pro policial.. eu teria vergonha.
Eu sempre respeitei as abordagens (que foram muito poucas, somadas as da adolescencia) mas também não acho que você precisa abaixar a cabeça. Se polícia vier folgar pra cima de mim vai receber voz de prisão por abuso de autoridade!![]()
Outra coisa, revista, enquadro e o escambal.. que não seja uma blitz geral de vários carros ou pessoas (ainda que de forma aleatoria) pode sim configurar constrangimento ilegal.. revista, somente se tiver fundada suspeita..... tá no Código de Processo Penal.
Vamos parar de achar que o Estado pode tudo. Bope, Tropa de Elite, isso só é bom em filme. Infelizmente a polícia que nós temos está longe de ser exemploe.. e e esse texto foi escrito por qualquer pessoa, menos policial.
A vida dá muitas voltas, aproveite cada uma delas para aprender e crescer como pessoa humana!
-
GoGoBoy
- Mito
"SENTA O DEDO NESSA MERDA!"
(Cap. Nascimento)
(Cap. Nascimento)
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
Que monte de merda acabei de ler
Faltou ele escrever que quem paga o salario dele não é o LuLa, nem o governador nem o prefeito e sim somos nós, os CONTRIBUINTES
Portanto um mínimo de educação seria bom
Palavra de quem já teve um treszoitão apontado pra cabeça (e com a namorada na garupa) numa blitz
Faltou ele escrever que quem paga o salario dele não é o LuLa, nem o governador nem o prefeito e sim somos nós, os CONTRIBUINTES
Portanto um mínimo de educação seria bom
Palavra de quem já teve um treszoitão apontado pra cabeça (e com a namorada na garupa) numa blitz
DRAG STAR 650
Tá faltando reação do povo nessa merda toda... politico roba o quanto quer, policial aplica a lei qdo quer, como quer, estamos numa democracia que o povo deixa tudo passar, seja policial q abusa da autoridade, seja politico q mete a mão na nossa grana... queria ver se continuava assim se uma galera entrasse na merda do congresso e tocasse fogo em tudo... mostrasse q quem manda nessa merda de banania é o povo e não um bando de senador ladrão... fizesse valer nossos direitos, e que as leis protegessem ao invés de fiscalizar e ferrar quem só tá se ferrando pra viver dia após dia...
muito puto com isso tudo....
muito puto com isso tudo....

Policia correto (PM,PC, PF, GC, milico) não tem medo de advogadp, juiz ou delegado, pois sabe trabalhar e conhece a fronteira entre a firmeza (garantindo a sua propria segurança e fazendo seu serviço) e a truculencia que é errada e causa a maioria dos problemas.
Não é necessario "apontar arma na cara de ninguem" pois uma guarnição firme se posiciona de maneira a cobrir quem faz a abordagem e o abordado sequer fica sabendo que tem uma arma apontada.
Não é necessario "apontar arma na cara de ninguem" pois uma guarnição firme se posiciona de maneira a cobrir quem faz a abordagem e o abordado sequer fica sabendo que tem uma arma apontada.
Kona The King
-
Robson
pq advogado acha que é autoridade ??
Não sei pq acha que são. Mas já escapei de me fuder numa geral, estando bem errado, por causa da bendita carteira, rs...
Não é questão de medo. É que uma mão lava a outra. E todo mundo sabe disso....
Não é questão de medo. É que uma mão lava a outra. E todo mundo sabe disso....
XR200 - XLX250 - GS500 - CB500 - GSXF750 - CAGIVA W16 - VIRAGO 250 - VSTROM 650 - MSM
Postando besteira no M@D há 12 anos...
Será que exercitam essa valentia quando tem um brasão de "TJ" ou similar no canto esquerdo do para-brisas ?Véio escreveu:.
.
.
.
10. O famoso "mão pra cabeça" é uma ordem legal que tem auto-executoriedade, ou seja, nós podemos parar quem quer que seja segundo nosso poder discricionário e realizar uma busca pessoal, sem necessitar de mandado específico, o que você já deveria saber, sendo que se diz formado em direito.
Pms geralmente sao truculentos prq desconhecem a lei e não sabem a diferenca entre força do argumento e argumento pela força.
Lembrando que legitima defesa : "Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem" (art 25. cp)
Ou seja, não há justifica nenhuma para apontar uma arma a alguem que não oferece risco nenhum. Não é direito/dever da polícia ou de qualquer um outro colocar a vida de outro cidadão em risco.
Se algum dia eu estiver voltando da praia, na minha moto, so de bermuda (como normalmente ando aqui) e algum desses fazer uma coisa dessas, vou me atracar com o cara, prq vou entender que ele irá atirar.
Respeito tem de ser ambos os lados e não ha nada mais poderoso/forte que um "Bom dia/boa tarde. Documento do veiculo e habilitação" e na falta desses "Iremos proceder com o que a lei determina" e ponto acabou.
Não precisa de agressao, humilhação ou truculencia. Eh so fazer o serviço da maneira correta.
Chega de babaquice.
F.
Lembrando que legitima defesa : "Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem" (art 25. cp)
Ou seja, não há justifica nenhuma para apontar uma arma a alguem que não oferece risco nenhum. Não é direito/dever da polícia ou de qualquer um outro colocar a vida de outro cidadão em risco.
Se algum dia eu estiver voltando da praia, na minha moto, so de bermuda (como normalmente ando aqui) e algum desses fazer uma coisa dessas, vou me atracar com o cara, prq vou entender que ele irá atirar.
Respeito tem de ser ambos os lados e não ha nada mais poderoso/forte que um "Bom dia/boa tarde. Documento do veiculo e habilitação" e na falta desses "Iremos proceder com o que a lei determina" e ponto acabou.
Não precisa de agressao, humilhação ou truculencia. Eh so fazer o serviço da maneira correta.
Chega de babaquice.
F.
- Stromtrooper
- Roda Presa
- Contato:
Só para esclarecer:
Uma equipe em fiscalização de rotina, dependendo do local e do risco ao qual está exposta pode trabalhar com policiais portando armas ostensivamente, frequentemente portamos carabinas, espingardas e pistolas em posição de guarda baixa (a arma está visível, em prontidão para uso, mas apontada para uma direção segura), é intimidador para o cidadão comum? Certamente é, mas é absolutamente necessário. Divesas vezes na minha curta carreira (5 anos de PRF) já me deparei com resistência armada em abordagens, tentativas de fuga , disparos contra nossa equipe e já tive três colegas de minha delegacia atingidos por disparos de criminosos, sem contar em outras agressões como tentativas de atropelamento intencional.
Não entrarei no mérito da conduta de policiais em seus estados, pois sei que em um país continental como o nosso existem realidade extremamente contrastantes (já tive o desprazer de trabalhar no Rio durante o Panamericano).
Mas gostaria que vocês compreendessem que policiais agem com austeridade devido a natureza e o risco da atividade, não somos dóceis, mas também jamais apontamos uma arma gratuitamente para alguém e não sentimos o menor prazer em hostilizar quem quer que seja.
Certamente não fazemos a menor distinção de classe social e somos igualmente educados com o trabalhador da contrução civil em seu monza caindo aos pedaços e com o industrial em sua Cayenne zerinho. Qualquer dos dois que cometer um crime será preso, qualquer dos dois que cometer uma infração de trânsito será multado.
O procedimento de revista pessoal e em veículos é rotineiro. A fundada suspeita pode ser desencadeada por uma simples alteração do estado emocional do abordado. Portanto, se tu te estressar, aí é que a geral vai ser completa mesmo.
Graças a estes procedimentos são apreendidas tantas armas e drogas e muitos veículos roubados e clonados são recuperados. Se acontecer contigo não se preocupe, se está tudo ok seu carro e você serão liberados em poucos minutos.
Trabalhamos para proteger vocês, não para ameaçá-los.
===
Para os que acham que intimidam alguém:
Carteirinha da OAB e um pedaço de papel higiênico sujo vão te ajudar da mesma forma durante uma abordagem da PRF.
Se você mostrar uma carteirinha da OAB, do clube do livro, ou uma funcional qualquer, mesmo que seja da própria PRF na tentativa de acelerar a liberação em um procedimento de fiscalização, podemos configurar plenamente a fundada suspeita. Se o policial julgar necessário a geral será dada.
Adesivo do TJ? acorda pra vida! Eu pessoalmente já multei o secretário de segurança do RS após o mesmo carteirar. Tu acha que vou me abalar porque o cara é este ou aquele? Tá bom, se for o Lula talvez eu pense em botar no guincho...
Pessoas honestas em qualquer atividade não usam seus cargos como moeda de barganha para se safarem. Já ví um colega multar um juíz que eu conheço e o mesmo não se identificou.
Já fui multado pela PM e fiquei bem quietinho, nem me identifiquei, estava errado mesmo, assumo meus erros. Só mostro minha funcional se for necessário em função de minha atividade profissional ou se durante uma abordagem perceberem minha arma.
Uma equipe em fiscalização de rotina, dependendo do local e do risco ao qual está exposta pode trabalhar com policiais portando armas ostensivamente, frequentemente portamos carabinas, espingardas e pistolas em posição de guarda baixa (a arma está visível, em prontidão para uso, mas apontada para uma direção segura), é intimidador para o cidadão comum? Certamente é, mas é absolutamente necessário. Divesas vezes na minha curta carreira (5 anos de PRF) já me deparei com resistência armada em abordagens, tentativas de fuga , disparos contra nossa equipe e já tive três colegas de minha delegacia atingidos por disparos de criminosos, sem contar em outras agressões como tentativas de atropelamento intencional.
Não entrarei no mérito da conduta de policiais em seus estados, pois sei que em um país continental como o nosso existem realidade extremamente contrastantes (já tive o desprazer de trabalhar no Rio durante o Panamericano).
Mas gostaria que vocês compreendessem que policiais agem com austeridade devido a natureza e o risco da atividade, não somos dóceis, mas também jamais apontamos uma arma gratuitamente para alguém e não sentimos o menor prazer em hostilizar quem quer que seja.
Certamente não fazemos a menor distinção de classe social e somos igualmente educados com o trabalhador da contrução civil em seu monza caindo aos pedaços e com o industrial em sua Cayenne zerinho. Qualquer dos dois que cometer um crime será preso, qualquer dos dois que cometer uma infração de trânsito será multado.
O procedimento de revista pessoal e em veículos é rotineiro. A fundada suspeita pode ser desencadeada por uma simples alteração do estado emocional do abordado. Portanto, se tu te estressar, aí é que a geral vai ser completa mesmo.
Graças a estes procedimentos são apreendidas tantas armas e drogas e muitos veículos roubados e clonados são recuperados. Se acontecer contigo não se preocupe, se está tudo ok seu carro e você serão liberados em poucos minutos.
Trabalhamos para proteger vocês, não para ameaçá-los.
===
Para os que acham que intimidam alguém:
Carteirinha da OAB e um pedaço de papel higiênico sujo vão te ajudar da mesma forma durante uma abordagem da PRF.
Se você mostrar uma carteirinha da OAB, do clube do livro, ou uma funcional qualquer, mesmo que seja da própria PRF na tentativa de acelerar a liberação em um procedimento de fiscalização, podemos configurar plenamente a fundada suspeita. Se o policial julgar necessário a geral será dada.
Adesivo do TJ? acorda pra vida! Eu pessoalmente já multei o secretário de segurança do RS após o mesmo carteirar. Tu acha que vou me abalar porque o cara é este ou aquele? Tá bom, se for o Lula talvez eu pense em botar no guincho...
Pessoas honestas em qualquer atividade não usam seus cargos como moeda de barganha para se safarem. Já ví um colega multar um juíz que eu conheço e o mesmo não se identificou.
Já fui multado pela PM e fiquei bem quietinho, nem me identifiquei, estava errado mesmo, assumo meus erros. Só mostro minha funcional se for necessário em função de minha atividade profissional ou se durante uma abordagem perceberem minha arma.
>Vee preta, preta pretinha!<
>Respeite as Harleys, um dia você compra uma e descobre porque tanta gente adora essas motos.<
>Respeite as Harleys, um dia você compra uma e descobre porque tanta gente adora essas motos.<
Strom,
Que bom que voce entende que é um pais continental e que cada estado (as vezes cidades) tem diferenca no tratamento e principalmente no treinamento.
Se voce viajar para o paraná (direção a foz do iguaçu) você verá todos os tipos de PRF, desde os mais coerentes e corretos até os mais sujos e asquerosos.
Bem, mas isso não é exclusividade da Polícia, em todos as areas encontramos essas coisas. Voce falou bem da abordagem, mas concerteza os policiais não estarão apontando uma arma diretamente pro seu corpo ou cabeça, como é feito aqui no rio, na maioria das vezes.
É complicado mas de maneira geral é o seguinte: Tem bons e maus policiais e tem bons e maus profissionais.
Mas nao vamos esquecer que o maior bem é a vida/liberdade, então agir em acordo com isso é a melhor das políticas e dificilmente treinamento ensina isso... ou ensina ? (6 meses de acadepol não sao suficientes pra separar o joio do trigo, penso que as tendencias se acentuam nesse periodo).
Abracos,
F.
Que bom que voce entende que é um pais continental e que cada estado (as vezes cidades) tem diferenca no tratamento e principalmente no treinamento.
Se voce viajar para o paraná (direção a foz do iguaçu) você verá todos os tipos de PRF, desde os mais coerentes e corretos até os mais sujos e asquerosos.
Bem, mas isso não é exclusividade da Polícia, em todos as areas encontramos essas coisas. Voce falou bem da abordagem, mas concerteza os policiais não estarão apontando uma arma diretamente pro seu corpo ou cabeça, como é feito aqui no rio, na maioria das vezes.
É complicado mas de maneira geral é o seguinte: Tem bons e maus policiais e tem bons e maus profissionais.
Mas nao vamos esquecer que o maior bem é a vida/liberdade, então agir em acordo com isso é a melhor das políticas e dificilmente treinamento ensina isso... ou ensina ? (6 meses de acadepol não sao suficientes pra separar o joio do trigo, penso que as tendencias se acentuam nesse periodo).
Abracos,
F.
- CARLOS-BSB
- Dinossauro
- Contato:
É, Stromtrooper, também já fui multado por Policial Militar por parar em lugar proibido. Nem me dei o trabalho de me identificar pra não levar o famoso puxão de orelha, "mas você devia dar o exemplo, Bombeiro!"Stromtrooper escreveu:Pessoas honestas em qualquer atividade não usam seus cargos como moeda de barganha para se safarem. Já ví um colega multar um juíz que eu conheço e o mesmo não se identificou.
DEUS abeçoe a todos
- Stromtrooper
- Roda Presa
- Contato:
Sinto vergonha sempre que ouço que um colega de profissão agiu de forma inadequada com alguém, gostaria que pudessemos extirpar de vez tudo ao que há de errado neste país. O treinamento pode ensinar sim, todo policial recém formado age de forma muito similar, mas eu acho que é o dia a dia que transforma os profissionais.
Quando você tem o autocontrole para prender em flagrante um cara com um carro roubado, armado, que dispara duas vezes contra você e por um milagre erra. Descobre ao fazer a apresentação na DP que o mesmo mala tem 23 ocorrências similares anteriores a esta, incluíndo um homicídio. 3 anos depois você é convocado para depor como testemunha no julgamento dele. Só para se lembrar do que ocorreu você consulta o sistema e descobre que na ocasião do teu flagrante ele ficou menos de 30 dias preso, foi libertado provisoriamente e já foi preso outras 10 vezes desde aquela época.
Dá nojo do sistema, da vontade de sair por aí rachando a cabeça do legislador que criou este sistema ineficiente e de qualquer vagabundo que cruzar tua frente. Mesmo assim temos que segurar a onda e continuar. Alguns não conseguem e ficam mais agressivos.
Meu conselho:
Se forem vítimas de truculência ou qualquer outro abuso denunciem na corregedoria do órgão ao qual o servidor é subordinado. Esta é a única forma de melhorarmos o nivel das polícias no Brasil.
Quando você tem o autocontrole para prender em flagrante um cara com um carro roubado, armado, que dispara duas vezes contra você e por um milagre erra. Descobre ao fazer a apresentação na DP que o mesmo mala tem 23 ocorrências similares anteriores a esta, incluíndo um homicídio. 3 anos depois você é convocado para depor como testemunha no julgamento dele. Só para se lembrar do que ocorreu você consulta o sistema e descobre que na ocasião do teu flagrante ele ficou menos de 30 dias preso, foi libertado provisoriamente e já foi preso outras 10 vezes desde aquela época.
Dá nojo do sistema, da vontade de sair por aí rachando a cabeça do legislador que criou este sistema ineficiente e de qualquer vagabundo que cruzar tua frente. Mesmo assim temos que segurar a onda e continuar. Alguns não conseguem e ficam mais agressivos.
Meu conselho:
Se forem vítimas de truculência ou qualquer outro abuso denunciem na corregedoria do órgão ao qual o servidor é subordinado. Esta é a única forma de melhorarmos o nivel das polícias no Brasil.
>Vee preta, preta pretinha!<
Kkk.. Não guento coxinha querendo fazer moral.
XR200 - XLX250 - GS500 - CB500 - GSXF750 - CAGIVA W16 - VIRAGO 250 - VSTROM 650 - MSM
- mantabodyboarder
- Dinossauro
- Contato:
Pois é, o cara acha que o pessoal reclama só porque "é intimidador o policial portando a arma apontando para local seguro"
A norma aqui é atirar primeiro e perguntar depois.
E não é 38 que os policiais vem apontando pra sua cabeça numa "operação de fiscalização de rotina" não...
E não adianta, quanto mais quiser fazer média em fórum e tentar justificar a ação desses bandidos fardados, mais vai deixar claro a arrogância do poder atribuído.
A "carteirada" aparece dos dois lados...
A norma aqui é atirar primeiro e perguntar depois.
E não é 38 que os policiais vem apontando pra sua cabeça numa "operação de fiscalização de rotina" não...
E não adianta, quanto mais quiser fazer média em fórum e tentar justificar a ação desses bandidos fardados, mais vai deixar claro a arrogância do poder atribuído.
A "carteirada" aparece dos dois lados...
NC750x
-- no donut for you! --
-- no donut for you! --
É engraçado, todo mundo se preocupa demais com os adevos.. Jamais mostraria minha oab em abordagem policial. Mas é que geralmente quem vai à corregedoria denunciar os maus poliiciais são pessoas que conhecem os direitos que tem - geralmente bacharéis em Direito.Stromtrooper escreveu:Para os que acham que intimidam alguém:
Strom, vc pode ter sido multado pela Pm e ter ficado quieto, mas essa é exceção da exceção, pois sempre tem o "nós também somos da casa". ´E é nomral haver coleguismo entre policiais.....todo mundo sabe disso....
Eu já deixei de ser multado pq expliquei a situação pro guarda e ele teve bom senso. Poderia ter multado. foi uma questão de razoabilidade. Eu estava com a tarjeta de um estado na placa e odocumento constava outro (o novo doc) mas eu ainda nao havia trocado e estava com aquele papel do detranautorizando a troca....expliquei e o guarda entendeu. Não me custou um centavo. O guarda simplesmente teve bom senso. Sempre vai ter aquele que vai dizer que o guarda prevaricou....
Por essas e outras que os advogados se vem obrigados a utilizar os meios cabíveis para a defesa do cidadão. E, talvez, por esta razão é que são vistos como os vilões que pedem e a justiça "dá"..
o único problema é qeu geralmente as autoiradades esquecem das ilegalidades que cometem...teve um cliente meu que teve sua casa assaltada e uma coleção de várias armas roubadas.. Teve policial que pediu pra ficar com a arma do cara........teve cara que pediu dinheiro pra investigar...sinceramente, essa é a realidade....
Agora, concordo plenamente com vc quando vc diz que pessoas honestas não utilizam do cargo qeu tem para se safar de uma blitz policial.
Ah, tem uma outra história que me recordei agora que aconteceu no Rio acho que uns dois anos atrás...
Um rapaz de meia idade atravessava a rua e um camburão da policia todo apagado quase o atropelou... ele disse.. "ei, vc quase me atropelou"....Pra que.. os caras pararam, e prenderam o cara pq ele estava com um chapéu de malandro......
O cara se identificou, disse que era juiz federal e de que queria saber o crime que havia cometido... Os caras não quiseram nem saber, colocaram ele no camburão e disseram que ele provaria ser juiz na delegacia...
dito e feito, chegou lá o cara se identificou de fato como juiz.. e os policiais que eram os marmannjóoes fodao viraram MOCINHAS.. ehehehhehe...
Vieram pedir ao juiz para qeu relevasse aquele mal entendido e que deixasse a situaão prá lá.... o juizão corretamente e num ato corajoso..requereu a instauração de inquérito contra os caras por abuso de autoridade eoutros crimes também.....
Esse cara até escreveu uma Carta ao Conjur contando o acontecido.......Serve de exemplo...mexeram com a pessoa errada..talvez se fosse o zé da silva, eles teriam praticado mais um ato de abuso de autoridade e passado impune...so que encontraram um cara que conhecia seus direitos e que botou bem bonito no deles...
Fellipe
(ex) Bandit 650N -08/09 - Valentina
(ex) GS 500 - 97/97 - Suzy rebeca
(ex) YBR -00 - Jéssica
(ex) YBR -00 - Jéssica
Segue a carta do juiz federal preso por policiais do Rio.. vale a pena ler...
O Juiz, a Polícia e o Malandro.
Segunda-feira de carnaval, saio de casa perto das 22:00 horas para encontrar a namorada na porta do Circo Voador, na Lapa. Lá chegando, saio do táxi falando ao celular para encontrá-la. Mas não é só. Além de tênis, bermuda e camisa, usava um chapéu, desses vendidos em todos os cantos da cidade a R$ 5,00. Presente da namorada. Coisa de mulher.
Então, atravesso a rua e quase sou atropelado por um camburão com luzes e lanternas apagadas com a inscrição CORE no carro. No mesmo momento o motorista grita " Ô malandro" e eu, assustado, dou um pulo para a calçada, peço desculpas e viro as costas, continuando ao celular e andando, já na calçada.
Ai, percebo que a viatura andava ao meu lado, com três policiais de preto, ao que escuto, em alto e bom som: "Saia da rua, seu malandro e bêbado". Nesse momento, pensei: Isto não é jeito de tratar as pessoas na rua e respondi: "Não sou bêbado nem malandro; se vocês não estiverem em operação, está errado andarem com essa viatura preta e apagada, pois quase me atropelaram e vão acabar atropelando alguém!"
Oportunidade em que os homens de preto descem da viatura dizendo: "Ô malandro, tu é abusado, tá preso". Ato contínuo, diante da voz de prisão, estendo os dois braços para ser algemado. Pergunto ao mais novo dos três, que estava completamente alterado: "Qual o motivo da prisão?" Resposta: "Desacato". Pergunto novamente: "O que os senhores entendem como desacato?" Resposta: "Até a DP a gente inventa, se a gente te levar pra lá". Neste exato momento, percebendo a gravidade da situação, disse: Estou me identificando como juiz federal e minha identificação funcional está dentro da minha carteira, no bolso da bermuda. Imediatamente o policial novinho, que se identificou como André e na DP disse se chamar Cristiano meteu a mão no meu bolso, pegou a minha carteira e a colocou em um dos bolsos de sua farda preta. Então o impensável aconteceu! Disseram: "Juiz Federal é o c..., tu é malandro e vai para a caçapa do camburão.
Fui atirado na mala do camburão como bandido, algemado, porém, com o celular no bolso e os três policiais do CORE da Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro, dizendo que no máximo eu deveria ser "juiz arbitral ou de futebol". Temendo pela vida, por incrível que pareça me veio aquela frase de Dante, da sua obra "Divina Comédia": "Abandonai toda a esperança, vóis que entrais aqui". Então, sem perder as esperanças, peguei o celular do bolso mesmo algemado e liguei para a assessoria de segurança da Justiça Federal informando a situação, bem baixinho, e que não sabia se seria levado para DP, pedindo para acionar a PM e localizar a viatura do CORE que estava circulando pela Lapa comigo jogado algemado na mala.
Após a ligação, disse-lhes uma única coisa, ainda na viatura. "Vocês estão cometendo crime, ao que escutei dos três, aos risos: "juiz federal andando com esse chapéu igual a malandro. Até parece. Se você for mesmo juiz, a gente vai chamar a imprensa, pois juiz não pode andar como malandro."
Na delegacia, as gracinhas dos policiais continuaram: "Olha o chapéu do malandro". Então eu disse, já me sentindo em segurança: "Vocês querem que eu tire o chapéu e vista terno e gravata?" O fato é que já na presença do delegado as algemas foram retiradas e, vinte minutos depois, um dos policiais de preto vem ao meu encontro e me pede: "Excelência, desculpas, nos agimos mal, podemos deixar por isso mesmo?" Respondi: "Primeiro. Não me chame de Excelência, pois até há pouco vocês me chamavam de malandro. Segundo. Não, não pode ficar por isso mesmo. Como é que vocês tratam assim as pessoas na rua, como se fossem bandidos. Terceiro. Vocês três não honram a farda que estão vestindo. Quarto. Desde a abordagem policial agi apenas como cidadão, no que fui desrespeitado e, depois de ter me identificado como juiz federal, fui mais ainda, logo, um crime de abuso de autoridade seguido de outro de desacato.
Depois do circo montado pelo próprio agente do CORE Cristiano, que ligara do interior da DP para os repórteres, de forma incessante, talvez temendo que ele e seus dois colegas de farda preta fossem presos por mim no interior da DP, decidi não fazê-lo porque em nada prejudica a instauração de procedimento administrativo na Corregedoria da Policia Civil, bem como a ação penal por abuso de autoridade e desacato, sendo desnecessário mencionar o dano à minha pessoa, como cidadão e magistrado.
Pensei, por fim: "Se como juiz federal fui ameaçado por três homens de fardas pretas com pistolas automáticas, algemado e jogado como um bandido na mala de um camburão, simplesmente por tê-los repreendido, de forma educada, como convém a qualquer pessoa de bem, o que aconteceria a um cidadão desprovido de autoridade e de conhecimento dos seus direitos?" Duas coisas são certas, de minha parte: Não permitirei nada "passar" em branco, pois são fatos sérios e graves que partiram daqueles que têm o dever de zelar pela segurança da sociedade e, no próximo carnaval, não usarei o presente da namorada, o tal "chapéu". É perigoso. Pode ser coisa de malandro.
Roberto Schuman - Cidadão e Juiz Federal no Estado do Rio de Janeiro"
O Juiz, a Polícia e o Malandro.
Segunda-feira de carnaval, saio de casa perto das 22:00 horas para encontrar a namorada na porta do Circo Voador, na Lapa. Lá chegando, saio do táxi falando ao celular para encontrá-la. Mas não é só. Além de tênis, bermuda e camisa, usava um chapéu, desses vendidos em todos os cantos da cidade a R$ 5,00. Presente da namorada. Coisa de mulher.
Então, atravesso a rua e quase sou atropelado por um camburão com luzes e lanternas apagadas com a inscrição CORE no carro. No mesmo momento o motorista grita " Ô malandro" e eu, assustado, dou um pulo para a calçada, peço desculpas e viro as costas, continuando ao celular e andando, já na calçada.
Ai, percebo que a viatura andava ao meu lado, com três policiais de preto, ao que escuto, em alto e bom som: "Saia da rua, seu malandro e bêbado". Nesse momento, pensei: Isto não é jeito de tratar as pessoas na rua e respondi: "Não sou bêbado nem malandro; se vocês não estiverem em operação, está errado andarem com essa viatura preta e apagada, pois quase me atropelaram e vão acabar atropelando alguém!"
Oportunidade em que os homens de preto descem da viatura dizendo: "Ô malandro, tu é abusado, tá preso". Ato contínuo, diante da voz de prisão, estendo os dois braços para ser algemado. Pergunto ao mais novo dos três, que estava completamente alterado: "Qual o motivo da prisão?" Resposta: "Desacato". Pergunto novamente: "O que os senhores entendem como desacato?" Resposta: "Até a DP a gente inventa, se a gente te levar pra lá". Neste exato momento, percebendo a gravidade da situação, disse: Estou me identificando como juiz federal e minha identificação funcional está dentro da minha carteira, no bolso da bermuda. Imediatamente o policial novinho, que se identificou como André e na DP disse se chamar Cristiano meteu a mão no meu bolso, pegou a minha carteira e a colocou em um dos bolsos de sua farda preta. Então o impensável aconteceu! Disseram: "Juiz Federal é o c..., tu é malandro e vai para a caçapa do camburão.
Fui atirado na mala do camburão como bandido, algemado, porém, com o celular no bolso e os três policiais do CORE da Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro, dizendo que no máximo eu deveria ser "juiz arbitral ou de futebol". Temendo pela vida, por incrível que pareça me veio aquela frase de Dante, da sua obra "Divina Comédia": "Abandonai toda a esperança, vóis que entrais aqui". Então, sem perder as esperanças, peguei o celular do bolso mesmo algemado e liguei para a assessoria de segurança da Justiça Federal informando a situação, bem baixinho, e que não sabia se seria levado para DP, pedindo para acionar a PM e localizar a viatura do CORE que estava circulando pela Lapa comigo jogado algemado na mala.
Após a ligação, disse-lhes uma única coisa, ainda na viatura. "Vocês estão cometendo crime, ao que escutei dos três, aos risos: "juiz federal andando com esse chapéu igual a malandro. Até parece. Se você for mesmo juiz, a gente vai chamar a imprensa, pois juiz não pode andar como malandro."
Na delegacia, as gracinhas dos policiais continuaram: "Olha o chapéu do malandro". Então eu disse, já me sentindo em segurança: "Vocês querem que eu tire o chapéu e vista terno e gravata?" O fato é que já na presença do delegado as algemas foram retiradas e, vinte minutos depois, um dos policiais de preto vem ao meu encontro e me pede: "Excelência, desculpas, nos agimos mal, podemos deixar por isso mesmo?" Respondi: "Primeiro. Não me chame de Excelência, pois até há pouco vocês me chamavam de malandro. Segundo. Não, não pode ficar por isso mesmo. Como é que vocês tratam assim as pessoas na rua, como se fossem bandidos. Terceiro. Vocês três não honram a farda que estão vestindo. Quarto. Desde a abordagem policial agi apenas como cidadão, no que fui desrespeitado e, depois de ter me identificado como juiz federal, fui mais ainda, logo, um crime de abuso de autoridade seguido de outro de desacato.
Depois do circo montado pelo próprio agente do CORE Cristiano, que ligara do interior da DP para os repórteres, de forma incessante, talvez temendo que ele e seus dois colegas de farda preta fossem presos por mim no interior da DP, decidi não fazê-lo porque em nada prejudica a instauração de procedimento administrativo na Corregedoria da Policia Civil, bem como a ação penal por abuso de autoridade e desacato, sendo desnecessário mencionar o dano à minha pessoa, como cidadão e magistrado.
Pensei, por fim: "Se como juiz federal fui ameaçado por três homens de fardas pretas com pistolas automáticas, algemado e jogado como um bandido na mala de um camburão, simplesmente por tê-los repreendido, de forma educada, como convém a qualquer pessoa de bem, o que aconteceria a um cidadão desprovido de autoridade e de conhecimento dos seus direitos?" Duas coisas são certas, de minha parte: Não permitirei nada "passar" em branco, pois são fatos sérios e graves que partiram daqueles que têm o dever de zelar pela segurança da sociedade e, no próximo carnaval, não usarei o presente da namorada, o tal "chapéu". É perigoso. Pode ser coisa de malandro.
Roberto Schuman - Cidadão e Juiz Federal no Estado do Rio de Janeiro"
Fellipe
(ex) YBR -00 - Jéssica
(ex) YBR -00 - Jéssica
Primeiro, carteira da OAB é documento de identidade sim e tem que ser respeitada também, o advogado é elemento importante do JUdiciário, conforme Lei Federal está no mesmo patamar de Juiz, Promotor e Defensor, apesar de estes fazerem de tudo para parecer diferente.Andy escreveu: Mas essa é mentira:
"9. Deixe essa sua carteirinha de OAB guardada na sua carteira ou em casa. Se eu quiser saber tua profissão eu vou perguntar e você apenas vai me responder. Advogado não é autoridade , é um profissional liberal, como um dentista ou pedreiro, e PM não tem medo. Fórum é pra ir mesmo. Boa parte dos Policiais hoje também são bacharéis iguais a você. Por sinal os cursos de formação da PM chegam até botar muita faculdade de direito de fundo de quintal no bolso."
Quando você se identifica como advigado o policial muda a abordagem na hora, o motivo julguem vocês...
E ser policial e bacharel NÃO é ser Advogado...
Bacharel não é advogado, precisa fazer uma provinha que reprova só uns 80 % de cada vez.
Esta é risível: que cursinho da PM coloca muita Faculdade de Direito de fundo de quintal no bolso, isto me parece lamento de quem não consegue nem passar num vestibular pra Direito, o que qualquer imbecil passa.
Não há nenhum PM, pelo menos no RJ que não te trate melhor ao ver uma vemelhinha da OAB, talvez na Delegacia, alguns façam pouco caso, mas, aí é só dar uma rosnada e as coisas se acalmam.
Reconheço que algumas coisas ditas pelo tal "Samango" estão corretas, mas, tratar todo mundo como meliante não é o que diz a Constituição Brasileira, pelo menos a presunção de inocência ainda não foi revogada.
Sendo que ainda há a "fundada suspeita" para revistar o seu veículo e se o PM não pedir para revistar o veículo, só com mandado ele vai entrar no veículo sim, lá não é local público.
Aliás, isto já foi dicussão inúmeras vezes na Faculdade que fiz, o Desembargador, hoje aposentado, que prendeu o Lobão, várias vezes disse que só otario deixa PM revistar o veículo, pois, vai "prantar fragante".
Se voce não deixar o teu veículo ser revistado, ele vai ser apreendido e levado para a delegacia, onde o Juis de plantão vai conceder o mandado de busca e voce se tiver limpo, vai levar só um esporro e ouvir que vai responder por desacato a autoridade. Não dá em nada.
Entretanto, hoje em dia, voce corre o risco de levar um pescotapar e abrir o carro do mesmo jeito, então pense se vale a pena.
Qualquer revista tem que ter a autorização do proprietário e este deve acompanhar integralmente.
Ensinam aos PMs muitas asneiras e estes aas vezes se acham na Lei, mas, muita coisa acontece fora de lei mesmo.
Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.