PERIGO - MOTOCICLISTAS NOVATOS E VIAGENS EM GRUPO
PERIGO - MOTOCICLISTAS NOVATOS E VIAGENS EM GRUPO
Galera, me vi na obrigação de citar um fato ocorrido no sábado passado. Saímos em um grupo de 12 motos de Ijuí/RS com destino à São Luiz Gonzaga/RS para o 1.º Encontro de Motos daquela cidade. O grupo era muito heterogêneo, formado por motociclistas com anos de estrada e dois ou três novatos. Estávamos a maioria em motos custom, Marauders, Shadows, uma V-Blade, uma GS 500, uma Hornet e uma Falcon. Antes da saída, recomendamos prudência e calma a todos. Logo após alguns kilometros, um dos motociclistas mais experientes e que ia à frente imprimindo um ritmo inicialmente moderado, começou a apertar um pouco a tocada, levantando a média da turma para algo em torno dos 110 à 120 km/h. Para mim que tenho já meus 25.000 km de estradas quase todos solitários, confesso que o ritmo era meio forte, minha média é sempre 90 à 100 km/h. O mais inexperiente, o "travinha" (ganhou esse nome pois em sua primeira viagem esqueceu de destravar o guidão e ganhou um baita chão), vinha com sua reluzente e segundo ele potente que nem um canhão V-Blade, começou a passar todo mundo e seguir o mais rápido, efetuou algumas ultrapassagens forçadas e muito embora a turma tenha lhe dado alguns sinais de luz, continuou em um ritmo muito forte para sua parca experiência e motor pequeno. Não deu outra, cerca de 20Km de Santo Ângelo, no meio do caminho, em uma curva leve para a esquerda, o cara simplesmente se assustou com um caminhão parado, freiou e mesmo sem travar as rodas não fez a curva, sem explicação, o cara freou e foi reto galera, desceu um barranco de uns 15m, a moto travou na terra e o cara voou por cima, por sorte não se matou. Resultado, vai ter que operar hoje ou amanhão pulso, está com várias luxações e suspeita de fratura em uma vértebra. Ainda bem que não houve nada mais grave, porém poderia ter acontecido uma tragédia, poderia ter derrubado mais alguém com ele, ou se a curva fosse para a direita ter ido de encontro a alguém na faixa oposta.
Este relato eu gostaria que fosse recebido como um lembrete, um aviso, sempre que viajarem em grupo com alguém novato, deve-se sempre manter uma média de velocidade baixa, à frente e após o cara devem se postar dois motociclistas experientes para "cuidar" do neófito, devem ser feitas paradas frequentes para ir dando um toque para o cara.
Aí fica o toque. Valeu. Assim que aprender a postar fotos mando umas do dia.
Abraços
Este relato eu gostaria que fosse recebido como um lembrete, um aviso, sempre que viajarem em grupo com alguém novato, deve-se sempre manter uma média de velocidade baixa, à frente e após o cara devem se postar dois motociclistas experientes para "cuidar" do neófito, devem ser feitas paradas frequentes para ir dando um toque para o cara.
Aí fica o toque. Valeu. Assim que aprender a postar fotos mando umas do dia.
Abraços
INTRUDER LC 1500 2000 La GoRdA
"Bebo, fumo, ando de Opala e de moto, não gosto de covardia e futilidade, sou reacionário pra caralho e meu ídolo de infância é Charles Bronson!!!
"Bebo, fumo, ando de Opala e de moto, não gosto de covardia e futilidade, sou reacionário pra caralho e meu ídolo de infância é Charles Bronson!!!
Re: PERIGO - MOTOCICLISTAS NOVATOS E VIAGENS EM GRUPO
Observava muito disso qdo andava com uma galera, todos de RD350, sempre que saia uma galera junto, uma ou várias quebravam, faltava gasolina e por ai ia...
Depois de várias experiências como estas ando só com mais um, muita gente junto dá merda, começa o conflito de egos e por aí vai...kkkkk
Depois de várias experiências como estas ando só com mais um, muita gente junto dá merda, começa o conflito de egos e por aí vai...kkkkk
RX 125 79, DT 180 83, RD 350 89, RD 350 91, ZX6 95, RD 350 91, FZR 600 93, RD 350 91, Lander SM 08, XT660R 05 PT, MT-03 08, RD 350 87/88 preta, atuais Ténéré 88 Branca desmontada e XJ6N Branca.
-
GoGoBoy
- Mito
adoro andar sozinho...
se não tiver opção, no máximo 5, incluindo eu
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
Por essas e outras que para um passeio em grupo, as regras devem ser estabelecidas ANTES de se começar a rodar e ainda elas devem ser estabelecidas com base em TODOS os integrantes do grupamento.
Se tem novatos de esrada, o grupo deveria tentar ajudá-los peguntando qual o ritmo que eles conseguiriam rodar e não implementar um velocidade que não oferecesse segurança para os mesmos.
Andar em grupo é complicado e exige muita disciplina de TODOS, seja dos novatos ou dos mais experientes.
Eu gosto de andar sozinho, mas tb gosto de andar em grupo, porém tenho consciencia que são casos bem diferentes e que exigem procedimentos, regras e decisões tanbém diferentes.
Se tem novatos de esrada, o grupo deveria tentar ajudá-los peguntando qual o ritmo que eles conseguiriam rodar e não implementar um velocidade que não oferecesse segurança para os mesmos.
Andar em grupo é complicado e exige muita disciplina de TODOS, seja dos novatos ou dos mais experientes.
Eu gosto de andar sozinho, mas tb gosto de andar em grupo, porém tenho consciencia que são casos bem diferentes e que exigem procedimentos, regras e decisões tanbém diferentes.
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
- Saurus
- Mito
Já andei em grupos que não estabeleceu nenhum tipo de regra para o passeio. Tudo transcorreu perfeitamente, sem sustos, sem problemas, absolutamente normal, pois cada um sabia "instintivamente" que conduta adotar. Mas o fato é que no grupo só tinha gente amadurecida. Isso é que é importante.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- DirtAction
- Motociclista
concordo com vc...GoGoBoy escreveu:adoro andar sozinho...
110 a 120 km/h é uma tocada forte ?! 
Kuati escreveu:Bicho homem, um ser social, vaidade, tudo é...
[ ]'s
A melhor opção para mim é andar com grupos pequenos mesmo (tipo 3 ou 4 motos)...pois cada um tem um ritmo diferente...assim como o "ego"......
Z900RS
-
Puma
Paulinhu escreveu:110 a 120 km/h é uma tocada forte ?!
É que ele tem "25.000 km de estradas", muito experiente.
fui............
Puma escreveu:Paulinhu escreveu:110 a 120 km/h é uma tocada forte ?!
É que ele tem "25.000 km de estradas", muito experiente.![]()
![]()
![]()
fui............
E aí Puma, quando vem a terrinha outra vez ?!
Dessa vez deixa de ser sacana e encontra com a turma toda!
[ ]'s
depende da moto, na minha XLX é. o motor estará esgoelandoPaulinhu escreveu:110 a 120 km/h é uma tocada forte ?!
-
GoGoBoy
- Mito
pra Strada 120 é quase que proibitivo
- Quem é ele?
Uma coisa é concordar que a moto não consegue imprimir esse ritmo, assim como a minha não consegue! Mas nem por isso posso concordar que 120km/h é uma tocada forte. Aliás, está bem longe disso!Empada escreveu:depende da moto, na minha XLX é. o motor estará esgoelandoPaulinhu escreveu:110 a 120 km/h é uma tocada forte ?!
Ou todo customzeiro considera essa tocada forte ?!
[ ]'s
- Osama B Laden
- Dinossauro
Tbm não sou muito adepto de companhia, especialmente a mistura de "generos" absolutamente conflitantes.
Se der para curtir sozinho beleza, se não, no máximo umas 4 motos e com os "espíritos" afinados.
Detesto que me imponham um ritmo acima ou abaixo do que acredito ser o seguro e confortável; brincar de ser atropelado ou de voar baixo não me agrada.
Hoje, com rodovias pedagiadas, celular, seguro com assistência total etc..., não existe mais aquela alegação de que viajar acompanhado é mais seguro.
Se der para curtir sozinho beleza, se não, no máximo umas 4 motos e com os "espíritos" afinados.
Detesto que me imponham um ritmo acima ou abaixo do que acredito ser o seguro e confortável; brincar de ser atropelado ou de voar baixo não me agrada.
Hoje, com rodovias pedagiadas, celular, seguro com assistência total etc..., não existe mais aquela alegação de que viajar acompanhado é mais seguro.
Bem....muitos certamente vão discordar, mas na minha opinião, para todas as custon (pelo tipo de moto que são) e para as demais, de baixa cilindrada (pelos pneus que usam, incluindo todas as off-road e mistas), 110, 120 Km/h é uma tocada forte sim....Paulinhu escreveu:110 a 120 km/h é uma tocada forte ?!
Editado pela última vez por Véio em 30 Nov 2009, 10:56, em um total de 1 vez.
" Deus construiu no céu a melhor pista, com as melhores retas e curvas, e veio buscar meu filho para ser seu piloto. "
Aqui é muito raro termos que estabelecer regras, como bem observado pelo Saurus.
Normalmente saímos para passear e não para "disputar posições". Então é muito raro haver alguma ultrapassagem quando rodamos.
Se existe algum limite, seja pessoal ou da moto, geralmente pedimos para o cara ir na frente, assim tocamos no ritmo dele.
Normalmente saímos para passear e não para "disputar posições". Então é muito raro haver alguma ultrapassagem quando rodamos.
Se existe algum limite, seja pessoal ou da moto, geralmente pedimos para o cara ir na frente, assim tocamos no ritmo dele.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
-
GoGoBoy
- Mito
odiar um estilo de moto devido a fato da tocada de quem as utiliza não ser "forte", chega a doer os olhos e minha bola esquerda quando leioPaulinhu escreveu:Uma coisa é concordar que a moto não consegue imprimir esse ritmo, assim como a minha não consegue! Mas nem por isso posso concordar que 120km/h é uma tocada forte. Aliás, está bem longe disso!Empada escreveu:depende da moto, na minha XLX é. o motor estará esgoelandoPaulinhu escreveu:110 a 120 km/h é uma tocada forte ?!
Ou todo customzeiro considera essa tocada forte ?!Se for, tenho mais um motivo pra odiar as custom!
- Quem é ele?
- Fernando DJ
- Roda Presa
- Contato:
Cara, 120 é forte. Creio devido as estradas de Minas que mais ando(mar de morros)... mas tambem tem o fator jaca 600, medo de bater em outro fusca
, ou excesso de zelo comigo
.
Acompanhar baeta e klb entre Ouro Preto - Ouro Branco nao da muito certo. Agora se no dia do passeio estiver chovendo muito, ai é mais traquilo acompanhar o baeta
Acompanhar baeta e klb entre Ouro Preto - Ouro Branco nao da muito certo. Agora se no dia do passeio estiver chovendo muito, ai é mais traquilo acompanhar o baeta

Smoker escreveu:Aqui é muito raro termos que estabelecer regras, como bem observado pelo Saurus.
" Deus construiu no céu a melhor pista, com as melhores retas e curvas, e veio buscar meu filho para ser seu piloto. "
X 2...GoGoBoy escreveu:odiar um estilo de moto devido a fato da tocada de quem as utiliza não ser "forte", chega a doer os olhos e minha bola esquerda quando leio