Mais uma XT com a corrente quebrada!

Grupo de discussão geral sobre motos.
RAlves
Motoqueiro

Re: Mais uma XT com a corrente quebrada!

Mensagem por RAlves »

Não é XT, é 660.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Jota

Mensagem por Jota »

Rmurari escreveu:
Jota, de tanto ver posts seus, elogiando o consumo da TDM, chego a conclusão que não existe moto melhor que ela neste sentido. Deixa sua "rival" strom, bem longe neste quesito.
Rmurari, blz?

Cara, faz muito tempo que ando de moto.
Tb gosto de trocar de moto de vez em quando, então já tive oportunidade de testar vários tipos diferentes.
E entre todas as motos que tive, a TDM900 de fato muito me impressionou, por ter sido, entre todas as motos que tive na minha vida, a de melhor relação entre potência e consumo. Nisso ela é mesmo imbatível, não é puxação de saco. Mesmo pq nem tenho mais a minha.

[]s
Rmurari
Roda Presa

Mensagem por Rmurari »

Jota, é acho ótimo quando leio elogios frequentes sobre uma determinada moto que não conheceço. Acho que abre um leque maior, você sai daquele mundinho que você conhece, e tem mais produtos para escolher, fugindo é claro de teste de revistinha.

Sempre olhei com bons olhos as stroms da vida, pois viajo com frequência para Brotas, Avaré, Águas de Sta Bárbara, sempre com garupa. Porém, a questão do consumo excessivo e escalonamento de marchas péssimo, me desanima com a moto.

Valeu.
Cuidado com seus desejos....eles podem se tornar realidade
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

Galera,

A pouco mais de 1 mês fiz uma viagem de 1.100 km com a MT com garupa e muita bagagem. Felizmente não tive problemas de corrente. Mas antes de sair de viagem fiz uma ‘revisãozinha’ e depois verifiquei eu mesmo a moto. Deixar na mão de concessionária e sair ‘tranqüilo’, é fria!!

Já fiquei bem preocupado saindo da concessionária (revisão de 1.000 km em setembro), a corrente da MT estava totalmente esticada que até estalava!!
Passaram graxa na lateral e não na área de contato com a coroa/pinhão. Assim que sai de lá fui desfazer tudo e a moto ficou até melhor! Claro, depois fui “agradecer”. :no:

Se for feito dessa forma a corrente pode quebrar mesmo!

Obs: Na Honda tive a mesma experiência tempos atrás!

Abç e boas curvas!!

Bonaparte

Obrigação – Tornado
Diversão – MT03
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Essa da regulagem ter que ser feita com, pelo menos, o peso do condutor sobre a moto é técnica tão, bê-á-bá, tão primária em mecânica de motocicletas que não consigo acreditar que, mesmo mecânicos de concessionária, façam regulagem sem seguir essa técnica.

Por via das dúvidas, o melhor é termos uma chave tipo combinada em casa para você mesmo efetuar a regulagem (claro, com a ajuda de alguém mais ou menos do seu peso).
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
aniiiiisio
Novato

Mensagem por aniiiiisio »

Fala pessoal!

Tenho uma 660 2008 com 15mil e nunca estiquei a corrente. Pego bastante na terra sozinho e tb com garupa. Lubrifico com óleo mais fino (para não juntar sujeira) quando verifico com o dedo q está ficando seca.
Concordo que a corrente poderia ser melhor dimensionada para, pelo menos, dispensar cuidados que nem sempre podemos ter em algumas situações. Eu, por exemplo, já rodei muito na terra com aquele chiado de corrente seca. Felizmente nada aconteceu até hoje.
Realmente a tolerância (coeficiente de segurança) deveria ser maior.
No mais, estou muito satisfeito e tenho um grande orgulho de rodar sobre uma XT ;-)

Abraços!
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Sauros, eu ainda acho que a pessoa (montada na moto) na hora de regular, tem que sentar no banco do GARUPA, pois comprime ainda mais a motocicleta.

Eu sempre peço pro meu irmão, que pesa uns 30kg a mais que eu, para sentar no garupa da moto na hora que eu regulo a corrente.
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Saurus escreveu:Essa da regulagem ter que ser feita com, pelo menos, o peso do condutor sobre a moto é técnica tão, bê-á-bá, tão primária em mecânica de motocicletas que não consigo acreditar que, mesmo mecânicos de concessionária, façam regulagem sem seguir essa técnica.

Por via das dúvidas, o melhor é termos uma chave tipo combinada em casa para você mesmo efetuar a regulagem (claro, com a ajuda de alguém mais ou menos do seu peso).
Saurus, tô nessa contigo!

Eu DUVIDO que qualquer mecânico regule a corrente sem alguém em cima.

E outra, creditar as quebras de corrente da XT660 à regulagem é fechar os olhos para um problema que existe. Só erram na regulagem da XT660? :-XX

E tenho minhas dúvidas se é problema de corrente. Parece ser, isto sim, problema de projeto.
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Gelous, tudo bem que quebrar corrente é mais drástico.

Mas, cara, aposto contigo que pelo menos 30~40% das motos trail, tem a relação ovalada, pelo menos as que usam para viajar com garupa e bagagens!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

A força necessária rpa ovalizar um pinhão/corôa seria ABSURDA e o sentido da força não permite isso, o que acontece é a dilatação dos elos da corrente.

Aconteceu na falcon quando vendi, um dos elos dilatou, ai fica aquele clak clak clak andando.

Vou passar um quote pro tópico da mentira... haha.

Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Top Dog, e eu cá falei em pinhão e coroa !? eu falei RELAÇÃO, ou seja, cerveja, ALGUM dos itens da mesma (corrente normalmente) não está "redondinha" sendo assim, em alguns pontos fica com uma regulagem boa, e em outros, muito esticado
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Luigi escreveu:Top Dog, e eu cá falei em pinhão e coroa !? eu falei RELAÇÃO, ou seja, cerveja, ALGUM dos itens da mesma (corrente normalmente) não está "redondinha" sendo assim, em alguns pontos fica com uma regulagem boa, e em outros, muito esticado
Só tem como ovalizar algo que seja redondo... hehehe.

Mas tudo bem entendi o que você disse.

Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Hahaha, é, não foi a melhor "explicação" mas tu entendeu né ? rs

O que fica "oval" ou melhor, assimétrica, é a corrente
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Gelous escreveu:
Saurus escreveu:Essa da regulagem ter que ser feita com, pelo menos, o peso do condutor sobre a moto é técnica tão, bê-á-bá, tão primária em mecânica de motocicletas que não consigo acreditar que, mesmo mecânicos de concessionária, façam regulagem sem seguir essa técnica.

E outra, creditar as quebras de corrente da XT660 à regulagem é fechar os olhos para um problema que existe. Só erram na regulagem da XT660? :-XX

E tenho minhas dúvidas se é problema de corrente. Parece ser, isto sim, problema de projeto.

Levei no mexânico aqui de SBC, indicado pelo Renato_SBC e por uns trutas daqui que desde sempre levam as motos pro cara (mesmo as de MX - competição).
Fui retirar e ele falou pra eu subir na moto pq faltava regular a corrente e ele espera o dono pra regular!
NC750x

-- no donut for you! --
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

mantabodyboarder escreveu:
Gelous escreveu:

Levei no mexânico aqui de SBC, indicado pelo Renato_SBC e por uns trutas daqui que desde sempre levam as motos pro cara (mesmo as de MX - competição).
Fui retirar e ele falou pra eu subir na moto pq faltava regular a corrente e ele espera o dono pra regular!
Procedimento correto! O dono da moto senta (na moto, é claro) e o mecânico deve ajustar para deixar uma folga de cêrca de 2~3cm para cima e 2~3cm para baixo.
bergsonphb
Roda Presa
Contato:

Mensagem por bergsonphb »

A minha está com 27.000 km rodados já no ponto para trocar o KIT

A minha maior dúvida é se eu pego uma DID ou EK, no site da Hparts tem um kit Coroa e Pinhão Riffel e corrente EK com retentor e com emenda.

Me recomendaram colocar sem emenda apesar desta ser com emenda, ficou abismado com o preço do kit original, 1000 dinheiro$. :shock:

na Hparts o tal kit custa 537,00 ainda acho caro, mas com segurança não se brinca ...

Nunca tive problemas da corrente quebrar, ando de forma leve e sem "arrochar", ela apenas caiu duas vezes por folga eu acho, depois voltou a funcionar com normalidade.

Tem uma loja em são paulo chamada Cocorpion que trabalha só com isso, será que eles vendem pela internet? se não alguém ai de sampa pode me dar uma força ? :drunk:

Berg :crazy:
Yamaha XT660R 2006 ...
http://www.asasdodelta.com
Imagem
Barah
Roda Presa

Mensagem por Barah »

Não tem corrente DID no mercado paralelo com a especificação da original.

A corrente EK tem maior resistência à tração, pode comprar com emenda.

A CZChain vendida na jarvaimports também é boa corrente... com emenda.

Estou acompanhando uma XT66 de um parceiro onde foi instalado este kit EK vendido na hparts.

O pinhão VAZ/RIFFEL custa barato no mercado paralelo, em relação aos originais. Mesmo sendo muiiiiiiiito mais barato, pode instalar e ficar acompanhando a vida útil.

Dica: o pinhão original da XT66 não passa de 25000 km... um VAZ ou RIFFEL vai durar menos.

Abração
CARLOS-BSB
Dinossauro
Contato:

Mensagem por CARLOS-BSB »

Vejo muito se falar sobre quebra de corrente das XT660. Mas "nunca ví, nem comí eu só ouço falar"! :lol:
O fato é que a minha eu comprei a mais de dois anos. Estava com quase 20.000km e agora está com mais 42.000km. Nunca troquei nem tive problemas com a transmissão! :bnn:
Ops!!! Isso significa que já tá quase na hora de dar problemas. :shock: :lol: Ainda bem que existe um vasto apanhado de relatos, dicas de melhor peças a esse respeito. Só sei que a dita "original" (que vem na moto e não é fabricada pela Yamaha) é vendida a preço de ouro nas concessionárias de onde vou passar longe quando for trocar isso. :fuck:
DEUS abeçoe a todos
asmodeus
Roda Presa

Mensagem por asmodeus »

XTmam matou a pau, todo mundo regula mau a corrente dessa moto, na minha opinião se fosse fazer uma longa viagem com XT trocaria toda transmissão por um mais largo [ pra moto 750...] se não me engano um conjunto 550, ai sim.
Me parece que por questão de cu$$$to subdimensionaram a transmissão dessa bela moto. enfim, nunca economise no item mais importante e BARATO. é uma pena isso atrapalhar a viagem do amigo do Elviro.
´´Vale mais um péssimo dia de viagem que um ótimo dia de trabalho...´´
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

asmodeus escreveu:XTmam matou a pau, todo mundo regula mau a corrente dessa moto, na minha opinião se fosse fazer uma longa viagem com XT trocaria toda transmissão por um mais largo [ pra moto 750...] se não me engano um conjunto 550, ai sim.
Me parece que por questão de cu$$$to subdimensionaram a transmissão dessa bela moto. enfim, nunca economise no item mais importante e BARATO. é uma pena isso atrapalhar a viagem do amigo do Elviro.
Asmo, o problema é conseguir encontrar o conjunto com passo maior que o 520 para essa motocicleta. Talvez você até encontre para as SS ou BT, mas seriam de marcas diferentes e furação também diferentes e as buchas de coroa também seriam diferentes.

Além do mais, esse tipo de alteração requer alguma análise e, possivelmente, alteração, pois há que se alinhar coroa e pinhão para a corrente não trabalhar desalinhada. Se a corrente trabalhar desalinhada, não aguenta os primeiros 100km.
Responder