Fazer falhando. O que pode ser? (RESOLVIDO!!!!!)

Grupo de discussão geral sobre motos.
chinaf
Motociclista

Re: Fazer falhando. O que pode ser?

Mensagem por chinaf »

Peguei os valores, são próximos disso, mas varia de página para página:

Estado da carga

Volts

Densidade

.
100% carga
batera selada

13,00V

-

Ok

100% carga
sulfate stop

12,80V

1.280

Ok
100% carga
bateria comum

12,60V

1.265

Ok
75% carga

12,40V

1.210

Ok
50% carga

12,10V

1.160

carregar
25% carga

11,90V

1.120

carregar
0% carga

menos que 11.80 V

menos que 1.100

carregar

A tabela está direitinha nesse link: http://www.endurohp.eng.br/mecanica/ele ... teria.html
Ushuaia 2007/2008 - Nós fomos e foi bão dimais!!
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiihhhhhhhhhh!!!!!!!! CAGÁÁÁÁÁIU, MAGUUUCOOO!!!!

Essa da moto ficar estacionada debaixo de sol/calor forte é o que acontecia com a minha também. Além dessa do calor, acontecia de eu rodar com a moto, estacionava ela e, se tivesse que sair novamente em até 2~3h depois de estacionada, a moto não dava o arranque nem com o pai de santo do lado fazendo reza braba, vela, arruda, sal grosso, vence-demanda, abre-caminho, oferenda, etc.

No final, o problema era defeito intermitente (daqueles defeitos FDP que só aparecem quando o mecânico não está por perto) da bomba de gasolina. A dita foi trocada e NUNCA mais voltou a dar zica nenhuma.

O mecânico explicou que, com a alta temperatura, a gasola se vaporizava dentro da bomba e a dita funcionava praticamente tendo que comprimir gas (função para a qual ela não foi projetada) e não bombear líquido.

Além do mais, havia uma bosta de um relezinho dentro da bomba que colava e a dita parava de funcionar. Meu mecânico de automóveis é especializado em IEC e resolveu esse último problema abrindo a bomba e fazendo uns passes de mágica lá que são segredo dele. Ele fez isso numa Fazer de um dos outros mecânicos que trabalham na mesma oficina de carros. A notícia se espalhou e ele acabou tendo que fazer o serviço em mais outras duas Fazer, embora ele seja mecânico de automóveis, mas ele cansou de fazer esse tipo de reparo também em bomba de gasolina de automóveis.

Fica ligada e peça para o seu mecânico medir a pressão da bomba de gasolina. Se estiver abaixo de 2,5 bar, axo que só trocando a bomba.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
nina

Mensagem por nina »

João Alberto escreveu:Já olhou a vela, nina?
cabou de voltar da revisão dos dez mil. aquela em que eu troquei as pastilhas, lembra? que vcs disseram que nem precisava trocar ainda, mas que eu achei melhor trocar, pq tava pensando em ir a uberlândia?
chinaf escreveu:Fala Nina, blz ?

Olha eu começaria pelo mais básico, pediria para alguém medir a carga da bateria, tem que estar acima de 13V (isso com a moto desligada).

Isso é o mais básico (vc usa lâmpadas de 55W, tem alguma gambiarra na moto ??? Tomada para GPS ???).
no gambitechs at all.
chinaf escreveu:Fiquei na dúvida, vc ligava a moto com a lâmpada ligada ???
vc diz o farol? nunca desligo o farol. e ela andou quase um ano assim, sem apresentar problemas. desliga a moto, o farol desliga. quando vai ligar a moto, o botão do farol já tá on. só isso. não entendi se é isso que vc perguntou.
chinaf escreveu:Quanto tempo tem a bateria da moto ????
um ano agora. a mesma idade da moto.
chinaf escreveu:Ela, quando aciona e não pega os "marcadores de velocidade e rpm ficando subindo e descendo" ??
sim. normal, normal, normal. sobe, desce, a luz da injeção fica acesa até acabar o barulhinho, apaga, os ponteiros descem.
chinaf escreveu:A parte do Sol forte, pode ser respiro, pode ser o problema que deu na moto do Saurus, mas a bomba de gasolina quando para, para mesmo, mas não sei se dá sinais antes.
pois é. quando acharam que era a bomba, e não era, até trocaram, na garantia. e era outra coisa, ela apagava em funcionamento.
chinaf escreveu:Acho que o fato dela morrer era ajuste da marcha lenta, como descrevi para o Crique_Aqui.
pois é, ajustaram na concessionária, melhorou bastante.
chinaf escreveu:Que kilometragem e quanto tempo já passou da revisão dos 10.000 km ???
acho que pouca coisa dos 2 além. deve estar com 12.000 e pouco.
chinaf escreveu:Esse é pior problema, o intermitente.
outro madiano já me disso isso, nas três ou quatro vezes que já liguei pra ele me ajudar.
chinaf escreveu:Voltando ao histórico, depois de quanto tempo que vc chega no serviço é sua hora de almoço ??? Falo isso pq, se for mais de 1 hr. a moto estará "fria" de novo, ou seja, passará pelo processo de ligar o "afogador eletrônico" novamente, enfim, vai ter que esquentar a moto, mas a moto não ligar não está ligado ao fato dela estar fria.
entro às 9, saio às 13. ok, concordo que tecnicamente o motor esfrie depois desse tempo todo, mas é fato que só acontece sob sol forte. não é que acontece mais debaixo do sol, SÓ acontece debaixo do sol.
chinaf escreveu:Vc já tentou parar em algum lugar que a moto ficasse fora do "sol forte" ?? Acontece em dias nublados ???? (sei que em Bsb isso é raro).
no trabalho não tem como parar sem ser na caldeira. em dias nublados, não. só em dias escaldantes, sempre no meio do dia. sempre.
chinaf escreveu:Enfim, vamos nos conversando.

Acho necessário primeiramente a medição da bateria com ela desligada, se puder faça a medição com ela ligada também para garantir que está sendo "carregada" (embora eu ache mais provável bateria cansada, do que a moto não estar dando carga nela).

Vou procurar a tabela com os valores para verificar o "estado" da bateria .

Grande abraço,
bateria cansada? como assim? liga tudo, o motor faz que pega e não pega. se fosse bateria, teria pegado empurrando. não pegou. ou tô errada?
chinaf
Motociclista

Mensagem por chinaf »

Fala Smoker, blz ?

Cara, foi uma idéia que me ocorreu, mas sinceramente acho que é a bateria, devido ao tempo que a moto da Nina deve ter.

A minha foi para o Atacama e machu Picchu com 75% de carga (eles testam na Red Baron e anotam no papel que me entregam, tem medição de um mooooonte de itens) e acho que lá, forçando ela para pegar na altitude, a bateria abriu o bico.

Mas, antes de ir, ela já tinha um sintoma de ter um "pouquinho" mais de dificuldade para pegar.

Não sei pq, mas acho também que a Fazer para pegar no tranco, tem que ser um "tranco um tantim mais forte", tive que "penar" um pouco na quase plana Tacna até ela pegar, na única vez que realmente dei um tranco na moto..... heheheheheheheheehehheheehehehehhee

Deve ter algo a haver com a injeção eletrônica.

Enfim, já tive uma moto que tinha um sintoma parecido com o seu, mas era sujeira no tanque, era andar um tempo, ela apagava e tinha que esperar um tempo para a sujeira "desgrudar" do filtro de ar, mas só rolava quando andava com a moto, tinha que "soprar" mangueira do tanque de gasolina..... heheheheheheehhe....

nessa hora sempre tinha um "timinho" para socorrer a moto.... heheheheheheheehehehehehehehehehehehehehehehehehehe

Grande abraço,
nina

Mensagem por nina »

Saurus escreveu:Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiihhhhhhhhhh!!!!!!!! CAGÁÁÁÁÁIU, MAGUUUCOOO!!!!

Essa da moto ficar estacionada debaixo de sol/calor forte é o que acontecia com a minha também. Além dessa do calor, acontecia de eu rodar com a moto, estacionava ela e, se tivesse que sair novamente em até 2~3h depois de estacionada, a moto não dava o arranque nem com o pai de santo do lado fazendo reza braba, vela, arruda, sal grosso, vence-demanda, abre-caminho, oferenda, etc.

No final, o problema era defeito intermitente (daqueles defeitos FDP que só aparecem quando o mecânico não está por perto) da bomba de gasolina. A dita foi trocada e NUNCA mais voltou a dar zica nenhuma.

O mecânico explicou que, com a alta temperatura, a gasola se vaporizava dentro da bomba e a dita funcionava praticamente tendo que comprimir gas (função para a qual ela não foi projetada) e não bombear líquido.

Além do mais, havia uma bosta de um relezinho dentro da bomba que colava e a dita parava de funcionar. Meu mecânico de automóveis é especializado em IEC e resolveu esse último problema abrindo a bomba e fazendo uns passes de mágica lá que são segredo dele. Ele fez isso numa Fazer de um dos outros mecânicos que trabalham na mesma oficina de carros. A notícia se espalhou e ele acabou tendo que fazer o serviço em mais outras duas Fazer, embora ele seja mecânico de automóveis, mas ele cansou de fazer esse tipo de reparo também em bomba de gasolina de automóveis.

Fica ligada e peça para o seu mecânico medir a pressão da bomba de gasolina. Se estiver abaixo de 2,5 bar, axo que só trocando a bomba.
tô tendendo a achar que pode ser por aí. puta merda, a garantia acabou de acabar. e a bomba já foi trocada, só que não era ela a causa do outro defeitinho.
chinaf
Motociclista

Mensagem por chinaf »

Saurus escreveu:Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiihhhhhhhhhh!!!!!!!! CAGÁÁÁÁÁIU, MAGUUUCOOO!!!!

Lembrei do seu caso, mas confundi o que era com o problema na moto do Smoker..... heheheheheheheeheheheheheheheheheheeheheh
chinaf
Motociclista

Mensagem por chinaf »

Fala Nina, blz ?

A Lâmpada que vc usa na moto é a original ou a de 55W ???

Ligar a moto com o farol aceso, pode ser um problema, tenho a impressão que ao "ligar" a moto com o farol ligado ao mesmo tempo, vc estará "puxando" muita a carga da moto e com isso diminuindo a vida útil da bateria.

Se for a original não é muita coisa, mas se for uma de 55W é uma carga considerável.

Comece pelo mais barato, peça para alguém ver a carga da bateria para vc.

Depois vá subindo a escadinha.

Grande abraço,
Editado pela última vez por chinaf em 18 Nov 2009, 16:40, em um total de 1 vez.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Chinaf, um dos sintomas que a Nina relatou foi o apagão (da moto, hein :-D ) em movimento. Exatamente a mesma coisa que aconteceu com a XT por causa do respiro do tanque entupido. Entretanto, é uma questão de tempo para entrar um pouco de ar no tanque e a gasolina descer. Estranho é o fato da moto as vezes pegar e outras não, principalmente por ficar parada um tempo antes de ligar. Por isso acho que não seja respiro entupido. Detalhe, a XTE não possui bomba de gasolina, então é pior ainda.

Em tempo, no caso de respiro entupido, a moto da umas engasgadas antes de cortar a alimentação, tipo quando pede reserva. ;-)

Mas repito, vale a pena dar uma olhada no respiro também. Nina, um teste simples pra ver se o respiro está entupido, basta tirar a tampa, se pegar pode ser o próprio o problema. Mas tente mais de uma vez, pois tu pode chegar na moto hoje e ela pegar, já que o problema não é contínuo.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
chinaf
Motociclista

Mensagem por chinaf »

Fala Smoker, ela comentou que após regularem a marcha lenta da moto esse sintoma sumiu.

Grande abraço,
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Smoker escreveu:Chinaf, um dos sintomas que a Nina relatou foi o apagão (da moto, hein :-D ) em movimento. Exatamente a mesma coisa que aconteceu com a XT por causa do respiro do tanque entupido. Entretanto, é uma questão de tempo para entrar um pouco de ar no tanque e a gasolina descer. Estranho é o fato da moto as vezes pegar e outras não, principalmente por ficar parada um tempo antes de ligar. Por isso acho que não seja respiro entupido. Detalhe, a XTE não possui bomba de gasolina, então é pior ainda.

Em tempo, no caso de respiro entupido, a moto da umas engasgadas antes de cortar a alimentação, tipo quando pede reserva. ;-)

Mas repito, vale a pena dar uma olhada no respiro também. Nina, um teste simples pra ver se o respiro está entupido, basta tirar a tampa, se pegar pode ser o próprio o problema. Mas tente mais de uma vez, pois tu pode chegar na moto hoje e ela pegar, já que o problema não é contínuo.
Smoker, se for o mesmo problema que deu na minha moto, eu tentei isso também, tentei fazer o arranque com o tanque destampado. Nada. Não funfou. Só foi trocando a bomba de gasolina.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Isso mesmo, Saurus, se for apenas o respiro, ela pega de primeira sem a tampa do tanque. É um teste que ela pode fazer sem mecânico. ;-)

Se não pegar, ou continuar apresentando o mesmo problema, a zica é outra.

Chinaf, mas depois o problema voltou. Eu particularmente (puro achismo de experiência) acho que não é o respiro, pois depois de ligada, andando um pouco ela apagaria, o que não acontece, pois pelo que entendi, o problema é só pra ligar a moto. Certo, Nina???

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
nina

Mensagem por nina »

só pra ligar a moto. e a lâmpada é original. não tem nada nela que não seja original. o problema do apagão em movimento resolveu logo, depois de trocarem a bomba de gasolina QUE NÃO ERA a causa do problema.

o problema de agora é assim: estaciono a moto sob sol forte, calor intenso, ela fica 3, 4 horas, quando vou sair de novo, ela não pega.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Se não estiver sob sol forte, tudo certo??? Ela liga na boa??? A zica é só no sol???

B12S

nina

Mensagem por nina »

só e unicamente no sol.

não me pergunte por que, mas é só no calorão debaixo de um solzão.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

nina escreveu:só e unicamente no sol.

Bate certinho com o problema que tive. Só trocando a bomba de gasolina. Vai ver que, quando trocaram a bomba da sua moto, puseram uma já usada e que deu zica.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

É, "sinixtro mermo".

Sem idéias do que possa ser.

B12S

chinaf
Motociclista

Mensagem por chinaf »

Fala Nina, blz ?

então vai pelo mais barato mesmo, mede a carga da bateria, moto injetada usa mais da parte elétrica do que moto carburada e não ligue a moto mais com a lâmpada acesa, outra coisa, não sei se é necessário desligar o corta corrente, para falar a verdade, a minha está com ele ligado sempre, desde.... bom desde que comprei a moto, acho que o uso se restringe somente no caso de uma emergência.

Eu recomendaria outro teste do tipo pedir para alguém trocar a bateria da sua moto com a dele, caso não tenha como medir (eu acho mais trabalhoso isso) fora que vc vai perder todos os dados da moto (hodometros parciais, horário, etc.).

Fora isso o outro único teste simples que dá para fazer é o do Smoker, mas é só para desencanar mesmo.

Aí sobra levar a moto na concessionária e deixar no Solzão forte e depois pedir para ligarem ela, se dá problema sempre nessa condição, vai dar lá também.

Senão der o mesmo sintoma, sinto lhe informar, vc vai precisar trocar de emprego..... hehehehehehehehehehehehehehe... O lugar onde vc trabalha deve ser um dos pontos "energéticos" de BSB e ai sua moto tá "cedendo" energia para o lugar..... heheheheheheeheheheheheheheheheheheheheehehhee

Enfim, vamos nos conversando.

Grande abraço,

p.s.: Só me tira uma dúvida, com o corta corrente na posição de ligada ela faz aquele BZIIIIIIIIII.... quando liga a chave ??? E dá aquela pisca normal da lâmpada da Injeção Eletrônica ??

Sei que é engraçado, mas já vi um cara reclamar da moto dele não pegar, quando ele deixava a moto com o Corta corrente na posição de desligada.
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Smoker escreveu:

É, "sinixtro mermo".

Sem idéias do que possa ser.
Sem ideias tambem... :hate:

Hoje nina me ligou pergutando como fazer a moto pegar no tranco, ensinei que era igual carro e talz... Ela seguiu o que falei mas nao deu certo!

Acontece que depois de tentar fazer a moto pegar no tranco ela deu uma partida na moto e colocou o telefone para eu ouvir o barulho, com certeza o problema da moto dela não é bateria, pois quando ela aperta o start o motor de arranque roda com muita facilidade. Logo descartado problemas no alternador ou bateria!

Imagino que seja problema na bomba de combustível ou na injeção!

Po nina, podia ter aberto um topico novo :-?
Imagem
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Marcio-Bsb escreveu:Po nina, podia abrir um topico novo :-?

;-)

Boa, Márcio. Também acho que poderia rolar um tópico novo.

Já descartamos (mexânicos de plantão):

- bateria
- arranque
- respiro do tanque entupido (pois no frio a moto roda normalmente)

Márcio, pergunta de leigo, se fosse o caso da bomba ou injeção (nunca tive moto com os dois, nem separados :-D ), a moto não teria que apresentar este problema mesmo que nos dias frios??? Ou após ligada, andando, não apresentaria alguma falha???

Abração.

B12S

Henrique Marmota
Motoqueiro

Mensagem por Henrique Marmota »

Saurus escreveu: O mecânico explicou que, com a alta temperatura, a gasola se vaporizava dentro da bomba e a dita funcionava praticamente tendo que comprimir gas (função para a qual ela não foi projetada) e não bombear líquido.
Saurus, gostei da teoria.

Mas aí nao adianta trocar a bomba da nina, nem nenhuma bomba desse modelo, em tese, iria funcionar, né? Pis sempre que a gasola vaporizar dentro da bomba...

Nina, faz diferença o tanque estar cheio ou vazio??

Abs
Versys 650 S ABS
Responder