DL 650 V-Strom

Grupo de discussão geral sobre motos.
Luiz Almeida
Mito

Re: DL 650 V-Strom - Primeiras Impressões

Mensagem por Luiz Almeida »

Primeiros dados sobre consumo de combustível da Truminha:

Primeira verificação - 189 km em trânsito urbano - 12,23 litros = 15,45km/l

Segunda verificação - 344km de estrada asfaltada, um pouco de carroçável, cerca de 20km, vento de proa na maior parte - 16,40 litros = 20,97km/l

A moto se comportou muito bem na estrada, mesmo obedecendo os 5 mil giros do amaciamento não faltou motor. Com esta rotação roda-se a 110km/h. Rodei 200 km à noite (35km de estrada com buracos) e os faróis se mostraram fantásticos, passando uma boa segurança.

Não tive problema no trecho de piçarra. Não é nenhuma trail, mas rodei sem problema até quando havia partes com areia frouxa. Tudo isso com garupa a bordo.

Inté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Jota

Re: DL 650 V-Strom

Mensagem por Jota »

Luiz, achei o consumo honesto pro que a motoca oferece em termos de motor.
Luiz Almeida
Mito

Jota escreveu:Luiz, achei o consumo honesto pro que a motoca oferece em termos de motor.
Realmente, Jota.

Você conhece o trecho de estrada que peguei, de Fortaleza a Redonda, vento de proa muito forte e a buraqueira depois de Aracati. Na XT este vento incomodava, na Truminha tá beleza.

Aco que na cidade não melhora muito, mas tenho a impressão que depois dos 2 mil km o consumo de estrada melhora um pouco.

A propósito, sábado estive no meio da Guerra da Lagosta, na Redonda; a comunidade local apreendeu um barco de 10t e aaratou-o para a rua. Puxei o barco junto com o povo e fui autoriza do fotografar. Hoje os jornais daqui falam sobre a encrenca.

Abração
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
andress
Motoqueiro

Mensagem por andress »

Luiz, a minha depois de amaciada, melhorou o consumo em apenas 2km/litro... A utlima medida que fiz, em 300km de terra, na media de 70km/hora, fez 14-13km/litro...Esses mesmos 300km se fosse em asfalto a uns 150km de media ta gastando 15-16km/litro...

Explicacao: Na estrada de terra, como tem que reduzir muito pra evitar a batedeira, gastou mais do que eu esperava...

O maximo que consegui foi media de 17,5km...Asfalto direto a 110 por hora...
}:)
"Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor"
"naquele tempo, em 1974, ele teve a visao do falcao peregrino e o desejou, e, em 2012 ele chegou, branco como uma noiva..." - andress, 13:40
Emano
Motociclista

Mensagem por Emano »

Jota escreveu:Luiz, achei o consumo honesto pro que a motoca oferece em termos de motor.
Jota cabra bom, rapaz vc é exigente hein? - rs - achei o consumo fantástico, principalmente na estyrada e com esse tancão de 22l (é isso mesmo?) dá uma bela autonomia. Penso isso, principalmente em se tratando de uma moto de mais de 200kg um motor de média cilindrada e uma aerodinâmica que não favorece cortar o vento.
Luiz Almeida
Mito

De que adianta eu ter uma motocicleta com autonomia de 500km se minha bunda só tem autonomia para 200? Hehehehehe

Andar a 150? Acho que nunquinha. Minha tocada é 110/120.

Abraço
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Pois é ... a minha curiosidade é exatamente o consumo da Strom 650 a 140 ~ 150 km/h que é a minha velocidade de cruzeiro na GS500.

Luiz, tu não quer fazer esse teste apenas uma vez não? Desconfio de algo em torno de 16 ~ 17km/l, mas é puro chute.
Jota

Mensagem por Jota »

Emano escreveu:
Jota cabra bom, rapaz vc é exigente hein? - rs - achei o consumo fantástico, principalmente na estyrada e com esse tancão de 22l (é isso mesmo?) dá uma bela autonomia. Penso isso, principalmente em se tratando de uma moto de mais de 200kg um motor de média cilindrada e uma aerodinâmica que não favorece cortar o vento.
Emano, a moto não tem mais de 200kg (tem 196, rs) e como está amaciando o Luiz não passou de 110, daí o ótimo consumo em estrada. Talvez uma coisa compense outra (amaciamento x velocidade) e o consumo rodoviário não se altere. Quem teve tdm 900 fica com o padrão elevado, talvez daí sua impressão de que sou exigente. Na verdade, se fosse mesmo chato em relação a consumo, já tinha incinerado a super.
Emano
Motociclista

Mensagem por Emano »

Luiz Almeida escreveu:De que adianta eu ter uma motocicleta com autonomia de 500km se minha bunda só tem autonomia para 200? Hehehehehe

Andar a 150? Acho que nunquinha. Minha tocada é 110/120.

Abraço
hahaha boa LA, mas é bom ter uma autonomia mesmo sem usá-la totalmente, afinal enquanto os outros param preocupados em abastecer o cabra se preocupa em tomar um refri e jogar conversa fora e esperar pra abastecer no próximo posto pq a qualidade deste posto é sofrível, rs 8-)

hahahah Jota... esqueci que vc teve uma tdm 900 :pow: ae é covardia mesmo a comparação
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Um dos motivos para eu desejar a Stromzinha, é o consumo bem mais interessante que o da 1000. O outro motivo, é que viajo como o Luiz, quase sempre aos 110 ou 120 km/h, foi assim com a Tornado, a Falcon e agora a XT.

Comprar uma V-Strom 1000 seria como comprar uma casa de 8 quartos e usar apenas 3.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
andress
Motoqueiro

Mensagem por andress »

Outro "defeitinho" da Strom que descobri semana passada, mas ja imaginava que assim seria...

Vento lateral na Strom é complicadissimo, porque da mesma maneira que a bolha protege aerodinamicamente, com vento lateral ela parece que captura todo o vento dentro da bolha e empurra mesmo a monstra de lado...

Vento lateral ja me fez pilotar inclinando a moto na reta muito mais do que fazendo curva.... }:)
"naquele tempo, em 1974, ele teve a visao do falcao peregrino e o desejou, e, em 2012 ele chegou, branco como uma noiva..." - andress, 13:40
andress
Motoqueiro

Mensagem por andress »

DanielRJ escreveu:Pois é ... a minha curiosidade é exatamente o consumo da Strom 650 a 140 ~ 150 km/h que é a minha velocidade de cruzeiro na GS500.

Luiz, tu não quer fazer esse teste apenas uma vez não? Desconfio de algo em torno de 16 ~ 17km/l, mas é puro chute.
Daniel, fizemos ha uns meses ai, aqui, uma viagem de uns 250 km eu e outro amigo numa v-650... Andamos na mesma velocidade, a 140 km/hora, enquanto a minha estava a 4,5k giros a 650 estava a 6 k giros e a 140 por hora a 650 fez 1,5 km a menos no consumo...

Iriamos fazer a mesma media na volta, mas a 110km por hora (porque achamos que o que fez consumir mais foi o alto giro da 650) mas infelizmente nao foi possivel porque nao voltamos no mesmo dia...Acho que nessa de 110, 120 a 650 deva fazer uns 3 km a mais...

Andamos lado a lado, com mesmo estilo de pilotagem e com mesmo combustivel...
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

É Andress, então é aquela velha máxima - se for pra andar mais rápido, a maior consumo da 1000cc fica equivalente ao da 650cc, pois esta trabalha em rotação mais alta que a primeira.

A 140km/h fazendo 1,5km/l a mais que a 650cc, ponto pra 1000cc. Não consigo andar a 110 por hora. Já tentei, mas definitivamente não dá.

Confesso que hoje, não saberia qual comprar ...

PS.: Tu colocou foto da tua moto no Bikepics?
andress
Motoqueiro

Mensagem por andress »

DanielRJ escreveu:É Andress, então é aquela velha máxima - se for pra andar mais rápido, a maior consumo da 1000cc fica equivalente ao da 650cc, pois esta trabalha em rotação mais alta que a primeira.

A 140km/h fazendo 1,5km/l a mais que a 650cc, ponto pra 1000cc. Não consigo andar a 110 por hora. Já tentei, mas definitivamente não dá.

Confesso que hoje, não saberia qual comprar ...

PS.: Tu colocou foto da tua moto no Bikepics?
Se nao me engano, a 650 pesa 196 e a 100 209 kilos (?)...Acho que na curva de consumo ate os 110, 120 por hora é ponto pra 650, mas acho que acima dos 140, acho que as duas comecam a se equivaler, custo x beneficio, pelo valor da compra, a 650 ta com preco bom comparado a 1000, vale a pena a 650, na economia ja sao os bauletos pra viajar que se compram...

Acho que ambas pra andar na cidade sao pessimas, mas o publico, acho eu, nao andaria muito na cidade com essas motos...

E se alguem me perguntar porque prefiro a 1000 a 650, vou dizer curto e grosso que é por motivos esteticos e somente por isso...Bem que a 650 podia ter os dois escapamentos, porque ate o peso é quase igual...

Ainda nao andei na 650, mas o que incomoda muito na 1000 é andar a 3k de giro em segunda marcha pra evitar a batedeira, mas isso acontece somente dentro da cidade pra se pegar a estrada pra viagem, entrou na rodovia, é 6 marcha e sofazao tranquilo...O Luiz pode dizer melhor como é andar a 60, 50 km por hora dentro da cidade, o giro do motor e a batedeira e qual marcha...Eu garanto que na 1000 50k por hora, é no maximo 3a marcha...

Ps. tem umas fotos la com umas galinhas... }:)
Luiz Almeida
Mito

andress escreveu: Acho que ambas pra andar na cidade sao pessimas, mas o publico, acho eu, nao andaria muito na cidade com essas motos...
Andress, muito pelo contrário! Estou gostando demais da Truminha na cidade. Ando tal como andava com a XT, só que com muito mais suavidade e sem aquela frenética troca de marcha que a 660 exigia. Tem-se a impressão de que a V-Strom é mais larga que a XT, mas ao se rodar percebe-se que a largura que interfere é a do guidon, e esta não é diferente nas duas motos.
andress escreveu: Ainda nao andei na 650, mas o que incomoda muito na 1000 é andar a 3k de giro em segunda marcha pra evitar a batedeira, mas isso acontece somente dentro da cidade pra se pegar a estrada pra viagem, entrou na rodovia, é 6 marcha e sofazao tranquilo...O Luiz pode dizer melhor como é andar a 60, 50 km por hora dentro da cidade, o giro do motor e a batedeira e qual marcha...Eu garanto que na 1000 50k por hora, é no maximo 3a marcha...
A eslasticidade do motor da 650 permite você reduzir para 60km/h e voltar a acelerar sem ter que reduzir marcha. Só tem batedeira se o piloto errar mesmo. Na cidade, no roteiro que faço diariamente, uso terceira e quarta marchas sem problemas, com o motor ronronando suavemente. Eventualmente entra uma quinta. Em terceira você entra e sai de curvas sem batedeira.

Quanto a fazer teste de velocidade alta e consumo, é complicado... posso até esticar, depois do amaciamento, até 160km/h ou mais, mas só por alguns instantes. Não temos estrada para isso. Além do mais, não curto adrenalina, prefiro endorfinas.... hehehehe

Inté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

Euclides

Mensagem por Euclides »

andress escreveu: Ainda nao andei na 650, mas o que incomoda muito na 1000 é andar a 3k de giro em segunda marcha pra evitar a batedeira, mas isso acontece somente dentro da cidade pra se pegar a estrada pra viagem, entrou na rodovia, é 6 marcha e sofazao tranquilo...O Luiz pode dizer melhor como é andar a 60, 50 km por hora dentro da cidade, o giro do motor e a batedeira e qual marcha...Eu garanto que na 1000 50k por hora, é no maximo 3a marcha...
Deixa de vacilo Andress, isso não existe mais! Coloca o v_mang e seja feliz.
Euclides

Mensagem por Euclides »

Luiz Almeida escreveu:
A eslasticidade do motor da 650 permite você reduzir para 60km/h e voltar a acelerar sem ter que reduzir marcha. Só tem batedeira se o piloto errar mesmo. Na cidade, no roteiro que faço diariamente, uso terceira e quarta marchas sem problemas, com o motor ronronando suavemente. Eventualmente entra uma quinta. Em terceira você entra e sai de curvas sem batedeira.
A milona tá igualzinha. Chego a retomar de 50 km/h em quinta.
XTman
Dinossauro

Mensagem por XTman »

Luiz Almeida escreveu:Primeiros dados sobre consumo de combustível da Truminha:

Primeira verificação - 189 km em trânsito urbano - 12,23 litros = 15,45km/l

Segunda verificação - 344km de estrada asfaltada, um pouco de carroçável, cerca de 20km, vento de proa na maior parte - 16,40 litros = 20,97km/l
...

PQP!!!! Vocês tão de porre? "Consumo aceitável", "fantástico" ??? Isso é consumo de V-Strom 1000 !!! PQP! A TDM 900, por exemplo, faz 22 na estrada! Um motor 650, refrigerado a água, com injeção eletrônica, bebendo igual a um 1000 carburado? Absurdo, isso...
Euclides

Mensagem por Euclides »

Quem tá de porre é vc, XTmam. DL-1000 fazer mais de 16km/l ? A minha nunca fez. DL-1000 carburada? Não conheço.
Euclides

Mensagem por Euclides »

Luiz Almeida escreveu: Andar a 150? Acho que nunquinha. Minha tocada é 110/120.

Abraço
Tem andar é de custom. }:) 120 numa Strom? Complicado pra mim.
Responder