Graxa AZUL (sabão de lítio)
Graxa AZUL (sabão de lítio)
É aquela graxa para rolamentos.
Alguém já usou na corrente? Recomenda?
Tava usando óleo, mas a chuva não deixa o óleo ficar na corrente de jeito nenhum.
[]s
Alguém já usou na corrente? Recomenda?
Tava usando óleo, mas a chuva não deixa o óleo ficar na corrente de jeito nenhum.
[]s
orgulho de ser CGzeiro!
Re: Graxa AZUL (sabão de lítio)
baita professor hein?!cRiPpLe_rOoStEr escreveu:qdo eu fiz o curso de mecânica de motos o professor recomendava sempre a graxa azul ao invés da amarela...
bueno... graxa pra rolamento geralmente é óleo mineral com espessante de sabão de lítio...
graxas da marca NSK, FAG e etc são praticamente tudo a mesma coisa... só muda a cor... "corante"...
eu brinco com os clientes que se quizer fazer uma graxa verde... é só colocar corante verde
pode comprar a azul da fag, tem a amarela da TK, tem branca da nsk, tem bege da nsk...
e tantas outras... o resultado na corrente será o mesmo!!
saudações
até aquela de posto então, que vem na lata, dá no mesmo? tem em qualquer posto BR, com o preço de 4 bisnaguinhas dessa tu compra uma lata de respeito.
achei a consistência dessa graxa azul bem diferente que a da graxa branca que tem aqui.
achei a consistência dessa graxa azul bem diferente que a da graxa branca que tem aqui.
orgulho de ser CGzeiro!
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Pode ser só impressão, mas concordo com o jabsb, a branca parece mais ralinha que a azul. Tem um pote de graxa azul em casa e ela parece bem mais pastosa.
passa óleo 120
Demo escreveu:se tudo na vida tu for fazer conta pra fazer, nunca irá fazer nada e ainda assim não terá economizado nenhum dinheiro!!!
Se te faz feliz, pega o carro, vá ver a peça, jante fora e volte pra casa rindo. As contas terá que pagar do mesmo jeito.
Use Graxa em spray da Molikote, é liquida e quando seca, vira graxa.
-
MSpain
- Roda Presa
Graxa azul (no meu tempo pelo menos ) é graxa de fibra curta , indicada para rolamentos e links de suspensão, inclusive a D. Honda recomendava a rede credenciada (concessionárias) via manual tecnico de manutenção o uso expresso dela .
Independentemente do corante a ser usado na manufatura da graxa , veja se o produto se destina ao uso ...
Já a graxa de fibra longa (a q vende nos postos ) não é recomendada para link de suspensão , acaba secando e travando os mesmos ... mas não é esse o assunto, então vamos ao q interessa ...
Para corrente de transmissão, realmente, não importa o tipo de graxa a ser usado, vai ser tudo a mesma coisa...
Particularmente , não uso graxa na corrente , acho q depois de uma bela chuva os detritos e areia grudam mais facilmente e acaba sendo transformada em pasta , lixa ou algo q o valha, acelerando assim o desgaste do conjunto . E é claro q tem q se fazer manutenção periodicamente , lavando o conjunto com querosene e pincel ou escova ... mas nem sempre fazemos após uma chuva ...
Eu uso óleo 90 semanalmente , e lavo a corrente ,coroa e pinhão pelo menos a cada 15 dias ...
Acho q resolve bem .
MSpain
- georgesjr
- Motoqueiro
- Contato:
Spray Repsol de 20 em 20 dias aqui.
btw. não sai nem com chuva , não gruda areia.
corrente da minha falcon não existe 1 ponto de ferrugem sequer , e sempre está viscosa.

Enxarco a corrente , penetro nos elos , .... só sai com querosene
btw. não sai nem com chuva , não gruda areia.
corrente da minha falcon não existe 1 ponto de ferrugem sequer , e sempre está viscosa.

Enxarco a corrente , penetro nos elos , .... só sai com querosene
البحث عن السلام
- Rodrigo Paula
- Motoqueiro
Tbm uso esse da repsol. não faz lambança, não sai com água e bem mais barato que o motul.
-
Ulisses
- Novato
Caros colegas tenho uma XT660 e uso sempre oleo 140 .
Eu uso essa...relativamente barata e muito boa...pago R$ 14,00 aqui na minha cidade... bem resistente a chuva...
Ao ser aplicada é parecida com um desengripante...dá aquela fervidinha e penetra na corrente, mesmo nas que tem retentores. Aí é so deixar a moto parada por 15 min que ela vira graxa...

Ao ser aplicada é parecida com um desengripante...dá aquela fervidinha e penetra na corrente, mesmo nas que tem retentores. Aí é so deixar a moto parada por 15 min que ela vira graxa...

" Deus construiu no céu a melhor pista, com as melhores retas e curvas, e veio buscar meu filho para ser seu piloto. "
- gringo_killer
- Dinossauro
mussoi, onde tu compra?
Se tu souber.. vai querer lá fazer TD e tomar café 0800...
by K'waszaK
Pois é....no meu tempo homem tinha pegada by m@gro
Use qualquer coisa, mas use. O ideal é limpar a cada 500km mais ou menos, com querosene (não use WD-40), e depois lubrificar. WD-40 é penetrante, e pode passar dos retentores e atacar a graxa que é colocada de fábrica. Querosene é imbatível. E pra lubrificar, eu uso o método desse cara do vídeo, mas com o spray Repsol, dos dois lados da corrente (ele só tá passando em um), e depois dou uma sprayzada no centro da corrente (onde entra em contato com coroa/pinhão):
[media][/media]
[media][/media]
Editado pela última vez por XTman em 14 Nov 2009, 12:15, em um total de 1 vez.
Uso a graxa azul.. tenho 1 pote em casa.. relação da TW.. perfeita, da cb tb... só não pode passar muita graxa ("enxarcar" a corrente), pois daí gruda muita poeira, joga na roda e pra limpar e lavar depois tb dá um pouco de trabalho, mas a tal graxa cumpre bem o seu papel, dura mais que o óleo de cambio que é viscoso e escorre rápido. O óleo spray tem a vantagem de ser mais rápido na aplicação e não sujar tanto a roda... mas como dito o importante é manter lubrificado. 
[]s
[]s
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode Começar agora e fazer um novo fim" (Chico Xavier)
Mandei ver na graxa azul e gostei do resultado, sinto até a moto puxando melhor, inclusive com garupa.
Óleo não tava dando, toda vez que pegava chuva já tava a corrente seca, até pontinho de ferrugem já apareceu, e a moto não tem um mês. Isso que eu renovava o óleo toda hora. Com a graxa azul formou-se uma camada protetora, e a lubrificação ficou ótima. Agora é manter limpo sempre.
Fernando, eu passo um filetezinho de graxa e espalho com um pincel, isso "por dentro". Não fica "melada" e pelo visto lubrificou bem.
Em relação a sujeira que gruda na corrente, com óleo gruda menos mas gruda também. É mais fácil na hora de limpar, sem dúvida, mas a limpeza deve ser feita de qualquer maneira. Quando vacilei com a limpeza, não interessa o que utilizava para lubrificar, a corrente acabava prendendo elos.
Uma coisa que percebi: quando usei a graxa branca, ela parecia secar ("empedrar") muito rápido. Já a grafitada, a impressão que dava é que ela estava na verdade sujando a corrente, pois mesmo depois de limpar 300x, quando aplicava ouvia aquele barulhinho típico de terra na relação.
Pro pessoal que já usa a graxa azul: compram onde? eu achei em uma loja de motos mesmo, mas foi a única loja do ramo em que achei esse tipo de graxa até hoje. Costumam vender apenas a branca e a grafitada.
[]s
Óleo não tava dando, toda vez que pegava chuva já tava a corrente seca, até pontinho de ferrugem já apareceu, e a moto não tem um mês. Isso que eu renovava o óleo toda hora. Com a graxa azul formou-se uma camada protetora, e a lubrificação ficou ótima. Agora é manter limpo sempre.
Fernando, eu passo um filetezinho de graxa e espalho com um pincel, isso "por dentro". Não fica "melada" e pelo visto lubrificou bem.
Em relação a sujeira que gruda na corrente, com óleo gruda menos mas gruda também. É mais fácil na hora de limpar, sem dúvida, mas a limpeza deve ser feita de qualquer maneira. Quando vacilei com a limpeza, não interessa o que utilizava para lubrificar, a corrente acabava prendendo elos.
Uma coisa que percebi: quando usei a graxa branca, ela parecia secar ("empedrar") muito rápido. Já a grafitada, a impressão que dava é que ela estava na verdade sujando a corrente, pois mesmo depois de limpar 300x, quando aplicava ouvia aquele barulhinho típico de terra na relação.
Pro pessoal que já usa a graxa azul: compram onde? eu achei em uma loja de motos mesmo, mas foi a única loja do ramo em que achei esse tipo de graxa até hoje. Costumam vender apenas a branca e a grafitada.
[]s
orgulho de ser CGzeiro!
- gringo_killer
- Dinossauro
Eu tenho um pote de 500g da FAG... comprei em casa de rolamentos, $$ 7,50.
Se tu souber.. vai querer lá fazer TD e tomar café 0800...
by K'waszaK
Óleo puro sai fácil com chuva e com o movimento da corrente (força centrífuga). Se quer usar óleo, use um próprio pra correntes, pois eles têm um aditivo que os torma mais aderentes. Na minha bolsa de ferramentas tenho sempre um tubinho de óleo pra corrente da Jerod, que é baratinho e gruda bem na corrente.João Alberto escreveu:...
[]s

- georgesjr
- Motoqueiro
- Contato:
btw nem me dando de graça a graxa branca coloco na corrente da moto.
seja em spray ou pasta nem ferrando.
barato sai caro.
segundo mecânico que cuida da minha moto , se eu manter o cuidado que eu tenho tido com a relação dela vai passar dos 25mil km´s
está com 12 e está como nova de fabrica.
tenho dito , Manter sempre lubrificada , lavar com querosene de 25 em 25 dias toda a corrente e caixa de relação.
é saco ? é ... mas gastar mais de 200 reais em kit de relação por bobeira é desleixo.
que vejo por ai de moto corrente inteira seca , com uma cara de Socorro , não esta no gibi.
seja em spray ou pasta nem ferrando.
barato sai caro.
segundo mecânico que cuida da minha moto , se eu manter o cuidado que eu tenho tido com a relação dela vai passar dos 25mil km´s
está com 12 e está como nova de fabrica.
tenho dito , Manter sempre lubrificada , lavar com querosene de 25 em 25 dias toda a corrente e caixa de relação.
é saco ? é ... mas gastar mais de 200 reais em kit de relação por bobeira é desleixo.
que vejo por ai de moto corrente inteira seca , com uma cara de Socorro , não esta no gibi.
البحث عن السلام
georgesjr, sigo mais ou menos o seu relato!!
graxa é difícil eu usar... já usei... sem contar que essa moda que surgiu de "graxa branca"
é efeito estético de autorizada pra justificar os valores ( minha opinição
)...
geralmente eu uso óleo de motor... 1 ou 2x por semana dou uma melecada na corrente...
quando chove e o óleo sai.... caso eu não esteja em casa tenho debaixo do banco um tubinho de óleo...
acho melhor desta forma... manter um filme de óleo que suje doque gastar com relação nova...
as graxas/lubrificantes em spray não tô curtindo $$$$
saudações
graxa é difícil eu usar... já usei... sem contar que essa moda que surgiu de "graxa branca"
é efeito estético de autorizada pra justificar os valores ( minha opinição
geralmente eu uso óleo de motor... 1 ou 2x por semana dou uma melecada na corrente...
quando chove e o óleo sai.... caso eu não esteja em casa tenho debaixo do banco um tubinho de óleo...
acho melhor desta forma... manter um filme de óleo que suje doque gastar com relação nova...
as graxas/lubrificantes em spray não tô curtindo $$$$
saudações