Pêndulo x Contra Esterço
- rsolani
- Roda Presa
Pêndulo x Contra Esterço
Pergunta de cabaço, mas queria uma resposta boa...
Se eu posso deitar a moto até o limite fazendo apenas o contra-esterço, porque fazer o pêndulo ?
Não manjo porra nenhuma de pilotagem esportiva de motos, mas quando eu quero dar uma abusadinha, o contra-esterço sempre me serviu perfeitamente.
Então, para que serve o pendulo exatamente ? Quais os benefícios dele ?
Se eu posso deitar a moto até o limite fazendo apenas o contra-esterço, porque fazer o pêndulo ?
Não manjo porra nenhuma de pilotagem esportiva de motos, mas quando eu quero dar uma abusadinha, o contra-esterço sempre me serviu perfeitamente.
Então, para que serve o pendulo exatamente ? Quais os benefícios dele ?
New life in place of old life. Unscarred by trials !
2001 -> DT 180 1996
2002 - 2008 -> 4 Patas
2009 - 2013 -> XTZ 250 X 2009
2013 - ~ -> M.S.M.
2020 - ~ -> HD Roadster 1200 2018 Amarela - Stage 1
2001 -> DT 180 1996
2002 - 2008 -> 4 Patas
2013 - ~ -> M.S.M.
-
julio batatais
Re: Pêndulo x Contra Esterço
Numa xt 250x?
acredito que não precise... a tecnica aliás nas corridas de motard
é igual ao motocross, com uma perna a frente
acho que o pendulo nas esportivas serve para posicionar-se melhor na moto, inclinando-se ao limite da mesma e controlando este limite
justamente com os raspadores...
mas não sou profi , deixa os pilotos profissionais dar a opinião deles.
acho que o pendulo nas esportivas serve para posicionar-se melhor na moto, inclinando-se ao limite da mesma e controlando este limite
Pêndulo = Poser!
Kuati escreveu:Bicho homem, um ser social, vaidade, tudo é...
[ ]'s
- kbça
- Dinossauro
De repente tô falando besteira, mas...
- contra-esterço se usa quando o limite de grip do pneu (no caso o traseiro) já "foi pro s*co"...
- como tu atinge esse limite?
Na areia, a menos que tu esteja com uma moto de speedway, naturalmente tu acaba inclinando a moto e o corpo para contornar uma curva, dentro de determinados limites, já que o terreno normalmente não proporciona muito grip (dentro de um certo limite, claro)... Nas provas de motocross vemos claramente os pilotos procurando as "paredes" nas curvas para sustentar a maior tração pelo maior tempo possível...
No asfalto o grip é BEM maior, consequente o "limite" é maior, possibilidades de velocidades maiores, riscos maiores...
NA VERDADE, a busca do piloto é encontrar aquele ponto em que consegue contornar determinada curva na maior velocidade possível (fazendo o pêndulo) ANTES da moto começar a desgarrar (onde entra o contra-esterço), uma vez que este significa perda de tempo em função de a roda estar girando em falso ao invés de impulsionar a moto para a frente... Nos mundiais de motovelocidade os pilotos americanos introduziram as derrapagens com a traseira para retardar a reaceleração e posicionar a moto com relação à próxima reta, trazendo a técnica das motos de speedway... Curiosamente, os europeus provocavam a derrapagem com a dianteira... Mas aí é outro nível de máquinas e pilotos...
Óbvio que em termos de espetáculo é um show a parte (que o digam as provas de drift), mas na prática...
Que venham agora as pedras por alguma (ou todas as) besteira que escrevi...
Feito!
- contra-esterço se usa quando o limite de grip do pneu (no caso o traseiro) já "foi pro s*co"...
Na areia, a menos que tu esteja com uma moto de speedway, naturalmente tu acaba inclinando a moto e o corpo para contornar uma curva, dentro de determinados limites, já que o terreno normalmente não proporciona muito grip (dentro de um certo limite, claro)... Nas provas de motocross vemos claramente os pilotos procurando as "paredes" nas curvas para sustentar a maior tração pelo maior tempo possível...
No asfalto o grip é BEM maior, consequente o "limite" é maior, possibilidades de velocidades maiores, riscos maiores...
NA VERDADE, a busca do piloto é encontrar aquele ponto em que consegue contornar determinada curva na maior velocidade possível (fazendo o pêndulo) ANTES da moto começar a desgarrar (onde entra o contra-esterço), uma vez que este significa perda de tempo em função de a roda estar girando em falso ao invés de impulsionar a moto para a frente... Nos mundiais de motovelocidade os pilotos americanos introduziram as derrapagens com a traseira para retardar a reaceleração e posicionar a moto com relação à próxima reta, trazendo a técnica das motos de speedway... Curiosamente, os europeus provocavam a derrapagem com a dianteira... Mas aí é outro nível de máquinas e pilotos...
Óbvio que em termos de espetáculo é um show a parte (que o digam as provas de drift), mas na prática...
Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014
E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!
Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!
Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
O pêndulo tem como função principal obtenção de maior velocidade em curva.
Tem ainda uma função segundaria que é o controle do limite de inclinação que uma moto pode conseguir. O controle é obtido ao deslocar o corpo para fora da moto no mesmo sentido da curva. Estando deslocado para dentro, permite menor inclinação da moto, e estando mais baixo do que na posição normal, oferece também um centro de gravidade mais baixo, resultando em melhor estabilidade. Por oferecer maior área exposta do lado interno do que do lado externo da moto, a postura também provoca um arrasto aerodinâmico, que auxilia no processo de curva. O joelho aberto passa então a funcionar como um “inclinômetro” – uma referência de inclinação
Já o contra esterço(assunto longo) ajuda ao piloto controlar a elevação/inclinação da moto, virando o guidão no sentido contrário ao da curva... intuitivamente usamos essa técnica, mesmo sem saber.
Com treino, pratica(principalmente num autodromo) é possivel combinar o pendulo com o contra esterço, para inclinar, ou levantar a moto, deslocando o corpo conjuntamente com o uso do acelerador e do contra esterço.
São diversos fatores que trabalham juntos... não basta usar uma única técnica....
Tem ainda uma função segundaria que é o controle do limite de inclinação que uma moto pode conseguir. O controle é obtido ao deslocar o corpo para fora da moto no mesmo sentido da curva. Estando deslocado para dentro, permite menor inclinação da moto, e estando mais baixo do que na posição normal, oferece também um centro de gravidade mais baixo, resultando em melhor estabilidade. Por oferecer maior área exposta do lado interno do que do lado externo da moto, a postura também provoca um arrasto aerodinâmico, que auxilia no processo de curva. O joelho aberto passa então a funcionar como um “inclinômetro” – uma referência de inclinação
Já o contra esterço(assunto longo) ajuda ao piloto controlar a elevação/inclinação da moto, virando o guidão no sentido contrário ao da curva... intuitivamente usamos essa técnica, mesmo sem saber.
Com treino, pratica(principalmente num autodromo) é possivel combinar o pendulo com o contra esterço, para inclinar, ou levantar a moto, deslocando o corpo conjuntamente com o uso do acelerador e do contra esterço.
São diversos fatores que trabalham juntos... não basta usar uma única técnica....
Editado pela última vez por JAL em 09 Nov 2009, 21:03, em um total de 1 vez.
Para fazer uma determinada curva numa determinada velocidade, precisas de um determinado ângulo de inclinação (lateral) resultante DO CONJUNTO MOTO + PILOTO para anular a força centrífuga. É aí que está a charada: o ângulo de inclinação É DO CONJUNTO. Se o corpo do piloto estiver caindo pra dentro da curva, ele "puxa" a resultante pra dentro da curva, permitindo que a moto incline menos ao fazer a mesma curva com a mesma velocidade. Moto menos inclinada = mais área de contato dos pneus com o solo = coisa boa.
Exemplo prático: pra fazeres uma determinada curva a 60Km/h com a bunda no banco e peito alinhado com o tanque precisas inclinar a moto 25 graus. Se tu tirares a bundinha de cima do banco e jogar o tronco pra dentro da curva, podes fazer a mesma curva a 60Km/h só que inclinando menos a moto (digamos, 15 graus).
Podem testar naquela rotatória/curva preferida de vocês, aquela do caminho pro trabalho, funciona mesmo. Façam a mesma curva no meio da moto e depois, na mesma velocidade, se jogando pra dentro da curva (mas não é só a bunda! Levem o tronco junto! Olhem fotos do VR curvando): a moto inclina muito menos.
Keith Code: "Fazendo o pêndulo, a moto não precisa estar tão inclinada para fazer uma curva com o mesmo raio, ou então pode ir mais rápido sem aumentar o ângulo de inclinação. Mesmo que você faça a curva com a mesma velocidade de alguém que não está pendulando, você pode começar a acelerar mais cedo [na saída da curva] pois sua moto está mais em pé e tem mais borracha em contato com o chão."
Exemplo prático: pra fazeres uma determinada curva a 60Km/h com a bunda no banco e peito alinhado com o tanque precisas inclinar a moto 25 graus. Se tu tirares a bundinha de cima do banco e jogar o tronco pra dentro da curva, podes fazer a mesma curva a 60Km/h só que inclinando menos a moto (digamos, 15 graus).
Podem testar naquela rotatória/curva preferida de vocês, aquela do caminho pro trabalho, funciona mesmo. Façam a mesma curva no meio da moto e depois, na mesma velocidade, se jogando pra dentro da curva (mas não é só a bunda! Levem o tronco junto! Olhem fotos do VR curvando): a moto inclina muito menos.
Keith Code: "Fazendo o pêndulo, a moto não precisa estar tão inclinada para fazer uma curva com o mesmo raio, ou então pode ir mais rápido sem aumentar o ângulo de inclinação. Mesmo que você faça a curva com a mesma velocidade de alguém que não está pendulando, você pode começar a acelerar mais cedo [na saída da curva] pois sua moto está mais em pé e tem mais borracha em contato com o chão."
- rsolani
- Roda Presa
Agora sim...mamm2 escreveu:Para fazer uma determinada curva numa determinada velocidade, precisas de um determinado ângulo de inclinação (lateral) resultante DO CONJUNTO MOTO + PILOTO para anular a força centrífuga. É aí que está a charada: o ângulo de inclinação É DO CONJUNTO. Se o corpo do piloto estiver caindo pra dentro da curva, ele "puxa" a resultante pra dentro da curva, permitindo que a moto incline menos ao fazer a mesma curva com a mesma velocidade. Moto menos inclinada = mais área de contato dos pneus com o solo = coisa boa.
Perguntei pq outro dia ensaiei um pendulo, e fiquei impressionado como a moto fez a curva, mas até entao, para mim, para fazer uma curva a 100 km/h, usando tanto o pendulo ou o contra-esterço, a moto teria que ter a mesma inclinacao.
Quando fiz o pendulo, vi que nao inclinei tanto ela, mas ela foi facinho pra dentro da curva.
Entao chego a conclusao realmente que o ideal é a combinacao das tecnicas.
Se eu ficar no contra esterço vou sempre andar mais lento que alguem que faz o pêndulo...
Outra coisa a se levar em consideracao é que a minha moto é uma bicicletinha, é muito facil deitá-la, mas imagino que numa moto muito mais pesada o pendulo seja ainda mais util, senao imprescindível.
Valeu muito pela explicação!
abs
2001 -> DT 180 1996
2002 - 2008 -> 4 Patas
2013 - ~ -> M.S.M.
2001 -> DT 180 1996
2002 - 2008 -> 4 Patas
2013 - ~ -> M.S.M.
- rsolani
- Roda Presa
Kbça,kbça escreveu:De repente tô falando besteira, mas...
Feito!
contra esterço nao tem necessariamente a ver com drift...
Voce faz ele sem perceber, é o ato do virar o guidao para o lado oposto a curva, é instintivo... Senao a moto nao faria curva.
Quando voce comeca a andar mais rapido usando o contra esterco, ai sim voce percebe que voce esta forçando o guidao ao contrario, e percebe tambem que é facil e gostoso para controlar a inclinacao da moto.
Mas como vimos, só isso nao basta pra ir rápido...
abs
2001 -> DT 180 1996
2002 - 2008 -> 4 Patas
2013 - ~ -> M.S.M.
2001 -> DT 180 1996
2002 - 2008 -> 4 Patas
2013 - ~ -> M.S.M.
- rsolani
- Roda Presa
Julio, acho que nao é questao de precisar...julio batatais escreveu:Numa xt 250x?
Se fizer, vai andar mais rápido.
O que acho que acontece é que nas motards, as corridas sao em pistas travadinhas.
Pra fazer curva em cotovelo o pendulo nao deve servir muito, por isso nao usam.
Mas em curvas de alta, já vi eles usando.
Entendo que curva de raio curto, travada, é contra-esterco puro, e curva de raio longo, de alta, devemos usar o pendulo... Acho que é por ai, mas é achismo meu tb.
2001 -> DT 180 1996
2002 - 2008 -> 4 Patas
2013 - ~ -> M.S.M.
2001 -> DT 180 1996
2002 - 2008 -> 4 Patas
2013 - ~ -> M.S.M.
rsolani, manda teu email q tenho umas apostilas do curso da speed master, em portugues + uns videos do youtube. Vai te ajudar.

Já no estilo SBK, fiz o circuito bem mais rápido. Mais rápido até q algumas SS´s, mas isso depende do piloto. Não estou falando q sou fodão, ainda tenho muito o q melhorar. Na pista daqui de bh, já andei com a B12 e com a X. Com a B12 não curvo nem a metado do que curvo com a X. Estou adorando andar com a X lá. A moto é leve e lhe permeti errar. Em 4 ocasiões, forcei demais nas curvas, a ponto da frente saindo. Sei lá como
consegui consertar e sem nenhum chão. No ultimo TD, rodei 2 tanques lá rsrsrs. Só alegria com a motoquinha

Paulinhu braçãoPaulinhu escreveu:Pêndulo = Poser!
Julio, não necessariamente. Depende muito da curva. Na X as curvas de media/alta , pra uma 250 é claro rsrsrs, não me adaptei fazendo no estilo motard. Tentei várias vezes, mas na pista daqui de BH não deu certo andando no estilo SM. Acabei abrindo dois buracos na minha botajulio batatais escreveu:Numa xt 250x?
Já no estilo SBK, fiz o circuito bem mais rápido. Mais rápido até q algumas SS´s, mas isso depende do piloto. Não estou falando q sou fodão, ainda tenho muito o q melhorar. Na pista daqui de bh, já andei com a B12 e com a X. Com a B12 não curvo nem a metado do que curvo com a X. Estou adorando andar com a X lá. A moto é leve e lhe permeti errar. Em 4 ocasiões, forcei demais nas curvas, a ponto da frente saindo. Sei lá como

- Optimus Leo
- Mito
Nao li o topico inteiro, so vou resumir para qualquer peao poder entender:
Contra-esterco = faz a moto deitar mais rapido
Pendulo = permite fazer a curva mais rapido do que se o piloto estivese "cravado" no banco.
Voce deveria de usar os dois. Um complementa o outro. Nao e como muito neguim acha que ou se usa um, ou se usa o outro.
Contra-esterco = faz a moto deitar mais rapido
Pendulo = permite fazer a curva mais rapido do que se o piloto estivese "cravado" no banco.
Voce deveria de usar os dois. Um complementa o outro. Nao e como muito neguim acha que ou se usa um, ou se usa o outro.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
- Rodrigo Paula
- Motoqueiro
Percebí isso quando fomos pra Ponte Nova. Vc estava querendo observar a paisagem?????Baeta escreveu: Com a B12 não curvo.
Rodrigo Paula escreveu:Percebí isso quando fomos pra Ponte Nova. Vc estava querendo observar a paisagem?????Baeta escreveu: Com a B12 não curvo.![]()
Falou Valentino Tosse
A Benedita Paula é um exemplo. Era todo quadrado pra curvar. Deitava a moto até o talo. Comecou a andar com uns mals elementos, viu uns videos no youtube e leu umas apostilas, agora tá tocando o terro na pista. Antes, dava medo ver ele curvar

Parabéns cara, vc evoluiu rápido pra baralho
Este é o objetivo do pêndulo num autódromo.rsolani escreveu:Se fizer, vai andar mais rápido.
Na rua, o objetivo é inclinar menos a moto na mesma curva. Moto menos inclinada = mais pneu no chão = margem de segurança maior e moto mais na mão pra encarar as surpresas das curvas do Brasil (óleo, buracos, areia, tinta escorregadia, aquele silencioso enferrujado que um golzinho chaleira deixou de presente, etc).
Sim, sou eu mesmo o maluco que faz pêndulo nas rampas de entrada/saída aqui das pontes da ilha, mesmo que o trânsito esteja andando a míseros 40Km/h, por que a pergunta? Sai com esta camisa-de-força pra lá!
- Optimus Leo
- Mito
Paulinhu escreveu:Pêndulo = Poser!

E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Cuidado para não confundir o contra esterço que controla uma derrapagem, com o contra esterço usado para deitar mais a moto... são coisas diferentes.
Pêndulo eu ja 'tentei' usar mas nas velocidades que as minhas motos chegam não achei que compensaram... ali pelos 120km/h... aí não adianta muito.
Talvez com a XT começe a brincar disso... mas ainda nao conheço todo o potencial dela. O gostoso mesmo é escutar a pedaleira raspar hehehe.
Talvez com a XT começe a brincar disso... mas ainda nao conheço todo o potencial dela. O gostoso mesmo é escutar a pedaleira raspar hehehe.
Eu não pendulo porra nenhuma...
... se pendulasse com o "peso extra", a moto ia entortar toda

... se pendulasse com o "peso extra", a moto ia entortar toda
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAISRe: Pêndulo x Contra Esterço
Ahaoiauhoaiuha, nada a ver...kbça escreveu:De repente tô falando besteira, mas...
Feito!
Certinho, isso mesmo!O pêndulo tem como função principal obtenção de maior velocidade em curva.
"O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros"
M. Thatcher
M. Thatcher
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy