acreditem: fiz um teste-drive... numa Twister...

Grupo de discussão geral sobre motos.
Russo
Mito

acreditem: fiz um teste-drive... numa Twister...

Mensagem por Russo »

Ae Kameraden... não é pescaria, eheheh...

Pois é, o incrível acontece, eheheh... hoje andei de Twister... por puro acaso... pois nunca havia andado numa motoka dessas, eheheh.
Em todo caso, vamos ao relato:
- era uma TW vermelha, equipada com guidão Tomaselli, calçada com pneus SD semi-novos. Rodei alguns quarteirões, não pude esticar prá valer por dois motivos:
1. o local não era adequado
2. não senti muito tesão em acelerar a motoka

Algumas impressões - considerem o fato que eu estou acostumado a rodar com motos pesadas e/ou desajeitadas.
Vou tentar usar como parâmetro a CB400/450

- porte: é uma motoka muito pequena, a impressão que tive é que ela "sumiu" quando montei nela; de 0 a 10, ganha um 6
- é uma motoka muito leve, extremamente fácil de manobrar; manobrabilidade - leva um 9
- as suspensões são "honestas" - nem duras demais, nem macias demais, tanto só quanto com garupa; leva um 8
- a motoka curva "só com o pensamento... apontou prá curva, curvou; leva um 8
- a embreagem é igual a um pote de manteiga no calor, não precisa mais que um dedo para acionar; leva um 10
- o câmbio ídem... dá para ir da segunda à sexta marcha e retornar à segunda só no tempo, sem usar o manete da embreagem; nota 10 tb
- os freios são "normais"... nem fracos nem fortes, mas são progressivos; nota 7
- o banco é muito confortável; ganha um 8
- o motor é fraco e o torque, tanto em baixa quanto em média rotação, praticamente não existe, tem que esguelar a bichinha para ela render alguma coisa; nota 5
- com garupa é muito estável mas fica "anêmica", tem que torcer o cabo com mais vontade; nota 4

Conclusão: passou por média, com nota 7,5

Se a Russinha, minha filha, gostasse do estilo, essa seria uma das motokas que eu recomendaria prá ela!
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
fanfazer
Roda Presa

Re: acreditem: fiz um teste-drive... numa Twister...

Mensagem por fanfazer »

ta de sacanagem né russo?
Yamaha Fazer YS250 08/08 azul

NAO EMPRESTO!!!!
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

10min pra aparecer algum dizendo que achou tudo isso pq ainda não andou em uma faser!! }:) :lol:

quero ver vc andar em uma twister contaminada por xing-ling igual do carlos mirage é dizer o mesmo. }:) }:)
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

fanfazer escreveu:ta de sacanagem né russo?
errei por pouco, foram 8minutos ;-) :roll:
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Não... não estou de sacanagem... apenas estou relatando o que eu achei da motoka, sem xiitismo ou anti-xiitismo... para o meu gosto, não serve, mas achei uma boa moto, recomendaria a qualquer um que me perguntasse.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Paga
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Paga »

Pros meus 1,63 de altura a twister é uma moto gigante :lol:
Editado pela última vez por Belzebu em Sex Ago 13, 2012 6:66 am, num total de 9 círculos
fanfazer
Roda Presa

Mensagem por fanfazer »

Russo escreveu:
Não... não estou de sacanagem... apenas estou relatando o que eu achei da motoka, sem xiitismo ou anti-xiitismo... para o meu gosto, não serve, mas achei uma boa moto, recomendaria a qualquer um que me perguntasse.
entao russo, tmbm nao fico brigando por marca essa, marca aquela só prq essa ou aquela é minha moto no momento, pelo que sei vc está acostumado com moto grande ( por isso disse "sacanagem") :lol: ;-)
Yamaha Fazer YS250 08/08 azul

NAO EMPRESTO!!!!
Skolaude
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Skolaude »

Engraçado, o que eu mais gosto nas twister/tornado é justamente o motor, gosto da idéia de motor mais forte na alta... não gosto de moto torcuda que a 4.000rpm já tá parecendo britadeira, mas legal Russo, sempre é bom ver o comentário de alguém não tão xiita ;-)
You Get What You Give.
Yamaha WR 250F
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

fanfazer escreveu: entao russo, tmbm nao fico brigando por marca essa, marca aquela só prq essa ou aquela é minha moto no momento, pelo que sei vc está acostumado com moto grande ( por isso disse "sacanagem") :lol: ;-)
Ricardo Skolaude escreveu:Engraçado, o que eu mais gosto nas twister/tornado é justamente o motor, gosto da idéia de motor mais forte na alta... não gosto de moto torcuda que a 4.000rpm já tá parecendo britadeira, mas legal Russo, sempre é bom ver o comentário de alguém não tão xiita ;-)
Ae Kameraden...

Eu tentei não comparar a TW com a ex-Savage nem com a atual 883C. Procurei compará-la com a CB400, que é a motoka que eu uso com mais frequência e que não pode ser considerada uma moto grande ou mesmo torcuda.

Trazendo números para essa comparação, a TW tem 2,48 kgf-m de torque a 6.000 rpm e a CB400 tem 3,2 kgf-m a 8.000 rpm, o que não é uma diferença tão grande e geração de potência em ambas é proporcional à cilindrada, pois a TW gera 24 cv a 8.000 rpm e a CB gera 40 cv a 9.500 rpm.

Eu calculo que a 4.000 rpm a TW está gerando uns 10CV enquanto a CB deve gerar por volta de uns 16 CV, porém a curva de torque da CB deve ser bem mais plana que a da TW, ou seja, lá pelos 4.000 giros a CB400 deve estar gerando muito mais torque que a Twister na mesma rotação.

É interessante notar como essas pequenas diferenças em números, de uns 6CV e algo em torno de uns 0,8 kgf-m de torque, fazem uma diferença tão grande na tocada das motokas.
Imagem
Skolaude
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Skolaude »

Desculpe se entendeu que eu estava dando uma indireta ou direta sei lá, não foi minha intenção....

O que eu quis dizer é que comparando motos com peso/potencia parecidos, este motor mais elástico da twister/tornado é muito mais divertido de andar , comparando as minhas motos (crf 230 e tornado), a 230 deveria ser mais forte pelo pesoxpotencia, mas ela é uma 'britadeira torcuda', não consegue usar toda faixa de giro do motor já que na metade da rpm ela começa a cair a potencia e é mais vantagem puxar mais uma, ao contrário do motor da tornado ;-)

OBS: não quis entrar no mérito de comparar com as yamahas pra não virar polêmica ok?!

Isso que você disse sobre pequenas grandes diferenças é muito interessante mesmo, num carro uma diferença de 5hp é muito pequena, já nas motocas 5hp muda da água pro vinho, tal qual uma pequena diferença de peso também muda pácas!!
You Get What You Give.
Yamaha WR 250F
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Agora entendi, eheheheh...

A relação peso X potência da CB400 ( 4,4 kg : 1 CV) é bem melhor que da TW e da CRF230, que são praticamente iguais (5,6 kg : 1 CV)

O que você deve considerar é que o motor da CRF 230 é mais fraco que o da TW, gera uns 4CV a menos e uns 0,5 kgf-m de torque a menos, porisso "acaba" antes. A impressão que você tem da CRF ser torcuda, "chuto" eu, deve ocorrer por causa de diferenças nas relações primária e secundária, que devem ser bem mais curtas que as da TW.
Imagem
Skolaude
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Skolaude »

a 230 é mais torcuda por causa da concepção do motor de baixo giro mesmo, creio eu, já que a 7.000rpms o motor parece querer fugir do quadro de tanta vibração :lol: , ao contrário do motor twister/tornado que sobe giro até o limitador (9.500) sem sofrimento...

Sobre a relação primária, as duas utilizavam a mesma na comparação, eu usava 13x48 na Tornado, hoje em dia com 13x40 é incomparável heheh
You Get What You Give.
Yamaha WR 250F
Paulinhu
Dinossauro

Mensagem por Paulinhu »

Muito bacana o relato, Russóvski! ;-)
Kuati escreveu:Bicho homem, um ser social, vaidade, tudo é...

[ ]'s
Panga
Motociclista

Mensagem por Panga »

Russo, o câmbio da Twister é "de lua", tem hora q ta macio, tem hora que ta duro, hehehe..

Câmbio show é o da Falcon, ali sim é uma maravilha de macio.
2004=BIZ100 :-D | 2005=Twister :lol: | 2008=Falcon-SM }:) | 2009=BIZ125 :wink: | 2011= GS500 :dce: | 2013= XJ6N :wt:
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Russo, legal para desmistificar algumas coisas! ;)

QUe o motor é mais xoxo em baixa do que o da Fazer ou do que de qualquer outra com motor de 2 válvulas é fato, ninguém discute. Aí vai do gosto de cada um... no meu caso, também prefiro mais força em alta mesmo.

Voltemos aos mitos:

"Twister é ruim de curva, o quadro torce demais" como muitos já disseram aqui e vc colocou "faz curva só de pensar".

Conjunto embreagem/câmbio excelente. E eu acrescentaria câmbio MUITO bem escalonado.

É uma motinha boa... e valendo o que está valendo (nada! rsrs) tá uma ótima opção para quem quer uma motinha pequena pero no mucho!

Beleza de relato!
XTman
Dinossauro

Mensagem por XTman »

Quando vai postar o test-drive da Pop? }:) }:) }:)
Biagioni
Motoqueiro

Mensagem por Biagioni »

otimo relato!!!

hj eu dei minha primeira volta na Biz da minha mãe..uma 2009,125 e injetada. não tenho um relato igual o do Russo, mas...
achei muito forte a motinha, com resposta muito rapida e melhor doq qualquer outra 125 que ja andei, exceto é logico por posição de pilotagem e estilo!! hehee
Desde 23/06/2006
Intruder 125
zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

XTman escreveu:Quando vai postar o test-drive da Pop? }:) }:) }:)

6is não pop... :lol: :lol:

eu tb gosto de andar em outras motos quando tenho chance e quando posso pagar os estragos se cair... vai ver foi por isto que nunca andei com moto mais cara..kkk ;-) ;-)
De supertenere 750 ano 1997
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Panga escreveu:Russo, o câmbio da Twister é "de lua", tem hora q ta macio, tem hora que ta duro, hehehe..

É a única coisa da Yamaha que melhora uma moto :lol: : Yamalube.

Ou se tu for macho, vai num posto Petrobosta e compra Top Turbo (óleo pra motor DIESEL). Aí tu vai ver o que é câmbio manteiga. Até o da Hunter fica bom com esse óleo.

E já que alguém perguntou, a POP é uma bicicletinha, diversão pura. Sério!
orgulho de ser CGzeiro!
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

João Alberto escreveu:
Panga escreveu:Russo, o câmbio da Twister é "de lua", tem hora q ta macio, tem hora que ta duro, hehehe..

É a única coisa da Yamaha que melhora uma moto :lol: : Yamalube.

Ou se tu for macho, vai num posto Petrobosta e compra Top Turbo (óleo pra motor DIESEL). Aí tu vai ver o que é câmbio manteiga. Até o da Hunter fica bom com esse óleo.

E já que alguém perguntou, a POP é uma bicicletinha, diversão pura. Sério!
só acredito se deixar o câmbio da sportster bom... kkk... uso óleo de engrenagem (90) e mesmo assim é uma porrada atrás da outra.

[]x
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Responder