Desgaste rapido pinhão XT 660
Desgaste rapido pinhão XT 660
Amigos madianos, fiz esse topico para contar sobre o desgate excessivo do pinhão da minha moto (XT660) em relacão ao resto da transmissao.
Eu raperei que tinha que esticar a corrente da moto constantemente, 1 vez por semana no minimo - menos de 100 Km e a corrente ja baixava.
Na XT660 a capa protetora do pinhão eh totalmente fechada, nao eh possivel se ver o pinhão sem retira-la. Me baseava no estado geral da transmissão olhando a coroa e a corrente, que ainda me arrisco a dizer q esta com meia vida - 18.000 Km. Na correria do dia a dia nao me dei ao trabalho de retirar essa capa protetora para olhar como estava o pinhão... mas eu ja desconfiava q ele devia estar bem ruim.
Esses dias estava andando e senti q a moto deu umas duas "patinadas", mas eu estava na rua e nao podia parar. Depois no mesmo dia, quando eu ja estava chegando na oficina, a moto comecou a patinar e nao andava mais, mas consegui chegar no embalo...
resultado:

A porca q prende o pinhao estava muito presa, nao saiu nem com a pistola pneumatica, e como o pinhão estava muito comido era impossivel fixar e firmar a chave para soltar a porca.
Eu tinha 2 opcoes, soldar o pinhao para poder fazer um suporte e tentar soltar a porca ou fazer um corte na porca e tirar na martelada
.... foi na martelada mesmo, e ainda tive q comprar uma porca nova.
- Porca pinhão XT660 -> R$ 35,00 na Yamaha, codigo 9017918003 -
Em uma autorizada de pecas yamaha o cara me vendeu a porca da XT600, dizendo q ela era um pouco menor, mas que possuia a mesma rosca e servia, alem de ser mais barata! Na oficina constatei q nao servia, ela tem uma cavidade na peca q deixa o pinhão da 660 meio solto, balancando. Ou seja, tem q ser a porca dela mesmo!
A capa protetora do pinhao eh mto fechada e acaba acumulando graxa, sujeira e forma aquela "massacorca"... acelerando o desgate da pinhão. A minha estava mto suja, acho q era aquela maldita graxa branca, coisa do capeta
Aproveitei a situacão para fazer um teste colocando um pinhão de 16 dentes no lugar do original 15 dentes.
- Pinhao VAZ 16 dentes - R$ 20,00 (eh o mesmo da Suzuki GS500)
Com a troca para ma pinhão maior, nao coube aquele ferro q protege para nao bater no motor. Foi facil, recortei um pedaco e ai coube, nao achei bom andar sem aquilo, ja tive problema com uma outra moto onde a corrente escapou e pegou no motor fazendo buraco!
facinho

Ainda nao fiz uma viagem com o pinhão novo na moto para fazer uma media de consumo mais exata, mas logo de inicio gostei da mudanca. A moto ficou mais solta, aos 100-110 Km/h o giro eh super baixo e pouca vibracão. Nao senti falta de potencia ou alguma dificultade nas saidas, ainda esta um tratorzao.
Em algumas situacoes no transito eu sinto q o pinhao de 15 dentes (original) seria melhor, pois fica naquele meio termo se reduz uma marcha fica muito presa e se sobe uma marcha ela fica muito solta.... mas sao pouquissimas as situacoes e por enquanto estou contente com a troca pelo pinhão de 16 dentes. 
Valeu
Eu raperei que tinha que esticar a corrente da moto constantemente, 1 vez por semana no minimo - menos de 100 Km e a corrente ja baixava.
Na XT660 a capa protetora do pinhão eh totalmente fechada, nao eh possivel se ver o pinhão sem retira-la. Me baseava no estado geral da transmissão olhando a coroa e a corrente, que ainda me arrisco a dizer q esta com meia vida - 18.000 Km. Na correria do dia a dia nao me dei ao trabalho de retirar essa capa protetora para olhar como estava o pinhão... mas eu ja desconfiava q ele devia estar bem ruim.
Esses dias estava andando e senti q a moto deu umas duas "patinadas", mas eu estava na rua e nao podia parar. Depois no mesmo dia, quando eu ja estava chegando na oficina, a moto comecou a patinar e nao andava mais, mas consegui chegar no embalo...
resultado:

A porca q prende o pinhao estava muito presa, nao saiu nem com a pistola pneumatica, e como o pinhão estava muito comido era impossivel fixar e firmar a chave para soltar a porca.
Eu tinha 2 opcoes, soldar o pinhao para poder fazer um suporte e tentar soltar a porca ou fazer um corte na porca e tirar na martelada
- Porca pinhão XT660 -> R$ 35,00 na Yamaha, codigo 9017918003 -
Em uma autorizada de pecas yamaha o cara me vendeu a porca da XT600, dizendo q ela era um pouco menor, mas que possuia a mesma rosca e servia, alem de ser mais barata! Na oficina constatei q nao servia, ela tem uma cavidade na peca q deixa o pinhão da 660 meio solto, balancando. Ou seja, tem q ser a porca dela mesmo!
A capa protetora do pinhao eh mto fechada e acaba acumulando graxa, sujeira e forma aquela "massacorca"... acelerando o desgate da pinhão. A minha estava mto suja, acho q era aquela maldita graxa branca, coisa do capeta
Aproveitei a situacão para fazer um teste colocando um pinhão de 16 dentes no lugar do original 15 dentes.
- Pinhao VAZ 16 dentes - R$ 20,00 (eh o mesmo da Suzuki GS500)
Com a troca para ma pinhão maior, nao coube aquele ferro q protege para nao bater no motor. Foi facil, recortei um pedaco e ai coube, nao achei bom andar sem aquilo, ja tive problema com uma outra moto onde a corrente escapou e pegou no motor fazendo buraco!
facinho

Ainda nao fiz uma viagem com o pinhão novo na moto para fazer uma media de consumo mais exata, mas logo de inicio gostei da mudanca. A moto ficou mais solta, aos 100-110 Km/h o giro eh super baixo e pouca vibracão. Nao senti falta de potencia ou alguma dificultade nas saidas, ainda esta um tratorzao.
Valeu
Quando a fruta esta madura, não demora muito para cair.

Re: Desgaste rapido pinhão XT 660
Putz, acho que nunca vi um pinhão tão banguela. 
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
tá fácil agora por uma correia na xt.
- Osama B Laden
- Dinossauro
Caracas, eu rodei uns 12 mil kms com a minha XT660 em uns 5 meses, direto de Campinas para CWB e Floripa, nunca precisei, sequer, esticar a corrente

- Rodrigo Paula
- Motoqueiro
Minha NH6 fez 12 mil km agora. Estiquei apenas uma vez a corrente dela. Coisa mínima mesmo. Agora essa relação mostrada no tópico tem alguma coisa errada com ela.
Quando troquei a relação da minha XT o pinhão estava uns 50% ainda, a coroa uns 40%
e a corrente uns 90% detonada com 23k. Esses acumulos de sujeira provocados pelas diversas gelecas
aplicadas na corrente mataram o pinhão.
Depois passa mais impressões sobre essa troca para 16 dentes.
e a corrente uns 90% detonada com 23k. Esses acumulos de sujeira provocados pelas diversas gelecas
Abs,
Toda Sorte!
------------------------------------------------------------------------------------
.
Toda Sorte!
------------------------------------------------------------------------------------
.
Cara, esse pinhão parece uma polia!!! Não é normal ter comido tanto assim. Devem ter colocado um pinhão genérico, de péssima qualidade, pra ter acabado tão rápido...
Zeh 

Hã... corrente?
Menos mal que chegou no embalo, imagina se tivesse de empurrar morro acima...
CB 1300 SF - casei SEPAREI...esposa nova HD FATBOY LO foda mal dada... Piranha nova - Ducati Diavel MSM
"As pessoas que reclamam da vida, é porque estão bem...
As que relmente estão mal, cerram os dentes e seguem em frente!"
"As pessoas que reclamam da vida, é porque estão bem...
As que relmente estão mal, cerram os dentes e seguem em frente!"
Mas a XT 660 é tão mítica, tão forte, tão tratorística, que se tivesse sem relação, era só acelerar forte que o sopro dos escapes a empurraria tranquilamente!rod escreveu:Hã... corrente?![]()
![]()
10zin escreveu:
Caramba meu, me admira que no dia anterior às patinadas (ou na semana anterior, ou até no mês anterior) tua moto ainda andava! XTzona é um trator mesmo...
Acho que tu exagerou nos apertos da corrente, o que pode ter contribuído para o desgaste exagerado do pinhão. Olha no teu manual, a corrente da XTzona tem que ficar beeeeeeem folgada (de 4cm a 5,5cm de "jogo" no meio da parte inferior). É pra ficar curvada mesmo na parte de baixo quando a moto está sem carga. Digo isto pois na minha moto (MT, mesmo motor e mesma relação secundária da XTzona, incluindo esta peça aí que cortaste pra caber o pinhão maior), onde a folga recomendada é até menor (de 3,5 a 4,5cm - o que faz sentido, pois quanto maior o curso da suspensão maior deve ser a folga da corrente), a "barriga" na parte inferior está lá pra quem olha com atenção.10zin escreveu:Eu raperei que tinha que esticar a corrente da moto constantemente, 1 vez por semana no minimo - menos de 100 Km e a corrente ja baixava.
A minha corrente original (supreendentemente uma Regina! Milagre que a D. Yamaha abriu a mão e instalou corrente boa na fábrica), depois da cedida inicial (primeiros 500Km), não cedeu nunca mais. Regulei a folga em 4cm e sempre que vou lavar/lubrificar a corrente (a cada 500Km, mais ou menos), meço a folga e não muda nada.
A concessionária daqui adora fazer cagada com as correntes das motos 0Km e das que passam pelas revisões: lubrifica com graxa branca (uma verdadeira merda) e entrega a corrente mais apertada que ** de virgem!
Aproveita que estás com pinhão novo e afrouxa esta relação aí!
Grande Edgard
Beleza?
Isso me parece "desgaste por excesso de arrancadas" ou fadiga extrema do material. Digo o mesmo que o Smoker! Nunca ví isso!
A corrente e a coroa são originais?
Vai saber como andava o dono anterior...
Beleza?
Isso me parece "desgaste por excesso de arrancadas" ou fadiga extrema do material. Digo o mesmo que o Smoker! Nunca ví isso!
Vai saber como andava o dono anterior...
Fabio "Stuka"
Sabe as causas? Pois esse desgaste não é nada normal. Mesmo sendo eu um relaxado para lubrificar corrente, nunca vi nada igual a isso aí com a relação das 4 XTs que tive 
AAAhhhhhhh Muléque!!!!.... Seu cupim-de-aço!
Porra Degas, desbanguelou pacassss...
Chegou a ir em alguma concessionaria YAMAHA pra saber e ver alguma coisa disso????
Chegou a ir em alguma concessionaria YAMAHA pra saber e ver alguma coisa disso????
Edgar, eu acho q tá na hora de vc fazer um regime sério...
A XT tá fazendo tanta força pra te carregar, que o pinhão perdeu todos os dentes e virou uma polia....

A XT tá fazendo tanta força pra te carregar, que o pinhão perdeu todos os dentes e virou uma polia....
Zeh 

- bergsonphb
- Roda Presa
- Contato:
Cara rodei com a minha XT com o pinhão original por mais de 20.000 km pouquissimas vezes estiquei a corrente.
troquei o pinhão por um da VAZ com redutor de ruido que me custou 130,00. Não recomendo a troca pelo pinhão da GS500 e mais, também não recomendo a troca do KIT original por outro da VAZ ou da DID, vi muitos casos no forum XT600 de quebra da corrente da XT. Todos esses casos ocorreram com kits não originais. com transmissão nao se brinca ainda mais com a XT que não tem guia de corrente e uma quebra vc compra terreno
Segurança nunca é demais !!!
Nao sei como tua moto ainda andava com esse pinhão kkkkkkk
troquei o pinhão por um da VAZ com redutor de ruido que me custou 130,00. Não recomendo a troca pelo pinhão da GS500 e mais, também não recomendo a troca do KIT original por outro da VAZ ou da DID, vi muitos casos no forum XT600 de quebra da corrente da XT. Todos esses casos ocorreram com kits não originais. com transmissão nao se brinca ainda mais com a XT que não tem guia de corrente e uma quebra vc compra terreno
- Eudy
- Motoqueiro
Putz Edgard, esse é o pinhão mais gasto que já vi.
Chuto uma possibilidade: falha na produção - talvez tenha faltado um tratamento térmico ou
alguma outra etapa (os entendidos me socorram aí). Pode ter sido em um lote todo ou em
algumas unidades apenas.
[ ]s
Chuto uma possibilidade: falha na produção - talvez tenha faltado um tratamento térmico ou
alguma outra etapa (os entendidos me socorram aí). Pode ter sido em um lote todo ou em
algumas unidades apenas.
[ ]s
o problema de colocar um pinhão maior é a diferença no velocímetro... a XT660 tem o sensor do velocímetro no eixo do pinhão... colocando um pinhão maior, sem alterar a coroa, o velocímetro vai marcar menos... cuidado com os radares...
Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA
por essas e outras que não tenho XT!!! 
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Depois q peguei a moto e rodei uns 2500 km eh q precisei esticar a corrente. A moto estava com 14000 km qdo comprei.Osama B Laden escreveu:Caracas, eu rodei uns 12 mil kms com a minha XT660 em uns 5 meses, direto de Campinas para CWB e Floripa, nunca precisei, sequer, esticar a corrente
Certamente o primeiro "propriotario" da moto nunca limpo aquele pedaco da moto onde fica o pinhao, o acumulo de sujeira e graxa era mto grande... sem nocao!Rômulo escreveu:Quando troquei a relação da minha XT o pinhão estava uns 50% ainda, a coroa uns 40%
Depois posto mais informacoes sobre a troca para o pinhao de 16 dentes... as primeiras impressoes sao boas, mas ainda quero testar na estrada e com algumas configuracoes de C1 diferentes.
O pinhao eh original yamaha para xt660. Palavras do mecanico da Yamaha.Zeh escreveu:Cara, esse pinhão parece uma polia!!! Não é normal ter comido tanto assim. Devem ter colocado um pinhão genérico, de péssima qualidade, pra ter acabado tão rápido...
A XT precisa fazer forca mesmoZeh escreveu:Edgar, eu acho q tá na hora de vc fazer um regime sério...
se sentar mto para traz no banco, nem precisa acelerar mto para empinar
Nao vejo problema algum em colocar uma coroa/pinhao da marca Vaz... concordo q corrente tem q ser de boa qualidade para nao correr o risco de quebrar, mas de resto eh tranquilo e sem problemas.bergsonphb escreveu:Cara rodei com a minha XT com o pinhão original por mais de 20.000 km pouquissimas vezes estiquei a corrente.
troquei o pinhão por um da VAZ com redutor de ruido que me custou 130,00. Não recomendo a troca pelo pinhão da GS500 e mais, também não recomendo a troca do KIT original por outro da VAZ ou da DID, vi muitos casos no forum XT600 de quebra da corrente da XT. Todos esses casos ocorreram com kits não originais. com transmissão nao se brinca ainda mais com a XT que não tem guia de corrente e uma quebra vc compra terreno![]()
Nao recomenda a troca pelo pinhao de 16 dentes pq? Coloque seu ponto de pisto por favor.
Eu tb nao sei como a moto ainda andava, mas conforme disso... os sintomas apareceram rapido e nao tive muito tempo para ver o que era, mas por sorte cheguei na oficina.
As 2 ptinadas acorreram no periodo da manha e, eu consegui levar a moto para a ofina apenas no final da tarde do mesmo dia.mamm2 escreveu:Caramba meu, me admira que no dia anterior às patinadas (ou na semana anterior, ou até no mês anterior) tua moto ainda andava! XTzona é um trator mesmo...
A transmissao nao esta mto esticada agora e tb nao estava antes. Nao sou leve e sempre ando com garupa e malas... tenho uma preocupacao com o estada da corrente e sempre fico de olho se esta muito ou pouco esticada. Os mecanicos q cuidam da moto sao bem capacitados e de total confianca!mamm2 escreveu:Acho que tu exagerou nos apertos da corrente, o que pode ter contribuído para o desgaste exagerado do pinhão. Olha no teu manual, a corrente da XTzona tem que ficar beeeeeeem folgada (de 4cm a 5,5cm de "jogo" no meio da parte inferior). É pra ficar curvada mesmo na parte de baixo quando a moto está sem carga. Digo isto pois na minha moto (MT, mesmo motor e mesma relação secundária da XTzona, incluindo esta peça aí que cortaste pra caber o pinhão maior), onde a folga recomendada é até menor (de 3,5 a 4,5cm - o que faz sentido, pois quanto maior o curso da suspensão maior deve ser a folga da corrente), a "barriga" na parte inferior está lá pra quem olha com atenção.
A minha corrente original (supreendentemente uma Regina! Milagre que a D. Yamaha abriu a mão e instalou corrente boa na fábrica), depois da cedida inicial (primeiros 500Km), não cedeu nunca mais. Regulei a folga em 4cm e sempre que vou lavar/lubrificar a corrente (a cada 500Km, mais ou menos), meço a folga e não muda nada.
A concessionária daqui adora fazer cagada com as correntes das motos 0Km e das que passam pelas revisões: lubrifica com graxa branca (uma verdadeira merda) e entrega a corrente mais apertada que ** de virgem!
Aproveita que estás com pinhão novo e afrouxa esta relação aí!
Hehehe... confesso q sempre q o sinal (semaforo, sinaleira, etc) abre eh uma diversao...Stuka escreveu:Grande Edgard
Beleza?
![]()
Vai saber como andava o dono anterior..
A transmissao eh original
Acho q o antigo dono tb devia dar suas arrancadas e nao tinha muita precupacao com a conservacao do produto, pois a coroa e corrente estao otimas! Acredito q tenha sido por causa da excesso de sujeira proximo ao pinhao e por nao realizar a manutencao adequada.
Pois eh... acabou o pinhao! Eu tinha lhe dito rs...Tony.cs escreveu:AAAhhhhhhh Muléque!!!!.... Seu cupim-de-aço
Sim, levei em uma concessionaria Yamaha, inclusive toda essa novela q relatei foi dentro da concessionaria Indiana. Eu preferi levar a moto e uma Concessionaria Yamaha para justamente nao ter problema nenhum na retirada da peca e para q os mecanicos fizessem uma melhor avaliacao do ocorrido - eles q informaram q as pecas (transmissao) sao originais.
O gerente da oficina me informou q eh comum o pinhao da XT660 acabar antes do resto da transmissao, q nao era a primeira XT q encostava la com o pinhao moido.
Ele me disse tambem que eh normal a porca ficar presa e nao sair facilmente e q deve-se tomar cuidado na hora de retira-la, pois acaba-se fazendo mto esforco e ferra o eixo do pinhao!
Eu tb Eudy... ja tinha visto pinhao desgastado, mas esse foi d+.Eudy escreveu:Putz Edgard, esse é o pinhão mais gasto que já vi.
algumas unidades apenas.
[ ]s
Isso q vc disse eh + uma possibilidade, mas nao acredito muito nesta hipotese... acho q foi desgaste por nao realizar uma manutencao adequada...
Sempre escutei falar q a XT660 tem o velocimetro ligado ao motor e, q por causa disto eu nunca teria esse problema de trocar pecas da transmissao e alterar a minha velocidade de painel!Andrei escreveu:o problema de colocar um pinhão maior é a diferença no velocímetro... a XT660 tem o sensor do velocímetro no eixo do pinhão... colocando um pinhão maior, sem alterar a coroa, o velocímetro vai marcar menos... cuidado com os radares...
Mas posso estar enganado, claro...
Quando a fruta esta madura, não demora muito para cair.

- Medeiros Neto
- Dinossauro
Acredito que foi uma soma de arrancadas e sujeira acumulada no protetor de pinhão, falo isso pois um amigo meu trocou toda a relação da XT 660R 2008 dele, aos 10 mil kms rodados, o pinhão nao estava assim, mas logo logo chegaria a isso.
No semáforo quando estou com a minha XT e a dele do lado, é besteira, ele larga infinitamente na minha frente, e depois de poucos segundos chego no próximo semáforo onde ele já está parado.
A minha XT continua com consumo urbano beirando os 20km/l, e a dele nunca chegou nem perto disso, condução freira é outra coisa.

No semáforo quando estou com a minha XT e a dele do lado, é besteira, ele larga infinitamente na minha frente, e depois de poucos segundos chego no próximo semáforo onde ele já está parado.
A minha XT continua com consumo urbano beirando os 20km/l, e a dele nunca chegou nem perto disso, condução freira é outra coisa.
Editado pela última vez por Medeiros Neto em 29 Out 2009, 10:25, em um total de 1 vez.
Abraços Gente Boa !!! 
XTZ 150 Crosser ED 2017
XTZ 150 Crosser ED 2017