Opnião de quem já andou de HAYA! É "caminhão"?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Luciano Viana
Roda Presa
Contato:

Re: Opnião de quem já andou de HAYA! É "caminhão"?

Mensagem por Luciano Viana »

O Cara pilota MUIIIIITO.
Bem Aventuradado o SENHOR que:
GUIA a minha MÃO para a BATALHA e
ORIENTA os meus DEDOS para GUERRA.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Power-Slide de verdade é feito com a força do motor, sem usar o freio traseiro, se usar aí é power-slide de mentirinha.

Power-Slide de verdade é muito pouca gente que faz, é fácil fazer na terra, no asfalto tem que ter muito as manhas.

Me parece que o Mamolla mandou um de verdade ali na Haya.

EDUARDO GUIM, tem Elebusa 2006 no tópico da bolha por 38,5 e aceita contra-oferta. É tentador pegar uma HayObesa dessas, afinal a diferença pra uma FZ6S é pequena por muito mais moto. O foda é qdo lembro do guidão muito a frente e da distância pedaleira-banco muito pequena... vendi a XX justamente por isso, tenho que lembrar toda hora pra tirar a Hayascania da cabeça.

[ ]'s
Editado pela última vez por Kuati em 27 Mar 2008, 13:01, em um total de 2 vezes.
Imagem
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

NÃO SEI SE É UM...
Imagem

OU UM.....
Imagem
O plantio não é obrigatório, planta quem quer. Porém, da colheita não tem como fugir.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Felipe Ghost Rider escreveu:
EDUARDO GUIM escreveu:É normal aquela escapada aos 1:52minutos? Digo: se fosse uma SS (cujo entre eixos é menor) aconteceria isso?
É conhecido como "powerslide", é uma técnica de frenagem traseira, basicamente um "drift" em motos.
O Mamola tocou até conservadoramente a Haya. Ele ( e a moto ) são capazes de ir bm além.
Quanto ao powerslide é facílimo ocorrer isso com a Haya em circuito se o cara não maneirar a inclinação e o acelerador na saída de curva. Ela tem muito torque, mas...tem também muito peso e grande entre-eixos o que tornava a condução dela dando cacete na pista travada um tanto cansativo.

Não sei se os pilotos que me acompanharam ao autódromo, fizeram filme quando rodava com a Haya na pequena pista de BH. Sei que foram tiradas fotos mas ando sem contato com a turma há um bom tempo. Pena eu não ter feito o filme com minha máquina. Certamente os ângulos teriam sido menores do que os do Mamola em função das curvas muito fechadas.
Por isso minha carenagem ficou danificada como na foto anterior. A pedaleira se retrai, "come" o cano e depois a carenagem.

Imagem

O consumo da Haya varia drasticamente em função da forma de conduzir:

9 na pista
13-14 na cidade
11 rápido na estrada
uns 17 ( se não me falha a memória ) passeando pela estrada a 80 km/h
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

pretti escreveu:
Felipe Ghost Rider escreveu:
EDUARDO GUIM escreveu:É normal aquela escapada aos 1:52minutos? Digo: se fosse uma SS (cujo entre eixos é menor) aconteceria isso?
É conhecido como "powerslide", é uma técnica de frenagem traseira, basicamente um "drift" em motos.
O Mamola tocou até conservadoramente a Haya. Ele ( e a moto ) são capazes de ir bem além.

Quanto ao powerslide é facílimo ocorrer isso com a Haya em circuito se o cara não maneirar a inclinação e o acelerador na saída de curva. Ela tem muito torque, mas...tem também muito peso e grande entre-eixos o que tornava a condução dela dando cacete na pista travada um tanto cansativo.

Não sei se os pilotos que me acompanharam ao autódromo, fizeram filme quando rodava com a Haya na pequena pista de BH. Sei que foram tiradas fotos mas ando sem contato com a turma há um bom tempo. Pena eu não ter feito o filme com minha máquina. Certamente os ângulos teriam sido menores do que os do Mamola em função das curvas muito fechadas e daria pra ter uma noção do que a Haya pode fazer.
Por isso minha carenagem ficou danificada como na foto anterior. A pedaleira se retrai, "come" o cano e depois a carenagem.

Imagem

O consumo da Haya varia drasticamente em função da forma de conduzir:

9 na pista
13-14 na cidade
11 rápido na estrada
uns 17 ( se não me falha a memória ) passeando pela estrada a 80 km/h
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

Kuati escreveu:vendi a XX justamente por isso, tenho que lembrar toda hora pra tirar a Hayascania da cabeça.

[ ]'s
XX não tem nada a ver c a Busa........motos parecidas mas TOTALMENTE diferentes.

a Busa tem "R" na carenagem não é a toa ;-)
Edil
Roda Presa

Mensagem por Edil »

De caminhão eu entendo, :lol:

A haya consegue ter uma distância entre eixos maior que a minha ZX 11 C2 (1.480mm versus 1.485mm da Haya), mas tudo tem suas vantagens e desvantagens.

A vantagem de uma moto grande em cima de uma SS é a estabilidade em alta ou mesmo nas curvas, embora faça as curvas parecerem com um raio maior.

Com um eixo mais curto vc tem que segurar a moto como um cavalo arredio, }:)
Já com uma moto com eixo mais longo parece ser um cavalo manso.

Eixo mais curto o piloto tem a impressão de ter menos tempo pra tentar acertar alguma coisa, mas faz as curvas com mais facilidade.
Eixo longo a moto parece entrar no modo "de segurança", ou seja dá pra fazer uma curva com ela deitada e tomar um cafezinho sem ter muita surpresa. Ela fica mais na "mão".

Essa é minha opinião com relação a caminhões e motos. ;-) embora não tenha andado na Haya ainda;
Roda Presa

Mensagem por Edil »

pretti,

tem pista em BH? Tem que ter brevê de piloto pra andar (carteira da confederação...)?

Abraços.
Novato

Mensagem por MCilas »

Amigo, eu moro em São Paulo e tenho uma Haya.

Na estrada, é tudo de bom. Não tenho o que reclamar. Na cidade, em alguns corredores ela vai vem e chega a ser divertido "empurrar" a galera dos motoboys. Isso dá para fazer na Av. Bandeirantes e na 23 de maio.

Já em lugares como a av.Juscelino a coisa complica. Nada impossivel, mas se torna cansativo e não rola a história de ficar mudando de faixa.

Ou seja, se é para estrada e rolês de vez em quando, vai de boa.

abs
Tartaruga
Dinossauro

Mensagem por Tartaruga »

EDUARDO GUIM escreveu:Galera, adoro a Hayabusa e penso e pegar uma, mas já ouvi vários relatos dizendo q ela só serve pra desfilar, pois pra pilotar ela parece um caminhão de duas rodas!
O q é q vcs acham?

Haya só para desfilar??? Jesuis!!!!!!!! Só se forem para os pais de vendedor!!!

Gosto mais da Haya do que de SS, quando for comprar moto de novo, estou pensando em Big Trail, mas vai ser difícil a competição com a Haya nos meus pensamentos de consumidor.
Tartaruga
Santo Anastácio - SP/Brasil.

Imagem

Enviado de meu Celular de Leitão
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Edil escreveu:De caminhão eu entendo, :lol:

A haya consegue ter uma distância entre eixos maior que a minha ZX 11 C2 (1.480mm versus 1.485mm da Haya), mas tudo tem suas vantagens e desvantagens.

A vantagem de uma moto grande em cima de uma SS é a estabilidade em alta ou mesmo nas curvas, embora faça as curvas parecerem com um raio maior.

Com um eixo mais curto vc tem que segurar a moto como um cavalo arredio, }:)
Já com uma moto com eixo mais longo parece ser um cavalo manso.

Eixo mais curto o piloto tem a impressão de ter menos tempo pra tentar acertar alguma coisa, mas faz as curvas com mais facilidade.
Eixo longo a moto parece entrar no modo "de segurança", ou seja dá pra fazer uma curva com ela deitada e tomar um cafezinho sem ter muita surpresa. Ela fica mais na "mão".

Essa é minha opinião com relação a caminhões e motos. ;-) embora não tenha andado na Haya ainda;
Edil

Excelente sumário dos entre-eixos nas ST/SS! ;-) Muito didático pra galera do M@D que deseja entender um pouco mais dessas coisas.

Só esse detalhe me deixou pensativo: Eixo mais curto o piloto tem a impressão de ter menos tempo pra tentar acertar alguma coisa (??) Vc quer dizer , por exemplo, se posicionar para uma curva depois de uma frenagem forte, já que a moto dá a impressão de maior descontrole que a ST?!?
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Edil escreveu:pretti,

tem pista em BH? Tem que ter brevê de piloto pra andar (carteira da confederação...)?

Abraços.
Edil

A pista é aquela que postei ( imagem aérea ). Ainda não foi concluída em toda sua extensão ( faltam mais outros 1.600 mts. )
Dá pra rodar/treinar legal mas nada a ver com Jacarepaguá ou Interlagos, isto é, tem largura, zebra, mas falta-lhe uma grande reta pra encher uma 5a. ou 6a marcha.
Rodar numa ST fica mais difícil ainda por ser uma pista travada.

Rodar lá por enquanto depende de um entendimento prévio com a administradora do autódromo. Mas a carteira da Federação é desnecessário. Em compensação tem que assinar termo de responsabilidade, ter ambulância no local....
Edil
Roda Presa

Mensagem por Edil »

Exatamente,

Ela responde mais rápido as manobras, mas também passa mais rápido para o piloto os dados para ele tomar a decisão, rs (imperfeições da pista, etc..). É como um "Serial Data" de um HD, hehe

As chances de ser cuspido em uma ST aparenta ser muiiiito menor que de uma SS. Só mesmo com um amortecedor de direção pra amenizar essa sensação na SS.

Quando vc sai de uma moto para outra isso fica bem evidente.

Abraços.
EDUARDO GUIM
Roda Presa

Mensagem por EDUARDO GUIM »

Galera estou adorando a dicussão do tópico.
Pretti e Edil, obrigado pelas explicações!!!!!!!!!
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Gaucho escreveu:
Kuati escreveu:vendi a XX justamente por isso, tenho que lembrar toda hora pra tirar a Hayascania da cabeça.

[ ]'s
XX não tem nada a ver c a Busa........motos parecidas mas TOTALMENTE diferentes.

a Busa tem "R" na carenagem não é a toa ;-)
Sim a Busa émais nervosa. Mas como eu disse, vendi a XX por causa do guidão lá na frente e pequena distância banco pedaleira e tb é assim na Haya. O guidão da Haya é um cadinho mais perto do banco, mas mesmo assim distante. Pro véio aqui Hayabusa não dá não. Viajar mais que 300 kms com conforto pra mim é Bandit, FZ6, CB1300...

[ ]'s
Imagem
Sergio
Roda Presa

Mensagem por Sergio »

Apesar de o Edil não ter andado de haya, matou a pau com a explicação.

Quando eu fui comprar a minha haya tava em dúvida entre ela e a híperpesopena CBR954. Andei nas 2 e acabei comprando a Haya - mais gostosa de andar, uma pilotagem menos "nervosa", fora o motor.
Sergio
lchicralla
Dinossauro

Mensagem por lchicralla »

EDUARDO, de HAYA eu não andei, mas já tive uma XX e achei a motoca um caminhãozinho arrumado. Tive duas alegrias: uma quando comprei, outra quando vendi.

Como disse o Kuati, a distância do banco para o guidão da XX é o bastante para tornar a moto bem desconfortável em trânsito travado. Além disso, a altura do assento e o peso (210kg) torna-a muito pouco prática no dia-a-dia, a não ser que você seja muito alto e forte.

O habitat natural dela (XX) é, para mim, a estrada, com velocímetro marcando por volta dos 180km/h (pelo menos acima dos 150km/h).

Atualmente tenho um 'TANQUE DE GUERRA' (Intruder LC1500) que, apesar de ser 50% mais pesada (300kg), é muuuiiiitttooo mais fácil de rodar no dia-a-dia devido ao banco bem mais baixo da custom e ao maior jogo da direção.

Mas, apesar de todas as opiniões que estão sendo postadas (as quais respeito), penso que se você definitivamente quiser ter uma Haya, você não vai se satisfazer enquanto não vir a motoca na sua garagem, seja ela um 'caminhão', 'navio', 'bonde', ou qualquer outro meio de transporte pouco prático.

Abraços.
EDUARDO GUIM
Roda Presa

lchicralla escreveu:EDUARDO, de HAYA eu não andei, mas já tive uma XX e achei a motoca um caminhãozinho arrumado. Tive duas alegrias: uma quando comprei, outra quando vendi.

Como disse o Kuati, a distância do banco para o guidão da XX é o bastante para tornar a moto bem desconfortável em trânsito travado. Além disso, a altura do assento e o peso (210kg) torna-a muito pouco prática no dia-a-dia, a não ser que você seja muito alto e forte.

O habitat natural dela (XX) é, para mim, a estrada, com velocímetro marcando por volta dos 180km/h (pelo menos acima dos 150km/h).

Atualmente tenho um 'TANQUE DE GUERRA' (Intruder LC1500) que, apesar de ser 50% mais pesada (300kg), é muuuiiiitttooo mais fácil de rodar no dia-a-dia devido ao banco bem mais baixo da custom e ao maior jogo da direção.

Mas, apesar de todas as opiniões que estão sendo postadas (as quais respeito), penso que se você definitivamente quiser ter uma Haya, você não vai se satisfazer enquanto não vir a motoca na sua garagem, seja ela um 'caminhão', 'navio', 'bonde', ou qualquer outro meio de transporte pouco prático.

Cara vc disse tudo agora!! (kkkkkkkkk)
Tb acho q é bem por ai!
Mas a opnião de vcs é muito importante pra mim, uma vez q posso decidir melhor o q quero com as experiências de vcs!
Valew! Abraços!

Abraços.
duca
Motociclista

Mensagem por duca »

Amigo, nunca andei numa Haya.....tenho muito interesse um dia, se eu tiver oportunidade.....

Moto potente, veloz, confiável (ja tem 8 anos de producao e nunca ouvi falar de algum defeito de producao ou projeto).

Tem gente que fala "ah....mas nao faz curvas que nem uma SS, é desajeitada se enfrentar uma sequencia de curvas, etc..."........na minha humilde opinao, isso só faz diferenca mesmo num autodromo onde pode se explorar os limites da moto com seguranca......

Abraça uma aí e seja feliz.

Teu primo ainda tem a DR650 ? êta motinho boa....

flws.
Yamaha FZ15
EDUARDO GUIM
Roda Presa

Fala Duca, saudades amigão, bom cara eu estava até comentando isso com um primo meu essa semana, sobre ela ser desajeitada e chegamos tb a conclusão q isso só se aplcaria num autódromo. E com certeza vou abraçar uma. (rsrsrssr).
Qnto a DR... ele já vendeu faz tempo, mas perdeu MUITO dinheiro!
Coisas das motos mesmo!
Abraço Duca!
Responder