Vida do motor - Twister

Grupo de discussão geral sobre motos.
Cássio Henrique
Roda Presa

Vida do motor - Twister

Mensagem por Cássio Henrique »

Boa noite galera.
Bom, como não se aprende de outra forma a não ser estudando ou vivenciando, queria perguntar algumas dúvidas "gerais" que acho que pode até ser coisa da minha cabeça, mas perguntar não custa
Bom, tenho uma Twister 05/05 - Comprei usada no começo de 2007, dê um mané que só sabia surrar e foder literalmente com a moto. Na época paguei R$7.100,00 em duas vezes, sabendo que iria gastar um pouco mais para deixar ela O.K, e não era com "frescura" era com manutenção básica mesmo relação, peneus e filtros. Em relação a moto não posso reclamar, só me deu e dá alegria, já me deixou na mão algumas vezes mas por cabacice da minha parte (sem pescaria).
Foram pouco mais de 22mil km rodados, peguei ela com 20mil e hoje está beirando os 43mil...
Para quem trabalha, conhece, meche, o que dizer desse motor? Passa fácil dos 50mil e vai embora? Passar logo ela para frente?

Acredito que na internet aqui é um dos lugares mais lúcidos a uma pergunta dessa.

Valeu! ;-)
Direitos humanos, são para humanos direitos.
jabsb
Dinossauro

Re: Vida do motor - Twister

Mensagem por jabsb »

Eu te diria pra vender se tu não tá afim de ficar fazendo manutenção, especialmente porque não tens o histório detalhado da moto (comprou usada de um cara que só descia a lenha) - a confiabilidade fica prejudicada.

Mas o mercado de usadas tá tão ruim que acho mais jogo tu segurar ela por enquanto. Se resolveu o problema da corrente de comando, se o motor tá OK sem ruídos extraterrestres, o resto é tranquilo. É revisão geral, lubrificar tudo, trocar as peças de desgaste natural e rodar mais um bocado.
orgulho de ser CGzeiro!
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

eu tinha uma 2004 que peguei zero... resumo:

lá nos 25 mil km tava com barulho de corrente de comando, coloquei oque era "moda" na época = catracado... :-?

nos 35 mil km fiz uma boa revisão, nesta foi detectado que 2 válvulas estavam enforcadas...

curioso que durante o 1 ano de garantia os mecânicos da honda não detectaram isto ?!

bueno, cada calço de ajuste custou uns 20 reais e mais a mão de obra para isto de uns 80 reais... ficou perfeita...

depois disso só lá nos 70 mil km que o barulho de campana da embreagem estava encomodando,

foi trocado esta peça e o acionador do tensor já estava na última regulagem... resultado: trocar a corrente do comando

que estava dilatada pelo acionador catracado, trocado a guia da corrente e coloquei um acionador modelo

original "reformado"... a moto ficou zero novamente!!

e foi embora aos 80 mil km... baita moto! aprendí muito! ;-)

saudações
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Tá fumando?
Tá baixando óleo?
Tá cerrando?
Tá batendo?

Se não, vai rodando e não esquenta a cabeça.
Cássio Henrique
Roda Presa

Mensagem por Cássio Henrique »

Nenhum dos sintomas acima...A moto ta regulada.
Logo depois que peguei, ela foi toda revisada, e desde então só faço manutenção básica, relação, óleo, filtros, cabos e lubrificações ... É que de longe ouvi a "lenda" de que dos 50mil pra cima começa a ficar, digamos, mais ''sentimental''. Claro que faz sentido...mas pelo visto ainda tenho muita gasolina pra queimar.
Direitos humanos, são para humanos direitos.
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Baeta escreveu:Tá fumando?
Tá baixando óleo?
Tá cerrando?
Tá batendo?

CERRANDO?

Explica aí meu, esse é novo.
orgulho de ser CGzeiro!
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

a minha tb precisou trocar esticador e essa campana da embreagem o resto é combustivel e oleo.

tb gostaria de saber o que é motor CERRANDO??
juraX
Motoqueiro

Mensagem por juraX »

Aew, eu numca vi motor de TW fumando. E a minha até agora só precisei reparar a escova do motor de arranque.
Ex Strada 2002, ex Tw 2005, ex XREabs 2010, ex ER6abs. Agora, coxinha.
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

João Alberto escreveu:
Tá baixando óleo?
Tá cerrando?
Tá batendo?

CERRANDO?

isso são expressões usadas p algumas regiões do nosso imenso Brasil

Cerrando, Rajando, Batendo = alguma folga no virabrequim/bielas q faz o motor "barulhar" em giro alto

c isso vc vai gastar uma grana p consertar.
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

e em giro baixo, aquele barulho que parece moto diesel, eh o que?
orgulho de ser CGzeiro!
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Minha moto faz mto barulho em alta. TIpo um nheeeeeeeeeen... Mas não é alto. É baixo e vem da parte de cima do motor. Creio ser válvulas. E ele só aparece quando a moto tá em rotação constante. QUando acelera ou freia ele some.

Mas a Fazer n conta. Puta motorzinho barulhento
Editado pela última vez por Bira R34 em 27 Out 2009, 09:49, em um total de 1 vez.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Lelo »

A minha esta com 33 mil kms, até agora só foi trocado o tensor da corrente de comando, que é um problema crônico na twister, gastei 50 real, e agora roda mais um bocado, o spidi aqui do forum já rodou mais de 70 mil kms com uma twister.
E tambem fazer o motor da twister não fica caro. ;-)
gil
Motociclista

Mensagem por gil »

Cassio eu e o Rauber levamos no mesmo mecanico,que por sinal é muito chato,inspeciona a moto de ponta a ponta mesmo itens que você nem se lembra de pedir pra olhar,em 4 anos rodei 75000 com a minha twister,nesse tempo foi um assentamento de valvulas,corrente de comando e tensor da corrente,que coloquei um de catraca,de mais so desgaste natural(oleo,filtros,pneus e relação)no mais a moto so me deu alegria. ;-)
Imagem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Cara, toda máquina tem sua durabilidade em função da qualidade da engenharia, de materiais utilizados e de manutenção.

Vamos lá:
1) Engenharia: A Twister é uma moto concebida para uso urbano e pequenas viagens. Claro que ela aguenta viajar (tem gente que já foi a Ushuaia de Twister) mas não foi projetada pensando nisso. Essa moto tem a engenharia Honda, que não se pode desprezar, tem o respeito como uma das melhores do mundo. Então, (sem pescarias ou coisa parecida) creio que se pode confiar na engenharia da Honda.

2) Materiais: Como a Twister foi pensada para trânsito urbano e pequenas viagens, seu motor é de baixa potência e torque, visando economia. A moto tem que ser pequena para ser ágil no trânsito urbano e econômica para alcançar uma das principais necessidades dos consumidores (é um dos principais motivos para compra desse tipo de moto). Para isso, a moto também deve ser leve (sem comprometer demais a segurança). Para ser leve, a moto usa muito plástico no acabamento. Também não são necessários materiais de alta performance já que essa moto não se destina a isso (muito embora a maioria dos twisteiros não pensem assim). Então, a durabilidade dos materiais usados nessa moto já não é lá grandes coisas. Isso barateia o preço da moto.

3) Manutenção: A Twister é uma máquina com uma função específica. Porém, como toda e qualquer máquina, manutenção é fundamental para a durabilidade da dita cuja. Trocar óleo e fluidos nos tempos recomendados pelo fabricante, usar peças de boa qualidade dentro do período de vida útil das mesmas, efetuar revisões preventivas e manutenções corretivas tão logo suja quaisquer problemas é de extrema importância.

Se você tiver essas coisas em mente, a probabilidade de se aporrinhar com sua Twister são mínimas. Claro que, como toda máquina, uma hora ela falha ou quebra. Esteja atento para que, quando isso ocorrer, sua vida não seja exposta a um risco maior do que o tolerável.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Cássio Henrique escreveu:...Passa fácil dos 50mil e vai embora? Passar logo ela para frente?...
Como eu disse, depende de manutenção, mas creio que sim. Com boa manutenção uso adequado, pode chegar perto dos 250.000 km de vida útil (com retífica até 1mm)

Cássio Henrique escreveu:...Acredito que na internet aqui é um dos lugares mais lúcidos a uma pergunta dessa...
:rof: :rof: :rof: :rof: :rof:
Kamerad, isso aqui é o M@D, entendeu?
Algué te enganou....
Leandro 66
Motociclista

Mensagem por Leandro 66 »

Ela ja não é nenhuma menina.
:beer:
Yamaha MT 09
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Como eu disse, depende de manutenção, mas creio que sim. Com boa manutenção uso adequado, pode chegar perto dos 250.000 km de vida útil (com retífica até 1mm)
Eu tenho minha moto a 1 ano e meio. Ela acabou de rodar 48 mil km.

Isso significa q a vida útil dela será de +- uns 7 anos?
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Gaucho escreveu:
João Alberto escreveu:
Tá baixando óleo?
Tá cerrando?
Tá batendo?

CERRANDO?

isso são expressões usadas p algumas regiões do nosso imenso Brasil

Cerrando, Rajando, Batendo = alguma folga no virabrequim/bielas q faz o motor "barulhar" em giro alto

c isso vc vai gastar uma grana p consertar.
;-)
#NETTO#
Motociclista

Mensagem por #NETTO# »

eu tive uma twister 0 km , usava para trabalhar em outra cidade , então ia de manha e voltava de noite , 100 km por dia , ia de boa entre 100 a 110 por hora de manha e de noite por volta da meia noite quando pegava estrada voltava com cabo enrolado , só soltava o cabo quando chegava em casa ...

então na volta se estivesse em um lugar que a moto atingia 130 ia a 130 , se pegasse uma decida ia pra 150 e cabo enrolado direto ...

vendi a moto com 44 mil km originais , o motor parecia 0 km não batia nem válvulas ...

quando vendi estava bem econômica já , fazia media de 20 a 22 cabo enrolado ...

quando comprei era 17 km sem choro ...

acredito que se cuidar bem do motor , cuidar bem digo , sempre colocar óleo recomendado , filtro de óleo sempre de boa qualidade , o motor deve atingir 100 mil km fácil , com algumas trocas de tensores ...

o meu sempre troquei óleo somente na agencia e só usou filtro de óleo original ate o dia da venda ...

como disse 44 mil km de praticamente cabo enrolado , nunca bateu nem válvula , nunca bateu tensor , foi só trocar óleo e enrolar o cabo e revisões ...

vlw
;-)
Neto > GSX 650 F :)

Imagem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

PriesT escreveu:
Eu tenho minha moto a 1 ano e meio. Ela acabou de rodar 48 mil km.

Isso significa q a vida útil dela será de +- uns 7 anos?
Priest, o motor da Fazer não foi concebido pensando em retífica. O tal revestimento de Ni-P do cilindro foi feito para dar uma durabilidade de uns 200K~250K Km de rodagem SEM retífica. Se for feita retífica, o cilindro perde esse revestimento e vira um cilindro comum de aço-cromo e requer brunimento. Então, se após, digamos os 200K Km o dono da moto resolver fazer retífica, ainda terá mais ums 150K~200K Km até chegar numa retífica 1mm (passando pela .25, .50 e .75). Também há a opção de trocar o cilindro por um novo, com revestimento de Ni-P ou mandar refazer o revestimento do antigo.
Responder