Tabela Fipe: ignorância ou má fé?
Tabela Fipe: ignorância ou má fé?
Galera, este é um tópico filhote do tópico da bolha. Um dos grandes motivos que eu acho por que tem tanta polêmica em torno os preços das motos usadas é a tabela fipe. Exemplos:
CBR 954 2002: 45.908,00
Srad 750 1998: 30.336,00
E por aí vai. Essas motos, pra quem acompanham o mercado, estão muito abaixo desse preço fipe. Os homens bolhas ficam se agarrando nessa tabela como se fosse o último salva vidas do oceano dos preços desabando pelo dólar 1,70. Os malditos seguros também se baseiam nesses preços doidos e ficam altíssimos. Alguém conhece como é feita essa tabela? Será que esses preços são absurdos para inflar artificialmente o valor do IPVA? O engraçado é que a tabela de carros corresponde a realidade...
CBR 954 2002: 45.908,00
Srad 750 1998: 30.336,00
E por aí vai. Essas motos, pra quem acompanham o mercado, estão muito abaixo desse preço fipe. Os homens bolhas ficam se agarrando nessa tabela como se fosse o último salva vidas do oceano dos preços desabando pelo dólar 1,70. Os malditos seguros também se baseiam nesses preços doidos e ficam altíssimos. Alguém conhece como é feita essa tabela? Será que esses preços são absurdos para inflar artificialmente o valor do IPVA? O engraçado é que a tabela de carros corresponde a realidade...
- leo_careca
- Motociclista
Re: Tabela Fipe: ignorância ou má fé?
Os preços são os preços médios cobrados pelos bens, não tenho certesa, mas acho que a pesquisa é feita em SP.
A XT se foi.
B650n 2011 a Poposuda.
Força e fé para aqueles em recuperação!
B650n 2011 a Poposuda.
Força e fé para aqueles em recuperação!
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
A tabela da FIPE não é usada como referencia para cobrança de IPVA e de seguros? Pois então, ela sempre vai ser um pouco mais alta mesmo.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
- jecastro
- Motoqueiro
Acho que a tabela esta apenas desatualizada.
Eduardo
Ex Twister 286cc Pneu SD 140/70
agora só de carro
agora só de carro
-
GoGoBoy
- Mito
ela é atulizada mensalmente e a pesquisa é feita eplo que os caras oferecem na praça, e não uma idéia deles
se eles jogarem pra baixo vai ser só ilusão, quem manda é o mercado mesmo
outra tabela de referência é a do jornal do carro, mas não sei como é em relação à motos
se eles jogarem pra baixo vai ser só ilusão, quem manda é o mercado mesmo
outra tabela de referência é a do jornal do carro, mas não sei como é em relação à motos
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
- jecastro
- Motoqueiro
Ai esta o erro, não são veículos que se encontram as dezenas por aí a venda, talvez o cara nem tenha encontrado uma no ultimo mês e pegou o último valor que tinha ou apenas uma ou duas com preço fora da realidade e achou que estava correto.GoGoBoy escreveu:ela é atulizada mensalmente e a pesquisa é feita eplo que os caras oferecem na praça...
Eduardo
agora só de carro
agora só de carro
Essa tabela "vareia" muito.
O meu carro, um Fiesta 2007, vale pelo menos uns 6000,00 a mais do que esta na tabela FIPE. (preço de mercado)
O meu carro, um Fiesta 2007, vale pelo menos uns 6000,00 a mais do que esta na tabela FIPE. (preço de mercado)
XTZ 250X
BH-MG
BH-MG
-
Jota
olha a bolhaFlavio BH escreveu:Essa tabela "vareia" muito.
-
GoGoBoy
- Mito
6 mil kkkkkkkkkkkk calmae po hehehe
na verdade não são duas ou três não, é só entrar no site e ver como que é feita
se não alcançam o número de veículos necessários para tirar a média, eles não mudam o valor de um mês para o outro
na verdade não são duas ou três não, é só entrar no site e ver como que é feita
se não alcançam o número de veículos necessários para tirar a média, eles não mudam o valor de um mês para o outro
- Quem é ele?
-
Robson
Marca: YAMAHA
Modelo: V-MAX 1200
Código FIPE: 827023-6
Ano Modelo: 1993
Preço médio: R$ 21.926,00
Data da consulta: quarta-feira, 26 de março de 2008
Mês de referência: março/2008
Sinceramente.... pra mim é tudo chute....
Onde achar tanta Vmax 93 para fazer uma média de preços ?
E isso vale para outrar motos mais populares....
Abraços
Modelo: V-MAX 1200
Código FIPE: 827023-6
Ano Modelo: 1993
Preço médio: R$ 21.926,00
Sinceramente.... pra mim é tudo chute....
Onde achar tanta Vmax 93 para fazer uma média de preços ?
E isso vale para outrar motos mais populares....
Abraços
Olha la:Jota escreveu:olha a bolhaFlavio BH escreveu:Essa tabela "vareia" muito.
O meu carro, um Fiesta 2007, vale pelo menos uns 6000,00 a mais do que esta na tabela FIPE. (preço de mercado)![]()
Marca: Ford
Modelo: Fiesta 1.0 8V Flex 5p
Código FIPE: 003310-3
Ano Modelo: 2007 Gasolina
Preço médio: R$ 26.697,00
Esse é o carro da minha "mulé", comprei a quase um ano e paguei R$34000,00.
Em um ano ia desvalorizar isso tudo?
Tô certo ou tô errado?
XTZ 250X
BH-MG
BH-MG
-
n3cr0n
se a diferença for de acessorios nao conta naoFlavio BH escreveu:Olha la:Jota escreveu:olha a bolhaFlavio BH escreveu:Essa tabela "vareia" muito.
O meu carro, um Fiesta 2007, vale pelo menos uns 6000,00 a mais do que esta na tabela FIPE. (preço de mercado)![]()
Modelo: Fiesta 1.0 8V Flex 5p
Código FIPE: 003310-3
Ano Modelo: 2007 Gasolina
Preço médio: R$ 26.697,00
Esse é o carro da minha "mulé", comprei a quase um ano e paguei R$34000,00.
Em um ano ia desvalorizar isso tudo?
Tô certo ou tô errado?
acessorio nao vale nada na hora da venda
-
Robson
Flavio,
Qualquer carro desvaloriza MUITO no primeiro ano de uso....
Dá uma lida nisso:
"O que se tem verificado ao analisar as tabelas de usados é que no primeiro ano há uma desvalorização acentuada, da ordem de 20% a 25%, que se reduz bastante no segundo ano e deste para o terceiro. A partir do quarto ou quinto ano há uma quase estabilização do valor, limitando-se a depreciação anual a menos de 10%."
Fonte: Best Cars Web Site
34 mil menos 25% = 25,5 mil
Ou seja, a desvalorização do seu Fiesta está dentro da média. 8)
Abraços
Qualquer carro desvaloriza MUITO no primeiro ano de uso....
Dá uma lida nisso:
"O que se tem verificado ao analisar as tabelas de usados é que no primeiro ano há uma desvalorização acentuada, da ordem de 20% a 25%, que se reduz bastante no segundo ano e deste para o terceiro. A partir do quarto ou quinto ano há uma quase estabilização do valor, limitando-se a depreciação anual a menos de 10%."
Fonte: Best Cars Web Site
34 mil menos 25% = 25,5 mil
Ou seja, a desvalorização do seu Fiesta está dentro da média. 8)
Abraços
Editado pela última vez por Robson em 26 Mar 2008, 18:52, em um total de 1 vez.
Tudo bem, mas R$34000,00 é o preço na concessionaria, hoje se fosse vender não venderia por R$26700 nem se tivesse que tirar o pai da forca.
XTZ 250X
BH-MG
BH-MG
-
Jota
Flávio, não me é possível afirmar com certeza. Talvez certo, talvez errado.
Pode ser que o carro que vc comprou pra sua mulher tenha vindo com alguns opcionais que elevaram bastante o custo do carro. É bem possível que o valor pesquisado refira-se ao carro básico, sem os opcionais.
Por exemplo, o meu carro, que é bem próximo ao de sua mulher, está certinho segundo a FIPE.
Modelo: Fiesta Supercharger 1.0 8V 95cv 5p
Código FIPE: 003260-3
Ano Modelo: 2005 Gasolina
Preço médio: R$ 26.602,00
A culpa deve ser sua, comprou 1.0 que não anda nada e por isso desvalorizou rápido.
Falando sério, deve ter alguma relação com os itens opcionais, ou então vc comprou com bolha
Pode ser que o carro que vc comprou pra sua mulher tenha vindo com alguns opcionais que elevaram bastante o custo do carro. É bem possível que o valor pesquisado refira-se ao carro básico, sem os opcionais.
Por exemplo, o meu carro, que é bem próximo ao de sua mulher, está certinho segundo a FIPE.
Modelo: Fiesta Supercharger 1.0 8V 95cv 5p
Código FIPE: 003260-3
Ano Modelo: 2005 Gasolina
Preço médio: R$ 26.602,00
A culpa deve ser sua, comprou 1.0 que não anda nada e por isso desvalorizou rápido.
Falando sério, deve ter alguma relação com os itens opcionais, ou então vc comprou com bolha
-
GoGoBoy
- Mito
por isso sempre achei melhor comprar smeinovo de procedência do que zero km
apesar que nunca comprei nenhum dos dois kkkkkkk
apesar que nunca comprei nenhum dos dois kkkkkkk
- Quem é ele?
Isso é verdade...Jota escreveu: ...A culpa deve ser sua, comprou 1.0 que não anda nada e por isso desvalorizou rápido....
XTZ 250X
BH-MG
BH-MG
Putz, Flávio... mês passado eu comprei um carro usado semi-novo e pesquisei bastante o mercado antes de fechar. Um dos carros de meu interesse era esse seu. Dificilmente você conseguiria vender acima da tabela... tem um montão de ofertas nas concessionárias mesmo e financiamento muito fácil e barato no veículo zero km. Tirou da concessionária perde um montão mesmo. Eu levei uma naba daquelas: paguei no Vectra 2006 59,5k e a melhor oferta que tive foi 46k...Flavio BH escreveu:Essa tabela "vareia" muito.
Agora existe uma grande diferença entre precisar vender e não precisar vender... Se precisar, tem que se adequar ao mercado, se não precisar, a história é outra...
jornal do carro é + coerente com o mercado q fipe q é apenas calculos de depreciação feitos em cima de tabelas cheia das montadoras. não sei se essa regra é valida para motos.
Na mosca.minholi escreveu:A tabela da FIPE não é usada como referencia para cobrança de IPVA e de seguros? Pois então, ela sempre vai ser um pouco mais alta mesmo.