Ajuda com despachante ou trâmites do DETRAN (RJ).
- dnunes
- Motociclista
- Contato:
Ajuda com despachante ou trâmites do DETRAN (RJ).
. . Pessoal, estou com um problema que está difícil de resolver sozinho, então venho pedir encarecidamente a ajuda dos nobres amigos.
. . Quem não quiser ler a história toda, vai pro último parágrafo
. . Comprei minha motoca usada, de um amigo de outro estado, pagando parte do valor dela com um consórcio contemplado (da Yamaha). Talvez nem todos conheçam como funciona a compra por consórcio, então fica a explicação: a administradora do consórcio só libera o valor do prêmio quando você manda pra ela uma xerox autenticada do documento no nome do novo proprietário com alienação para a empresa (ou seja: o cara só recebe depois que entregar a moto e ela for devidamente transferida).
. . Os trâmites correram como deviam: fui lá, busquei a moto, peguei o DUT, fiz cópia do contrato, bla bla bla. Marquei vistoria, juntei a papelada, passei na vistoria e fiquei esperando ser chamado. Tudo certo, a moça preencheu tudo no computador, estava já confirmando as coisas quando uma gerente apareceu pra dar uma olhada e... "descobriu" uma rasura no DUT (bem pequena, no primeiro dígito do campo "valor") e disse que a transferência não poderia ser feita. Na hora achei que haveria uma solução simples e fui pra casa ver o que podia ser feito.
. . Infelizmente descobri que o processo é *muito* complicado. Já consta no sistema do Detran o gravame da Yamaha no documento da moto, então para o proprietário anterior tirar uma segunda via do DUT é preciso retirar o gravame do sistema, só que pra isso é preciso enviar uma carta registrada para a Yamaha encaminhar para o Detran avaliar. Acabamos descobrindo também que seria preciso fazer uma nova vistoria na moto, só que no estado de origem(!), então eu teria que viajar com ela até outro estado. E isso tudo levaria muito tempo, e o cara ainda não recebeu a grana dele que está precisando para fechar um negócio muito importante.
. . Resumindo tudo: preciso de um contato dentro do Detran ou de algum despachante *muito bom* para conseguir transferir a moto mesmo com a rasura no DUT. Procurei aqui no Rio mas os que consegui contato não faziam nada com o Detran-RJ. Se alguém souber de algum, agradeceria *imensamente*.
. . Quem preferir pode enviar dicas/contatos por PVT, se não achar conveniente postar esse tipo de informação aqui no fórum.
. . Quem não quiser ler a história toda, vai pro último parágrafo
. . Comprei minha motoca usada, de um amigo de outro estado, pagando parte do valor dela com um consórcio contemplado (da Yamaha). Talvez nem todos conheçam como funciona a compra por consórcio, então fica a explicação: a administradora do consórcio só libera o valor do prêmio quando você manda pra ela uma xerox autenticada do documento no nome do novo proprietário com alienação para a empresa (ou seja: o cara só recebe depois que entregar a moto e ela for devidamente transferida).
. . Os trâmites correram como deviam: fui lá, busquei a moto, peguei o DUT, fiz cópia do contrato, bla bla bla. Marquei vistoria, juntei a papelada, passei na vistoria e fiquei esperando ser chamado. Tudo certo, a moça preencheu tudo no computador, estava já confirmando as coisas quando uma gerente apareceu pra dar uma olhada e... "descobriu" uma rasura no DUT (bem pequena, no primeiro dígito do campo "valor") e disse que a transferência não poderia ser feita. Na hora achei que haveria uma solução simples e fui pra casa ver o que podia ser feito.
. . Infelizmente descobri que o processo é *muito* complicado. Já consta no sistema do Detran o gravame da Yamaha no documento da moto, então para o proprietário anterior tirar uma segunda via do DUT é preciso retirar o gravame do sistema, só que pra isso é preciso enviar uma carta registrada para a Yamaha encaminhar para o Detran avaliar. Acabamos descobrindo também que seria preciso fazer uma nova vistoria na moto, só que no estado de origem(!), então eu teria que viajar com ela até outro estado. E isso tudo levaria muito tempo, e o cara ainda não recebeu a grana dele que está precisando para fechar um negócio muito importante.
. . Resumindo tudo: preciso de um contato dentro do Detran ou de algum despachante *muito bom* para conseguir transferir a moto mesmo com a rasura no DUT. Procurei aqui no Rio mas os que consegui contato não faziam nada com o Detran-RJ. Se alguém souber de algum, agradeceria *imensamente*.
. . Quem preferir pode enviar dicas/contatos por PVT, se não achar conveniente postar esse tipo de informação aqui no fórum.
diego nunes
http://dnun.es.
Re: Ajuda com despachante ou trâmites do DETRAN (RJ).
Vistoria em SG ! ou alguma cidade do interior!!!
MSM
- dnunes
- Motociclista
- Contato:
. . Gastao, no DUT tá constando meu endereço da cidade do Rio. Posso colocar a moto em outro domicílio ou precisa necessariamente ser o que está no DUT?
diego nunes
Um amigo do trabalho tem um contato q é despachante. Vou mostrar tua história pra ele, e ver o q consigo. Mas já sabe q isso vai gerar um custo né? Despachante gosta de dinheiro...
Zeh 

Não sei se entendi a pergunta, mas aqui no RJ o Detran é unificado, tipo, já transferi moto do RJ para Niterói, mas fiz a vistoria no Detran da Glória, inclusive a tarjeta constando o município de Niterói eu fiz na Glória mesmo.dnunes escreveu:. . Gastao, no DUT tá constando meu endereço da cidade do Rio. Posso colocar a moto em outro domicílio ou precisa necessariamente ser o que está no DUT?
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- dnunes
- Motociclista
- Contato:
. . Zeh, eu iria gastar uma baita grana e ter um trabalhão (além de deixar um amigo na mão com a grana que ele precisa para o negócio), então tô disposto a pagar bem pelo serviço. Tenho *toda* a documentação pronta, todos os Dudas pagos, todos os registros, cópias, autenticações... Só preciso de alguém que vá lá e consiga fazer o povo dar uma vista grossa na rasura.Zeh escreveu:Um amigo do trabalho tem um contato q é despachante. Vou mostrar tua história pra ele, e ver o q consigo. Mas já sabe q isso vai gerar um custo né? Despachante gosta de dinheiro...
. . Era isso mesmo, Smoker. É que no DUT tem o endereço do comprador, então temia que eles só permitissem que eu transferisse a moto pro endereço que consta lá. Está constando um endereço de Santa Tereza, na cidade do Rio, mas me mudei e devo me mudar de novo em breve, então pensei em deixar registrado no endereço dos meus pais (em Mesquita). Mas acho que pode fazer isso sem problemas.Smoker escreveu:Não sei se entendi a pergunta, mas aqui no RJ o Detran é unificado, tipo, já transferi moto do RJ para Niterói, mas fiz a vistoria no Detran da Glória, inclusive a tarjeta constando o município de Niterói eu fiz na Glória mesmo.
diego nunes
dnunes, estamos falando de coisas diferentes. Vou tentar explicar.dnunes escreveu:. . Era isso mesmo, Smoker. É que no DUT tem o endereço do comprador, então temia que eles só permitissem que eu transferisse a moto pro endereço que consta lá. Está constando um endereço de Santa Tereza, na cidade do Rio, mas me mudei e devo me mudar de novo em breve, então pensei em deixar registrado no endereço dos meus pais (em Mesquita). Mas acho que pode fazer isso sem problemas.Smoker escreveu:Não sei se entendi a pergunta, mas aqui no RJ o Detran é unificado, tipo, já transferi moto do RJ para Niterói, mas fiz a vistoria no Detran da Glória, inclusive a tarjeta constando o município de Niterói eu fiz na Glória mesmo.
No caso que citei, o DUT tava certo, com o endereço que eu queria que constasse no Detran, apenas fiz a vistoria em município diverso ao endereço constante no Dut.
No seu caso, acredito que o endereço que vá constar seja o que esta no teu Dut, ou seja, Santa Tereza. Já para deixar registrado o endereço de seus pais, não sei se vai poder. De qualquer forma, leve um comprovante de endereço de seus pais em Mesquita, e diga que durante a negociação tu se mudou, e veja se eles vão poder alterar no sistema.
Talvez na hora da trânsferência eles não possam fazer, mas depois, com o doc na mão, acho que tu pode informar alteração de endereço. Provavelmente eles devem ter um formulário para isso. Já se informa no dia mesmo.
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- cstehling
- Motoqueiro
Smoker, a pica e maior que só o endereço. O problema dele é que o recibo de transferencia ta rasurado , a moto é de outro estado, pra tirar segunda via do recibo tem que fazer vistoria novamente no estado de origem, já esta com gravame do consorcio e não dá pra tirar segunda via do recibo. Acho que resumindo é isso.
“Ir a uma churrascaria e pedir salada é o mesmo que ir ao puteiro e pedir um abraço.”
Cbx 250 *02/2003 - + 06/2006
Bandit 650S *10/2009 - +04/2011
NXR 150 Bros *04/2011 - +06/2012
XRE 300 *06/2012 - +12/2017
BMW G310R *12/2017 - +03/2019
Bandit 1200S *03/2019
Power by iMac.
Cbx 250 *02/2003 - + 06/2006
Bandit 650S *10/2009 - +04/2011
NXR 150 Bros *04/2011 - +06/2012
XRE 300 *06/2012 - +12/2017
BMW G310R *12/2017 - +03/2019
Bandit 1200S *03/2019
Power by iMac.
To sabendo Stehling, por isso o cara quer ajuda de algum depachante safo no Detran.cstehling escreveu:Smoker, a pica e maior que só o endereço. O problema dele é que o recibo de transferencia ta rasurado , a moto é de outro estado, pra tirar segunda via do recibo tem que fazer vistoria novamente no estado de origem, já esta com gravame do consorcio e não dá pra tirar segunda via do recibo. Acho que resumindo é isso.
B12S
B12S
Não precisa mais disso. Isso é passado. Hoje, basta ligar pro Consórcio Yamaha e pedir a baixa do gravame. É feito por eles, automaticamente. Eles avisam ao Detran e vc terá que pagar um Duda e levar num posto do Detran os docs 2009 de sua moto, e cópias de documentos (não autenticados) e comprovante de residência.dnunes escreveu:. .
. . Comprei minha motoca usada, de um amigo de outro estado, pagando parte do valor dela com um consórcio contemplado (da Yamaha). Talvez nem todos conheçam como funciona a compra por consórcio, então fica a explicação: a administradora do consórcio só libera o valor do prêmio quando você manda pra ela uma xerox autenticada do documento no nome do novo proprietário com alienação para a empresa (ou seja: o cara só recebe depois que entregar a moto e ela for devidamente transferida)...
No meu caso, faz um mês que eu fiz isso. Minha moto tava com gravame do Consórcio Yamaha, apesar de quitada desde 2003. Nunca me preocupei em tirar o gravame. No mês passado, liguei pro Consórcio, a atendente pediu os dados da moto (n. chassis) e meus (CPF) e avisou que em 5 dias úteis o Detran seria avisado. No dia seguinte já consultei o Detran online e vi que tava liberada a baixa do gravame (aparece lá "já existe pedido de baixa de gravame comercial etc... Dirija-se a um posto do Detran et...), bastando eu pagar um Duda e apresentar a moto com os docs 2009 e comprovante de residência (tem que ser do local onde ela foi emplacada), mais xerox da identidade. A moto não pode ter multa não paga! Fiz isso e peguei na hora (meia hora...) um novo doc 2009, mas ainda constando nele o nome da Yamaha num lugar lá, mas no site do Detran já dá como "Sem restrições". Só sai o nome da Yamaha quando fizer a transferência pro próximo dono. Código do Duda (paga no Itaú): 018-3 Valor: noventa e poucos reais.
Tem o mapa da mina aqui:
http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=496
- dnunes
- Motociclista
- Contato:
. . Entendi... Bom, no fim das contas tanto faz. Acabei decidindo ficar morando em Santa, mesmo, então não tem erro se colocar o endereço de lá.Smoker escreveu:No seu caso, acredito que o endereço que vá constar seja o que esta no teu Dut, ou seja, Santa Tereza. Já para deixar registrado o endereço de seus pais, não sei se vai poder. De qualquer forma, leve um comprovante de endereço de seus pais em Mesquita, e diga que durante a negociação tu se mudou, e veja se eles vão poder alterar no sistema.
. . O problema, XTman, é que a cota não está quitada, então eles não tiram o gravame (senão desalienariam a moto). No seu caso a moto estava quitada e você só queria dar a baixa (aí é só pagar um duda e renovar o documento, mesmo), mas no meu caso o gravame está correto, só que temporariamente eu preciso retirá-lo pra tirar a seguranda via do antigo proprietário (que legalmente ainda é o proprietário, aliás), pra ele fazer a vistoria e tirar a segunda vida, pra que eles coloquem o gravame de volta e eu possa finalmente transferir a moto e pagar ao cara, sacou?XTman escreveu:Não precisa mais disso. Isso é passado. Hoje, basta ligar pro Consórcio Yamaha e pedir a baixa do gravame. É feito por eles, automaticamente. Eles avisam ao Detran e vc terá que pagar um Duda e levar num posto do Detran os docs 2009 de sua moto, e cópias de documentos (não autenticados) e comprovante de residência.
. . Isso aí. É *exatamente* isso. O cara não pode tirar a segunda vida lá porque já tá com o meu gravame (da Yamaha) e precisaria levar a moto lá, fisicamente (isso sem falar nos prazos dos detrans que, sozinhos, levariam uns 3 meses). Eu não posso transferir porque o documento tá rasurado (é pequeno pacas e em um campo irrelevante para o caso, mas o povo do Detran implicou). A solução é loooonga e burocrática, além de cara. Por isso se alguém conseguir passar direto essa rasura resolveria tudo da forma mais fácil.cstehling escreveu:Smoker, a pica e maior que só o endereço. O problema dele é que o recibo de transferencia ta rasurado , a moto é de outro estado, pra tirar segunda via do recibo tem que fazer vistoria novamente no estado de origem, já esta com gravame do consorcio e não dá pra tirar segunda via do recibo. Acho que resumindo é isso.
. . Ainda tô no procura. Qualquer um que tenha contato pode enviar. Tô esperando o Zeh ver com o contato dele, mas qualquer outro é super bem-vindo.
diego nunes
- ulissesmarques
- Roda Presa
Vc precisa encontrar um despachante "BOM" na cidade que voce comprou a moto, só isso.. vai sair meio caro mas sai é garantido!
Lissão
2.13.3
My Ride: HARLEY DAVIDSON ROAD KING CUSTOM // YAMAHA TENERE XTZ250
2.13.3
My Ride: HARLEY DAVIDSON ROAD KING CUSTOM // YAMAHA TENERE XTZ250
Hoje assim q cheguei, cobrei a resposta do meu camarada, pódexá q não esqueci de vc não.dnunes escreveu:(...). . Ainda tô no procura. Qualquer um que tenha contato pode enviar. Tô esperando o Zeh ver com o contato dele, mas qualquer outro é super bem-vindo.
Zeh 

- lchicralla
- Dinossauro
DNUNES,
ainda nessa celeuma?
Entrou em contato com o camarada que te falei?

ainda nessa celeuma?
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
XT600 TÉNÉRÉ/89 - 95 a 98
DT200/96 - 98 a 00
XT600E/99 - 00 a 03
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
- dnunes
- Motociclista
- Contato:
. . Falei com ele sim, Chicralla, mas infelizmente o cara não mexe com esse tipo de coisa aqui no Rio. Ainda falei com uns outros dois mas o máximo que consegui foi um cara dizendo que tem um prédio próximo ao Detran onde tem um monte de despachante, mas ele nem soube descrever o prédio nem sabia o endereço. Aí complica. Passei lá e perguntei a um pessoal que estava à toa e até me deram o telefone de um cara, mas ele só agilizava trâmites normais e ficou de me dar uma resposta mas não deu.lchicralla escreveu:DNUNES,
ainda nessa celeuma?
diego nunes
Olha só, quanto ao recibo, posso te dar uma dica, se vc ainda não autenticou no cartório, vc faz o seguinte.
pega 2 potes (na cozinha mesmo, pote de comida), coloca em 1, alcool, no outro agua sanitaria, mergulha o recibo inteiro em um, espera um pouco (tipo uns 30 segundos), depois mergulha no outro. até sair toda a tinta. vai ficar somente a impressão perfeita, sem marca de tinta de caneta. o importante é vc mergulhar sem encostar em nada, sem força o papel, apenas mergulhar em um e depois no outro até sair tudo. Feito isso, deixe secar ao natural. Já fiz isso algumas vezes, quando errava na hora de preencher o recibo, maior M errar isso. Pode acreditar que fica como novo!
Um abraço,
Michel
pega 2 potes (na cozinha mesmo, pote de comida), coloca em 1, alcool, no outro agua sanitaria, mergulha o recibo inteiro em um, espera um pouco (tipo uns 30 segundos), depois mergulha no outro. até sair toda a tinta. vai ficar somente a impressão perfeita, sem marca de tinta de caneta. o importante é vc mergulhar sem encostar em nada, sem força o papel, apenas mergulhar em um e depois no outro até sair tudo. Feito isso, deixe secar ao natural. Já fiz isso algumas vezes, quando errava na hora de preencher o recibo, maior M errar isso. Pode acreditar que fica como novo!
Um abraço,
Michel
HAYABUSA
- dnunes
- Motociclista
- Contato:
. . infelizmente já tá tudo autenticado, inclusive com sinal público pra assinatura do vendedor (que é de outro estado). De qualquer forma a rasura está só na parte superior do documento--será que se eu fizer essa operação só nela eu consigo tirar a tinta dali sem afetar a aparência? Será que não vai ficar uma "marca" mostrando onde aconteceu?neoredes escreveu:Olha só, quanto ao recibo, posso te dar uma dica, se vc ainda não autenticou no cartório, vc faz o seguinte.
Um abraço,
Michel
. . Vou tentando resolver como der e como última alternativa tento isso.
. . Amplexos.
diego nunes