Meu Diário: Manter moto dói no bolso....

Grupo de discussão geral sobre motos.
Chedid
Motoqueiro
Contato:

Re: Meu Diário: Manter moto dói no bolso....

Mensagem por Chedid »

Adorei as contas Juliano, dúvidas minhas, uma criança ainda saindo das fraldas:

Pq todos falam deste tal filtro FRAM?? Ele é bom e barato??

Pq não fazer revisões em autorizada?? Desde que troquei minha YBR pela Fazer troquei meu mecânico de confiança pela autorizada, muito porque a Fazer tem IE, não gastei mtu nas ultimas revisões, 120,00 na de 15mil km e 140,00 na de 20mil...
Viajar é bom, de moto não tem explicação!

Ex: Tchau 50cc, Twister 250cc, YBR 125cc, Fazer 250cc, Teneré 250, GSX650F.
Agora só com a Biz 125cc da muié...
Joel
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Joel »

Juliano, tu tens o codigo do fram p/ hornet????
Tu sabes que o filtro da hornet não é o mesmo da cb e da shadow?'
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
Juliano Assimila
Motoqueiro

Mensagem por Juliano Assimila »

Joel, não é o mesmo? To vendo aqui no site da FRAM e consta o mesmo código para Hornet e CB500.

Chedid,
Essa é outra dica: O Filtro FRAM, o mesmo filtro, custa menos na autopeças do que na motopeças. Ele serve perfeitamente e custa menos da metade do original.
Porque não fazer revisão na autorizada: Esse papo é longo, mas pra resumir, é o seguinte: Na autorizada vc entrega a moto à/ao recepcionista de oficina, que pra começar não entende de motos e não vai conseguir transcrever corretamente no laudo os sintomas que vc relatou a ele. Depois a moto chega no mecânico e ele tem que terminar a moto até a hora prometida, tem que terminar cedo pra poder sair às 6, ou seja, tem pressa, mas se der problema quem vai levar bronca depois é o recepcionista da oficina, e não o mecânico. Ainda, se vc ficar puto e não voltar mais, para o mecânico não vai fazer a menor diferença porque o salário dele é fixo e não é baseado em performance. Aliás, a performance dele nem é avaliada. A oficina é um mero "detalhe" para as autorizadas. Elas querem mesmo é vender moto. Essa receita de botar pressa no mecânico mas não recompensá-lo nem puni-lo pela performance resulta num serviço terrível. Quantas vezes ouvimos falar de moto que vai pra autorizada e não fazem nada, que arranham/estragam a moto, que por preguiça ou desleixo ignoram algumas etapas do serviço como conferir folga de válvulas ou freios, ou ainda que esquecem coisas importantíssimas, como esquecer cabos e mangueiras abertas dentro da moto? Na minha opinião, levar moto em autorizada é pedir pra ter ela estragada. Eu levei a Hornet na revisão gratuita de garantia 2x, com um aperto no peito. Já aprendi a lição mais de uma vez, e não levo mais em autorizada. Acabaram as revisões gratuitas e a moto já passou de 6000 km. Acho que não vou mais precisar de garantia, por isso não levarei mais.

Já no zé da esquina é o total oposto. É ele que leva a bronca se o serviço for mal feito, e a renda dele está diretamente relacionada à qualidade do serviço, por isso ele sabe que é crucial fazer um serviço bom e surpreender o cliente (pelo menos alguns sabem).

Sem falar que certas autorizadas cobram caríssimo... Uma MO de revisão de moto popular não pode de jeito nenhum passar de 100 reais.

Vc leva a Fazer na autorizada pq tem injeção, mas vc acha que a cada revisão eles plugam algum módulo e conferem a injeção, ou usam alguma ferramenta ou conhecimento que o zé da esquina não tem? Eles só fazem o básico do básico, troca óleo, passa uns WD40 e tá pronto. Não mexem no motor e injeção a não ser que tenha um problema bem evidente. Muitas vezes nem regulam válvula.
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Só para constar, levei o Polo Hatch 2008 da minha mãe para a revisão programada, agendei a entrega do carro na sexta as 8:30, cheguei por volta desse horário mesmo, e um colega de moto veio me pegar na concessionária Volkswagem aqui em Natal. As 9:35 me liga a atendente informando que o carro está pronto, só esperando eu ir pagar a revisão e levar o carro. O meu colega olhou pra mim e disse, mas o carro já foi revisado? Rapido nao é? E eu respondi, o carro nao foi revisado, apenas trocaram o oleo e o filtro de oleo e combustivel, e eles ainda chamam isso de revisão. Agora que saiu da garantia, o mecanico é que faz todo o serviço nele agora, e eu fico olhando do lado e jogando conversa fora.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Pablo$Rigueto
Roda Presa

Mensagem por Pablo$Rigueto »

so pra adicionar ai a listas das motokas

minha Fazer 07 com 16 mil km

18,00 filtro de oleo
27,00 de oleo
23,00 pastilhas de freio
200,00 pneu rinaldi ou 260,00 pneu pirelli original traseiro
170,00 pneu dianteiro rinaldi ou 220,00 pirelli
30,00 mao de obra
tá aí
YS FAZER 250 07 Preta
Roncar TRS Trioval Black
Eliminador paralama Personalizado
Casco LS2 F350 Caos + Viseira Iridium
Não patrocine o Crime Campeão, diga NÃO as peças desmanches!!!

Holambra-SP
Joel
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Joel »

Juliano Assimila escreveu:Joel, não é o mesmo? To vendo aqui no site da FRAM e consta o mesmo código para Hornet e CB500.
Pois é, no catalogo Fram é o mesmo, isto ja foi muito discutido la no HornetOnline, mas na verdade não é o mesmo, se vc é cadastrado la, da uma olhada:

http://www.hornetonline.net/forum/viewt ... =19&t=1513

Tem gente usando o 6017A, mas pelos testes realizados este não é indicado não, na duvida eu vou comprar o original, enquanto perdure a duvida.
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

Juliano Assimila escreveu:óleo: no caso da Hornet, 3 L de Mobil (R$18) a cada 3000 km, mais um filtro de óleo (FRAM, original nem pensar) a cada 6000 km, R$ 27. Custo do óleo e filtro: 0.0225 R$/KM
e ta pagando caro nessa bicheira
3l lubrax SL, 9,20 cada = ~30,00
filtro fram = ~15,00
foi isso ai q gastei na ultima troca
ulissesmarques
Roda Presa

Mensagem por ulissesmarques »

Mulher: Dói MUITO mais no bolso...
hehehehehehheheh!
Lissão

2.13.3

My Ride: HARLEY DAVIDSON ROAD KING CUSTOM // YAMAHA TENERE XTZ250
evandro_falk
Motociclista

Mensagem por evandro_falk »

ulissesmarques escreveu:Mulher: Dói MUITO mais no bolso...
hehehehehehheheh!
Meus 2 irmãos mais velhos que pagam pensão que o digam... }:)

Pior que um deles costuma "pular a cerca" na cara larga... nunca foi de ficar com uma só e paga caro pelos filhos "ilegítimos". :lol:
YS 250 07/08
GSX 650F 11/12

"I like your Christ. I do not like your Christians. Your Christians are so unlike your Christ."
Mahatma Gandhi
alan-sc
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por alan-sc »

Pablo$Rigueto escreveu:so pra adicionar ai a listas das motokas

minha Fazer 07 com 16 mil km

18,00 filtro de oleo
27,00 de oleo
23,00 pastilhas de freio
200,00 pneu rinaldi ou 260,00 pneu pirelli original traseiro
170,00 pneu dianteiro rinaldi ou 220,00 pirelli
30,00 mao de obra
tá aí
pneu compensa pegar da "la garantia soy ho" hehe

com 350 reais vc vem com 2 pneus originais pirelli

t+
Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

Ander escreveu:
Juliano Assimila escreveu:óleo: no caso da Hornet, 3 L de Mobil (R$18) a cada 3000 km, mais um filtro de óleo (FRAM, original nem pensar) a cada 6000 km, R$ 27. Custo do óleo e filtro: 0.0225 R$/KM
filtro fram = ~15,00
;-)
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
Juliano Assimila
Motoqueiro

Poxa Joel, sinistra essa questão do filtro hein? Devíamos abrir um tópico no principal do M@D para alertar a todos os outros donos, a não ser que alguém já o fez. Vc sabe se já fizeram? Senão eu faço.
Pus meu veredicto lá no HOL.
Juliano Assimila
Motoqueiro

Ander escreveu:
3l lubrax SL, 9,20 cada = ~30,00
filtro fram = ~15,00
foi isso ai q gastei na ultima troca
Me enganei. Foi R$ 17 que paguei no FRAM (na autopeças.. na motopeças é mais caro).

O Mobil subiu demais mesmo, tá loco. Vou botar o lubrax na próxima. Quando tinha a CB500 era 9/10 reais.

Lembrei do Ortega agora ... "mas o motor da minha Hornet não vai fundir se eu puser outro óleo que não o Motul de R$ 60 o litro ??? "
Chedid
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Chedid »

Valeu pelas dicas Juliano. Na verdade já coloquei filtro de segunda linha na autorizada mesmo por 17 pilas, já o original custa 49 mas o cara do setor de peças me disse que posso rodar até 10mil km com o original... Este FRAM é tão mais barato assim pra valer a pena?? Puvi aí 17 pilas, mas roda qts km?? Chego na auto peças e peço filtro FRAM pra Fazer?? heuhauhauha??

louzada
Motoqueiro

Mensagem por louzada »

m@gro escreveu:
GoGoBoy escreveu:doer no bolso é algo psicológico

não adianta ficar pensando não... moto é tara, se ficar analisando muito acaba vendendo ela e comprando um uno mille
E eu tenho um.... :rof: :rof: :rof: e ainda é o Economy

Na realidade eu não fico fazendo contas...pq normalmente são mais espaçadas...ocorre que agora acumulou em dois meses e me chamou a atenção....

Concordo que o prazer não tem preço....todos eles..hehehe :lol:
2 :lol:

Nós também compramos um Uno "Economy" que faço 13km/l, com a FZ6 fazemos 20/21. ;-)

Ou seja, Uno fica muitas vezes parada aqui em casa, ah, o pneu gasta? Ainda bem porque quer dizer que ele está sendo bem executado, tem grip e era isso. :-D
There's no second chances
There's only this moment
And the next moment
fellipão
Dinossauro

Mensagem por fellipão »

Juliano, suas contas fecharam a questão.

E é aquela coisa.. o grande problema é vc ir deixando aí quando a moto para no mecânico é aquela piroca voadora...

Não acho que valha a pena se desfazer do bem pq ta dando gasto. Mesmo porque, quem compra uma moto 4cc sabe que terá um pouco de gasto..

Aí´é aquela questão...passarinho que come pedra... tem que ter confiança no c*.

mas seus cálculos estão bem bacanas e dá pra visualizar bem...ainda tem o seguro, ipva, dpvat, desvalorização....
enfim.. esse é o preço de andar em duas rodas..rs...
Fellipe
(ex) Bandit 650N -08/09 - Valentina
(ex) GS 500 - 97/97 - Suzy rebeca
(ex) YBR -00 - Jéssica
Juliano Assimila
Motoqueiro

É isso aí Fellipão.
E veja que os cálculos já incluem todos os impostos: Licenciamento, IPVA e DPVAT. Só falta o seguro, se for o caso, a depreciação e o custo do dinheiro - quanto ele renderia se estivesse aplicado. Tudo isso dá pra calcular facinho facinho. Mas me limitei nos custos de mantenção somente (manutenção mecânica e impostos) pra mostrar pra galera como dá pra saber quanto a moto custa.

Chedid,
O melhor é fazer o seguinte.
Em primeiro lugar, quando for na autorizada vc bota um filtro, um filtro nos seus ouvidos entende? Funciona assim: Tudo que vc ouviu dentro da autorizada, joga fora porque deve ser errôneo ou simplesmente cascalho do grosso. ehehehehe.

Vê o manual da sua moto.
Troca o óleo na metade do intervalo especificado no manual. Se diz 6000, troca com 3000. Se diz 3000, troca com 1500.
Quanto ao filtro, normalmente o manual recomenda trocar a cada troca de óleo ou a cada duas trocas. Fica a seu critério. Se o manual manda trocar óleo+filtro a cada 6000, vc pode trocar óleo a cada 3000 e filtro a cada 6000, ou ambos óleo e filtro a cada 3000, entende? Seu critério.

Sobre o filtro FRAM, partimos da premissa que funciona tal qual o original, logo não tem essa de filtro para muitos ou poucos km. Também não tem essa de filtro que dura 10.000 km. Filtro dura uma ou duas trocas de óleo e pronto. Não faz sentido reaproveitar filtro depois de mais de uma troca, pois ele acumula sujeiras que estavam no óleo.

O óleo vc bota o do manual ou qualquer um que atenda as especificações do manual. As especificações são a viscosiade - 20W50 por ex. Esta tem que ser essa mesma. E a classificação API de desempenho: SJ, SL, SG. normalmente o manual diz que tem que ser um óleo cuja especificação seja igual ou maior do que XX - sendo que quanto maior a letra após o S, melhor o nível de desempenho do óleo.

É muito simples. Basta fazer o que o manual diz, ou mais do que o manual diz. E o que o pessoal da autorizada falar, ignora tudo, tudo mesmo !!!!!
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

Juliano falou muita coisa interessante.

uma outra dica é peças que são idênticas em vários modelos de motos dai a dica é pedir da menor cc. como é o caso da bateria da H6 que é a mesma da Twister. experimente pedir pra hornet o preço deve subir em 300% na hora hehehe.
Chedid
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Chedid »

Valeu pelas dicas Juliano, valeu mesmo!! Só mais uma pergunta, quando eu for na auto-peças tenho que pedir o que?? Um filtro FRAM para Fazer250cc, sendo uma auto-peças eles não vão rir da minha cara não??

Pois é zulay, lembro que meu mecânico sacava tudo disso quando levava minha Fazer 250cc lá...

Repisol
Motociclista

Mensagem por Repisol »

Baudo escreveu:
Chedid escreveu:Vou acabar upando para uma 500cc e eras isso, mais q isso n vou ter condições por um bom tempo...
Boa sorte!

As 500cc já são umas motocas bem bacanas, boas pra viajar, boas pra dar um "gás"...
Em 89% das situações vc estará com motor sobrando... }:)
vai fundo!

eu uso a minha praticamente todos os dias.
ultimamente, até com chuvinha de leve to saindo com a moto.
mix: rua, transito, estrada.

vai bem...
A todo aquele que pretende instituir um estado, pressupor que todas as pessoas são más e agirão de acordo com a fraqueza de seu caráter logo que tiverem oportunidade[Maquiavel]

Imagem
Responder